Como eu estudei sendo autodidata.

    Autor Mensagem
    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/09


    Aew galera!

    Só queria aqui falar sobre meu estudo de guitarra.
    Eu sou autodidata praticamente (tive um professor, mas nem aprendi nd com ele), e uma época ae eu tentei pegar essas apostilas de estudo de guitarra na internet pra estudar, mas eu não conseguia ir pra frente.

    Eu toco há uns tres anos, e até uma época atras eu mal sabia musicas pra tocar, pq odiava tirar olhando em tabs ou Guitar Pro, e fikei um bom tempo sem evoluir nada musicalmente.

    Mas eu sempre tava tentando tirar de ouvido, msm errado, dp eu só olhava em algum lugar pra conferir, até que tava começando a sair certo o q eu tava tirando, e até q xego hj em dia, q eu tiro td de ouvido.

    E eu posso falar, em tres semanas eu evolui o q eu devia ter evoluido em um ano, tanto em improvisação, desenhos de escalas, esquemas de harmonia, isso só tirando de ouvido, e estudando caras como Slash, Angus Young e Jimmy Page. Pq tirando de ouvido, eu consigo entender o que tá sendo feito na música.

    Então eu acho q os autodidatas devem ter principalmente ouvido absoluto, pra poderem aprender com os guitarristas preferidos.
    Claro q não dah pra fazer isso estudar Kiko Loureiro ou Steve Vai. Mas dos 80's/90's (Hard/Heavy) pra tras, dá.

    P.S. eu to aki só dividindo minha esperiencia, nem é lamentação não.. auehaiehaieh. Quem quiser dividir alguma experiencia sobre isso, ou falar alguma coisa, o tópico tah ae, ou se eu ver q tah uma merda, eu fecho..auheiaehiaueh

    Tivertimailaif
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    isso ae, otima dica mean, eu tow meio perdido em que músicas tirar, isso que é foda =/

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Tivertimailaif

    então cara, o q eu recomendo, q é o q eu to fazendo é pegar o guitarrista de uma banda q vc goste, e tirar todas as musicas dele (da banda). Vc vai evoluir muito em pouco tempo.

    Juh_Cruz
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Eu tiro o chapéu pra quem é autodidata.
    Se eu não tiver um professor em cima, me cobrando, eu não vou pra frente.

    em tres semanas eu evolui o q eu devia ter evoluido em um ano
    Então vc tem o dom! Sem professor e tão rápido assim, o locooo
    :)
    Quem me dera eu fosse assim tbm!! hehe

    joaormrt
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: joaormrt
    · votar


    Então eu acho q os autodidatas devem ter principalmente ouvido absoluto, pra poderem aprender com os guitarristas preferidos.


    Não é assim que funciona...o cara nao tem dinheiro pra paga professor e pensa: "ah nao tenho ouvido absoluto, e agora?"
    ouvido é uma coisa q se desenvolve com o tempo. É consequência do estudo.

    mas concordo em parte contigo

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Juh_Cruz

    Cara, eu não sei se eu tenho o dom, deve tah mais no sangue, eu venho de uma familia em q todo mundo toca violão, guitarra. E foi msm, o q eu não evolui em um ano e meio com prof evolui em um mes só tirando de ouvido.

    joaormrt

    cara, foi o q eu falei, eu sempre tava tentando tirar musica de ouvido, errando, acertando, até q ficou absoluto. Mas pra ficar facil tirar musicas, é bom saber pelo menos os desenhos da penta e da maior

    Tivertimailaif
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    eu ultimamente só tenho estudado tirar música, não quero saber essas bagaças de escalas, só conheço a penta mesmo para não passar fome, mais as outras escalas, passo longe....

    EDER R SANCHES
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Monsfogueri

    Parabéns pelo "dom", te invejo quanto a isso. Eu toco há anos e nem parabéns para você eu tiro de ouvido. Mas convenhamos hein, um pouquinho de humildade e de aulas de português (dá para estudar sozinho também) vão bem, hauhauhau.

    Brincadeiras a parte, sorte sua ter o "dom". Eu preciso ralar.

    Abraço.

    CrenteLouco
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Monsfogueri
    Claro q não dah pra fazer isso estudar Kiko Loureiro ou Steve Vai.
    Por que não?
    Esses, Satriani e outros fazem parte da minha lista de músicos pra treinar o ouvido.
    Sempre fui auto-didata, e isso me satisfaz muito. É bem legal você poder analisar tudo o que aprendeu sozinho, sem ajuda de um professor.
    Chega um período em que seu ouvido está de um jeito, que você tira músicas sem a guitarra em mãos.
    Você, conhecendo as escalas, e o som que cada nota tem, fica muito mais fácil.
    Já virou comum pra mim, escutar uma música, imaginar como o cara fez, pegar minha guitarra e fazer a mesma coisa de primeira.
    Seja num solo, num riff, ou numa progressão de acordes (isso inclui a tonalidade da música).
    E garanto, isso dá um ânimo extra, um incentivo, uma satisfação e um orgulho de você mesmo. Isso tudo é muito gostoso.
    Aí vai uma dica pra galera:
    Toque uma nota, e tente reproduzir com a boca.
    Depois, faça uma nota com a boca, e procure na guitarra.
    Isso ajuda bastante, bastante mesmo!

    Juh_Cruz
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Monsfogueri
    Se vc fala que tá no sangue, então vc tem o dom!
    :)

    CrenteLouco
    Opaa.. valew aí pela dica, eu vou começar fazer isso aí!
    :)

    ogner
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Monsfogueri

    Bacana seu depoimento e legal que vc tenha levoluido assim, mas acho que vc esta usando o termo ouvido absoluto erroneamente.

    Ouvido absoluto:
    É a capacidade de perceber e dar nome a cada uma das notas que chega ao seu ouvido. E não estamos falando só de música: também vale sons vindos de buzina, chiados da natureza, vozes de animais, barulhos de máquinas

    Exemplificando:
    Se eu faço uma nota qualquer na guitarra, por exemplo, vc teria que ter a capacidade de me dizer qual nota é essa...Sacou?

    A não ser que vc consiga realmente fazer isso...

    CrenteLouco
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Juh_Cruz
    Faça isso, ajuda muito. =)

    ogner
    Ouvido absoluto
    É um dos meus sonhos, guitarristicamente falando *-*

    Monsfogueri
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ogner

    cara, pelo q eu sei tem dois tipos de ouvido: o Relativo, q é akele em q o cara tira, tipo, só algum acorde, e dp vai completando a musica de acordo com a teoria musical q ele tem, e tem o ouvido Absoluto, q é akele em q o cara, sem teoria nenhuma, vai tirando a musica somente com a pratica q ele tem.

    Eu não sei dizer com palavras a nota q tah sendo tocada, mas eu consigo reproduzir na guitarra se eu escutar... Entendeu?


    CrenteLouco
    EDER R SANCHES


    caras, nem é coisa de outro mundo ouvido absoluto não, auiehiauh...

    Mas eu posso falar, dp q vc consegue ter ele, um mundo novo se abre pra vc. Vc até se sente mais guitarrista... auehaiehiae

    CrenteLouco
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Monsfogueri
    Sei bem como é isso. =p

    AsaphGuitar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Monsfogueri

    eu acho que ouvido absoluto eh aquele cara que ouve uma nota eh sabe dizer que nota é


    Ouvido absoluto é capacidade que uma pessoa tem de formar uma imagem auditiva interna de qualquer tom musical marcados por um símbolo apropriado (nota, letra) tal que a pessoa pode naturalmente identificar qualquer tom acusticamente apresentado (ouvido absoluto passivo) e produzir qualquer tom que seja indicado por seu símbolo com zumbido (ouvido absoluto ativo). A distinção entre os ouvidos passivo e ativo não parece ser muito importante. Não há evidências de que uma pessoa possa ter um bom ouvido absoluto ativo enquanto falhe no passivo ou vice-versa. As pessoas que têm um verdadeiro ouvido absoluto reconhecem tons fácil e imediatamente, ou seja, sem qualquer esforço notável e, em particular, sem empregar quaisquer "truques" como o zumbido ou assobio.

    longlivetheking
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Comecei a tentar realmente tirar musicas de ouvido quando um vizinho meu que até uns dias atrás eu ensinava a fazer acordes no violão tirou o riff de fade to black de ouvido, nem é difícil, mas eu pensei , po o moleque em pouco tempo já ta se virando e eu aqui no quitar pro
    Ae foi que eu peguei uma musica e resolvi tira-la, no começo foi difícil ouvi a musica até enjoar, mas por incrível que pareça a primeira coisa que tirei foi o vocal, rsrsrsrs depois tentei o solo.
    Tem um lick que nem é tão difícil, mas eu não tenho velocidade pra fazer, mas to treinando devagar. Empolguei-me tanto com a musica que to tirando até o teclado com a guitarra coisa que nem imaginava fazer
    E tbem to fazendo uma bt pelo guitar pro já to acabando a bateria, o resto vou tentar fazer na guitarra mesmo seja oque Deus quiser rsrsr, imagina aminha alegria rsrsrsrsrsrsrssrs

    ogner
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: ogner
    · votar


    Monsfogueri

    Cara, ouvido absoluto é o que te falei, relativo não sei. Vc disse absoluto, não estou querendo ser rude mas se vc quer aprender o certo, vai por mim. Vc não tem ouvido absoluto e não sabe o que é. Pode quebrar a cara ae numa rodinha de amigos depois, hehehe.

    Eu não sei dizer com palavras a nota q tah sendo tocada, mas eu consigo reproduzir na guitarra se eu escutar... Entendeu?

    Saquei, se vc for de primeira sem tentar ficar achando ( o q é normal) é só um lançe mais de estudo, e vc pode "lapidar" melhor sua audição mesmo...

    caras, nem é coisa de outro mundo ouvido absoluto não, auiehiauh...

    Não é tão simples, 1 em cada 10 mil pessoas tem, geralmente a pessoa nasce com isso, apenas desenvolve...Mas acredito que com muito treino tb possa ser adquirido....
    Abço

    Bruno_Chaves
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Muito boa dica ...e é verdade mesmo ...na minha opnião ateh mesmo tirando de ouvido ...vc pega determinadas manhas daquele guitarrista só ouvindo a musica...isso é muitoooo legal :D:D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como eu estudei sendo autodidata.