L.E.R.- Quem ja teve? - Qual foi o tratamenento? - Qnto tempo demorou pra curar?

Autor Mensagem
RMafe
Veterano
# nov/09


A mais de 20 dias eu to com dores na mão esquerda, em varios lugares, e na direita tb, só q menos. Pomada e anti- inflamatorio não fizeram muito efeito, mesmo com repouso. É normal isso? Como foi com vcs? Trataram como?

joaormrt
Veterano
# nov/09
· votar


Cara, o máximo q tive foi um nego cisto no punho esquerdo...acredito q tenha sido por causa da guitarra...enfim, fui num ortopedista, dps de mta enrolação ele enfiou uma seringa no cisto e sugou todo ele, fiquei 1 mes sem tocar porque precisava ficar de repouso, voltei a tocar, e com isso o cisto voltou junto ¬¬

mas felizmente em um dia q estava jogando futebol no gol, um amigo meu deu o chute + forte da vida delee e eu defendi com a mão esquerda, e o cisto literalmente explodiu...o líquido ficou ali dentro por 1 semana +- e dps sumiu, hj nao tem nadinha.

hehe

abç

JowR
Veterano
# nov/09
· votar


joaormrt
mas felizmente em um dia q estava jogando futebol no gol, um amigo meu deu o chute + forte da vida delee e eu defendi com a mão esquerda, e o cisto literalmente explodiu...o líquido ficou ali dentro por 1 semana +- e dps sumiu, hj nao tem nadinha.

É o que eu sempre digo, pra ficar 4 anos em uma faculdade? Saber jogar futebol resolve tudo.

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09
· votar


esta éminha área, vamos conversar a respeito. Alem de tocar guitarra sou Médico Ortopedista, então tentarei tirar as dúvidas a respeito na medida que forem surgindo.
O mais importante no tratamento da L.E.R. após seu diagnóstico é o REPOUSO, os Antiinflamatórios (AINES) tem a função de diminuir a dor e seu periodo de restrição de movimento.
1- Consulte um ortopedista para ter certeza do diagnóstico.
2- AINES na dose correta.
3- em alguns casos fisioterapia não motora (usar só aparelhos de tratamento fisioterápico).
4- REPOUSO REPOUSO REPOUSO REPOUSO....etc etc etc etc.
O grande problema da tendinite é quando ela cronifica, o tratamento fica muito mais difícil.
5- Previnir com alongamentos dos dedos, punhos, mão e braço. E no meu caso (toco Les Paul) coluna. O alongamento deve ser feito antes, durante e depois de tocar. Quem nunca viu Malmsteen "virando a mão" no bom sentido e soltando seus dedos equanto toca?
Eu costumo iniciar tocando levemente e somente após totalmente aquecido saem os ligados (ligatto), e depois alongar. Só pensa que isso é frescura quem num toca muito tempo e nunca teve.
Cordas acima de 0.10 aumentam muito a necessidade de seguir oq falei.
Bom, qualquer coisa que eu puder ajudar é só falar.

Long Live Rock&Roll

Jandira
Veterano
# nov/09
· votar


AnonimousEpidemic
+1 pra vc, ótima explicação ainda mais vindo de alguem que entende do assunto.

RMafe
Veterano
# nov/09 · Editado por: RMafe
· votar


AnonimousEpidemic

Já consultei um ortopedista, só q ele n pareceu dar muita inportancia não. Passou Ibupril, ibuprofeno, e Estafan C. Disse q era pra eu toma-los e q qndo acabasse, 10 dias dps voltasse lá. Houve uma melhora, pequena.
Qndo voltei, ele me passou um ultra-som nos dois pulsos, mas apenas no punho. Tipo essa imagem aqui. . Ainda n peguei o resultado, porém a médica q fez o exame disse q n detectou nd.
Me passou tb um papel q dizia a fisioterapia q eu tinha q fazer. Só q tem q levar o exame primeiro eu acho. Mas vou te dizer o qq está escrito no papel:
IPNS = 105 ( ou seria TPNS = 105?)
OC. = 105
Elenco = 105, Eluco, Eleiro ou qq coisa assim.

No campo Indicação clínica: LER tendinite punho D e E.


Detalhe1: Ele só fez referencia a punho, no entanto eu tenho dores na parte onde tem varios extensores e nos dedos tb. As dores nos dedos sao depois da primeira articulação, entre a primeira e a segunda. Isso pensando q a primeira é akela mais proxima da unha.

Detalhe2: O fdp tinha me passado a recomendação com o papel rasurado... Tive q voltar la pra pegar o papel correto.

Analisa as informações q eu te disse aí, pq n estou com a minima vontade de andar 4km pra ainda ter q marcar a fisioterapia.

XurruS
Veterano
# nov/09 · Editado por: XurruS
· votar


AnonimousEpidemic
aproveitando da sua boa vontade (hehehe) t perguntar. Antes de mais nada eu vou a um ortopedista que trata da família , mas quero ouvir sua opiniao também.
Quando eu fico com a mao na posição normal, meu punho direito não dói. Mas se eu dobrar a mao para baixo, vem uma dorzinha irritante. Isso opde ser LER?
grato

RMafe
Veterano
# nov/09
· votar


AnonimousEpidemic

Qual tipo de compressa posso fazer? Posso usar Salonpas®?
Usei um generico do Cataflam gel durante uma semana. Uma semana depois comprei outro generico, posso continuar a usar? Posso usar junto com o Salonpas por exemplo?

Sobre o meu repouso

Qndo senti dores e vi q poderia ser tendinite, parei de tocar guitarra por uns 10 dias, de vez em qndo toco coisa de 15 minutos, posso tocar 15,20 minutos de vez em qndo? E usar o teclado do pc?

RFSF
Veterano
# nov/09
· votar


Ae rapazeada, to começando e tenho uma duvida ae, é o seguinte, comecei tocando com o violao na perna esquerda(sou canhoto), a posição mais comum entre os musicos de rock. Tava com algumas dificuldades pra executar algumas notas, me recomendaram a posição "classica", com o violao, no meu caso, na perna direita. Ajudou muito na execução de exercicios e notas, o alcance é bem maior, porém, desde então venho tendo algumas dores do pescoço até a região central das costas. Alguem ja passou por isso? Tem algum erro de postura ? É normal? Enfim preciso de concelhos de quem é mais experiente no assunto.

joaormrt
Veterano
# nov/09
· votar


RFSF

cara eu acho muito, mas muito mais confortável tocar com o violao na perna esquerda (no seu caso q é canhoto) , primeiro pq acredito q seja o + facil, e segundo pq nao doi as costas (desde q vc nao fique corcunda tocando)

abç

RMafe
Veterano
# nov/09 · Editado por: RMafe
· votar


RFSF
Suas dores nas costas devem ser pq vc se inclina demais pra frente pra olhar o braço da guitarra.

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09
· votar


Ae rapazeada, to começando e tenho uma duvida ae, é o seguinte, comecei tocando com o violao na perna esquerda(sou canhoto), a posição mais comum entre os musicos de rock. Tava com algumas dificuldades pra executar algumas notas, me recomendaram a posição "classica", com o violao, no meu caso, na perna direita. Ajudou muito na execução de exercicios e notas, o alcance é bem maior, porém, desde então venho tendo algumas dores do pescoço até a região central das costas. Alguem ja passou por isso? Tem algum erro de postura ? É normal? Enfim preciso de concelhos de quem é mais experiente no assunto.

A posição "clássica" tem que ter um degrauzinho para a perna esquerda, no caso dos destros, apoiarem.

keitisk8
Veterano
# nov/09 · Editado por: keitisk8
· votar


Ae rapazeada, to começando e tenho uma duvida ae, é o seguinte, comecei tocando com o violao na perna esquerda(sou canhoto), a posição mais comum entre os musicos de rock. Tava com algumas dificuldades pra executar algumas notas, me recomendaram a posição "classica", com o violao, no meu caso, na perna direita. Ajudou muito na execução de exercicios e notas, o alcance é bem maior, porém, desde então venho tendo algumas dores do pescoço até a região central das costas. Alguem ja passou por isso? Tem algum erro de postura ? É normal? Enfim preciso de concelhos de quem é mais experiente no assunto.

isso pode acontecer por causa da ficar muitas horas sentado a frente no computador
ou apenas tocando
isso força muito a coluna e tambem o pescoço
eu costumei tocar de pé... ajudou bastante :]
e sem olhar.

e sobre o pescoço não ajuda se voce fica com a cabeça virada pro violão
voce ficar olhando o que toca... as casas mais agudas por exemplo..
ja me ferrei com isso... agora meu pescoço é meio travado..
nada que uma massagem não resolva...
porém é isso que fode :]

isso foi o que eu ouvi e senti .-.

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09
· votar


RMafe

O doutor que vc consultou pediu uma USG do punho pq nos casos mais difíceis procuramos uma complicação da L.E.R. que é a STC (Síndrome do túnel do carpo).
4km não é muito, fisioterapia pode ser muito bom. Depois que melhorar não esquece de fazer oq eu falei acima para que ela não volte. Fale de nossa conversa com seu médico!
A melhora da Tenosinovite de punho acontece em aproximadamente de 3 a 6 semanas de tratamento.

Se puder ajudar em algo mais.......

RMafe
Veterano
# nov/09
· votar


AnonimousEpidemic

Qual tipo de compressa posso fazer? Posso usar Salonpas®?
Usei um generico do Cataflam gel durante uma semana. Uma semana depois comprei outro generico, posso continuar a usar? Posso usar junto com o Salonpas por exemplo?

No exame n apontou nd, mas é akilo q te falei, o exame era so no punho. E se o problema for ali onde tem os extensores? Seria detectado com um exame no punho?

3- em alguns casos fisioterapia não motora (usar só aparelhos de tratamento fisioterápico).

Explica isso daí pq eu e metade do forúm n entendou o q q é isso.


Usar compressa com gelo e dps colocar o salonpas pode?

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09
· votar


RMafe,
Salompas não.
Vc pode sim fazer massagem com o Cataflan Gel. Cuidado com a massagem pq ela deve ser do sentido da pontas dos dedos para o braço, nunca o contrário.
Não mecha os dedos e/ou o punho.
Usar um imobilizador Rígido de punho com fechamento em velcro ajuda.
A fisioterapia deve ser só com aparelhos(Tens. OC, massageador. turbilhonamento) Vc não deve exercitar a região ou usar a fisioball (aquela bolinha de apertar) se seu tendão está inflamado (tendinite) espere ele se recuperar para depois mecher com ele.
Nas tendinites examinamos principalmente os punhos mesmo, é lá que se encontra a sinóvia, os túneis por onde os tendões passam, nervo mediano (o principal da mão) e suas complicações.
Compressa: Se vc fizer, a massagem, usar o imobilizador, repouso e fisioterapia, não precisará e/ou terá tempo para compressas, elas não vão te ajudar muito não.

Continuarei tentando ajudar.....

Long Live Rock&Roll

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09
· votar


AnonimousEpidemic
+1 pra vc, ótima explicação ainda mais vindo de alguem que entende do assunto.



Valeu,no que eu puder ajudar, vamos nessa!!!!!!!!!!!!!

RFSF
Veterano
# nov/09
· votar


Agradeço a todos que postaram, adotei umas sujestões e senti uma boa melhora, me adaptei melhor a posição classica mesmo, coloquei um apoio no pé direito, e to cuidando pra num ficar muito debruçado no violao.As dores diminuiram bem, vo dar um descanço duma semana e vo voltar a tocar na posição corrigida pra ver se fica 100%. Agradeço novamente a atenção de todos.

Abraço.

Bolívar
Veterano
# nov/09
· votar


GELO
GELO
GELO
é isso aí, 3 vezes ao dia, compra uma bolsa de gel bag (ou duas se vc estiver com dores estendendo ate o biceps), sim ja tive tendinite e fiz fisioterapia com aparelhos 2 vezes e só uma coisa é certa com essa doença: ela vai voltar. Vc nunca vai ficar curado dela, mas vc vai aprender a mante-la sob controle.

E mais uma dica, nao durma mais sobre esse braço, use o outro ou durma de barriga pra cima. Nao consegue? Nao durma. A melhora é quase magica quando vc passa a nao dormir sobre o braço com problema!

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09
· votar


aproveitando da sua boa vontade (hehehe) t perguntar. Antes de mais nada eu vou a um ortopedista que trata da família , mas quero ouvir sua opiniao também.
Quando eu fico com a mao na posição normal, meu punho direito não dói. Mas se eu dobrar a mao para baixo, vem uma dorzinha irritante. Isso opde ser LER?
grato


XurruS
, depende de algumas coisas. Onde é a dor, punho fletido quantos graus, Quanto tempo ele precisa ficar dobrado para a dor surgir. Bom, mas que pode pode.
Desculpe a demora em te responder.

RMafe
Veterano
# nov/09
· votar


Bolívar
Qual era a gravidade do seu caso?

AnonimousEpidemic

O q o Bolívar falou é verdade?
Vc nunca vai ficar curado dela, mas vc vai aprender a mante-la sob controle.

AnonimousEpidemic

Afinal, o quanto eu posso tocar? Seria pouca coisa, pra explicar algumas coisas pra um amigo meu(escalas ,etc).

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09
· votar


RMafe, te garanto, se vc fizer o tratamento correto logo vc estará "fritando" sua guita novamente.
Como falei, o problema é se vc deixar a tendinite se cronificar, ou, se não for tendinita e sim uma doença chamada Síndrome do Túnel do Carpo.
Leia atentamente oq eu escrevi, converse com seu médico, explique que vc é músico, quem sabe ele tb seja e te entenda melhor.
Quanto a vc ajudar as lições de seu amigo:
Faça exercícios mais leves e lentos, se vc fizer isso na primeira vez e sentir dores, nãorepita as aulas até estar novo novamente.
Como falei, o tratamento da tendinite aguda, varia de 3 a 6 semanas. Mas entenda que eu falei de tempo de tratamento e não de espera sem fazer nada.
O imobilizador vc já providenciou?
A massagem como te falei?
Gelo, só quando estiver com dores, assim que elas passarem mantenha o tratamento. Importante: vc pode sentir alívio das dores somente por efeito do tratamento mas, o tempo de recuperação de seus tendões é como te falei, sentindo dores ou não. Se vc achar que só pq não está mais doendo pode voltar as atividades, a tendinite retorna e pode se tornar cronica.
Continuo pronto a esclarecer, um abraço e só ensine seu amigo se for para ele tocar música que pesta ok? hihihihihihi

RMafe
Veterano
# nov/09
· votar


ou, se não for tendinita e sim uma doença chamada Síndrome do Túnel do Carpo.

Cara no ultrasom n deu nd. Isso é bom ou ruim?


O imobilizador vc já providenciou?

Putz o maximo q eu tenho aqui é tipo um tecido elastico pra enrolar e prender...

A massagem como te falei?
A massagem é passar cataflamm gel e passar a mao em cima? Se der explica como faz a massagem cara

Gelo, só quando estiver com dores
Depois do gelo precisa fazer alguma coisa?


Usar computador pode? E videogame? E teclado (teclado musical, pra n confundir com teclado de pc)? Em tds esses casos n é nd muito hardcore n.

Bolívar
Veterano
# nov/09
· votar


RMafe
Aguda por duas vezes no mesmo ano, quase que seguidas, esse negocio de imobilizar é bobagem, vc pode comprar um imobilizador em qualquer loja do medico aí da sua cidade mas eles quebram em 2 tempos, o unico q dura é um enorme e feio pra kct.

Tenta fazer o maximo de coisas possiveis com sua mao boa, e sim vai ter q dar um tempo na guitarra, no video-game e no computador, qunado as dores pararem vc volta a fazer as suas atividades, recomeçando aos poucos e colocando gelo sempre que sentir dor.

Sempre que vc forçar demais seu punho a dor vai voltar, fraca, nada comparado ao q está agora, mas vai.

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09
· votar


RMafe
,
O imobilizador tem que ser rígido com fechamento em velcro.
Depois de colocar gelo, repoudo.
Usar computador e teclado com muita moderação, videogame NÂO.
USG negativa é bom sinal sim.

Continue em contato com seu médico.
Bosque outras fontes de informação.
Todas as revistas de guitarra já lançaram uma ou outra matéria do assunto que é muito vasto.
Cuidado!!!! De médico e louco todos nós temos um pouco. Procure seu médico diga oq ouviu e leu e faça oq ele mandar.

Daniel_MV
Veterano
# nov/09
· votar


Coma muita banana, pois é rica em potássio, alimento obrigatório para guitarristas.

toty
Veterano
# nov/09
· votar


AnonimousEpidemic
parabéns doutor...
o negócio e vc montar um clinica on line aqui no Forum....hehehe
Como eu faço pra tirar umas duvidas extras?

Headstock invertido
Veterano
# nov/09
· votar


Nunca tive
Até fiquei com medo pois to fazendo tratamento com Isotretinoína, que um dos efeitos colaterais é alteração do sistema nervoso e muscular.
Graças a Deus, não deu nada :)

Nesse caso o melhor a fazer é consultar um médico

londrer
Veterano
# nov/09
· votar


Além de aquecimento antes de tocar, eu faço exercício para os ante braços. Não sei até que ponto isso ajuda ou atrapalha, mas...

Pega um cano de PVC de uns 25 cm, amarra uma corda nele e na ponta da corda coloca um peso de 1kg (pode começar com menos caso precise). Fique de pé e segure o cano com os braços esticados na altura dos ombros (e para frente). O peso não deve encostar no chão, mas deve ficar bem próximo. Agora comece a enrolar a cord ano cano com as duas mãos até o peso chegar junto ao cano. Depois desenrole. (isso é mto dificil de visualizar? não sei c ficou claro)

Isso me ajudou bastante com o cansaço muscular dos ante braços e tbm nunca mais tive nenhum tipo de dor (os alongamentos tbm ajudaram)

AnonymousEpidemic
Veterano
# nov/09
· votar


parabéns doutor...
o negócio e vc montar um clinica on line aqui no Forum....hehehe
Como eu faço pra tirar umas duvidas extras?



toty
, a postos!!!! Obrigado!!!!

Long Live Rock&Roll

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a L.E.R.- Quem ja teve? - Qual foi o tratamenento? - Qnto tempo demorou pra curar?