Guitarrista bom na teoria e ruim na técnica ou vice-versa!

Autor Mensagem
Rizzo
Veterano
# nov/09


Eu sou assim.

Edu_Duck
Veterano
# nov/09
· votar


eu não, sou ruim nos dois!

Jandira
Veterano
# nov/09
· votar


Eu me considero que tenho um conhecimento mediano nos dois, mas na prática eu sou pior que a teoria, não tenho disciplina e nem saco para ficar repetindo os exercícios/técnicas inúmeras vezes no metrônomo, maior tedio. Espero que eu tome jeito o quanto antes e comece fazer as coisas do jeito certo.

LeandroP
Moderador
# nov/09
· votar


Eu sou ruim nos dois, mas sei mais teoria.

sidguitar1
Veterano
# nov/09
· votar


so meia boca nos dois,mas teve uma epoca que eu era muito pior na teoria dq na tecnica,tento equilibrar as coisas,mas acho que é relativo ao tipo de tbalho q vc vai fazer,se toca na noite é melhor ser ruim de teoria e bom de tecnica e de ouvido(percepçao),se d aulas e menos mal ser bom de teoria e ruim de tecnica(ja que existem bons professores que nao tocam tudo aquilo)....to tentado equilibra os dois...abraço

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/09
· votar


Eu sinceramente n entendo certas coisas. O objetivo é tocar guitarra ou decorar regras musicais? Sou fã de ler livro de teoria com a guitarra no colo, senão tiver a guita por perto nem perco meu tempo lendo essas merdas.
O que interessa são os sons, e a teoria tá lá pra te dizer o que tocar e qual resultado pode ter, sendo que vc só vai entender depois de testar na prática, tocando. De que adianta saber listar escalas e arpejos para improvisar um Night in Tunisia se vc n consegue tocar a porra da música? Qual a utilidade disso? Só se for pra ser um daqueles "mestres da harmonia" que ficam em botecos discutindo.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# nov/09
· votar


Estou pior na teoria. Na prática é mais fácil.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09
· votar


Se você é bom em teoria e ruim na prática, vire compositor.
Se for o contrário, vire instrumentista.

NFA_METAL
Veterano
# nov/09
· votar


Estou indo na contramao do titulo...
sou melhor na pratica que na teoria rsrs

Slowhand-
Veterano
# nov/09
· votar


é cada idiotice que a gente lê por aí...

Dogs2
Veterano
# nov/09
· votar


The Root Of All Evil
Se você é bom em teoria e ruim na prática, vire compositor.

takipariu hein Ruth

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Dogs2
takipariu hein Ruth

Ah, tem um monte de compositor bom ae que nem tocava bem.
Korsakov por exemplo.
O seu (:P) Stravinsky mesmo, não era muito querido como intérprete das próprias músicas não, pelo que leio.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/09
· votar


takipariu hein Ruth 2!!! ;).

Vinicius Alves
Veterano
# nov/09
· votar


Sou bom na prática comparado ao meu nível de teoria.

.eddie
Veterano
# nov/09
· votar


Sou um merda de teoria, sei soh a base pra criar escalas pentatonicas, mas na pratica.. da pra se dizer q eu sou bem "avançado" =P

jimmy vandrake
Veterano
# nov/09
· votar


Teoria é importante, mas perigosa.
Entender a musica teoricamente é como querer saber por que o pintor usou azul e não vermelho. Ou seja, chega uma hora que vc deixa de contemplar a arte com a finalidade de entende-la.
Será que a arte continuará sendo arte a partir daí ?

skiva_thrash
Veterano
# nov/09
· votar


Teoria tem veiz ke da até um nó no cerebro, hushuahsua
mais é até dahora...
So medio nos dois pratica e teoria...

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09
· votar


Rei Arthur Pendragon
De que adianta saber listar escalas e arpejos para improvisar um Night in Tunisia se vc n consegue tocar a porra da música? Qual a utilidade disso?

Bem, esta uma visão que não consegue desvincular o instrumentista do compositor.
Eu não penso assim e penso que o cara pode simplesmente tocar/executar bem ou então ser bem criativo e/ou ter muito conhecimento e criar músicas muito interessantes que ele nem consegue tocar.

Claro que existem os casos do cara que é bom tanto em executar quanto em compor, mas, principalmente falando de guitarrista e ainda mais de rock, é raro demais.

A menos que vocês considerem "compôr" o que, por exemplo, o Angus Young faz.

Deiab
Veterano
# nov/09
· votar


Rei Arthur Pendragon
Só se for pra ser um daqueles "mestres da harmonia" que ficam em botecos discutindo.
aaaaaaaaaaaaaaaaaahahahahahahahahahaha!!!
Pois é, quando eu falo que toco guitarra e o cara começa a falar de superlócrio e mixolídio.
Eu já corto a conversa e falo: toco só pra fazer barulho, não entendo nada disso.
Na verdade conheço um pouco, mas acho muito pentelho esse papo.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/09
· votar


The Root Of All Evil
Ruth, eu acho que o compositor nunca pode ficar desvinculado dos sons dos instrumentos para os quais ele escreve música. Por ex : Os compositores clássicos tocam um pouco de cada(sendo que geralmente pelo menos tocam bem algum), e estudam os intrumentos para sacar pelo menos tessitura e outros aspectos.

Um compositor n escreve uma melodia com uma escala para um instrumento tocar em uma determinada passagem só pq ele leu no livro q é interessante, ele tem de ter alguma maneira de saber qual será o som resultante. Nunca vi um compositor decente de música sem ser eletrônica q n conheça um bem um instrumento(canto incluso).

Justamente como vc disse, aqui é o fórum de tocar guitarra, a maioria vem aqui com o objetivo de tocar legal guitarra, então direciono meu pensamento para esse aspecto. Muito mais benéfico será o cara aliar o estudo de teoria com o de um instrumento, e todos os bons compositores fazem isso(a maioria usa um pianinho pra brincar), n precisa ser um grande executor, mas precisa ter noção.... estudo véi!

A minha crítica é pro cara que sabe escrever e descrever um modo lócrio, mas n sabe usar ele seja tocando ou escrevendo uma melodia pra soar bem em um instrumento.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Rei Arthur Pendragon

Seu post foi muito grande e eu ia responder cada parte, mas fiquei sem paciência de escrever =P

Resumindo o que eu acho é: Pra compor o cara não precisa nem saber tocar nenhum instrumento. Basta ter um bom ouvido, conhecimento e imaginação.

E como já citei lá em cima 2 compositores que não tocavam bem seus instrumentos, ainda dou um outro exempo que reforça ainda mais a minha idéia:
Aquele maestro que só tem um dedo da mão direita, que com este dedo pode usar um piano pra compor toda uma Ópera.

Ou então o Jason Becker, que mesmo sem poder se mover ainda pode compor coisas maravilhosas (neste caso, na prática, o Becker seria alguém que toca mal [nem pode tocar] mas tem um grande conhecimento de música). Alguém que não toca como o Becker mas tem um conhecimento de música e criatividade semelhante a ele no fim das contas daria no mesmo.


A minha crítica é pro cara que sabe escrever e descrever um modo lócrio, mas n sabe usar ele seja tocando ou escrevendo uma melodia pra soar bem em um instrumento.

É, esse cara ai realmente não vale nada mesmo, produtivamente falando (apenas se for pra dar aula).

Mas o que eu disse foi:

Se você é bom em teoria e ruim na prática, vire compositor.

Pra este cara ai ainda falta ele virar compositor, por mais que ele seja bom em teoria.
O que eu disse é apenas uma possibilidade, pra alguém ruim na prática e bom em teoria. (volto a citar, Korsakov).

Abração!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


The Root Of All Evil
O que o Jason Becker estudou de guitarra n tá nem no gibi, para ele compor dessa forma, é pq já sabe como a coisa funciona. De posse do domínio da linguagem, ele pode escrever as coisas que ele sabe e as q ele imagina que rolam bacana, baseando-se no seu conhecimento anterior e nas novas músicas q ele estuda com seu ouvido treinado.
Vc tb citou um maestro, um maestro estuda muitos instrumentos tb, como eu já disse. N adianta estudar a linguagem muscial sem ter algum conhecimento da prática, vc n vai escrever nada q preste cara.
O cara n precisa ter todos os dedos da mão e ser um virtuose, mas ele tem de ter algum tipo de experiência com os instrumentos e/ou canto, nem q seja utilizando outros músicos pra tocar pra ele.
Abraço!

fabaaao_guitarrista
Veterano
# nov/09
· votar


tudo oq preciso saber da teoria esta naquela simples e básica escalazinha...como é mesmo o nome...PENTATÔNICA! hehehehe

brincadeira,mas tem muito guitarrista famoso q so sabe a pentatônica,tipo o slash =s

carecaslash
Veterano
# nov/09
· votar


sou inacreditavel nos 02 !!! sou incrivel !!!

LeandroP
Moderador
# nov/09 · Editado por: LeandroP
· votar


jimmy vandrake

Eu ouço a música e através das teorias percebo algo mais que outras pessoas talvez não perceberiam. Não deixo de contemplar a arte por causa disso, porque observar a estrutura da música também é uma forma de contemplação. Ver por exemplo uma variação da parte A, como o cara quebra uma estrutura com inteligência.

É claro que ouço música, de um modo geral, como qualquer pessoa, e as vezes um simples arpejo de um acorde me encanta, mas posso perceber mais cores, mais formas, se usar as teorias.

Quantas pessoas leigas contemplaram a lua como um grande pedaço de queijo, e o que conhecia alguma teoria também não deixou de contemplá-la, só mudou a perspectiva.

Eu digo que sou melhor com a teoria do que na prática porque posso ler uma lição de um livro ou uma revista, mas nem sempre posso pegar a guitarra e estudar. Mas o que leio fica na minha mente e de algum modo, num momento inesperado vem parar nas minhas mãos (e aí lascou heuaheuahe), ou acabo percebendo isso numa música que estou ouvindo.

Não quero dizer que sou contra a sua opinião. Concordo que existe um risco (tem risco em tudo mesmo)... Mas é bom saber sobre o que está vendo, ouvindo, sentindo.... eu acho.

The Root Of All Evil
Veterano
# nov/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Rei Arthur Pendragon

Po, parece que você não tá entendendo meu ponto!

veja bem:

De posse do domínio da linguagem, ele pode escrever as coisas que ele sabe e as q ele imagina que rolam bacana, baseando-se no seu conhecimento anterior e nas novas músicas q ele estuda com seu ouvido treinado.


Note que todos estes pontos ai independem do cara ser bom instrumentista, apenas depende do cara ter conhecimento teórico (linguagem, ouvido, imaginação).

O cara n precisa ter todos os dedos da mão e ser um virtuose, mas ele tem de ter algum tipo de experiência com os instrumentos

Esta experiência não precisa ser prática, pode ser puramente teórica. Este maestro ae nunca deve ter tocado clarineta. Ele pode saber como ela é tocada, o que ela pode fazer e tudo mais, sem nunca ter tocado em uma.
Ou mesmo que ele tenha uma experiência ridícula com ela, ele ainda assim pode compor coisas tão boas quanto um cara que toque ela virtuosamente.

O que o Jason Becker estudou de guitarra n tá nem no gibi, para ele compor dessa forma, é pq já sabe como a coisa funciona.

Muito do que ele estudou de guitarra, agora que ele está paralisado não vale de praticamente nada pra ele. O que vale é o que qualquer um pode aprender em bem menos tempo. Veja bem, ele gastou tempo pra aprender onde usar as técnicas e mais ainda pra aprender como executar as técnicas. Pra um compositor, o tempo de "como executar as técnicas" é bem menor e menos importante do que o que o Becker teve, portanto, na situação atual dele, isso não valeu de nada (claro, descontando o fato da obra que ele gravou)O. Ele sabe o que é um vibrato, ele perdeu um longo tempo estudando isso, como se faz e um longo tempo pra fazer bem. Este tempo que ele perdeu pra executar bem o vibrato de nada adianta pra ele agora. Não vai ser ele que vai executar mesmo. O que importa é a essência disso, é como aplicar o vibrato, onde aplicar, e pra isso não é preciso ter o vibrato mais perfeito do mundo.

Se hoje em dia o Becker pode compor bem pra guitarra, o mérito disto não foi o tempo que ele perdeu diante do metrônomo, e sim o conhecimento de música que ele teve, que pode ser desenvolvido sem a necessidade de se desenvolver também o nível de instrumentista.

carecaslash
Veterano
# nov/09
· votar


fabaaao_guitarrista

ohh pentatonicazinha boa essa viuu!!!!

o cara ficou milionario com ela e é dono dos melhores RIFFS Q JA OUVI NA VIDA ...

Leblues
Veterano
# nov/09
· votar


fabaaao_guitarrista
brincadeira,mas tem muito guitarrista famoso q so sabe a pentatônica,tipo o slash =s

começou a metralhadora de merda......

fabaaao_guitarrista
Veterano
# nov/09
· votar


carecaslash


num to dizendo q o cara é ruin(apesar dele ser),mas ele ficou famoso por ser um cara carismático e um bom COMPOSITOR,mas ele não tem técnica,mas supre sua carência com a composição.existem muitos guitarristas melhores q ele que hj não são tão ricos assim,não se pode julgar o quanto um cara é bom pela sua grana...

jonas.hetfield
Veterano
# nov/09
· votar


fabaaao_guitarrista
cara ainda da tempo de vc fechar a boca (para de postar) essas abobrinhas.. esse tópico não é sobre o slash

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarrista bom na teoria e ruim na técnica ou vice-versa!