Gibson Signature - não te impressiona?

Autor Mensagem
Manubio
Veterano
# out/09
· votar


faltou uma que é meu sonhos impossivel de se realizar...

The Edge 1975 Cream Les Paul Custom

Aé, para quem pensa em dizer que a gibson nunca produziu uma signature dele, saibam que a que ele usa é uma réplica feita por eles, pois a original foi doada para arrecadar fundos em uma campanha beneficente, onde foi vendida por 288 mil dólares.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


Manubio
Essa guitarra não foi propriamente uma signature do The Edge. Em 2007, na época do furacão Katrina no Mississipi, região de New Orleans, The Edge foi um dos artistas que visitou a região devastada e se mobilizou para arrecadar fundos para reconstruir. Ele fez uma campanha também,, sendo que a Gibson fabricou uma série de 300 guitarras dessas da foto no artigo, pintadas a mão uma a uma, inclusive nota-se que essa é diferente da outra.
Nessa campanha foi a leilão a Gibson Custom que você postou, os óculos redondos do Lennon (US$ 30 mil), uma guitarra Red Fender Mustang de 1966 do Hendrix (US$ 400 mil) , uma Gretsch (180 mil) e um óculos (US$ 20 mil) do Bono, saxofone do Bill Clinton (US$ 54 mil), outra Gibson 58 (US$ 105 mil) e boina (US$ 11 mil) do Edge, Fender Active Jazz Deluxe (US$ 22 mil) do Adam Clayton, bongô (US$ 19 mil) do Larry Mullen Jr. e outras coisas, totalizando cerca de US$ 2,5 milhões. Nada como um leilão em terras de quem tem grana...
Mesmo não sendo a guitarra mais cara paga no leilão, a que mais comoção causou foi a tal Custom branca do The Edge, que ele comprou para tirar um som mais "Sex Pistols" e acabou usando em muitos álbuns. Por essa razão a Gibson fez algumas dessa para repor o instrumento, foi muito mais uma série especial do que uma linha signature. Mas, se você preferir, chame de signature, tudo bem. Mas o The Edge costuma fazer shows usando uma guitarra para cada música atualmente, dos mais variados tipos e modelos.

Manubio
Veterano
# out/09
· votar


MMI
To ligado, to meio viciado nos timbres dele...

Tenho visto muitos shows e musicas, e estou tendendo a buscar um som como o dele, por isto fui atrás da história da guitarra...

Chamei de signature pelo fato da gibson ter feito uma para ele, que chegou na casa do roadie do nada, e nem ele nem o The Edge sabiam que a guitarra tinha sido feita, só quando desmontaram que perceberam que se tratava de uma guitarra nova e não a antiga guitarra que havia sido leiloada.

Abraço

MMI
Veterano
# out/09
· votar


Manubio
estou tendendo a buscar um som como o dele, por isto fui atrás da história da guitarra...
Cara, péssima escolha para ser atacado pela GAS. Vai te custar milhões buscar o equipamento dele... O cara usa MUITA coisa!

Manubio
Veterano
# out/09
· votar


MMI
é... andei lendo...

Mas ficar parecido num é a mesma coisa q ter o mesmo som...
Vou tentar arranjar um vox ano q vem se for para fora do Brasil, e me virar com a GT10 e as guitarras, e talvez mais uns pedais.

MMJr
Veterano
# out/09 · Editado por: MMJr
· votar


Contribuindo ....

http://www.schoolmusic.co.kr/shop/guitar/gibson/new/perry_big.jpg


Essas sao as minhas Assinaturas...

Classic:

http://www.schoolmusic.co.kr/shop/guitar/gibson/lp_classic/3534_1.jpg


1958:

http://www.schoolmusic.co.kr/shop/guitar/gibson/58_vos_plaintop/58_vos _plaintop_1_1.jpg

MMI
Veterano
# out/09
· votar


MMJr
Essa é a segunda do Joe Perry, muito bonita. A primeira, uma preta (Translucent BlackBurst), tinha um braço bem gordo, captador especificado pelo Joe Perry e um sistema ativo push-pull que simulava um Wah, um boost de médios, mas diferente da Clapton. Foi a primeira Gibson que eu apaixonei de verdade.
A Classic, tive uma Custom Shop. Ela tem o 500T na ponte, que para mim é forte demais, mas tinha o braço bem fino, muito confortável.
A 58 VOS Plaintop é sacanagem...

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


LucasGuitarMaster
Acho essas signatures bem legais, bonitas.. mas o pessoal diz no geral que não são muito boas pelo preço, porém nunca tive a chance de testá-las pessoalmente.

Rapaz, quem diz isso nunca teve uma Custom Shop da Gibson.

Eu já tive uma e a unica coisa que posso dizer é que justifica cada centavo que você dá nelas, à atenção aos detalhes, em reconstruções históricas, como a que tive, até os defeitos eles copiam à perfeição.

Existem Custom Shops tão boas e dependendo do tipo de guitarra até melhores mas em geral são ultra especializadas e bem mais caras, como as D'Aquisto e as Benedetto, no segmento de archtops. As PRS na linha mais Les Paul... mas em geral a Gibson raramente está atrás das tops das tops, quando não está no mesmo nível perde por um pentelho de diferença.

Então é muito fácil julgar quando não se conhece.

janick
Desprezo boa parte das signatures da Gibson, pois a maioria é caça níckel. Modelos sem nenhuma novidade ou diferencial, apenas com nome no headstock e algumas modificações estéticas ou de captação (Em poucos casos) e de madeiras exóticas (Em raríssimos casos)

Na minha opinião, outras marcas que tem seus instrumentos signatures personalizam mais o instrumento, me passam mais autenticidade do que a Gibson.


Sinceramente, eu não sei o que tu espera delas, já que pra maioria das marcas, as Signature tentam copiar instrumentos usados por alguém. Já que o que ela faz é a mesma coisa que as outras, com a vantagem que no quesito reproduzir igualzinha ela faz bem melhor que a maioria, mas não todas... hehehhe

Raramente vc vê algo como as Eric Johnson, que não são cópias fieis, mas instrumentos feitos sob encomenda. E mesmo isso a Gibson sempre faz, é só ver as Jimi Pages antigas (as com 500T e 496R) e Joe Perrys da vida, que são feitas sob especificação dos caras.

Salvo esses casos, via de regra signature é uma cópia fiel do instrumeto de alguém, nisso a Gibson é mestre, já peguei em algumas dessas signatures perfeitas, como uma Jimi Page, eles copiam tudo à perfeição. Ao contrário de várias outras marcas, que nem isso fazem, só pregam um nome no headstock e pintam igual.

GustGuitar
Shredder_De_Cavaquinho

Ironicamente eu não entendo pq associar tanto o Jeff Beck à Strato, ele fez fama com as Les Pauls, usou Strato e diversas outras guitarras por um tempo durante os anos 70 mas mesmo nessa época nunca deixou a Les Paul de lado, depois durante os 80 foi o cara que fez a fama da Jackson Soloist (que chegou a ter um modelo signature dele), e só dos anos 90 pra cá que vem uma associação mais forte dele com as Stratos.

MMI
Mais uns anos ela vai embora, talvez vire uma Custom 3 PU, né?

Como diria o Klon Centaur... Mimi me dá ela de presente?

Cara, como eu sonhei com uma Lucille, mas nunca tive coragem de comprar. Várias vezes tive na mão, tava com a grana, mas aí batia um certo desespero de comprar ela e me decepcionar por nunca conseguir imitar o negão mor do meu player, não sei, pra mim a Lucille é como comprar uma Clapton, a Gretsch Tenssean e Country Gentleman ou uma VOS da Les Paul 59, são guitarras que sonho em ter pra tirar o som exatamente igual ao de outros caras, e as vezes acho que a ilusão de que um dia vou conseguir é mais importante pra mim do que comprar e descobrir que nunca vou chegar lá.

A Billy Gibbons tá fora do meu alcançe, mesmo se estivesse, jamais teria alvará de licença para botar uma dessas dentro de casa.

E quem disse que precisa do alvará, contrabandeia pela porta dos fundos na calada noite preta... hehehehhehe

A 58 VOS Plaintop é sacanagem...

Ah! quem o dizes.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Sem querer ofender o pessoal, mas tem umas que acho melhor deixar passar. Falar que uma Gibson Custom Shop não é boa? Tudo bem, pelo preço aqui dá para sujeito trocar de carro (ou comprar um e sair do ônibus), dá para dar de entrada num apê, sei lá... Pode ter muitas coisas melhores para fazer antes de por essa grana numa guitarra, tá certo. Mas não fala que é ruim... É a mesma coisa, eu mesmo jamais compraria uma Mercedes ou BMW, mesmo se tivesse grana para tal, mas não falo que são ruins. Pessoal quer mais autenticidade do que as R '59 dessa lista? Até os ralados são iguais. Tudo bem, pode ser que alguém possa querer mais inovações, sistemas surpreendentes, captações especialmente desenvolvidas e tal. Mas se é assim que os caras tocam, o timbre tá ali? A primeira série do Page para mim foi uma bola fora (das poucas), nem o próprio Page gostou muito. Mas as outras, mais recentes, o próprio Page disse que se confundiria com as guitarras novas, seja tanto a Les Paul quanto a double neck. Custam uma fortuna? Quem disse que era para custar barato? Olha o preço das guitarras originais no leilão promovido pelo The Edge que eu postei acima. Isso é caro. Uma cópia, para os menos afortunados, é a maneira de ter uma versão mais em conta, mas longe de ser barato, mas nem por isso não são meramente uma linha caça-níqueis.
Outra verdade é que muitos dos grandes artistas até podem ser associados a uma marca ou modelo, como o próprio Jeff Beck, Clapton, Hendrix, Page etc. Mas nenhum deles ficou limitado a essa marca ou modelo. Todos eles fizeram sucesso e gostaram de guitarras diferentes ao que foi padronizado a eles. Assim como tem a Les Paul Jeff Beck, poderia ter (ou já teve) a Gibson Hendrix, a Fender "Stairway to Heaven" Jimmy Page, a Gibson SG "Woman Tone" Clapton e por aí vai. Todas peças históricas...

Como diria o ... Mimi me dá ela de presente?
melhor deixar nosso amigo Klon Centaur quieto com seus hormônios... Rs É um investimento, uma Closet Classic. Posso vir a te dar de presente, desde que você me dê um bom presente de volta. Hehehehehehe
Cara, já tive uma Clapton e essa Lucille. Entendo o que você diz, existe uma frustração de ter uma dessas e não sair o som dos caras (óbvio). A Lucille é fantástica, uma GAS antiga, um som limpo incrível e um crunch bacana por não ter tanto feedback. O Varitone muda tuda nela, tem 2 plugues para conectar o cabo... Para mim, uma das obras primas das guitarras em série da Gibson, desenvolvida em conjunto por, talvez, um dos maiores mestre do blues que já passaram por aqui no planeta. Gosto dela com cordas flat.
Eu não contrabandearia uma Billy Gibbons, o pau de macarrão merece respeito... Rs
Já tive com uma VOS 58 e 59 na mão para fazer negócio, bom negócio, com rolo com minhas guitarras, era de um cara que estava trazendo, acabou passando para uma loja vender. Mas acabei correndo... Se fosse uma '57 "Fretless Wonder" 3 PU teria fechado. Uma que já esteve em casa é essa Ace Frehley, mas achei a captação muito forte, porrada para sons distorcidos e deficiente para sons mais limpos. Como muita signature, específica para o som do cara.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


MMI
A primeira série do Page para mim foi uma bola fora (das poucas), nem o próprio Page gostou muito.

Cara, eu toquei um bocado nelas, o guitar da minha antiga banda tinha uma que trocou em um AC-30 e uma Les Paul Standard Raw Power das antigas (que eram basicamente Standards com tarrachas grover, ferragens cromadas e acabamento Satin Natural).

Eu gostava de muita coisa nelas, tipo elas não eram realmente um modelo historico, era mais uma versão moderna da coisa, o braço delas é bem legal, de raio composto e as 1001 combinações de captação com os Push Pull também são bem interessantes. Pra mim a grande cagada foi terem usado o set 500T/496R para captação, isso matou a guitarra.

a Gibson SG "Woman Tone" Clapton e por aí vai.

Essa eu vendia o carro pra comprar, o dia que a Gibson soltar uma série especial da The Fool eu compro sem nem pensar 2x.

Para mim, uma das obras primas das guitarras em série da Gibson, desenvolvida em conjunto por, talvez, um dos maiores mestre do blues que já passaram por aqui no planeta. Gosto dela com cordas flat.

Caram a Lucille é um sonho, embora o projeto dela não tenha sido idéia do B.B. King (até pq ele não deve entender patavinas de luthieria), foi toda feita para atender os desejos dele, que antes enchia a cabidade da guitarra de toalhas pra controlar o feedback, ele também não gostava de usar cabos em Y pra tocar, e preferia captadores levemente mais fortes. Os engenheiros e luthiers depois se viraram pra transformar o desejo dele em realidade, e assim nasceu a Lucille.

Eu não contrabandearia uma Billy Gibbons, o pau de macarrão merece respeito... Rs

Pois eu ainda daria um Jedi Mind Trick na patroa pra ela pensar que não viu... hehehehhehe

Uma que já esteve em casa é essa Ace Frehley
, mas achei a captação muito forte, porrada para sons distorcidos e deficiente para sons mais limpos. Como muita signature, específica para o som do cara.


Cara, essa guitarra é ótima pra Hard Rock e Metal Clássico, eu toquei nela um bocadinho, pq tinha um cara que fazia aula de guitarra na mesma escola de musica que eu, ele era iniciante, tinha acabado de se formar e passar no concurso pra Procurador da República, sonhava em aprender a tocar guitarra, na primeira viagem à Sampa depois que passou no concurso, entrou na Made in Brazil e viu uma Ace Frehley (o cara é fãzaço do KISS), não deu em outra, comprou a guitarra pra aprender a tocar. Ficou com ela 5 anos, e depois vendeu pra outro amigo meu.

Rapaz é muifo foda o cara gastar 9mil (o preço dela na época) num instrumento pra aprender a tocar, mas imagina a cara da gente quando ele chegou na escola de musica, abriu o case e disse que tava lá pra aprender a tocar?

Se fosse uma '57 "Fretless Wonder" 3 PU teria fechado

Cara, elas são fodas, mas se eu tivesse a grana pruma Billy Gibbons eu ia pegar uma Custom Black Beauty 1956 near mint que tem num dealer australiano, sai mais barato que a signaturedo Gibbons, e P-90 (sendo um os orignais Paralel Axis de 1956) é uma coisa do outro mundo pra mim.

Jmatheus
Veterano
# out/09
· votar


Só faltou a Les Paul do mestre Ace Frehley!

MMI
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Mas mesmo assim, é muita grana... Mas ainda um investimento, não se perde grana com isso.
Essa semana recebi uma promoção por 431 dólares para fazer compras em Orlando... Eita GAS! Mas a patroa programou para março apenas. Ainda bem que meu irmão está toda hora indo e voltando para os EUA, quem sabe dá tempo para trazer meu pedal de reverb. Eu acho que até o começo do ano não saio do país. Mas uma Black Beauty 3 PU não seria uma má pedida para março. A própria patroa já me disse que é para eu trazer uma guitarra, só falta vender alguma coisa para a chegada dela. Tem gente que não vai gostar, mas para mim a Ace Frehley era uma guitarra mediana para as Gibsons, não me apaixonou, e olha que era Custom Shop.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


MMI
Tem gente que não vai gostar, mas para mim a Ace Frehley era uma guitarra mediana para as Gibsons, não me apaixonou, e olha que era Custom Shop.

Não é minha preferida em tocabilidade, ela tem muita saída pro meu gosto e a fiação de 3 caps fica meio estranha com caps de muita saída, mas que o visual dela é matador, isso é... hehehehe

GustGuitar
Veterano
# out/09
· votar


Tem signature de cara que nunca tocou em gibson. daqui a pouco vai sair uma Gibson Steve Vai Signature..

MauricioGT-
Veterano
# out/09
· votar


GustGuitar

Ia ser diferente ver ele tocando em uma LP!
Acho q ia ser legal, porque o kra manda muito

Iommi Young
Veterano
# out/09
· votar


Cara só faltou a SG branca do Tony Iommi com Floyd Rose!

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


GustGuitar
Tem signature de cara que nunca tocou em gibson.

Dê um exemplo?

daqui a pouco vai sair uma Gibson Steve Vai Signature..

Bom, até onde me consta a primeira guitarra que ele ganhou do Jimmie Vaughan foi uma Gibson Messenger, a primeira que ele comprou foi uma Les Paul TV com P-90s de 1956, depois uma Goldtop 1952, só então ele mudou para Fenders, primeiro uma Broadcaster, depois a Number One.

Então, é capaz de surgir uma Les Paul Signature do SRV um dia.

Ia ser diferente ver ele tocando em uma LP!
Acho q ia ser legal, porque o kra manda muito


Bom, acho que ele nunca chegou a gravar de Les Pauls, mas tocou um bom tempo com elas antes de fazer a troca por Fenders, então acho que ele devia fazer miséria com elas também.

rsf
Veterano
# out/09 · Editado por: rsf
· votar


nichendrix

acho que vc confundiu as bolota...ele falou Steve Vai e não Stevie Ray Vaughan (nascido e enterrado Stephen Ray Vaughan)..hehehehe

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


rsf
acho que vc confundiu as bolota...ele falou Steve Vai e não Stevie Ray Vaughan ..hehehehe

Agora que vi... hehehehhehehehe

Bom Steve Vai eu não sei, mas bem que podia sair uma Satch, já que o Satriani usava Les Pauls antes de virar endoser da Ibanez, aliás ainda hj vez por outra aparece com aquela Les Paul Special ou é TV com P-90

rsf
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix

descobri agora que stevie ray vaughan, na verdade é Stephen ray vaughan. Como sempre erro o nome dele...resolvi googlear para copiar e colar o nome e descobri essa...vivendo e aprendendo..hehehehe

Konrad
Veterano
# out/09 · Editado por: Konrad
· votar


nichendrix
Bom, acho que ele nunca chegou a gravar de Les Pauls, mas tocou um bom tempo com elas antes de fazer a troca por Fenders, então acho que ele devia fazer miséria com elas também.


Gravou a versão original de Empty Arms, bem diferente da que foi lançada no póstumo The Sky is Crying com uma. Tem a foto no inlay de algum disco dele.... tenho que ver em casa...

=)

Edit: Gravou guitarra (lógico) e bateria na versão do Soul to Soul.
Edit 2: Acabei de dscobrir que ele usou uma "Johnny Smith" para gravar Stang's Swang.

Konrad
Veterano
# out/09 · Editado por: Konrad
· votar


nichendrix

Só para constar:

My effort has been to focus on gear used from 1985-1990. While Stevie used dozens of other guitars and pieces of equipment, this page is not meant to be a complete history of his gear. In the 1960's, Stevie went through a number of guitars, many being hand-me-downs from Jimmie: Gibson Messenger, 1952 Fender Broadcaster, 1954 Gibson Les Paul T.V., 1952 Gibson Les Paul gold-top, Gibson Barney Kessel from 1972 to 1975, 1959 Gibson dot-neck 335. He also had 1963 maple neck Strat during his high school years, but it gave him a lot of trouble, and he mainly used the other guitars until he got Number One.

Para variar tu tá certo. ;)

MMI
Veterano
# out/09
· votar


brunoliam
Bem lembrado! Teve a Gibson Barney Kessel, só para dar vontade no nichendrix... hehehehehe

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


MMI
só para dar vontade no nichendrix... hehehehehe

Eu fico pensando qual nome ele daria a essa possível aquisição.... (ahhahahahah)

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


brunoliam
Eu fico pensando qual nome ele daria a essa possível aquisição.... (ahhahahahah)

Provavelmente Kessie Sunshine ou Kelsey Devil ou Kelsey Burnie (os sobrenomes delas via de regra tem alguma coisa haver com a cor). Só não vele Kelsey Michaels.

MMI
Bem lembrado! Teve a Gibson Barney Kessel, só para dar vontade no nichendrix... hehehehehe

Engraçado que ele usou essa guitarra por anos e depois abandonou ela pra voltar pra antiga ES-175 com caps Charlie Christian dele.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Ah! Você já foi melhor que isso... hehehehehe

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


MMI
Ah! Você já foi melhor que isso... hehehehehe

Bom, vcs me pegaram com as calças na mão... hehehehehe

Normalmente o nome vem na hora que toco com a guitarra, é meio que inspiração mesmo, nem imagino que nome daria.

GustGuitar
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix

Jeff Beck é conhecido com sua les paul branca, porque fazem les paul signature dele?
A signature dele devia ser a fender que ele usa.
Eu acho isso velho..
Abraço

GustGuitar
Veterano
# out/09
· votar


Jeff Beck é conhecido com sua strato branca*
desculpe

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


GustGuitar
Jeff Beck é conhecido com sua strato branca*
Jeff Beck é conhecido com sua les paul branca, porque fazem les paul signature dele?
A signature dele devia ser a fender que ele usa.
Eu acho isso velho..


Cara como eu disse, isso de o Jeff Beck ser um "Strateiro" é algo bem novo na carreira dele, do Yardbirds (a banda que fez a fama de Jeff Beck) até mais ou menos o fim dos anos 70 (um período de quase 15 anos), as duas principais guitarras usadas por ele foram essa Les Paul Oxblood e uma Fender Squire que depois foi modificada pelo Seymour Duncan pra ficar com a configuração de caps normal de uma Tele.

Especialmente no período pós Yardbirds, ele foi trocando a Tele pela Strato, mas a Les Paul ainda é a guitarra mais comum de você ver nas mãos dele até pelo menos o Periodo do Blow by Blow e do Wired, a partir do Wired, quando ele começa a tocar com os dedos e alavanca. Inclusive ele aparece na capa do Blow by Blow (pra muitos o melhor disco dele), com essa Les Paul.

Ele vai começando a usar menos a Les Paul e a tocar com palheta, mas só por volta de 80 que ele para de tocar de vez apenas com os dedos e troca as Les Pauls, usando Stratos até 84 quando ele passa a usar as Jackson Soloist, e só voltando para as Strato nos anos 90, quando a Fender decidiu transformar ele em endoser, e literalmente pagar para ele tocar com as Fender Jeff Beck Signature.

Então se você acompanhasse a tragetória do cara, ia saber que essa Gibson Signature dele é mais do que merecida, porque nos anos 60, basicamente quem fez a fama das Lespas foram Clapton, Jeff Beck e Pete Townsend, se os 3 não tivessem usado essas guitarras, as Les Paul teria continuado uma guitarra fora de produção devido à baixa vendagem.

Mas no fim isso é que nem o pessoal que acha que os melhores discos do Led Zeppelin foram gravados com Les Paul, quando na verdade foram gravados com Telecaster, mas essa é outra história.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Signature - não te impressiona?