Boteco da Harmonia Rock

Autor Mensagem
Rei Arthur Pendragon
Veterano
# out/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


renanozzy

1) Yes! Engraçado que no solo o Blackmore foi de G eólio ;) (escala Gm e suas pentas), que mostra a influência clássica dele, mas o que importa é a construção da harmonia. Nos solos vc pode ir por onde quiser. Lembre-se que vc pode tocar a penta menor sobre o acorde Dó maior como ele mesmo faz, isso é blues ;)!

2) Se vc quiser ver de outra forma, pode ver como G eólio mesmo, tendo o C e Ab como empréstimos. Pq se vc reparar, o F(sem sétima) existe nos dois modos, e eles n dão nenhuma melodia marcante em E ou Eb antes do refrão(a voz fica mais na penta), definindo se seria dórico ou eólio :). Depende de como vc quer ver a coisa, mais pro lado funcional ou modal. Duas pessoas podem analisar de forma diferente a mesma canção, n estando uma necessariamente errada.

A primeira forma simplificaria englobando o Gm, F e C dentro de uma mesma escala(G dórico) e a segunda já mostra uma música em Gm natural com o refrão feito de empréstimos.
Se vc quiser olhar de uma forma mais rock, modal, use o primeiro método. Uma forma mais clássica e geral, ainda que coerente com as funções de acordes e coisas modernas de empréstimos, veja a segunda(talvez fosse a que eu ensinaria para um aluno).

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


Rei Arthur Pendragon
E qto ao riff da intro, tu concorda com a gente que aquele power chord de C# eh apenas uma aproximação cromatica?? Da a tua opiniao aew...

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# out/09
· votar


renanozzy
Concordo, é só um riff cara. Acho q n há necessidade de entrar no mérito de funções com esses bicordes, como disse o Leandro.

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


Entao vamo analisar outra? No outro topico o pessoal ta pedindo "Little Wing - Jimmy Hendrix", vao encarar?? eu nao sei tocar essa musica, e sei muito menos sobre a harmonia.

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


renanozzy
eu tava tentando pega litlle wing...ela tem uns bicordes tensos!!!

soh sei que elea está em Em...os acordes base dela são Em - G - Am - Em - Bm, e se usa Bbm para cair em Am (cromatismo), e depois modula para F - C - D

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


quando eu tento ajudar, voces param '-'

xD

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Little Wing está em Mi menor.

Tudo diatônico, nada demais.

Somente o acorde de Fá que vem emprestado da tonalidade vizinha de Dó maior (IVº de Dó).

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
Sim sim...

gosteei do Bm-Bbm - Am(adoro usa cromatismo)

xD

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Andy TheCatSp

O Bbm só tem esta função mesmo.

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
sim, percebi

mas kero ver alguem tentar analisar a introdução...
xD

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Andy TheCatSp

A introdução se baseia nos acordes, com frases em double stops e licks de pentatônica.

O que pega nessa música não é a harmonia em si, mas o jeito como ela é tocada. O que pega é a pegada mesmo.

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
falo tudo...
dificil essa pegada dele xD

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
Ah tem essa de emprestimo da tonalidade vizinha tb? Nao estudei isso ainda. Seria um emprestimo modal do Em frigio entao??

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Andy TheCatSp

Não é atoa que ele é o deus da guitarra... salve Hendrix.

renanozzy

Tonalidade vizinha é quando tem apenas uma nota diferente.

Por exemplo, esta música está em Em / G

O único acidente é na nota F#

Os vizinhos podem ser Dó (nenhum acidente) e o D (com F# e C#).

Não tem a ver com o E frígio.

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
Sim to ligado, tonalidade vizinha eu to sacando certinho, mas como que eu vou saber qdo o emprestimo eh de uma tonalidade vizinha ou modal???

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


renanozzy

mas como que eu vou saber qdo o emprestimo eh de uma tonalidade vizinha ou modal???

Pois é, qual a diferença entre uma tonalidade vizinha ou modal?

Se o acorde não for diatônico, ele tem origem em outra escala.

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
Nao entendi cara, tipo na "little wing" o F eh emprestado da tonalidade de C, ta eh emprestimo da tonalidade vizinha C (como tu falou), mas se eu tratar ele como emprestimo de Em frigio nao da no mesmo ja que o Em frigio eh da tonalidade de C??????

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


renanozzy

Pois é, as notas são as mesmas, mas por que pensar em frígio?

O que vem a sua mente quando você pensa em frígio?

Eu penso em um clima misterioso, oriental, cigano...

A sonoridade frígio viria se você tocasse Em - F... este é o clima. Não é o que ocorre na Little Wing.

Nesta parte a cadência é G, F e C, onde o C assume o comando, até aparecer o acorde D, onde tudo volta ao normal.

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


Alguem tem "Little Wing" em pdf pra passar pra mim???
upa aqui que eu pego depois, sem a tab pra dar uma olhada ta foda.

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Em - (D/F#) G - Am - Em

Bm - (Bbm) - Am - C

G - F - C - D

É só isso...

o que está entre parênteses é só pra dar um toque a mais.

renanozzy
Veterano
# out/09 · Editado por: renanozzy
· votar


LeandroP
Eh nao entendi muito bem o que tu explicou ali em cima nao cara, mas deixa assim...

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar


renanozzy

E frígio e C jônio possuem as mesmas notas, mas são diferentes.

Se você enxergar apenas as notas, não vai notar diferença alguma. A sonoridade é diferente. Mas pra sonoridade ser diferente, tem que definir as cadências.

Se você tocar o modo E frígio sobre um acorde C, jamais vai conseguir a sonoridade frígio. O máximo que vai conseguir é um C7M.

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
Blz, tenho que dar uma saída. Mais tarde apareço por aew. Valeu Leandro.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


renanozzy

Dê uma lida neste post, que o luckseven postou:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/219425/#6344823

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
Essa parte aew de modos gregos ja ta bem assimilado, eu soh nao entendo eh da onde vem os emprestimos, eu achava que era tudo emprestimo modal, mas agora tu disse que esse da little wing eh da tonalidade vizinha, me embabaquei todo...
Tu nao sabe de nenhum livro que explique certinho esse negocio de acordes estranhos a harmonia??

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar


renanozzy

Os acordes estranhos podem vir de tonalidades vizinhas (que são aquelas onde só há uma nota diferente) e de tonalidades paralelas (C maior pra C menor, por exemplo, e vice-e-versa).

Você tá se complicando com o negócio porque tá pensando no E frígio, que não tem nada a ver com a história. Embora o modo frígio seja o IIIº grau de C, ele não tem nada a ver com o trecho em questão (G, F e C).

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
e de tonalidades paralelas (C maior pra C menor, por exemplo, e vice-e-versa).

Ta blz, eu li uma vez que emprestimo modal nao tem haver com modos gregos, mas sim com os modos maiores e menores, entao emprestimo modal vem soh das tonalidades paralelas? Nunca de algum outro modo tipo frigio, lidio, etc???

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


Se for isso ja faz mais sentido e fica mais facil de raciocinar, pq senao vem acorde emprestado de tudo o que eh canto e o cara tem que fazer 5 anos de faculdade de musica pra poder analisar uma musica ta loko.

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


desculpa usar o topico,mas quem gosta de uma polemica da uma olhada no topico duvidas sobre compensado,ta ficando quente o negocio.abraço

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


up

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia Rock