Boteco da Harmonia Rock

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


sidguitar1

Porque está em intervalos de 5a justa. Não precisa ser diatônico, não tem essa "obrigação".

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


eduardodff valeu,mas como ja foi dito acho q os caras do purple nao estavao nem ao pra isso,abraço brother

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


cara...SubV7 nao tem nada a ver
eles simplesmente usaram a aproximação crom´tica, que nosso amigo LeandroP falou (e que eu uso muito)

xD

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP entendo oq vc quer diser,eu acho que o jeito mais simples de analizar é que vc pode cromatizar oq quiser em uma musica,mas como o topico é sobre analize,entao acho valido tentar achar uma explicaçao do porque do acorde(senao fica muito vago),mas o melhor é que de alguma forma,todo mundo esta se mechendo para tentar explicar esse C#5, e quando fazemos isso sempre aprendemos mais,abraço

eduardodff
Veterano
# out/09
· votar


Bicho, pode até ser aproximação cromática, mas se for levado ao pé da letra, análise harmônica, que é o objetivo do tópico é um SubV7, feito em powercord, mas é sim!!!!

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


eduardodffmandou bem.se o objetivo do topico é quebrarmos a cabeça,conseguimos.abraço

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


vou ter que ir trabalhar,mas quando voltar quere ver noq vao dar esse debate,muito show...abraço a todos

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# out/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


LeandroP
Correto!. Realmente aproximação cromática, n chega a fazer grande diferença na harmonia.

Reparem como muitos jazzistas fazem isso em músicas como nota de passagem, só que geralmente com acordes dom7 e dim. O riff rola quase como uma melodia, e cairia muito bem sobre uma base estática em Gm se vc tocar bem rapidamente o C#5.

Quando a gente toca só power chords podemos ficar mais livres pra fazer coisas desse tipo, vide o metallica. De qq forma tb existem passagens com acordes mais complexos, se movimentando cromaticamente e causando modulações temporárias em outros estilos de música como jazz e clássico, sendo que aqui n é o caso.

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


sidguitar1
estamos prontos para outra ??

LeandroP
Moderador
# out/09 · Editado por: LeandroP
· votar


sidguitar1

Esta nota, ou memso o intervalo em questão, não entra na formação do acorde. Veja que nem há repouso nesta nota, e que inclusive é tocada no contratempo. Não daria pra afirmar que é um acorde com 4a aumentada (C#) e 2a menor (Ab)... Não precisa entrar neste mérito... É uma mera aproximação cromática. O curioso, como eu disse no primeiro post, é a penta blues dando apoio a este riff.

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Rei Arthur Pendragon

Isso mesmo.

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


LeandroP
cara...voce taa lendo minha mente...

eu estava raciocinando a mesma coisa
curioso, como eu disse no primeiro post, é a penta blues dando apoio a este riff.

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


Pseh rapazeada, cada um tem a sua opiniao e acho que todo mundo em parte ta certo, mas pra mim eh como o Panucci disse e como eu ja havia dito hj demanha cedo. O SubV eh caracterizado pelo tritono, ele eh uma inversao do tritono do dominante original, no caso B e F, ele soh eh substituto do dominante por causa desse tritono, entao pra mim se esse C# nao tem o tritono ele nao eh SubV, eu acho que eh apenas uma aproximação cromatica mesmo, mas essa eh soh a minha opinião, vamo ve qual das teorias vai ser comprovada primeiro.

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


renanozzy
a ideia do topico, eh sua ou do joao ?

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


Andy TheCatSp
Minha. Pedi pra ele abrir o topico pq eu ja tinha torrado o meu do dia.

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


Andy TheCatSp
Na verdade nao tem ideia nenhuma neh, ja existiam outros botecos no FCC a única diferença eh que esse eh soh de rock e musica instrumental.

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


renanozzy
aah, sim sim....

tem coragem de botar a mao na massa para Little Wing ??

xD

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


Andy TheCatSp
Vamo ve cara, a gente tem q terminar essa primeiro, mas faz os pedidos la no outro topico pra gente manter esse limpo.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/219384/

Andy TheCatSp
Veterano
# out/09
· votar


renanozzy
jaa fiz ;D

sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


fala,votei do trampo....mas ja tenho que ir denovo dar aula,de noite quero participar mais que o negocio ta ficando massa....acho que se considerar o riff apenas como a escala pentatonica de Gm dobrada com suas quintas(e invertidas virando quartas) é bem aceitavel e penso que provavelmente blackmore deve ter pensado nisso visto que o rock nao costuma complicar muito,mas fica praticamente sem analise nenhuma ja que nao passa de uma escala com a blue note dobrada como se fosse um shifter,mas nao acho que o c# possa nao ser considerado subV7 ja que havia falado antes em se tratando de power chordes oq vale é a intençao do acorde,tem inumeras bases como do solo de mr crowley que tem um II V I menor Em7(b5) A 7 voltando para Dm que é feito apenas com acordes pesados como em varias outras musicas,ficaria ate de mal gosto colocar o tritono ou extençoes com aquele peso da musica.entao acho que da pra ir pra outras partes da musica ou analizar outras,acho que as duas formas estao corretas dependendo do ponto de vista,mas penso que o blackmore deve ter ido pelo som da penta e nem pensou no acorde so deixou rolar a musica.por mim pode fechar esse topico com a teoria da blue note e partimos pra outra musica..abraçao

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


sidguitar1
Blz, se todo mundo entendeu a introduçao vamo pra proxima parte da musica???

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


Mais pro fim da tarde eu apareço aew

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


tambem nao posso agora mas de noite to dentro..abraço

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


renanozzy se puder posta em tabs igual foi feito com o riff o trecho a ser analizado.abraço

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


VERSO


e-------------|----------|-------------|----------------
B-------------|------/---|-------------|----------------
G-------------|---º-/----|-------------|----------------
D-----5-----5-|----/-º---|-----5-----3-|-----5-----5----
A---5-----5---|---/------|---5-----3---|---5-----5------
E-3-----3-----|----------|-3-----1-----|-3-----3--------


renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


A parte do verso eh isso aew, ele fica arpejando o power chord de G e nos dois ultimos tempos do compasso 3 eh arpejado o power chord de F, acho que essa parte nao tem segredo pra ninguem neh, ateh eu entendi shaushuash.

sidguitar1
Veterano
# out/09
· votar


renanozzycoloca o refrao que tem umas pedreira pra debater hhhe.acho que vai ser massa o refrao.abraço

renanozzy
Veterano
# out/09 · Editado por: renanozzy
· votar


REFRÃO

C--------------------Ab---------------------G

e----------|-----------|-------------------------------
B----------|-----------|-------------------------------
G--------5-|-----------|-------------------------------
D-----5----|------6----|-5--------------------------------
A--3-------|---6-------|-5-------------------------------
E----------|-4---------|-3--------------------------------


sidguitar1
Veterano
# out/09 · Editado por: sidguitar1
· votar


mais polemica eu acho que C5 e Ab5 tao pa do menor harmonico,voltando para sol menor em G5 pq quando ele ta em G5 faz uma passagemzinha com quartas na nota re fa volta pra re do e re.senao diria que ta tudo na mH d e Do

renanozzy
Veterano
# out/09
· votar


O refrao agora fudeu, agora to começando a concordar com o sidguitar1, ta me parecendo que existe SubV soh com Tonica e Quinta.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia Rock