Gibson Citation, oque ela tem?

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Ian Anderson
Mas acho que não vale a pena comprar isso jah que se encontra algo parecido no mercado com um preço inferior (A não ser que tu seja um milionario que não sabe onde jogar o dinheiro fora) 8P

Cara é como eu tava falando, qualquer similar de marca menos conceituada vai ser de 2/3 a 3/4 desse preço. Algumas das guitarras 100% carved mais baratas que eu conheço, são da própria Gibson, a CS-336 (na casa dos 5000 dolares) e as L5 que custam a partir de 14mil dolares. Mas elas nem chegam ao nível de detalhes dessa Citation. Outras é que embra a L5 seja uma full-body, ela não é jumbo size como a Citation.

E eu não sou milionário, mas daria grana numa dessas. Isso é um investimento muito bom, valoriza bem mais que a poupança, e a julgar pela minha experiência da pra competir com alguns fundos de renda fixa. As a minha Gibson q nem é colectible e eu se vendesse hoje a preço de mercado (sem incluir todas as modificações que botam o preço pra cima), venderia por mais de 5x o preço que paguei quando comprei.

Imagine um negócio desses que é colectible, o cara comprou por 30mil e daqui a 15 anos vende por 150. é que nem um violão da Martin que uns anos atrás era 70mil dolares novo, e hj qualquer casa de vintage é na base dos 110mil dolares... quantas aplicações fora da bolsa de valores subiram mais de 50% em 4 anos mesmo com com essa crise?

Então longe de ser um dinheiro jogado fora, é um investimento e tanto. Ou pq tu acha q os principais colecionadores de guitarra do mundo são banqueiros? Aliás os Burstbuckers da Gibson foram criados pra atender a demanda de banqueiros colecionadores de guitarras do japão, que tinham Gibsons vintage e precisavam de caps de reposição extremamente fieis e não encontravam no mercado. Tanto que por anos, só eram vendidos lá.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


Ian Anderson
A não ser que tu seja um milionario que não sabe onde jogar o dinheiro fora
Cara, jogar dinheiro fora é comprar guitarras baratas. Um péssimo negócio é comprar uma guitarra de luthier no Brasil. O Valor do instrumento despenca depois que sai da loja e não acompanha uma "collectible" nunca. No próprio site da Gibson há uma matéria sobre essa valorização dos instrumentos, especificamente das Les Paul. Aliás, hoje em dia guitarras colecionáveis são um ótimo investimento, mesmo algumas mais normais também valem a pena. Veja uma matéria que postei num tópico aqui.. Algumas madeiras estão acabando e serão proibidas...

MMI
Veterano
# out/09
· votar


Les Guitar
Para quem não conhecia esse logotipo da Gibson, no site dela existe uma página mostrando todos.
Vejam aqui.

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI
Algumas madeiras estão acabando e serão proibidas...

É a farra do Mogno só vai durar enquanto Honduras ainda tiver da madeira, já que as outras grandes fontes (Brasil, Peru, Colombia, Venezuela, as duas Guianas, e a Bolívia), todos tem acordos de regulamentação com os USA. O Chris dono da Basone usa Jacarandá Brasileiro pra fazer escalas (O Lendário Brasilian Rosewood que faz as guitarras pré-62 serem ainda mais valorizadas), ele vive reclamando que é um parto importar estas madeiras legalmente e que não pode levar mogno daqui pq existe um acordo que proibe a importação dessas madeiras para a america do norte, então ele tem que se contentar com o mogno hondurenho, porque ele conseguiu um suprimento de Jacarandá de reflorestamento e com exploração sustentável que vem do Sul da Bahia, mas não consegue o mesmo com o Mogno e essa é uma das exigências para importar legalmente para lá.

Aliás, hoje em dia guitarras colecionáveis são um ótimo investimento, mesmo algumas mais normais também valem a pena.

Isso é verdade, 13 anos atrás, em idos do dolar 1:1 vc comprava uma Gibson Les Paul por 1800 dolares, ou seja 1800 reais, uma Epiphone Les Paul não passava de 600 reais. Ola o preço duma Gibson Les Paul hoje me dia, mesmo usada não sai por menos de 4,5x o valor que era naquela época. a Les Paul Jimi Page custava absurdos 5000 reais na época, hoje está 18mil usada. É uma valorização muito grande a desses instrumentos. Se vc pegar a maioria das aplicações financeiras não valorizaram de 400-500% nesse periodo, só os fundos de renda fixa mais rentáveis e aplicações de renda variavel renderam mais que isso.

Para quem não conhecia esse logotipo da Gibson, no site dela existe uma página mostrando todos.

Esse logotipo script foi criado pelo próprio Orville Gibson em 1890 quando ele ainda só produzia banjos, foi o logotipo da marca até o inicio dos anos 50, quando começou a se usar o logotipo atual.

Bog
Veterano
# out/09
· votar


Ian Anderson
Não Ligo muito pra isso

Nem eu.

Mas que você não consegue uma com "mística" igual por 5 mil com um luthier, não consegue mesmo.

xSid
Veterano
# out/09
· votar


tava vendo lá as PRS se um dia eu for Bill Gates vou ter todas desse site =P, muito lindas principalmente a PRS Dragon 2005 Amber e essa da Gibson SG Double Neck, uma pergunta essas guitarras com 2 braços em cima é violão e embaixo guitarra não é?

Bog
Veterano
# out/09
· votar


xSid
essas guitarras com 2 braços em cima é violão e embaixo guitarra não é?

Não. Esta é de 12 cordas em cima e de 6 cordas em baixo. Mas é td guitarra.

Ian Anderson
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
MMI
Eu me rendo, 8D. Uma ultima pergunta essas ibanes se acustica que se veem por aqui não são carved top.

Bog
Até tem como, mas depois futuramente vai ter que ser famoso e tocar pacaraio.
vide: frankenstrat, duvido que nunca ninguém disse que a Frankenstrat era uma baita duma gambiarra olhando de cima, quando o Eddie não era famoso.

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Essa guitarra é escavada (pega-se um bloco de madeira e esculpe a guitarra dele)
Ou seja, você precisa de um bloco de madeira com dimensões maiores que a do corpo a ser "usinado", correto? O fato de conseguir arranjar um pedaço de madeira maciço de um tamanho razoável é que as torna super caras?

PS.: nichendrix para veterano já!!!

Ian Anderson
Veterano
# out/09
· votar


erico.ascencao
O fato de conseguir arranjar um pedaço de madeira maciço de um tamanho razoável é que as torna super caras?


Um bloco maciço sairia mais caro, mas nada impede de dois blocos menores serem colados, ser fizer um furo na parte interna da parede da semi acustica, e começar a serrar pela divisa (tera um corpo escavado e outro sólido) ai eh so fazer 2 tampos pra semi acustica e colar-los na parede, podendo fazer 2 corpos ultlizando o mesmo bloco (será que eu fui o primero a pensar nisso)

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Ian Anderson
Eu me rendo, 8D. Uma ultima pergunta essas ibanes se acustica que se veem por aqui não são carved top.

Pelo menos a maioria não, a maioria é feita de compensado (laminado) de 3 folhas, como nas Gibson, se tiver é uma ou outra série especial.

erico.ascencao
Ou seja, você precisa de um bloco de madeira com dimensões maiores que a do corpo a ser "usinado", correto? O fato de conseguir arranjar um pedaço de madeira maciço de um tamanho razoável é que as torna super caras?

Na verdade não, o corpo não é usinado á maquina, é literalmente esculpido e mum bloco de madeira, como em muitas violinos antigos ou os atuais tops de linha. Aliás foi da construção que o Orville Gibson tirou a idéia de bandolins e violões arch-top.

Chega a ser um trabalho praticamente de escultura, talvez hj uma parte desta desbastagem seja feita com maquina e depois completada à mão.

O que encarece é que só luthiers muito bem treinados conseguem fazer isso sem danificar a madeira, leva-se anos pra treinar um luthier pra fazer isso, no caso da Gibson só os Master Builders fazem esse processo. Outra é que você tem um master builder desse, ou seja um profissional top de linha e deixa ele ocupado com uma unica guitarra por muito tempo. Se fosse em um processo mais industrializado ou na construção normal das Gibson (e de 9 em cada 10 semi-acusticas), fazendo-se compensado de 3 folhas comprimido em uma forma para dar o formato arqueado, no tempo que vc faria uma carved vc vai tranquilamente mais de 300 unidades duma não carved.

Então na hora de cobrar o cara vai cobrar também o custo de oportunidade de ter que imobilizar recursos que dariam a ele muito mais dinheiro se fossem empregas na construção de outra guitarra.

Obviamente madeiras boas são caras e blocão de madeira de lei custa muita grana também. E boa parte dele vira serragem no processo.

Ian Anderson
Um bloco maciço sairia mais caro, mas nada impede de dois blocos menores serem colados, ser fizer um furo na parte interna da parede da semi acustica, e começar a serrar pela divisa (tera um corpo escavado e outro sólido) ai eh so fazer 2 tampos pra semi acustica e colar-los na parede, podendo fazer 2 corpos ultlizando o mesmo bloco (será que eu fui o primero a pensar nisso)


Cara em geral vc pega 1 bloco, e recorta ele em 4, um pra cada lateral e 1 pro tampo e um pro fundo e vai desbastando. Chega a ser um trabalho de escultura e machetaria de tão artistico e artesanal que é esse processo. Tanto é que é muito raro encontrar guitarras carved pra vender.

Uma das vantagem de usar chambered é essa, vc pode usar a uma maquina automatica pra fazer boa parte do trabalho e usar o ser humano só pro serviço de precisão, pro "fine tunning".

MMI
Veterano
# out/09
· votar


erico.ascencao
Cara, o trabalho que dá uma guitarra dessas para fazer, a qualificação da mão de obra e a quantidade de material é que as tornam caras, caríssimas. Mas o resultado final é surpreendente. Aquela minha que vc achou legal, para mim é uma obra de arte que não vendo e não troco.

Ian Anderson
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Sim, coompreendi o metodo artezanal, mas meu metodo não seria considerado carved ou só cambered.

(ou sei lá o q)

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Ian Anderson
Sim, coompreendi o metodo artezanal, mas meu metodo não seria considerado carved ou só cambered.

Cara tudo depende do escavamento. Por exemplo uma chambered, tu pode só pegar um bloco de badeira e usar uma topia pra cavar um buraco dentro, do mesmo jeito que cava o buraco para ponte e para os captadores.

Eu não sei se entendi bem o seu metodo, pelo que entendi seria pegar dois blocos um para cada lateral e fazer a lateral a partir dele? Ou seria pegar um bloco e só escavar uma parte e daí serrar e ficar com a outra metade como um bloco maciço?

O lance do de automatizar o "carving" da madeira é que pra uma semi acustica ficaria uma parede de madeira muito fina no final, se vc tentar fazer isso numa topia, ela quase sempre vai quebrar a lamina que iria pra guitarra.

Ian Anderson
Veterano
# out/09
· votar


Pegar blocos 25 cm, (como se fosse fazer uma LP) desenhar uma LP (45 cm), desenhar uma outra LP maior (~47 cm), fazer um furo com uma furadeira proximo a margem da LP menor, usar uma tupi ou ticoco pra recortar a LP menor e depois recortar o lado da Semi Acustica da madeira seguindo a margem maior. e depois fazer um tampo superio e inferior e colar.... (sem entrar em detalhes do restante que falta)

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Ian Anderson
Pegar blocos 25 cm, (como se fosse fazer uma LP) desenhar uma LP (45 cm), desenhar uma outra LP maior (~47 cm), fazer um furo com uma furadeira proximo a margem da LP menor, usar uma tupi ou ticoco pra recortar a LP menor e depois recortar o lado da Semi Acustica da madeira seguindo a margem maior. e depois fazer um tampo superio e inferior e colar.... (sem entrar em detalhes do restante que falta)

hum, dá pra fazer uma chambered assim, aliás é assim que as Les Pauls atuais são feitas.

O lance de fazer isso pruma semi-acustica é que a parede dela é muito fina, uma tupia, provavelmente quebraria a madeira antes que chegasse perto desta espessura, sem contar q o tampo e o fundo continuariam tendo q ser hand-carved pa numa tupia não ia dar pra fazer o abaulamento do tampo e do fundo.

Ian Anderson
Veterano
# out/09 · Editado por: Ian Anderson
· votar


Quanto tem de espessura uma parede uma Semi Acustica.

-------------------------------
- No Cedro se com Tico tico se consegue cortar um pouco menos de um 1cm sem estragar a madeira , mas para um bom acabamento eh deixar um pouco amais e depois lixar

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Ian Anderson
Quanto tem de espessura uma parede uma Semi Acustica.

2.5 a 3.5mm em média. As realmente muito fodas com o violões Gibson L5 originais ou as D'Angellico e D'Aquistto não chegam nem a 2mm direito.

Ian Anderson
Veterano
# out/09
· votar


poe fino nisso

mas que achou caro a Citation olhem isso

The-Super-Earl

Mirror

Eu achei els meio toscões mas.. a quem goste

ps: e eu achando um piano da Yamaha de R$ 25.000 caro. 8P, comparado com isso eh troco

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


Ian Anderson
poe fino nisso

Bom são basicamente violões arch-top com captadores.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Citation, oque ela tem?