Gibson Citation, oque ela tem?

Autor Mensagem
xSid
Veterano
# out/09


Tava dando uma olhada no site da Gibson e olha só oque me aparece:

http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Archtop/Gibson-Custom /Citation.aspx

total = 70,000R$???

como pode? oque ela tem? corpo em ouro e cordas de diamante?
pelo que vi ela é acústica, muito feia por sinal.

Bog
Veterano
# out/09 · Editado por: Bog
· votar


xSid

Como assim "feia", cara? É o próprio arquétipo de uma archtop hollowbody! Nenhuma archtop full hollow que se preze será muito diferente disso.

Quanto ao preço, é hardware banhado a ouro, madeira mega-selecionada, trabalho minuncioso feito a mão, um bocado de frescuras no acabamento, produção em escala bem reduzida e, claro, um bocado de mística.

Na verdade, no mundo das guitarras vintage, existem coisas muito mais caras que essa guitarra. Vai ver quanto custa uma Les Paul 1959 original...

xSid
Veterano
# out/09
· votar


acho modelo archtop feio, tava vendo elas no site, prefiro as lespaul.
existe guitarra mais cara que essa?

Bog
Veterano
# out/09 · Editado por: Bog
· votar


xSid
acho modelo archtop feio, tava vendo elas no site, prefiro as lespaul.

São instrumentos completamente diferentes...

existe guitarra mais cara que essa?

Claro. Várias.

Edit: principalmente instrumentos vintage.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


xSid
Muitas guitarras são mais caras que essa. Olha essas PRS, todas próximas a esse preço. Essa archtop é uma obra de arte, tudo bem que você prefira uma Les Paul (eu também), mas é A guitarra na praia dela.
Veja essas, por exemplo
anuncio 1

anúncio 2

Anúncio 3 - essa se pudesse eu compraria!

xSid
Veterano
# out/09
· votar


MMI
essas ai são guitarras autografadas, eu sei que autografadas elas alcançam valores muito mais elevados que esses, mais me refiro a guitarras mais caras que alem sem serem modelo autografado. esse site da PRS não tem o preço delas onde ve?

Bog
Veterano
# out/09
· votar


xSid
me refiro a guitarras mais caras que alem sem serem modelo autografado

http://www.youtube.com/watch?v=TIKBa4x3LzU

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


xSid
como pode? oque ela tem? corpo em ouro e cordas de diamante?
Ela tem um The Gibson no headstock, não é uma simples Gibson...

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


Neste tópico cabe uma questão: porque as Fender não têm esta mística milionária que têm as Gibson?

Brown
Veterano
# out/09
· votar


Bom, pra mim nada justifica esse preço absurdo. Mas se eles produzem é porque tem mercado pra isso, sorte da Gibson. =)

daniel_guitar
Veterano
# out/09
· votar


erico.ascencao
boa pergunta, a fender mais cara que vi era 25 mil que era uma pré cbs da época que a fender era feita a mão pelo Leo Fender

MMI
Veterano
# out/09
· votar


xSid
Só o primeiro anúncio é autografado.
No site que vende as PRS, clica nas primeiras, tipo a double neck que tem o preço. Senão manda um e-mail solicitando.

Ian Anderson
Veterano
# out/09
· votar


erico.ascencao

Pq as Fenders não tem isso

Já pensou o quanto vale as guitarras que sobraram do Jimi Hendrix
- Uma cópia idêntica tah uns US$ 25.000

---------------------

Mas a Gibson se acha um tanto superior ao "resto" 8P, por isso que não curto muito a marca

Ian Anderson
Veterano
# out/09
· votar


"Quanto ao preço, é hardware banhado a ouro, madeira mega-selecionada, trabalho minuncioso feito a mão, um bocado de frescuras no acabamento, produção em escala bem reduzida e, claro, um bocado de mística."

Mas acho que isso não justifica o preço, 8P

Se tu pedir a um Luthier acho que se consegue uma por - de R$5000.

Creamy Mule
Veterano
# out/09
· votar


xSid
muito feia por sinal.
acho modelo archtop feio
vai lavar a boca com sabão.
;)

Les Guitar
Veterano
# out/09
· votar


erico.ascencao
É, e a "caligrafia" do logotipo The Gibson é diferente do Gibson normal.

Les Guitar
Veterano
# out/09
· votar


Sobre a guita, achei bonita, mas eu prefiro essa.

MMI
Veterano
# out/09
· votar


Les Guitar
As Gibson bem antigas eram assim, com esse logo.

Bog
Veterano
# out/09
· votar


Ian Anderson
Se tu pedir a um Luthier acho que se consegue uma por - de R$5000.

Com o bocado de mística, não consegue não. =P

MauricioBahia
Moderador
# out/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Esse coisa de autografado pra mim não vale nada e ainda sujou a guitarra toda! Mas, pra colecionadores é outro papo. Não se trata mais de uma guitara, mas de um objeto precioso e único.

Então, o preço se torna mais um fator de dificuldade. Eu colocaria aquela autografada pelo MJ pra vender por U$1.000.000,00. Um milhão dá muito mais "status". :-)

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/09
· votar


xSid
essa guita não é uma simples quotation e sim uma CITATION

Les Guitar
Veterano
# out/09
· votar


MMI
Hmm

Então deve se alguma edição comemorativa a alguma data, ou não..

Quando vi achei estranho a logo.

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


Ian Anderson
As Gibsons são guitarras com acabamento e até a construção um pouco mais sofisticadas: braço colado, o binding, top em maple, marcação não-bolinha...

Les Guitar
Veterano
# out/09
· votar


erico.ascencao
Acho que a marcação é de menos, até pq tem gibson com marcação de bolinha, como a Flying V e algumas SG.

erico.ascencao
Veterano
# out/09
· votar


Les Guitar
Se você pegar uma LP Standard e uma Stratocaster American, que são os modelos mais característicos de cada fabricante, dá pra notar que há muitas diferenças no quesito acabamento.

nichendrix
Veterano
# out/09 · Editado por: nichendrix
· votar


erico.ascencao
Neste tópico cabe uma questão: porque as Fender não têm esta mística milionária que têm as Gibson?

Cara, porque em geral elas tem uma construção simples, com madeira mais simples, componentes mais baratos, tipo enquanto a Gibson sempre atuou em mercados mais top, a filosofia do Leo Fender eram guitarras boas, bonitas e baratas. Sem contar que sempre foram produzidas em séries muito menores que a Fender, é só ver hoje em dia as Fender praticamente são feitas por robôs, as Gibson embora sejam muito automatizadas, ainda precisam de muita gente pra fazer uma guitarra corretamente.

E mesmo assim a guitarra mais cara já vendida é uma Fender, a Blackie do Clapton, seguida por duas Gibsons dele também.

Mesmo assim Fenders chegam a valores bem altos, uma Strato 1961 mint condition é na faixa dos 125mil dolares, o MauricioBahia tinha postado um video com o link no ebay pra venda de uma dessas.

Agora em termos de construção, atenção à detalhes, a Gibson está entre as vintage mais valorizadas, mas nem é A mais, existem outras marcas que valem bem mais como as D'Angellico. A ultima que tive notícias pra vender foi num leilão desses e chegou há mais de 350 mil libras.

daniel_guitar
boa pergunta, a fender mais cara que vi era 25 mil que era uma pré cbs da época que a fender era feita a mão pelo Leo Fender

Rapaz, todas as que vi eram de 60 paus (e as mais bem acabadas).

Ian Anderson
Se tu pedir a um Luthier acho que se consegue uma por - de R$5000.

Rapaz, nem em sonho dá pra fazer isso. Essa guitarra é escavada (pega-se um bloco de madeira e esculpe a guitarra dele), tem um amigo meu o Chris, o dono dono da Basone Guitar, ele faz guitarras desse tipo, mas demoram uma vida pra ficarem prontas porque é um trabalho realmente muito arduo e de precisão, que tem que ser necessariamente feito a mão, não tem como automatizar. não é como uma 335 que é feita de compensado e vc só bota 3 folhas de madeira na forma passa a cola e espera a pressão da forma fazer efeito. Ou uma Les Paul que tu bota um robô pra cortar a guitarra e fazer 60%¨do trabalho duro.

As Carved da Basone, uma custom shop de guitarras canadense que não tem 10% do nome da Gibson (quem inventou a tecnica foi o Orville Gibson por sinal), enfim, a Basone faz um corpo carved, "slim" tipo a 335 por 5000 dolares canadenses (mais caro que uma Les Paul 59 VOS da Gibson Custom Shop), isso só o trabalho de madeira, some-se a isso acabamento, ferragens, captadores e tudo mais. Uma fullbody dessas mesmo tirando o nome Gibson da jogada. Mesmo os modelos "chambered" feitos a mão, que tem um trabalho muito menos preciso do que o de uma semi-acustica de verdade, só o woodwork não sai por menos de 2000 dolares canadenses. Uma full body vai pra mais de 10mil dolares canadesesn tranquilamente.

Então se lá um luthier pouco conhecido não faz por menos que 1/3 desse valor, é muito dificil alguém por aqui fazer, se bem que eu nunca nem ouvi falar de quem faça esse tipo de trabalho aqui no Brasil.

Ela é muito cara, é sim. Provavelmente uma marca menos conhecida fizesse a mesma guitarra por 20mil dolares, um pouco mais ou menos, mas não ia variar muito menor que isso.

jimmy vandrake
Veterano
# out/09
· votar


xSid

O problema não é o que ela tem, mas sim o que você não tem. Dinheiro !

Nem eu !

MMI
Veterano
# out/09
· votar


nichendrix
Cara, esse lance de ser carved me impressionou nas PRS Hollowbody II. Por isso e outras razões investi em uma e te digo.... Custa uma fortuna mesmo. Mas é um trabalho fenomenal, olhar por dentro e ver a madeira escavada sem pintura, mas ainda com flame visível... Obra de arte, cara.

nichendrix
Veterano
# out/09
· votar


MMI
Cara, esse lance de ser carved me impressionou nas PRS Hollowbody II. Por isso e outras razões investi em uma e te digo.... Custa uma fortuna mesmo. Mas é um trabalho fenomenal, olhar por dentro e ver a madeira escavada sem pintura, mas ainda com flame visível... Obra de arte, cara.

É o Chris uns anos atrás tentou botar uma linha de semi-hollow e full hollows na Basone, mas teve que abandonar a idéia pq o tempo que faz 10 chambered, é uma full hollow. E eles são pequenos, então full hollow escavada, só sob encomenda e pagando um belo extra.

Eu não sei se no site da Basone ainda tem esse video, mas a mulher dele que é minha amiga de infância, é publicitária, da ultima vez que veio trouxe um video de todo o processo de fabricação de uma full hollow toda escavada, só que com o processo apressado em algumas partes. Rapaz é muito lindo de ver, pena que eu só tive com eles 2x pq eu tava indo pra BSB fazer um curso, e quando voltei eles tinham ido pra Natal aí nem vi mais eles pra poder copiar.

Uma coisa engraçada é que ele gostou dos captadores Cabrera, e oficina dele lá é revenda dessa marca, entre outras marcas mais conhecidas.

Ian Anderson
Veterano
# out/09
· votar


Bog
Não Ligo muito pra isso

erico.ascencao
nichendrix
Sei que o modo de confecção das semi acusticas são mais parecidos com o do violão que de uma carved top, sei que isso fazer a mão demora muito mas em 70 anos de guitarras não tenha um processo automatizado (ou semi-automatizado) para isso. Mas acho que não vale a pena comprar isso jah que se encontra algo parecido no mercado com um preço inferior (A não ser que tu seja um milionario que não sabe onde jogar o dinheiro fora) 8P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Citation, oque ela tem?