Autor |
Mensagem |
erico.ascencao Veterano |
# set/09
· votar
edilsonaragaojr Corda E afinada, mas quando aperto na 1a casa da 1a corda ao invés de dar um Fá exato, aparece um Fá com entonação acima (problema não solucionado, é muito estranho, pois se fosse regulagem de oitavas seria da 12a casa para frente, mas como é na 1a casa e nas outras antes da 12a, sugere que a ponte está fixada em local indevido, impedindo a afinação).
Eu tive um problema semelhante na minha Strato. O problema não era a entonação, e sim a pestana que estava muito alta. Como eu (assim como a maioria dos guitarristas) costumo pressionar a corda até chegar na escala, eu acabava apertando tanto a corda que a afinação subia. Eu mandei trocar a pestana por uma pestana de osso (com a altura correta) e o problema se resolveu.
|
Zero Zen Veterano |
# set/09 · Editado por: Zero Zen
· votar
edilsonaragaojr
Recomendo a leitura dos seguintes textos:
http://www.fretnotguitarrepair.com/intonation.htm
http://www1.epinions.com/content_3119423620
Você vai descobrir que entonação perfeita em todo o "fretboard" é algo que ainda não foi alcançado, apesar dos esforços de sistemas com o Buzz Feiten, que funciona com algumas cordas, mas não com outras.
Bem vindo ao mundo das afinações "temperadas". Bach já conhecia estas dificuldades, em seu Cravo.
T+.
|
MauricioBahia Moderador |
# set/09
· votar
john_joao: ????????
Não entendi a dúvida.
Abs
|
ogner Veterano
|
# set/09
· votar
Hauheuhauhuea...
O final do vídeo é muito loucão!!! Adorei!!
Na minha opinião a guitarra é assim mesmo....Não achei uma grande diferença de entonação não....Posso estar enganado pois é um vídeo...
Proponho um teste de afinação entre uma duzia de guitarristas daqui e suas guitarras e veremos quantas tem a afinação perfeita...
|
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar
ogner: Proponho um teste de afinação entre uma duzia de guitarristas daqui e suas guitarras e veremos quantas tem a afinação perfeita...
Aliás, qual é o ponto de entonação perfeito? Se vc apertar mais ou menos o dedo contra a escala a entonação já muda. Então eu tento regular a entonação "mais ou menos" de acordo com minha pegada. O luthier parece que ajustou o tensor. Isso muda a entonação. Será que o braço já descansou o suficiente.
Eu levaria em outro luthier pra tirar a dúvida.
Abs
|
Curly Veterano |
# set/09 · Editado por: Curly
· votar
Hoje, com as máquinas cnc é muito difícil encontrar ponte com problema de posicionamento, eu seria capaz de apostar dinheiro que o problema não é esse.
Ao contrário do que disseram, acho que faz parte sim da regulagem ajustar a nut corretamente, é normal que ela saia de fábrica um pouco mais alta para permitir que o usuário ajuste ao seu gosto, se saísse baixa e o cara quisesse subir aí não tinha jeito. Se ela estiver alta, como o Ant falou, pode desafinar nas casas baixas.
Não dá para checar afinação com afinador de vamp, tem que pegar um afinador com razoável precisão, pelo menos um boss tu12 para ter certeza de que a afinação não está ok
e cordas velhas ou ruins dificultam ou até impedem o ajuste correto das oitavas
|
Soul Wyx Veterano |
# set/09
· votar
MauricioBahia Beleza, serve em pedais! =D
|
edilsonaragaojr Veterano |
# set/09
· votar
markolino poisé cara, esse guscrispim falou tanta coisa q me deixou encucado com esse negócio de erro de fixação da ponte... Curly eu acho q oitavas são pra 12a casa em diante não é? Tipo daí o nome...oitavas...a oitava é na 12a casa...Mas posso estar enganado, obrigado pela dica, vou tentar ver isso. The Root Of All Evil Ps: nem era pra dar um Fá exato hein. Como assim não era pra dar? oO Será que é aquela história de instrumento temperado? Mas será que as outras guitarras todas têm esse "problema"?FIco pensando, antes da regulagem se eu não me engano a corda lá tava com a oitava para cima! Então corre o risco de ser regulagem, mas não tenho certeza disso, se ela tava com a oitava um pouco acima mesmo... GuitarHome é, vc pode estar certo, cara...acho bem provável mesmo MauricioBahia cara, ele disse que regulou... The Root Of All Evil as cordas possuem 4 dias de uso, são as que vieram na guitarra. Quanto a desafinação não chega a ser meio tom, porque se chegasse o vamp2 acusaria um Fá#. Mas a diferença é pequena mesmo, porém existe. Mas deve ser isso que vocês falaram sobre a guitarra ser assim mesmo. Só achei estranho. Vocês todos poderiam fazer o teste na guitarra de vocês, aí nós teríamos a confirmação. O guitarhome poderia inclusive fazer um vídeo mostrando isso.Cara, a sua guitarra apresenta akela variação no Fá? Ant-- já fiz isso e o espaço é muitíssimo pequeno quase enconstando, como vc falou que era pra ser, me disseram q podia ser tbm q o cordal estivesse muito baixo fazendo tensão na ponte...
MauricioBahia o pessoal tá dando suporte, mas disseram que se eu devolver e a guitarra não tiver nada, eu vou ter que pagar os dois fretes, o de ida e o de volta...
|
# set/09
· votar
Zero Zen cara, obrigado, não sabia disso, perdoe a minha ignorância, mas agora pergunto, quer dizer que a sua guitarra também tem esse problema? E quanto ao outro que resolveu trocando o nut?
|
# set/09
· votar
ogner Proponho um teste de afinação entre uma duzia de guitarristas daqui e suas guitarras e veremos quantas tem a afinação perfeita... Pronto, se vocês pudessem fazer isso, ajudaria MUITO! MauricioBahia Aliás, qual é o ponto de entonação perfeito? Se vc apertar mais ou menos o dedo contra a escala a entonação já muda. É eu percebi isso também. Eita dilema da porra...Não quero pagar dois fretes, mas não quero ficar com guitarra com defeito...Vc poderia testar a sua mauricio bahia e ver se tem esse erro do Fá ou em alguma outra corda da primeira casa? Todas as suas oitavas ficam PERFEITAMENTE reguladas?
|
Jinkxs Veterano |
# set/09
· votar
edilsonaragaojr
Amigo.... posta esse seu caso no tópico de perguntas do Bertola. Acho que ele pode te dar orientações mais embasadas.
|
Ant-- Veterano |
# set/09
· votar
edilsonaragaojr
Teste a afinação de sua guitarra apertando a corda quase exatamente em cima do traste (na verdade, 1mm antes do traste). Aperte suavemente, só até ela encostar no traste e toque. Assim estará driblando o problema da "pegada" em excesso.
Quanto ao problema do "se não tiver defeito vc paga os 2 fretes", se eu fosse vc mandaria num 2º Luthier para uma regulagem, não diria nada pra ele que é pra ele não ficar tendencioso, apenas mandaria pra regular a ação e a entonação. Se ele conseguir regular satisfatoriamente, aí vc tem que se entender com o 1º Luthier, pedir reembolso ou coisa parecida. Se ele não conseguir e disser que a guitarra não dá regulagem, se entenda com a Barra Music.
De qualquer forma acho muito estranho tantos possuidores de guitarras iguais à sua nunca terem tido problema e vc ser premiado. Tá certo que é canhota, coisa e tal... já foge do padrãozão... mas como o Curly falou, com a tecnologia de hoje é muito difícil encontrar um problema tão tosco como ponte fora do lugar.
E quanto às barulhadas do gucrispim, acho que isso tem te apoquentado muito. De repente pintou uma neura em vc pela cruzada dele contra a Condor.
|
ogner Veterano
|
# set/09
· votar
edilsonaragaojr
Cara, posso te dizer logo de cara que minhas 4 guitarras, 3 são "populares" na faixa de 700,00~800,00 não são perfeitas na afinação...Nem nas oitavas nem nas casas antes da 12, em algumas cordas e casas especificas....Mas a diferença é bem pqna, nada que atrapalhe a entonação ou de a impressão de desafinado.. .!!! "Eu acho que duvido" que uma guitarra case tanto as oitavas quanto as notas pelo braço , tudo cravado, perfeito......Estamos falando aqui de guiatrras medianas, certo!? É fato que minha Fender é a que tem menor diferença de afinação pelo braço. Ridícula de pqna, mas não é cravado...
O ponto é ter bom senso pra perceber se é mesmo um defeito ( caso a discrepância seja grande) ou apenas uma pulga atras da orelha seja por boatos ou mesmo por falta de experiencia...
E isso quem pode dizer, se vc não tem experiencia, é um bom luthier de confiança...
De forma alguma estou defendendo nenhum dos lados da peleja estou apenas colocando aqui meus pontos e minha opinião...Já vi e toquei em muita guitarra durante minha existência....Hehehe.
|
# set/09
· votar
ogner com certeza, eu a diferença não é grande não...acho q fica mais no afinador mesmo...meus ouvidos não percebem tanta diferença, não chega perto de meio tom essa diferença...ainda assim, se tiver defeito na guitarra, eh melhor trocar logo né?
|
ogner Veterano
|
# set/09
· votar
edilsonaragaojr se tiver defeito na guitarra, eh melhor trocar logo né?
Certamente cara..O ponto é vc saber se a guitarra esta realmente com problemas......O ideal é saber como essa guitarra especificamente Condor CLPII se comporta...Se é normal essa diferença, se é possivel fazer ajustas com um luthier que amenizem essa diferença...Enfim...Já que vc gastou grana com um luthier ...Acho que deveria conversar novamente com ele....Sei que é fod@ ficar gastando $$ mandando em luthier pra verificar e etc, bem como mandar de volta pro Rio e ter que pagar os fretes...
Meio tom já é bastante coisa!!! hehehehe
|
· votar
edilsonaragaojr
Daqui a pouco o Bertola dá um veredito. Dependendo do que ele disser eu faço tal teste que me pediu.
Abs
|
gucrispim Veterano |
# set/09
· votar
edilsonaragaojr ve com a Barramusic se você pode levar a guitarra pro luthier abaixar a pestana (da guitarra, nao do luthier). e se caso não resolva o lance do carrinho se você pode mandar que aí fica comprovado o defeito. pergunta pra eles como eles vão fazer pra identificar o que ta acontecendo e vc faz isso por aí, sem precisar pagar o frete, e aí se precisar pega um "laudo" do luthier.
acho arriscado mandar o luthier mexer sem falar com a loja, depois a loja pode se recusar a trocar a guitarra (ou pode pedir que vc troque a pestana por uma nova, para que seja feita a troca da guitarra).
|
gucrispim Veterano |
# set/09 · Editado por: gucrispim
· votar
Ant-- cara, eu nao tenho nada contra quem tem Condor. eu sou contra as besteiras que dizem, mas nao eh pq uma pessoa possui uma Condor q eu a vejo como imbecil (depois o fanatico radicalista sou eu).
me importo com os instrumentos e sempre colaborei com o fórum, é por isso que posto aqui. é tenso o cara comprar um instrumento (seja qual for a marca) e ter que mandar mexer sem saber, e tal. to aqui colaborando.
|
gucrispim Veterano |
# set/09
· votar
o lance não é a bem a falta de entonação per se, mas é o carrinho da ponte no máximo.
|
# set/09
· votar
gucrispim com certeza, cara, obrigado pela sua colaboração, vou ver o q fazer aki...
|
ogner Veterano
|
# set/09
· votar
gucrispim
Tb acho que não deve ser auto autorizado fazer nenhum serviço.... Mas é preciso que o luthier como profissional coloque o dele na reta e comprove que a guitarra esta danificada..Pra aí sim tomar providencias.....Afinal ele é o profissional e a profissão dele é essa!!! Oras....
O detalhe de perguntar como proceder pra identificar o problema com o pessoal da Barramusic tb é uma boa.
|
edalko Veterano |
# set/09
· votar
edilsonaragaojr
Dei uma passadela de olhos no tópico, mas minha pergunta é a seguinte:
Vc já levou num luthier decente, ou foram os caras da Barramusic que "regularam" ou foi vc???
Creio que, antes de mais nada, deve levar a guita a um luthier de confiança e nao desses que pululam por aí que acham que sabem regular um instrumento. Já vi cada merda ser feita em guitarra em "nome de luthier" que vc chora...
|
· votar
edalko
Levou num luthier. Ele fala no vídeo. O cara até mexeu no tensor... :-|
Abs
|
edalko Veterano |
# set/09 · Editado por: edalko
· votar
MauricioBahia
levou num LUTHIER ou num "LUDIBRIEI"???
O simples fato de ele ter perguntado se o carrinho pode ser virado já desqualifica o trabalho do pseudo-luthier. Qualquer um sabe que para afinar as 8a. as vezes é necessario virar o carrinho, po!
Achei esse vídeo meio precipitado. Deveria levar em outro luthier antes de postá-lo. Ademais, se a guita apresenta mesmo esse problema no comprimento das cordas, é caso de trocar por outra, porque a guita fica imprestável.
|
# set/09
· votar
edalko Ademais, se a guita apresenta mesmo esse problema no comprimento das cordas, é caso de trocar por outra, porque a guita fica imprestável
O que me preocupa é isso, pq eu tou sem dinheiro, meu pai já está puto pq ele já pagou o 1o luthier...Se for mesmo defeito e eu ficar com ela, tou lascado, mas se eu mandar e não for nada tbm tou lascado...
|
Curly Veterano |
# set/09
· votar
edalko
Já vi cada merda ser feita em guitarra em "nome de luthier" que vc chora...
infelizmente, é a pura verdade. Muito picareta entrou no ramo, os luthiers de verdade são caras estudiosos e experientes mas são poucos, um cara desses vale ouro...
A galera tem medo de ser lesada no ML mas as únicas ferradas que eu já tomei foram com picaretas incompetentes ou desonestos que se passam por "luthiers". E tb já vi cada barbaridade, troca de trastes porcas, ponte colocada errada, pinturas "from hell", guitarras por encomenda que ficaram verdadeiras monstruosidades... Lamentável...
|
Ant-- Veterano |
# set/09
· votar
gucrispim
me importo com os instrumentos e sempre colaborei com o fórum, é por isso que posto aqui
Aí sim :) Mas dando os pêsames para quem adquire uma guitarra vc não está ajudando tanto assim. Sei que era zoação, mas acho que aquilo provocou uma certa neura. Anyway, vamos tentar ajudar...
acho arriscado mandar o luthier mexer sem falar com a loja, depois a loja pode se recusar a trocar a guitarra (ou pode pedir que vc troque a pestana por uma nova, para que seja feita a troca da guitarra).
Não acho. A primeira coisa que se faz é mandar uma guita nova para o Luthier ajustar. E uma das coisas que Luthier competente sempre faz é substituir a pestana de fábrica, normalmente de plástico ou resina barata, por uma de osso. Isso não pode de maneira alguma desqualificar a guitarra para uma eventual troca. Senão o Luthier não poderia nem sequer mexer no tensor, pois a loja poderia acusa-lo de ter estragado caso este não dê ajuste. Mas instrumento musical é delicado justamente por causa disso. Só que seria a primeira vez que eu veria uma loja não trocar um instrumento porque o Luthier ajustou a pestana, por exemplo. VEJA BEM, ESTOU DIZENDO AJUSTAR E NÃO ARRUINAR. Se arruinar, a loja tem direito de exigir outra. E o Luthier que arruinar uma pestana não pode sequer ser chamado de Luthier.
edalko Ademais, se a guita apresenta mesmo esse problema no comprimento das cordas, é caso de trocar por outra, porque a guita fica imprestável
Não acredito que seja o caso, porque o problema está numa corda só. Não há como a ponte estar instalada errada se as outras cordas dão ajuste na 12ª casa. Dito isto, GOSTARIA QUE O edilsonaragaojr postasse umas fotos da guitarra pra gente, um close da ponte ajudaria e um da pestana tb.
O simples fato de ele ter perguntado se o carrinho pode ser virado já desqualifica o trabalho do pseudo-luthier. Qualquer um sabe que para afinar as 8a. as vezes é necessario virar o carrinho, po!
Concordo 100%. Um Luthier competente teria virado o carrinho atrás da entonação correta.
|
gucrispim Veterano |
# set/09
· votar
Ant-- legalmente, o luthier adulterou a guitarra. e o criador do topico ja falou q ta com a grana curta. se derrepente ele manda trocar a pestana e o problema nao soluciona? a loja ou a condor dificilmente vao pagar pela troca da pestana.
|
Zero Zen Veterano |
# set/09 · Editado por: Zero Zen
· votar
edilsonaragaojr
cara, obrigado, não sabia disso, perdoe a minha ignorância, mas agora pergunto, quer dizer que a sua guitarra também tem esse problema? E quanto ao outro que resolveu trocando o nut?
Nenhuma guitarra é perfeita, o ogner já disse o principal:
Cara, posso te dizer logo de cara que minhas 4 guitarras, 3 são "populares" na faixa de 700,00~800,00 não são perfeitas na afinação...Nem nas oitavas nem nas casas antes da 12, em algumas cordas e casas especificas....Mas a diferença é bem pqna, nada que atrapalhe a entonação ou de a impressão de desafinado.. .!!! "Eu acho que duvido" que uma guitarra case tanto as oitavas quanto as notas pelo braço , tudo cravado, perfeito......Estamos falando aqui de guiatrras medianas, certo!? É fato que minha Fender é a que tem menor diferença de afinação pelo braço. Ridícula de pqna, mas não é cravado...
O ponto é ter bom senso pra perceber se é mesmo um defeito ( caso a discrepância seja grande) ou apenas uma pulga atras da orelha seja por boatos ou mesmo por falta de experiencia...
E isso quem pode dizer, se vc não tem experiencia, é um bom luthier de confiança...
Quando o nut está muito alto se faz necessário pressionar as cordas com mais força contra a escala e os primeiros trastes, o que pode ocasionar uma diferença maior na entonação.
Por outro lado, cordas excessivamente baixas no "nut" certamente vão bater nos trastes quando forem palhetadas "soltas", em virtude do maior comprimento da corda quando não está digitada e sua maior amplitude de vibração.
Como se vê, se faz necessário um certo compromisso.
Aliás, em guitarra tudo é compromisso. Ação alta dificulta frases rápidas e "bends", mas fornece timbre mais claro e sustentação. Ação baixa é confortável e fácil de tocar, mas causa trastejamento e prejudica o "sustain" e clareza.
Captadores muito próximos das cordas nos fornecem o melhor sinal possível, mais alto e mais articulado, porém, afetam a vibração das cordas, prejudicando a afinação.
Mas se você tem dúvida, dê uma olhada neste link, onde foram testados instrumentos de ótima qualidade, encordoamentos de primeira linha e confrontados com afinadores/medidores de alta qualidade:
http://www.precisionstrobe.com/apps/fretbrd/fretbrd.html
A perfeição está longe de existir ! Mas só um luthier qualificado vai poder avaliar a normalidade ou não do seu instrumento, na medida em que você não se considera capaz.
Uma dica: Se o seu "luthier" desconhecia a possibilidade de inverter o "saddle" da "tune-o-matic"... é melhor trocar de profissional...
T+.
|
# set/09
· votar
O que me consola é que eu comprei em uma loja muito conceituada, Barramusic, e o pessoal de lá tah sendo muito atencioso, enviando e-mails, conversando comigo e se dispondo a ajudar no que for preciso. Nota 10 para o pessoal da Barramusic.
|