Como é que os grandes guitarristas se tornaram grandes guitarristas?

Autor Mensagem
KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar

jazz blues rock soul funk
hoje em dia n tem mais musica boa ( ter ate tem mais é dificil encontrar)

Hoje existem muitas músicas boas é só saber procurar. Quantos músicos de talento não estão por aí pela internet, CDs "autonomos", rádios pela internet, etc, Só não encontra quem só procura na tv ou rádio fm, não digo que é o seu caso, mas é de muitos

Abçs

CBX250
Veterano
# set/09 · Editado por: CBX250
· votar

Certa vez vi um vídeo, (Heróis da guitarra), onde Eddie Van Halen dizia:

"Lembro de quando eu era jovem e meu irmão Alex ia se encontrar com sua namorada. Eu ficava sentado na minha cama tocando guitarra, aprendendo composições, fazendo minhas próprias composições e aprendendo, e qdo Alex voltava umas 4 horas depois, eu estava lá no mesmo lugar fazendo a mesma coisa. Mas depois que eu fiquei bom, comi todas as ******* que eu quis."

Entendeu o que faz uma pessoa ser um grande guitarrista?

Primeiro vc tem que gostar da guitarra, do som, de tudo. Depois vem o treino, estudo, aprendizado e tal.

Sorte tb conta e muito, ainda mais na época onde o povão acha que CINE e CPM22 são músicos.

Abraço,

Veterano
# set/09
· votar

sperms

respeito sua opinião...mas ali esta so a minha humilde opinião...

Veterano
# set/09
· votar

KAEL METAL

eu sei...mais são dificeis de encontrar...se vc vai em uma loja...vc so ve CD da Madonna...

nicida
Veterano
# set/09
· votar

comer comer
comer comer
é o melhor para poder crescer!

rsf
Veterano
# set/09 · Editado por: rsf
· votar

a pergunta, inicialmente, sugere mais um tópico inutil...mas numa segunda lida, torna-se interessante...o que afinal faz de um guitarrista um grande guitarrista? treino? dominio da tecnica? 90% transpiração? 10% inspiração? sorte? boas companhias?acho que não..fosse isso todos que treinam, dominam a técnica, esforçam-se, inspiram-se, estão bem acompanhados e têm sorte seriam grandes guitarrisas...mas isso não é uma verdade. Muitos, alguns de nós inclusive, possuem muitas das afirmações acima e estão longe de serem considerados grandes guitarristas, pelo menos ainda não....Mas então, o que torna um guitarrista um grande guitarrista? descartadas todas as hipóteses anteriores....resta apenas uma...a obra.O que faz um grande guitarrista ser um grande guitarrista é a sua obra....o que ele deixou registrado em cada momento de sua história e a importancia disso no contexto histórico em que ele viiveu ou vive....Inexiste um grande guitarrista que não possua uma grande obra em seu histórico.....é o conjunto da obra e a importância desta na história que transforma um artista em um grande artista...

sugestão para ser um grande guitarrista- construa uma obra que tenha relevância histórica..simples assim..hehehehe

markolino
Veterano
# set/09
· votar

kiki
Penta_Blues
pois é rapazes, eu quis dizer academico.

claro, se o ponto de vista de estudar é sentar e tocar guitarra sozinho como o kiki falou

concordo..

quis dizer mesmo, o cara tendo que fazer faculdade e o escambau e etc..

melhor exemplo Jimi Hendrix.

apesar de que eu prefiro guitarristas que estudaram..
mas ai é outra questão

abç

The Root Of All Evil
Veterano
# set/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar

acho que não...fosse isso todos que treinam, dominam a técnica, esforçam-se, inspiram-se, estão bem acompanhados e têm sorte seriam grandes guitarrisas...

É verdade, tá cheio de gente assim por aí.

Excelion
Veterano
# set/09
· votar

Nascendo pelo menos 40 anos atrás nos EUA ou UK.

Abs.

[/Mano ROTTA]

Mas é verdade. Creio eu que grandes guitarristas mundialmente reconhecido pela população em geral (não apenas guitarristas) que ganham muito bem e que deixaram grandes obras para a música como Hendrix, Harrison, Lennon, Clapton, SRV, etc. não existirão mais não.

Agora o esquema é fama relampago, tocando qualquer coisa e "causando" o máximo possível.

Penta_Blues
Moderador
# set/09 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Bom dia!!!

rsf
Mas então, o que torna um guitarrista um grande guitarrista? descartadas todas as hipóteses anteriores....resta apenas uma...a obra.
Isso na minha opinião é um contra-senso já que para se construir uma grande obra se tornam necessários antes treino, dominio da tecnica, 90% transpiração, 10% inspiração, sorte, boas companhias, etc...
Valeu!!!

cata101
Veterano
# set/09
· votar

Tempos diferentes....inspiração e um pouco de sorte, claro junto com uma pitada de estudo talvez, ou puro talento....

Hoje se vc não estudar, e não tiver um "padrinho" não passará de "só mais um guitarristinha"

A mídia poluiu muito a boa musica....se vc quer sucesso rápido faça o que a mídia pede....se vc quer sucesso tocando o que gosta, talvez leve alguns longos anos, ou a vida inteira...pois a sorte parece q diminui a cada instante.

rsf
Veterano
· votar

Penta_Blues

Isso na minha opinião é um contra-senso já que para se construir uma grande obra se tornam necessários antes treino, dominio da tecnica, 90% transpiração, 10% inspiração, sorte, boas companhias, etc

não há contrasenso...acho que vc é que não compreendeu exatamente a lógica da idéia...vc está confundindo "processo" com o "fim" ou "meio" com "objetivo". essas caracteristicas que vc cita são apenas "meios" para se chegar a um "fim"..ou seja, construir uma obra, sem a qual vc não será um "grande guitarrista"..Sob a perspectiva do tópico (como os guitarristas se tornam grandes guitarristas) de nada adianta vc ter dominio, transpiração, inspiração, sorte e boas companhias, se vc, ao fim e ao cabo, não tiver construido uma obra que seja reconhecida e importante historicamente...se o que vc defende estivesse correto, não seria necessário uma obra, apenas dominio da técnica transpiração etc...e, acho que vc concorda comigo, que isso, de per si, não transforma ninguem em grande guitarrista, quando muito em alguem que domina o instrumento...Agora se esse dominio resultar em uma obra historicamente relevante...coisa que apenas alguns dos milhares que possuem transpiração, dominio da técnica sorte e o escambau conseguem produzir, aí sim vc será guindado à condição de grande guitarrista....

resumindo...é importante o dominio da tecnica, sorte, transpiração, dedicação e escambau? É...mas, como vc mesmo disse, isso está "antes" de se chegar a ser um grande guitarrista... o que irá transformar vc ou qualquer um em grande guistarrista é o resultado que vc irá construir com a combinação de tudo isso...

nota: não esqueça de algo importante para compreender o meu post...o tópico questiona: como os guitarristas se tornam grandes guitarristas...e é sobre isso que eu estou falando..em outras palavras: porque clapton, page, e outros tantos se tornaram grandes guitarristas...

sou do tempo que para ser uma "celebridade" obrigatoriamente era necessário produzir algo celébre..hehehehehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar

pacto com o cão (2) \m/

Penta_Blues
Moderador
· votar

Bom dia!!!

rsf
essas caracteristicas que vc cita são apenas "meios" para se chegar a um "fim"..ou seja, construir uma obra, sem a qual vc não será um "grande guitarrista"..
Talvez agora vc é que não tenha compreendido direito meu post, afinal uma grande obra é justamente consequência de todas as características que vc não julga tão importantes.
Só pra gente visualizar na prática: cite por favor um único guitarrista que não possua tais características e seja considerado um grande guitarrista, ou o contrário, alguém que possua tudo isso e ainda assim não seja um grande guitarrista.
A considerar seu raciocínio e o objetivo do tópico, a obra também pode ser considerada como um meio, já que o fim é se tornar um grande guitarrista
Valeu!!!

rsf
Veterano
· votar

Penta_Blues

Talvez agora vc é que não tenha compreendido direito meu post
Talvez.

afinal uma grande obra é consequência de todas as características que vc não julga importante.

Perdão, mas eu disse que é importante, repetindo: "é importante o dominio da tecnica, sorte, transpiração, dedicação e escambau? É..."
vc mesmo diz: "é consequência"...consequência é igual a resultado, e resultado é igual a "fim". Se "obra é consequência", e consequência é igual a resultado, e resultado é igual a "fim", logo obra não é meio, é fim.. vc, embora não tenha percebido, está dizendo o mesmo que eu... heheheehe

cite por favor um único guitarrista que não possua tais características e seja considerado um grande guitarrista,

repetindo II: é importante o dominio da tecnica, sorte, transpiração, dedicação e escambau? É...mas, como vc mesmo disse, isso está "antes" de se chegar a ser um grande guitarrista... o que irá transformar vc ou qualquer um em grande guistarrista é o resultado que vc irá construir com a combinação de tudo isso... nessa frase, resta implicito que o que diferencia um sujeito que domina o instrumento de outro que se tornou um grande guitarrista é o que ele produziu a partir da sua técnica, transpiração etc....logo, todos aqueles que se tornaram "grandes" guitarristas em algum momento de suas vidas transpiraram, inspiraram-se, tiveram sorte, boas companhias etc....mas, mesmo com isso, não teriam chegado aonde chegaram se não tivessem atingido um "resultado", uma "consequência", ou seja, produzido uma obra historicamente relevante....

ou o contrário, alguém que possua tudo isso e ainda assim não seja um grande guitarrista.

conheço vários, mas desconheço seus nomes, porque jamais produziram uma obra que tenha sido relevante e que, por isso, tenha tido seu nome iluminado a ponto de ter se tornado público e notório, razão pela qual não os conheço....mas sei que muitos desses estão por aí, dando aulas, tocando em bares, participando de foruns, enfim.. tocando otimamente bem, com transpiração, inspiração... mas no anonimato silencioso....e sem terem atingido o status, pelo menos por ora, de "grandes" guitarristas, em razão da carencia de uma obra suficientemente significativa a ponto de tê-los guindado à condição de grandes guitarristas.. O que seria Clapton, se não fosse a sua obra? Com certeza vc me perguntaria: que Clapton?

A considerar seu raciocínio e o objetivo do tópico, a obra também pode ser considerada como um meio, já que o fim é se tornar um grande guitarrista

Não. segundo o meu raciocinio (e o seu) a obra é consequencia, portanto, um fim..e se ela for relevante historicamente, aí sim, poder-se-á falar: "estamos diante de um grande guitarrista"....
Nunca esquecendo que, no contexto desse tópico, a expressão "um grande guitarrista" não é um meio, não é um fim...é uma qualidade.

Valeu!!! hehehehe

Penta_Blues
Moderador
· votar

Boa tarde!!!

rsf
Gosto de discussões. São oportunidades de expormos idéias a partir de "ganchos" que colegas deixam ao apresentarem seus pontos de vista.
Vamos lá:
Eu não disse que vc não julga importante, eu disse que vc não julga tão importante.

...consequência é igual a resultado, e resultado é igual a "fim".
Estou certo que vc conhece outros significados para a palavra consequência, entre eles o de continuação.
Citando Tolstoi: "Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência."

logo obra não é meio, é fim.. vc, embora não tenha percebido, está dizendo o mesmo que eu... heheheehe
Imagino então não me ter feito claro, ou então realmente falamos a mesma coisa. Vc pode não ter percebido, mas ao dizer que um grande guitarrista é alçado a esta situação pela obra que possui, conclui-se que o mesmo chegou a isso através de sua obra, ou seja, por meio dela. Em outras palavras, sua obra foi o meio para atingir seu status, pois não?...rs

mas sei que muitos desses estão por aí, dando aulas, tocando em bares, participando de foruns, enfim.. tocando otimamente bem, com transpiração, inspiração... mas no anonimato silencioso....e sem terem atingido o status, pelo menos por ora, de "grandes" guitarristas,
Neste caso vc dá a entender que só é grande guitarrista quem é famoso. O fato de "apenas" dar aulas não significa que um guitarrista não possa ser considerado um "grande guitarrista". Mozart Mello que o diga...

segundo o meu raciocinio (e o seu) a obra é consequencia, portanto, um fim..
Como eu disse, colocando o status de grande guitarrista como um fim, não no sentido de objetivo, mas no sentido de resultado, e usando a definição de consequência como "continuação", a obra é uma continuação, portanto um meio para se chegar à condição de grande guitarrista.

A expressão "um grande guitarrista" não é um meio, não é um fim...é uma qualidade.
Esta expressão é o resultado de todas as suas qualidades, sua dedicação, sua técnica, suas "horas de vôo", sua obra, etc. Afinal, nas suas palavras: "resultado é igual a "fim".

Valeu!!!

rsf
Veterano
· votar

Penta_Blues

..tambem gosto de debates, de preferencia onde as idéias sejam "combatidas" e não os interlocutores...

apenas uma correção, não acho que a fama seja condição para alcance do status de grande guitarrista. Se sugeri isso, sugeri errado. Mozart Mello, por exemplo, um grande guitarrista que possui uma obra notoriamente relevante, ainda que não seja "mundialmente" famoso..tenho vários livros dele...quando me refiro à obra não me limito ao lançamento de hits durante decadas, mas ao trabalho produzido e a relevancia deste no meio... mas, enfim...acho que deixamos nossos pontos de vista suficientemente claros e, como diz o grande zero zen, "que fique aí para a posteridade"..hehehehehe..

valeu, penta!!!!!!!
um abração, cara.

Andreas Miller
Veterano
# set/09
· votar

vc acha que o hendrix tocava com técnica???

Não?

MMI
Veterano
# set/09
· votar

A discussão aqui me lembrou de uma entrevista com o John Fogerty, compositor, cantor e guitarrista do Creedence Clearwater Revival. Sua obra indiscutivelmente é "mundialmente" famosa, como disseram acima. Por suas próprias palavras, ele não domina as técnicas e o instrumento, mas "infelizmente" (sic) fez sucesso antes de dominar tudo na guitarra. Então, ele mesmo se diz muito limitado, mas sua obra tem reconhecimento.
Isso sem falar em caras que eternamente geram discórdia, por técnicamente terem limitações, mas as obras (ou resultados finais) serem excepcionais, como Slash e Santana. Mas melhor deixar esses de lado, senão vira novamente um tópico de guerra pró-Slash contra os contra-Slash.
Então, aplaudo o rsf que acertadamente disse que técnica, suor, talento não bastam, tem que ter uma obra relevante. Isso os faz grandes. E tomando isso como parametro, talvez no Brasil só exista um ou dois que tenha obra a nível mundial, que seriam os caras do Sepultura, com o Kiko tentando chegar lá. Nisso, o Mozart que me desculpe, mas seu grande legado é relacionado ao ensinamento da guitarra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/09
· votar

Então, aplaudo o rsf que acertadamente disse que técnica, suor, talento não bastam, tem que ter uma obra relevante.
Sorte e uma ajudinha das circunstâncias do "mercado" e do contêxto histórico também.
Abç

CBX250
Veterano
# set/09
· votar

Nisso, o Mozart que me desculpe, mas seu grande legado é relacionado ao ensinamento da guitarra.

Concordo com isso!!!

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar

Humildade, talento, dedicação e amor ao que faz.

Se vc tem isso, vai longe em qualquer profissão.

Penta_Blues
Moderador
# out/09 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Bom dia!!!

MMI
CBX250
Nisso, o Mozart que me desculpe, mas seu grande legado é relacionado ao ensinamento da guitarra.
Então ele não deve ser considerado um grande guitarrista?

rsf
Cara, valeu mesmo pelo debate! Acho que o mais importante aqui é expor nossos pontos de vista para que aqueles que tenham oportunidade de ler avaliem o que na sua opinião faz mais sentido, sem a preocupação de dar a última palavra ou querer sair ganhando. Quem ganha na verdade somos todos nós com essa variedade de opiniões. Concordando ou discordando, isso não importa; o importante é enriquecermos nossa cultura com a ajuda dos amigos que se dispõem a uma boa "discussão"!

Valeu!!!

Schafe
Veterano
# out/09
· votar

a música (na minha visão) é: uma arte (pois expressa um sentimento), um esporte (pois precisa técnica) e uma ciência (pois precisa conhecimento)

como toda arte, tem que ter o feeling
como todo esporte, tem que praticar
como toda ciência, tem que estudar

a maioria desses guitarristas juntaram o feeling e o estudo, outros o feeling e a pratica e outros ainda o estudo e a pratica ( e logicamente tiveram que ir tocar rock proressivo ou jazz instrumental!)

vlw!

Penta_Blues
Moderador
# out/09
· votar

Bom dia!!!

Schafe
a música (na minha visão) é: uma arte (pois expressa um sentimento), um esporte (pois precisa técnica) e uma ciência (pois precisa conhecimento)

como toda arte, tem que ter o feeling
como todo esporte, tem que praticar
como toda ciência, tem que estudar

EXCELENTE, meu camarada!
Muito legal mesmo! Esta vai para o livro de memórias.
Valeu!!!

MMI
Veterano
# out/09
· votar

Penta_Blues
Depende do que você chama de grande. Se for grande como entre os maiores do mundo, que mudaram a história da guitarra, que todo o mundo que um dia, no presente e no futuro pegar uma guitarra tem que conhecer... Não, ele não é nada, absolutamente nada, um zero.

Penta_Blues
Moderador
# out/09 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Bom dia!!!

MMI
Depende do que você chama de grande.
Então se, pra vc, grande possui várias definições, cada um de acordo com determinada definição será "grande". Como todos seriam grandes, ninguém é portanto grande e não há "grandes guitarristas"...

Se for grande como entre os maiores do mundo,
Maiores quanto?
Entre os 10 maiores? Entre os 500 maiores? Entre os 1000 maiores?

que mudaram a história da guitarra,
Que aspecto da história da guitarra? Acredito que não há nenhuma dúvida que Mozart Mello mudou a história da guitarra no Brasil.
Então ele seria considerado um grande guitarrista...

que todo o mundo que um dia, no presente e no futuro pegar uma guitarra tem que conhecer...
Muita gente desconhece grandes guitarristas e nem por isso eles são "menos" grandes guitarristas...

Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Como é que os grandes guitarristas se tornaram grandes guitarristas?