Como é que os grandes guitarristas se tornaram grandes guitarristas?

Autor Mensagem
PauloMPM
Veterano
# set/09


Como é que os grandes guitarristas se tornaram grandes guitarristas como Slah, Eric Clapton, David Gilmour, Jimi Hendrix etc....

Como é que se tornaram grandes guitarristas?
frequentaram escolas e devido a muito, muito estudo conseguiram se tornar grandes guitarristas, formaram-se em guitarra?
muita sorte?
como é que chegaram as grandes carreiras que têm?

Ajudem-me gostava de tirar duvidas como estas e muitas outras...

Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Boa tarde!!!

"10% Inspiração, 90% transpiração"
Valeu!!!

alele
Veterano
# set/09 · Editado por: alele
· votar


cabulavam aula pra tocar guitarra... tocavam junto com os discos dos seus ídolos...

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A questão é fundamental talvez seja:

O que é ser um grande guitarrista?

Carregando
Veterano
# set/09
· votar


Drogas?

leo gunner
Veterano
# set/09
· votar


Como é que os grandes guitarristas se tornaram grandes guitarristas?

nao ha uma explicaçao exata pra issso!!
comcerteza eles estudaram muito ....
Sorte?? concerteza eles tem muita....

como é que chegaram as grandes carreiras que têm?

fazendo musicas, composiçoes e garndes ideias... os guitarrista que voce citou ai em cima fizeram grandes musica e sao de uma época aonde realmente musica boa fazia sucesso e nao quarquer bandinha "CINEmatografica"...

PauloMPM
Veterano
# set/09 · Editado por: PauloMPM
· votar


Frequentavam aulas? como é que pessoas que tocavam em "casa" praticamente se tornaram no que são n ião inventar as próprias notas? normalmente nos dias de hoje muitos dos músicos (falo de Guitarristas) são músicos porque frequentaram escolas conservatórios etc, para aprender .... mas e no tempo desses músicos como faziam?

Ja vi historias n sei se eram verdadeiras mas de músicos que nunca sequer tiveram aulas e são considerados grande guitarristas....

Para ser guitarrista profissional como por exemplo Slash é necessário entrar para conservatório?

Rafatyu
Veterano
# set/09
· votar


PauloMPM
cara... o Slash é um bom guitarrista mas ele é pentatonico...
tocar o que ele toca nao é muito dificil... dificil é criar como ele saca??
técnica ajuda ou atrapalha... muitas vezes composicoes simples são mais audiveis... o lance é fazer o que gosta...
tem egnte qeu ama tocar mas toca mal.. e ai vai pra aprender e perde sua identidade... todos os grandes guitarristas possuem identidade cara nao sao apenas bons musicos... vc acha que o hendrix tocava com técnica???

leo gunner
Veterano
# set/09
· votar


PauloMPM
cara...um guitarrista pra ser bom ele nao precisa entrar eh um conservatorio... o cara tem q te o dom... gostar do instrumento .. e se dedicar.. o slash nao eh diagmos um belo exemplo de tecnica....mas eh um puta dum guitarrista.. nao sei te dizer se ele frequentava conservatorio , mas eh bem provavel que nao.

markolino
Veterano
# set/09
· votar


me desculpe mas estudar não é pré-requisito..

apesar de que hoje em dia...

Penta_Blues
Moderador
# set/09
· votar


Boa tarde!!!

markolino
me desculpe mas estudar não é pré-requisito..
Me desculpe discordar diametralmente de vc, mas estudar é absolutamente fundamental para qualquer coisa. Se vc quis dizer estudo acadêmico pode até ser possível, só que estudo não se resume a apenas isso.
O fato é que sem estudar não se chega a lugar nenhum.
Valeu!!!

kiki
Moderador
# set/09
· votar


Como é que os grandes guitarristas se tornaram grandes guitarristas?
tocando!

markolino
me desculpe mas estudar não é pré-requisito..
é sim!

estudar é ficar tocando sozinho, tirando musica de ouvido, vendo outros caras tocarem, treinando musicas...
e tambem pode ser ler livro, ter aulas, etc.

Curly
Veterano
# set/09 · Editado por: Curly
· votar


a chave para o sucesso em qualquer atividade se chama COMPROMETIMENTO. Esses caras fizeram da guitarra a sua vida. Entra também o talento nato, determinação, sorte e até mesmo a colaboração de outros gênios. Ninguém é grande sozinho. Jimi Hendrix, por exemplo, não seria quem foi sem a colaboração de Eddie Kramer e Mitch Mitchell. Os Beatles tiveram George Martin. E por aí vai...

Tivertimailaif
Veterano
# set/09
· votar


Repetição, Repetição, Repetição, Repetição, pense nisso.

PauloMPM
Veterano
# set/09
· votar


vc acha que o hendrix tocava com técnica???

acho que tem a sua tecnica...

KAEL METAL
Veterano
# set/09
· votar


Assim como tudo muda, os guitarristas de hoje em dia são diferentes, mais técnicos e mais "sábios", conhecem mais escalas e harmonias, ao contrário dos "monstros" do passado que são excelentes mas como já dito, são muito pentatônicos. Pentatônica é excelente mas hoje em dia é pouco. Para os guitarristas de hoje em dia a variação dos estudos é essencial

Assim como vivemos uma época de transição das "indústrias" do CD, estamos também vivendo uma transição do "estilo" de guitarristas, ou seja, mais técnicos e conhecedores de teoria musical. O problema é manter a musicalidade com tanta técnica, mas como a fase é de transição, logo se estabiliza

GuitarHome
Veterano
# set/09
· votar


vc acha que o hendrix tocava com técnica???

acho que tem a sua tecnica...


Que não é grande coisa se for ver os guitarristas de hoje, porém ele tinha algo muito maior que os guitarristas de hoje, muita criatividade, mas muita mesmo, muito feeling. E fez pela música o que quase nenhum guitarrista já fez.

ShlnIgAmI
Veterano
# set/09
· votar


PauloMPM


se todo mundo daqui soubesse...

todo mundo seria "grande guitarrista"...

londrer
Veterano
# set/09
· votar


GuitarHome
Que não é grande coisa se for ver os guitarristas de hoje, porém ele tinha algo muito maior que os guitarristas de hoje, muita criatividade, mas muita mesmo, muito feeling. E fez pela música o que quase nenhum guitarrista já fez.

Hj em dia um Hendrix não faria 1 centesimo do sucesso q ele fez na epoca dele. (Infelizmente). Atualmente os guitarrista não ligam pros novos guitarristas, só pros melhores. Tem mto bluezero, jazzero e rockeiro (credo, termo feio) q manda bem pra kralho e num tem reconhecimento.. só pq eles não são os senhores da tecnica, virtuosismo e afins. Eles tem feeling e criatividade.

O mercado, msm o de musicos, repudia a pouco técnica e pouca teoria pra pegar kras q improvizam em escalas complexas...

Imagina c hj nasce um Slash "2"... "só pentatônica e eólio qnd lembra".. nunca q ele vai ser reconhecido como o verdadeiro Slash foi (msm q o vdd nunca tivesse existido)

Hj, infelizmente, pra vc ser reconhecido, não basta conhecer a música.. tem q conhece DE música.

Lógico, eu to generalizando, mas o mercado ta generalizado... solo simples e bonito, sem dissonancias, escalas loucas e construções malukas não fazem mais sucesso como na época do grande Hendrix.

buddy guy
Veterano
# set/09
· votar


PauloMPM

Penta_Blues
Boa tarde!!!

"10% Inspiração, 90% transpiração"
Valeu!!!


Faço das palavras do nóbre camarada Penta,às minhas. Em fim,o camarada Penta disse tudo em poucas palavras !!!! Valeu !!!!!

londrer
Veterano
# set/09
· votar


Um exemplo disso são as BTs aki do FCC...

Sempre q tem alguma solo limpo, simples, sem técnica, mas cheio d feeling ele é destacado cmo

"solo bem limpo hein cara... simples, sem mta técnica, mas caiu bem na BT"

isso aki é um belo espelho... antigamente, talvez soasse mais assim:

"poxa brow, quanto sentimento, vc conseguiu fazer a guitarra falar com a gente, encaixou maravilhosamente bem com o clima do som."
agora com um vocabulario mais rebuscado
"porra kra, o solo ficou mto loko, parece q as cordas tocaram o q elas queriam e vc nem teve esforço pra tirar som delas"

Slash Hammett
Veterano
# set/09
· votar


eles tem/tinham talento.

GuitarHome
Veterano
# set/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


londrer

Ah cara, eu e muitos daqui gostamos mais de um solo bem tocado, um guitarrista com uma boa pegada e que saiba transmitir seu sentimento a cada nota tocada do que um guitarrista veloz... Eu não consigo escutar por mais de 10 segundos aqueles videos de Shred do youtube.

londrer
Veterano
# set/09
· votar


GuitarHome

Ah sim, eu tbm to nesse esquema... mas mesmo os solos simples hj, são permeados d mta teoria e trabalho em cima d acordes e tal.
Diferente dos grandes e eternos guitarristas q mtas vezes só sabia o tom da música e dexavam a guitarra c expressar.

Como eu disse, generalizei por q maioria ta tda generalizada

PauloMPM
Veterano
# set/09
· votar


Valeu bgd por tudo....

Sempre que quiserem por novas perguntas também e novas respostas estão a vontade.

mais uma vez valeu....

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


pacto com o cão

The Root Of All Evil
Veterano
# set/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Quem são os grandes guitarristas mesmo, hein?

jazz blues rock soul funk
Veterano
# set/09
· votar


na minha humilde opinião esse caras todos citados hoje em dia fariam mais sucesso do que fizeram... pq hoje em dia n tem mais musica boa ( ter ate tem mais é dificil encontrar) e no tempo deles pra vc lançar um cd tinha que ser bom...

joao b.
Veterano
# set/09
· votar


Estudo, dedicação, e muita sorte...

sperms
Veterano
# set/09
· votar


jazz blues rock soul funk
Eu discordo. Se esses gênios não fizessem sucesso em suas respectivas épocas, hoje não seriam nada. Hoje em dia, temos ótimos guitarristas, alguns até melhores que os ''antigos''. Ai que tá, esses mestres, revolucionaram o modo de tocar em suas épocas e por isso ganharam destaque. Se fosse hoje, seria apenas mais um.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como é que os grandes guitarristas se tornaram grandes guitarristas?