Review de Gibson Les Paul Vintage Mahogany

Autor Mensagem
Philsp
Veterano
# set/09


Segue o Review dessa belezura...

Gibson Les Paul Vintage Mahogany


Madeira: ela é toda em mogno. Tres peças de corpo, duas de tampo. As madeiras dela são realmente muito boas, tem uma ressonância animal. O corpo dela é em camaras (chambered body), o que a torna beeemmmmm leve (mais leve que minha fender strato). Isso é muito bom por um lado, pois minha antiga epipoca era muito pesada e desconfortável de tocar em pé. Já a gibson é um tesão de tocar, por ser levinha. É tão leve que me incomoda, falando agora do outro lado da história. É estranho ter uma Gibson leve, quando a gente tem na cabeça que todas são pesadas... Nota 9,8 (se ela fosse mais pesada, eu daria um 10, só pela sensação do peso no ombro.... será que alguem me entendeu?)

Timbre: Bem, desplugada ela chega próximo de uma guitarra semi-sólida em termos de volume, não dá para fazer uma rodinha de violão com ela desplugada (heueheuheu), mas dá para estudar de boa. Plugada, ela é um sonho de tornando realidade... Os caps Burstbuckers pro dão todo o brilho que o mogno não dá, e o mogno dá todo o peso, os graves e médios que precisam para um timbre equilibrado. O resultado é uma guitarra elegante, por assim dizer, mas de saber muito bem descer do salto e partir pra porrada quando eu quero. Vou desde os timbres jazzísticos e de bossa nova na linha Roberto Menescal, passando por Beatles e chegando em Jimmi Page muito facilmente. Ainda sai Kansas dela (quem já ouviu Carry on my wayward son e pirou naquele peso de guitarra em plenos anos 70 sabe o que to falando). Nota 10

Versatilidade: Bem, já falei desse aspecto dela, Mas posso reafirmar que ela é realmente para todo tipo de música, talvez menos para metal, mas, na boa, não tenho a mínima intensão de tocar metal. Nota 10

Tarrachas
: Gibson vintage, tipo tulipa. Nada a reclamar. Seguram a afinação mesmo, mesmo com meus bends de 2 tons... Muito boas! nota 10

Sustain: Engraçado as pessoas dizerem que o corpo em câmaras dá ressonancia mas tira o sustain. Na minha gibson, eu ouço muito bem o sustain dela até desplugada. Com distorção, a coisa é ifinita.... No site da Gibson eles dizem que o corpo e camaras não afeta o sustain da guitarra. Estou inclinado à afirmação deles. nota 9 (imagino que uma custom deve ter sustain a mais ainda...)

Conforto do braço: Impecável. Se eu soltar um pum na escala, é capaz de sair um nota, de tão confortável que é o braço. Nada a reclamar, ele me ajuda muito. nota 11! eheuheuehu

Acabamento: Simples, porem eficaz. É todo com o mogno . aparecendo. Dá pra ver todos os veios da madeira. A colagem é imprecionante. Tenho que chegar bem perto para ver onde estão as emendas. A guitarra cheira a madeira. Alias, as madeiras escolhidas para a minha deram um desenho no tampo dela muito bonito. Se alguem andou fazendo uma visita no site da two tone e viu uma gibson vintage mahogany, é a minha. Sem reclamações! Nota 9



Bem, eu tinha um de receio de comprar uma gibson sem tampo em maple, achando que ela teria menos brilho essas coisas, mas a minha les paul responde a tudo que eu quero. Li de alguem do forum falando que as vintage mahogany eram guitarras feias. Bem, a minha com certeza tá longe de ser feia!

Espero ter ajudado a todos e espero que todos entendam o que escrevi!

sk4NNNx
Veterano
# set/09
· votar


boa, ja arquiva ele.

vó ja pegou meu leite
Veterano
# set/09
· votar


manda uma fotinha aí

Naat
Veterano
# set/09
· votar


manda uma fotinha aí[2]

lipe_2104
Veterano
# set/09 · Editado por: lipe_2104
· votar


Philsp

[modo sílvio santos on]

mas, eu só acredito vendo maoeh...
uheauhaehhu

[modo sílvio santos off]

brinks
parabéns cara!

Philsp
Veterano
# set/09
· votar


sk4NNNx Num entendi....

vó ja pegou meu leite Vou tirar e postar aí, podexá...

Philsp
Veterano
# set/09
· votar


lipe_2104 Valeu!

sk4NNNx
Veterano
# set/09
· votar


Philsp

É que tem um tópico só re reviews ae, ae o povo arquiva la depois de lança-lo

Ta na mão:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/199272/

GuitarHome
Veterano
# set/09
· votar


Philsp

Bacana cara!
Ta usando que cordas nela?
Abç

Philsp
Veterano
# set/09 · Editado por: Philsp
· votar


GuitarHome
Quando eu comprei, ela veio com 0.9, mas vou por 0.10 muito em breve. E olha só: ela com cordas 0.9 comuns tem um som mais gordo que minha Ibanez acústica com um par de captadores air classics e cordas 0.11 lisas....

GuitarHome
Veterano
# set/09
· votar


Philsp
Cara eu recomendaria você a colocar 0.011 se for afinar em E...
0.011 em Les Paul fica super de boa de tocar e fica com um timbrão bem encorpado e com mais sutain ainda.
0.010 acho que fica mais legal em strato ou superstrato...
Recentemente fiquei com uma Epi LP Standard em casa com 0.011 e achei um máximo, estou acostumado com 0.010 e achei a 0.011 na LP super de boa...

Philsp
Veterano
# set/09
· votar


GuitarHome

Mas dá para dar uns bends grandes, tipo de 2 tons, 2 tons e 1/2? Porque com essas cordas de agora, rola uns bends nervosos...

GuitarHome
Veterano
# set/09
· votar


Philsp
Ah cara é tudo questão de costume. Quando você se acostumar rola sim numa boa, só precisa de uma forcinha a mais, mas é legal que quando você pega o costume sua pegada fica mais "firme" digamos assim. Em um dia tocando com 0.011 eu já estava praticamente acostumado, não acho que vai te atrapalhar não.
Faça um teste só, qualquer coisa só voltar pra 0.010! É que eu gostei tanto da pegada/timbre da LP com 0.011 que estou recomendando hehehe.
Abç

Philsp
Veterano
# set/09
· votar


GuitarHome

Valeu! Já usei 0.11 muito tempo, já usei até 0.12 em minha acústica. Acho que vou testar sim!
Abs

Philsp
Veterano
# set/09
· votar


UP!

jigo__
Veterano
# set/09
· votar


fotos

Bog
Veterano
# set/09
· votar


Philsp

Parabéns pela compra! :)

Eu tenho uma antecessora da Vintage Mahogany, antes das câmaras. Vejo aqui muita gente falando mal das Les Pauls mais baratas, falando que "ah, a Standart (sic) é beeeem melhor". Eu lembro que quando comprei a minha, toquei junto uma Standard para comparar, e não sabia dizer qual era MELHOR. Só dava para saber que eram diferentes. No fim, a minha eu não troco - nem por um modelo mais caro - não empresto e não vendo.

Ah, e o braço sem verniz por trás é uma maravilha, não é? Lisinho lisinho. :)

Philsp
Veterano
# set/09
· votar


Bog
Cara, esse braço é um tesão mesmo!
Faz tempo que eu não toco em uma guita tão confortável....

joaormrt
Veterano
# set/09
· votar


do caralho!
posta umas fotos ai pra nos
abraçao

alele
Veterano
# set/09 · Editado por: alele
· votar


Philsp
vou dar uma complementada no review... embora uma coisa continua a me confundir que não tirei a limpo. a minha foi comercializada sob o nome "Gibson Les Paul Studio Faded" e tem o acabamento Worn Cherry, mas acredito que seja a mesma guitarra que a "vintage mahogany".

madeira: toda em mogno, corpo com câmaras. alguns puristas dizem, que mané guitarra oca! tem que ser sólida! pesada! densa! true! como tenho problema de coluna, então não tenho do que reclamar.
timbre: ainda estou na cabeça que o timbre dela é um pouco fechado... acredito que seja por conta do tampo de mogno ao invés de maple.
versatilidade: toca de tudo, até metal, contrariando o que o amigo disse. depende do resto do equipo tb né. toquei com ela num amp custom hi gain e o resultado foi de derrubar o quarteirão.
tarrachas: bacanas as tulipinhas, não vejo necessidade de trocá-las por enquanto. desde que as cordas sejam enroladas direito nelas.
sustain: excelente.
braço: acho que não gostei muito do feel do neck "pelado" acho que pra mim uma camada de tinta ia bem. tá vendo como é pessoal, isso... mas tb não é nada que não me acostume.
acabamento: bem que eu preferia que fosse uma standard honeyburst ou tobacco burst em nitrocelulose brilhante, com binding no corpo, e todas essas frescuras, mas como a grana tava curta, peguei a mais barata mesmo.
nut: pecou nesse ponto... senti as cordas prenderem um pouco... dava pra ouvir elas estalando no nut quando afinava: *ting* dei uma lixada nos sulcos e passei grafite quando fiz a troca de cordas e melhorou nesse aspecto. já vi outros usuários reclamando do nut no site oficial da gibson.

é uma excelente guitarra. tenho curiosidade de trocar a ponte/tailpiece por tonepros, mas vai ficar pro futuro...

ah, o problema dela é que ela tá soltando um pouco de tinta... talvez por ser nova... o case tem o forro interno branco e a parte onde o braço vai apoiado tá todo avermelhado. e às vezes quando fico suado no ensaio minha camisa sai manchada.

Philsp
Veterano
# set/09
· votar


alele
Engraçado, no meu case tambem tem uma manchinha no mesmo lugar...
A faded e a Vintage mahogany são a mesma coisa, mas em épocas diferentes...
A minha tem muito brilho cara, até fecho o tom às vezes... Sobre o metal, faz sentido o que vc disse. Minhas distorções mais pesadas São um Big Muff e um Proco Rat, então, rola uma kiss no máximo...
Alias, alguem tem uma indicação de distorção bem pesada e equilibrada nas frequencias?

Socomegaton
Veterano
# set/09
· votar


Pô cara, gostei do review.
Sendo Gibson, é difícil não querer ler rs.

O único porem:
A partir de agora, a imagem de uma pessoa soltando um pum na escala de uma Gibson talvez faça parte dos meus próximos pesadelos hehehe.

Philsp
Veterano
# set/09
· votar


Socomegaton

auhauhuhahaaauhuhuhahahauahauhahaua

Fiquei rindo sozinho do seu comentário...
Parece até uma cena do Billy e Mandy....

Abs

Philsp
Veterano
# abr/10
· votar




cadojapan
Veterano
# abr/10
· votar


Philsp
Parabens cara...bem vindo ao seleto grupo dos possuidores dessa guita...a minha eh exatamente igual a sua, fiquei aliviado ao saber da tinta manchando o case..pensei que era soh a minha!! Parabens ai e trate bem essa coisinha linda!!

xExLucasx
Veterano
# abr/10
· votar


Põe a dist!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

thmenezes_RJ
Veterano
# abr/10
· votar


Philsp

belezura hein? Parabéns pela guitarra.

Posta umas fotos aí pra galera ver.

Abraço

Philsp
Veterano
# abr/10
· votar


Vou outro com drive já já...

Philsp
Veterano
# abr/10
· votar


Então, eu to aqui na escola que eu dou aula, e só to com a minha pedaleira quebra-galho aqui. É uma Zoom(bido) 606. O drive vai soar artificial, mas é melhor que nada. E o amp ajuda...

Philsp
Veterano
# abr/10
· votar




1º um crunch, 2º uma distorção moderada e 3º uma distorção um pouco mais forte com delay.

Meu computador não grava direito, então às vezes parece que tem um tipo de filtro na guitarra, mas não tem. A pedaleira que estou usando é só de quebra-galho, é uma Zoom(bido).... Bem abelhuda..... Minha outra (a oficial) não está aqui.... O amp é legal: é um Giannini Jet Sound 1968.
No mais, perdoem os licks chinfrins, eu estava apenas brincando ser pensar direito no que ia tocar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review de Gibson Les Paul Vintage Mahogany