Improvisação: por onde começar?

Autor Mensagem
Loues
Veterano
# set/09


E aí pessoal do FCC! Queria saber se alguém pode me ajudar...
Meu problema é o seguinte: já usei a busca e achei muita coisa sobre escalas, modos, sistema CAGED e mais um monte de outras coisas; mas é tanta informação que eu nem sei por onde começo... toco violão faz um ano e meio, mais ou menos, e até entendo boa parte de teoria.
Se alguém aí puder me passar algumas dicas de estudo, sei lá, ficaria muito agradecido...

maniac123
Veterano
# set/09
· votar


Começa pelo blues, é bom pra pegar fluência, dinâmica e espressividade.

cortesx
Veterano
# set/09
· votar


Topicos essenciais do forum já tem um pá de relação de estudos

Compre/baixe um livro e siga-o, é o melhor e mais fácil, use o fórum para tirar duvidas

Loues
Veterano
# set/09
· votar


maniac123
valeu a dica! mas, assim, só sei um shape basicão da escala menor pentatônica, e não sei de cor todas as notas do braço, como eu faço pra tocar as outras notas? é que chutando a gente acaba errando muito...

Loues
Veterano
# set/09
· votar


cortesx
valeu, vou dar uma olhada agora lá!

thegreen-eyedmonster
Veterano
# set/09
· votar


Loues

Aff, to tentando posta faz uns 10 minutos, mas o Pc trava.

Cara, não tem segredo. Com umas escalas e uns arpejos vc pode dar uma boa improvisada. Pega umas escalas (pentatônica, pentablues, e depois modos gregos) e uns arpejos. Pronto! já da pra dar uma boa improvisada!

Loues
Veterano
# set/09
· votar


thegreen-eyedmonster

Eu até sei um shape da escala maior e um da menor, mudando um pouco eles eu sei fazer os modos e talz, mas como eu faço pra achar as notas de fora desse shape?

thegreen-eyedmonster
Veterano
# set/09
· votar


Loues

As notas no braço (na afinação padrão):
0 - 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10 - 11 -12
e| E - F- F#- G- G#- A - A#- B - C - C# - D - D# - E
B| B- C- C#-D- D#- E - F - F#- G - G# - A - A# - B
G| G- G#-A -A#- B - C - C# - D - D#- E - F - F# - G
D| D- D#-E - F - F#-G - G# - A - A# - B - C - C# - D
A| A-A#-B - C- C#- D - D# - E - F - F# - G - G# - A
E| E - F- F#- G- G#- A - A#- B - C - C# - D - D# - E


E assim continua. A 12 é como se fosse a 0. a 13 como se fosse a 1, entendeu?

A=Lá
B=Si
C=Dó
D=Ré
E=MI
F=Fá
G=Sol

#=sustenido
b=bemol

D#=Eb

Fico confuso mais acho que dá para entender.

Loues
Veterano
# set/09
· votar


thegreen-eyedmonster

sim deu pra entender na boa,
mas tem que decorar tudo isso, nota por nota?!

thegreen-eyedmonster
Veterano
# set/09
· votar


Loues

Cara, sabe o shape maior ou menor de uma escala, dá para você fazer toda a escala!
Pega o shape maior (ou menor) e usando a "tabela" que eu fiz ai em cima, anota todas as notas que deu (a pentatônica serão 5 notas diferentes). Depois de anotar, tente construir o resto da escala com essas notas (contando todos os shapes da pentatônica, serão 5. você só precisa construir 3)

Daqui um tempo vou escrever um tópico explicando como construir as escalas sabendo apenas um shape.

keitisk8
Veterano
# set/09
· votar


sim...
toque musicas vendo o que voce toca ...

eu tenho decor depois de tanto powerchord

thegreen-eyedmonster
Veterano
# set/09
· votar


Loues

Na verdade, não decorar, mas sim saber.
Sabendo pelo menos onde fica 4 notas em cada corda, já da para você descobrir onde está o resto.

Ex: sabendo B, D, e F você já sabe onde fica o resto das notas.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# set/09
· votar


keitisk8

você também é da turma dos powerchords?

ahshuahuasashuhuas

Loues

Uma boa dica como o keitisk8 disse, é fazer powerchords.

Loues
Veterano
# set/09
· votar


thegreen-eyedmonster

deixa ver se entendi,
tu diz pra eu marcar nessa tabela só as notas da escala, e baseado nessas marcações fazer o que seriam outros shapes da mesma escala. é mais ou menos isso?

thegreen-eyedmonster
Veterano
# set/09
· votar


Loues

Isso mesmo!
Depois que você terminar os shapes, lembre-se que eles devem se encaixar, como peças de quebra-cabeça

Loues
Veterano
# set/09
· votar


to ligado, power chords ajuda bastante, mas só pras 3 cordas mais graves, pras agudas acho que vou ter que fazer uma forcinha a mais...

Loues
Veterano
# set/09
· votar


valeu pelas dicas aí, povo!
daqui a pouco vou dá uma estudada nisso tudo aí!

thegreen-eyedmonster
Veterano
# set/09
· votar


Loues

Eh mesmo.

thegreen-eyedmonster
Veterano
# set/09 · Editado por: thegreen-eyedmonster
· votar


Loues

Isso mesmo! Vá estudar! Não fique na frente do computador o dia inteiro e não inventa de tocar quando o pai está em casa ameaçando te jogar pela janela! (isso acontece comigo)

Loues
Veterano
# set/09
· votar


thegreen-eyedmonster

Isso mesmo! Vá estudar! Não fique na frente do computador o dia inteiro e não inventa de tocar quando o pai está em casa ameaçando te jogar pela janela! (isso acontece comigo)


HUAHUAHUAHUA! Mto bom, melhor conselho!

thegreen-eyedmonster
Veterano
# set/09
· votar


Loues

Vou virar conselheiro quando crescer (nem sei se isso ainda existe, ach que acabo em 1500 e bolinha)

Loues
Veterano
# set/09
· votar


thegreen-eyedmonster

boa sorte com a futura profissão, então...
Na boa, acho que vou começar a estudar agora, antes que eu termine entupido de informação ou comece a falar asneira, jogando fora meu precioso tempo livre...

Loues
Veterano
# set/09
· votar


Mais uma vez obrigado a todos que colaboraram e até mais!

Broderick
Veterano
# set/09
· votar


Quando estiver improvisando, lembre-se:

Não seja apenas um mero tocador de licks!

Loues
Veterano
# set/09
· votar


Broderick

Quando estiver improvisando, lembre-se:

Não seja apenas um mero tocador de licks!


e como eu faço isso?

thegreen-eyedmonster
Veterano
# set/09
· votar


Loues
ah! lembrei:
Quando eu improviso, eu presto mais atenção na base do que no meu solo. eu ouvindo a base o solo sai sozinho. eu praticamente sinto a música, e toco uma coisa que para mim ficaria bom para a base. Tente fazer isso também!

Loues
Veterano
# set/09
· votar


thegreen-eyedmonster

ah! lembrei:
Quando eu improviso, eu presto mais atenção na base do que no meu solo. eu ouvindo a base o solo sai sozinho. eu praticamente sinto a música, e toco uma coisa que para mim ficaria bom para a base. Tente fazer isso também!



Valeu! Vou me lembrar disso também

Broderick
Veterano
# set/09
· votar


Broderick

Quando estiver improvisando, lembre-se:

Não seja apenas um mero tocador de licks!


e como eu faço isso?


Tipo, um lick é uma frase que você já tem decorada... tipo aqueles bends na penta que todo mundo faz. Se o seu improviso for apenas um aglomerado de licks, na verdade não será um improviso, e não soará natural. Procure se repetir o mínimo possível, diversificar bastante o fraseado... assim seu improviso será realmente interessante.

Loues
Veterano
# set/09
· votar


Broderick

Tipo, um lick é uma frase que você já tem decorada... tipo aqueles bends na penta que todo mundo faz. Se o seu improviso for apenas um aglomerado de licks, na verdade não será um improviso, e não soará natural. Procure se repetir o mínimo possível, diversificar bastante o fraseado... assim seu improviso será realmente interessante.


Ah tá, entendi agora. Mas tu acha que é bom pegar alguns licks como base, ou é melhor esquecer eles e ser o mais autônomo possível?

thegreen-eyedmonster
Veterano
# set/09
· votar


Loues

Pega alguns sim. Eu faço isso as vezes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Improvisação: por onde começar?