Gibson signature Hendrix? Sem comentários!

Autor Mensagem
Alex Vaughan
Veterano
# set/09
· votar


Logo a Fender vai lançar uma Page signature.

MMI
Veterano
# set/09
· votar


Alex Vaughan
É que as Fender dele são meio que sumidas, eu nunca vi... Mas uma Fender Stairway to Heaven seria o bicho!

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


MundoGuitarra
Essa da Jaguar eu não sabia cara, interessante, nunca imaginei isso, já vi até escrito em algum lugar que uma das primeiras guitarras do Hendrix foi uma mustang, mas sei lá se isso é verdade. O radius da escala da Jaguar e Mustang é extremamente abaulado, complica mais na hora dos bends, mata as notas, mas Hendrix é Hendrix né, hehehehe,lógico que isso não seria problema pra ele.

Cara isso é uma meia verdade, tipo o raio da escala duma Jaguar é 7,25", o mesmo das Strato e Tele da época, Strato e Tele com raio maior só surgiu bem depois, de meados dos anos 70 pra começo dos 80, que foi quando o raio subiu pra 8,75" e 9,5".

Então a dificuldade de fazer um bend numa Jaguar, naquela época era a mesma de uma Strato, mas como ele usava ação alta pra caramba, não tinha muito problema não, pq o preto mor das guitarras distribui bends com fartura... hehehehehehe

Hendrix foi sobretudo um grande experimentalista, então não é de se espantar que tenha buscado diferentes sonoridades com modelos distintos de guitarras e configurações de captadores, esse era o espírito Hendrix.

Isso é uma grande verdade, as experimentações dele só encontravam paralelo na época nos Beatles e anos antes com o Les Paul, que no fim foi quem começou essa loucura por efeitos e overdubs, da qual o Hendrix foi um dos representantes mais significativos.

MundoGuitarra
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix

Cara, se bem que tava pensando aqui e até editei minha colocação, mustang foi lançada em 64, então acho que to fazendo confusão.

abraço pessoal

jacksonfive
Veterano
# set/09
· votar


olhem esse video aqui é de 1965 !!!

jacksonfive
Veterano
# set/09
· votar


olhem ele todo , o hendrix aparece nos 12 segundos !!! eu só num sei ci é uma jaguar ou mustang

EADGBE
Veterano
# set/09
· votar


Essa guitarra que a Gibson está querendo fazer é puro marketing, bem coisa da irmã do Jimi mesmo...
Realmente ele usou muitas Gibsons e usou Fender Jaguar em várias gravações, nas últimas gravações Jimi usou Gibsons com mais frequência realmente, materiais que viraram o First Rays of The New Rising Sun, mas Jimi foi imortalizado por usar Fender e é essa imagem que ele deixou para a maioria, eu particularmente gosto muito das músicas Axis: Bold As Love, May This Be Love, One Rainy Wish, If 6 was 9, todas do Band of Gypsies, Have You Ever Been que é bem Strateira... enfim, Jimi foi o guitarrista que melhor explorou uma Fender Stratocaster.
Jimi usava 012???
Até onde eu sei ele usava 010 e 09, e muitas vezes ele experimentou cordas híbridas, misturava cordas de vários jogos diferentes e usava nas susas guitarras. Jeff Beck mesmo disse que na época Jimi usava essas cordas, porém com uma ação super alta.
Angel foi gravada com a Flying V, porém essa música foi composta p/ a mãe que faleceu quando ele era ainda um adolescente.
Mas a grande verdade é que Jimi sabia explorar como ninguém o potencial de qualquer guitarra.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Alex Vaughan
Logo a Fender vai lançar uma Page signature.

Sendo a Dragon Tele e não aquela porcaria de Strato verde cor de burro com nausea que ele usava vez por outra... está ótimo.

Aí eu outro caso de cara que existe toda uma mistica em cima de ser usuário de Les Paul e na verdade ser um grande usuário é de Fender, já que boa parte dos classicos do Zeppelin, de acordo com o proprio Page foram gravados com Fender, inclusive Staiway to Heaven que foi gravada com uma Fender Electric XII e a uma das Telecasters dele.

http://www.geeks.co.uk/wp-content/uploads/2009/08/Jimmy-Page.jpg

http://www.modernguitars.com/imagefiles/jimmypage/tele.gif

http://img.photobucket.com/albums/v40/fabgear/Jimmy%20Page%20Tele/ppdo nesmall13.jpg

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


EADGBE
Até onde eu sei ele usava 010 e 09, e muitas vezes ele experimentou cordas híbridas, misturava cordas de vários jogos diferentes e usava nas susas guitarras.

Aí é algo pra se morrer discutindo, o Eddie Kramer, o Buddy Guy e o Clapton sempre dizem que ele usava cordas bem grossas, inclusive o Buddy Guy, na video aula dele da série Hot Licks, disse que passou a usar 012 depois que ganhou um jogo dessas cordas do Hendrix e porquê o graves que ele tirava tinham surpreendido ele.

Nos anos 60 não tinha corda 009 comercialmente pra vender, e acredito que mesmo 010 era bem dificil encontrar com a terceira corda desencapada, já que o Clapton diz que pra conseguir um jogo de cordas 010 com terceira desencapada ele em geral trocava a terceira corda por uma corda de Banjo.

EADGBE
Veterano
# set/09
· votar


Legal cara, jurava que Jimi usava cordas mais leves, vejo alguns videos como o de Red House no Woodstock e aquelas cordas parecem ser super leves tbém.

jm17
Veterano
# set/09
· votar


esse topico me faz ouvir o eletric ladyland inteiro :)

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


EADGBE
Legal cara, jurava que Jimi usava cordas mais leves, vejo alguns videos como o de Red House no Woodstock e aquelas cordas parecem ser super leves tbém.

O que é provavel é que ele devesse usar o que aparecia pela frente, especialmente com strato já que elas sempre viravam lenha no final do show... hehhehehe

jacksonfive
Veterano
# set/09 · Editado por: jacksonfive
· votar


EADGBE
Legal cara, jurava que Jimi usava cordas mais leves, vejo alguns videos como o de Red House no Woodstock e aquelas cordas parecem ser super leves tbém.
cara , a mão do negão era uma cepa !!!

MundoGuitarra
Veterano
# set/09
· votar


jacksonfive

É uma Jaguar ou Jazzmaster,

abraço

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


jacksonfive
olhem esse video aqui é de 1965 !!!
olhem ele todo , o hendrix aparece nos 12 segundos !!! eu só num sei ci é uma jaguar ou mustang

Cara, não vou dizer com 100% de certeza pq a imagem é muito ruim e tem uma das bichonas só rebolando na frente dele, mas pelo tamanho dos caps pra mim isso é uma Jazzmaster.

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


jacksonfive: olhem esse video aqui é de 1965 !!!

Macarena é mais antiga do que eu pensava... hehe

Abs

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


MauricioBahia

Heheheheehehehe

Só tu mesmo pra me tirar uma gargalhada dessas com tanta dor nas costas... hehehehhehe

Rod Turtle
Veterano
# set/09
· votar


nichendrix
Nunca vi o hendrix com uma sg black beauty, só com uma sg custom ivory. Poderia postar as fotos por favor?

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Rod Turtle
Nunca vi o hendrix com uma sg black beauty, só com uma sg custom ivory. Poderia postar as fotos por favor?

Cara eu até tenho essa imagem em algum lugar aqui, mas não prometo achar de primeira, mas eu vi a primeira vez em alguns dos videos do relacionado aos shows na BBC, ele toca boa parte dos covers com essa guitarra. A diferença dela pra Ivory que ele usava, era que a Ebony tinha a ponte fixa, enquanto a Ivory tinha Maestro Vibrola.

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


nichendrix

hihhihhi! Macarena na veia!

Abs

Ian Anderson
Veterano
# set/09
· votar


uma Flying-V com ponte maestro, também quero

eaté agora não intedo porque hendrix usava uma Jaguar ou uma Flying-V (que eh "bem confortavel" em estudio) e a Strato nos shows???

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Ian Anderson
eaté agora não intedo porque hendrix usava uma Jaguar ou uma Flying-V (que eh "bem confortavel" em estudio) e a Strato nos shows???

Ele usava ao vivo, com menos frequência, e creio que seja pelo mesmo porque nenhuma Strato saia "viva" dos shows dele e as outras sempre voltavam inteiras pra casa.

Na época uma Jaguar era mais cara que uma Strato, uma Flying V era mais de 300 dolares... uma Strato não passava muito de 100 dolares. Segundo o Buddy Miles o fato de elas serem boas e baratas foi um dos motivos de elas terem caido no gosto dele.

O Buddy Clontz um coroa q sempre toca no Youtube e tem umas 3 Stratos datadas entre 68 e 72, ele vive dizendo que na época que comprou elas, quando tinha 15 pra 16 anos era a unica guitarra que um adolescente trabalhando em meio periodo podia ter, que apesar de hoje valerem muito, a mais cara delas foi 100 dolares.

Ian Anderson
Veterano
# set/09
· votar


uma Strato não passava muito de 100 dolares.

Bons tampos aqueles em que se via um Fender Americana por U$$100, hoje só se encontra Squiers baratas por esse preço.

No outro tópico disse que eu não perdi nada (das souther cross), depois disso ou vi que perdi (ou vou perder) muita coisa para conseguir uma dessas.

Agora sim vejo que eu nasci na época errada. 8P

Rod Turtle
Veterano
# set/09
· votar


Ian Anderson
Acontece que 100 dólares atualmente não são 100 dolares antigamente.

Ian Anderson
Veterano
# set/09
· votar


Rod Turtle
Acontece que 100 dólares atualmente não são 100 dolares antigamente.

Pra falar a verdade são, o que mudou foi a moeda brasileira

Outra coisa que mudou era que na época e Fender tinha um lema Vender mais por menos, ela concorria direto com a Danelecro (Reza a lenda em que um ano a Danelectro conseguiu fazer uma Strato melhor que a Fender, e foi apresentada num "salão de musica" em frente ao stand da rival deixando Leo Fender com os cabelos em pé)

O nichendrix pode confiramar se eh verdade ou não.

LucasGuitarMaster
Veterano
# set/09
· votar


foda-se se nao é a fender que vai fazer, vai ser foda de qualquer jeito

Excelion
Veterano
# set/09
· votar


Faltou a Ibanez Eric Clapton Signature, a Schecter SRV signature e a Fender Slash Signature.


Mas agora de boa, apesar dele tocar em Gibsons, não ficou legal esse lançamento. Nem todo mundo sabe e pra maioria vai parecer oportunismo da Gibson.

nichendrix
Veterano
# set/09
· votar


Ian Anderson
No outro tópico disse que eu não perdi nada (das souther cross), depois disso ou vi que perdi (ou vou perder) muita coisa para conseguir uma dessas.

Cara, eu digo que você não perdeu muita coisa, porque até mais ou menos 1994, era realmente muito chato achar equipamentos de qualidade no Brasil, você achava no Rio ou em Sampa, mas no resto do Brasil era muito difícil.

E mesmo em Sampa tu não encontrava facilmente equipamentos muito além de uma American Standard ou Southern Cross. E esses instrumentos chegavam aqui por um preço absurdo até pros padrões de hoje, a maioria tinha que se virar com Gianinnis, sendo que a top era a Trilogy, que era um projeto de RG até legal, mas muito capenga em qualidade se comparado com as Ibanez e Jackson. Sem contar que a inflação era tão animal que as coisas praticamente dobravam todo mês (apesar de que como eu era criança só sentia isso na hora de comprar chiclete.. eheehhee)

Diferentemente do que aconteceu entre 1994 e 2002, onde o dolar e o real tinham +- paridade, e vc comprava instrumentos por preços até justos.

Ian Anderson
Pra falar a verdade são, o que mudou foi a moeda brasileira

Cara a moeda mudou pra eles também. Por mais que a inflação deles seja pequena, ela existe, outro fator é que o ramo em que eles atuam, antes não tinha quase nenhuma regulamentação, hoje a regulamentação nos USA é enorme, antes o protecionismo era minimo, já que nem concorrentes eles tinham, hoje é enorme, os custos também aumentaram muito. Sem contar com o valor percebido desses instrumentos já que muita gente famosa passou a usá-los.

A Les Paul que no final anos 60 custava na casa 300 dolares, era considerada uma guitarra muito cara, lembro de um cara num forum gringo dizendo que pra comprar a primeira ES-345 dele, quando era adolescente, teve que trabalhar um verão inteiro e juntar a grana pra pagar os absurdos $345 dolares que era o retail price dela na época.

Enfim, as coisas mudaram, é certo que o salario deles subiu muito nesse periodo, da mesma forma, o preço dos instrumentos, mas via de regra mesmo lá hj é um pouco mais caro do que era, porque além da valorização da renda e dos produtos, a inflação e as regulamentações e impostos também adicionaram bastante valor ao preço final.

O nichendrix pode confiramar se eh verdade ou não.

Cara, dessa eu nem sabia, sabia que a Fender concorria com a Danelectro, Epiphone e a Silvertone como uma linha de guitarras bem baratas, mas esse detalhe específico eu não sabia... enfim vivendo e aprendendo... hehehehehehe

Excelion
Mas agora de boa, apesar dele tocar em Gibsons, não ficou legal esse lançamento. Nem todo mundo sabe e pra maioria vai parecer oportunismo da Gibson.

Mas é oportunismo, tu acha que essas linhas signatures são o que? Uma tentativa das marcas ganharem em cima dos famosos que dão know-how à marca.

O Eric Johnson é um doido que diz q ouve a diferença entre plug de dourado e prateado, vamos fazer uma Fender Eric Johnson pq aí todo mundo vai achar que é algo superior e a gente pode combrar mais caro, fulano está fazendo sucesso, vamos dar guitarras de presente pra ele e pagar ele pra usar nossos instrumentos, pra que todos os adolescentes que o idoletram comprem nossas guitarras.

Enfim isso é puro oportunismo, pelo menos com a Gibson você pode esperar alguns dos melhores instrumentos e padrões de qualidade que o dinheiro pode comprar.

E nem acho que o trabalho da irmã do Hendrix seja ruim, ela conseguiu resolver muita pendenga, conseguiu modernizar o Electric Ladyland Studios que hoje está entre os melhores do mundo, e anos antes estava meio abandonado por conta das disputas judiciais pelo patrimonio dele. Ela renegociou os contratos para reeditarem os discos dele e reeditarem muitos dos Live que antes eram só bootlegs, e de quebra trouxe o Eddie Kramer, o engenheiro de som original do Hendrix para remasterizar todos os discos. Mantém uma escola para ensinar crianças carentes e de quebra ainda financia algumas pesquisas que tentam explorar o futuro da guitarra, como uma guitarra que a Fundação hendrix lançou que ensinava a pessoa a tocar por meio de leds, vc ligava a guitarra no computador e ela ia ligando os leds correspondentes às notas que estavam na partitura.

Enfim pra mim o trabalho dela tem sido muito legal, e obvio ela ganha muita grana com isso, o que é natural, afinal quem ia fazer isso tudo de graça??

Excelion
Veterano
# set/09
· votar


Por parecer eu digo extremamente óbvio, na cara =]

Rod Turtle
Veterano
# set/09
· votar


Ian Anderson
Pra falar a verdade são, o que mudou foi a moeda brasileira

Óbvio que não cara, em 50 anos você acha que não teve inflação?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson signature Hendrix? Sem comentários!