Desmistificando a Velocidade na Gutiarra (E o Recorde Mundial)

Autor Mensagem
Jg Destroyer
Veterano
# set/09 · Editado por: Jg Destroyer
· votar


EDIT

londrer
Parabéns pela matéria cara, muito boa!

londrer
Veterano
# set/09
· votar


FeaR-ME
1 - Ele tocou a 320bpms MAS:

2 - Não foi em velocidade constante de 4 notas por batida


Qual sua orientação música msm?
Vc sabe o q são semicolcheias?
Vc deveria saber q c vc toca uma música inteira em semicolcheias vc tem q manter a digitação no tempo certo, né?
Portanto vc mantem uma velocidade constante. Mesmo q ele tenha variado milisegundos (ouça o video e perceba q ele praticamente não erra) ele manteve 4 notas por batida sim. Eu não to supondo q ele executou, eu to afirmando com base em fatos e video. Uma música inteira em semicolcheia e um guitarrista executando ela perfeitamente.
Porra... q ele seja um bosta (não é) e tenha errado a música inteira (não errou) e mantido por UM SEGUNDO a música no andamento certo. Ele bateu os 21,33... é nisso q eu quero chegar. q ele tenha chegado a 22, pq ele atrazou aki ou ali e teve q acelerar (isso seria uma média) mas ele não atrazou ele foi perfeito na execução

C eu to falando com alguem q não se deu o trabalho nem d ver o video, sinto muito.

londrer
Veterano
# set/09
· votar


Jg Destroyer

Muito obrigado!

londrer
Veterano
# set/09
· votar


GuitarUser

Da tbm, mas é um metodo bem retrogrado c tratando d uma música linear (sem variação de velocidade nem dinamicas)
E eu ainda teria o problema pra identificar, em camera lenta, qnd teria se passado apenas um segundo

nofear
Veterano
# set/09
· votar


londrer
Ok!
Mas ele tocou ela em semi colcheias????

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09
· votar


fill.zanchez

Como ler esse tópico:

1 - respirar fundo...
2 - ler os sub-títulos pra ver se são interessantes (caso não goste nem comece).
3 - largar um f***-se e começar a ler!!!


Tentei cara, mas na hora da 2, me desmotivei. Na 3, então chutei o balde. Deu não.

nofear
Veterano
# set/09
· votar


londrer
Teria que pegar o arquivo de audio, separar 1 segundo ou mais e tocar em baixa BPM!

FeaR-ME
Veterano
# set/09
· votar


Qual sua orientação música msm?

Nenhuma, eu só frequento aqui porque o fórum de matemática é muito parado..

Bom, acabou meu trampo, to indo pra casa, e lá eu não me extresso com FCC.

Vou deixar pros músicos de verdade (pq eu não sou um né), e que entendam de matemática (pq eu não sei nem o que é média), e que tenham paciência (o excesso de "e" foi erro mesmo pq sou ruim de português, não foi pra enfatizar), vou deixar para eles a difícil tarefa de lhe convencer que você tá errado.

Obrigado pelos fios de cabelo na minha mesa.

/FeaR-ME Logout.

londrer
Veterano
# set/09
· votar


nofear

Então... a peça q ele toco é em semicolcheias. É um tema em escala cromática.
Ele começa tocando na velocidade normal q é 170 bpm e é absolutamente audivel para qq um d nós identificar o andamento e a divisão (semicolcheias)... dali em dicante ele aumenta as BPMs e não as divisões.
C fosse o contrario... ele tocasse em sextina, depois em fusa, depois de fusa tercinada, ai eu nem tinha começado a escrever o artigo.

Mas por ser uma execução linear com aumento d velocidade (dos BPMS) e não das figuras ritmicas, é um aumento linear d velocidade. E outras, eu toco essa peça na guitarra tbm (a 170 lógico) então não to escrevendo algo sem ter estudado sobre o assunto antes. É uma reportagem séria, os cálculos foram revisados e eu não escrevi pra humilhar ninguem, escrevi pra mostrar q é rapido? É rapido PRA KRALHO, mas com os números certos

Jinkxs
Veterano
# set/09
· votar


londrer

O FeaR-ME tá certo..... você fez uma conta matemática que demonstra que o Della Vega tocou a Flight of the Bumble Bee numa velocidade média de 21,33 notas por segundo.

Vou descrever outra situação pra ilustrar:

Fiz uma viagem de 100 km de São Paulo à Boituva em exatas 2 horas. Vejamos.... 100 Km divididos por 120 minutos dá 0,8333 km por minuto. 0,8333 vezes 60 minutos dá exatos 50 km/hr.

Abaixo segue a conta em grafia matemática.
100/120 = 0,8333 (Km por minuto)
0,8333*60 = 50 (Km por hora)

Esse valor (50 Km/hr) é a velocidade média, pois eu não passei a viagem inteira andando à constantes 50 km/hr, muito pelo contrário.... no trecho urbano peguei sinais (0 Km/hr), tráfego etc... enquanto na estrada cheguei à picos de 140 Km/hr(velocidade máxima).

Com certeza o mesmo raciocínio pode ser aplicado na execução da música pelo Della Vega..... ou seja.... seu cálculo é a média de NPS, não a velocidade máxima.

Refaz o seu artigo cara..... tá falando abobrinha aí....

nofear
Veterano
# set/09
· votar


londrer
iiiiihhh!
Cara parabéns pela materia, foi perfeita! Vc desmistificou o recorde e o Guiness! Tenta desmistificar mais algumas coisas com a sua matematica avançada!





Pode fechar o tópico já???

londrer
Veterano
# set/09
· votar


nofear

É... eu posso fazer isso. Vou procurar algum dispositivo no Sonar 8 pra abaixar a velocidade (nunca precisei fazer isso, então num sei onde tem)... c eu conseguir algo posto aki

r2s2
Veterano
# set/09
· votar


Caraio, como nego fala merda.

Aliás, cadê esse recorde no Guinness?

Les Guitar
Veterano
# set/09
· votar


londrer
Apesar de detestar matemática e ela me detestar, achei o texto bem interessante!

londrer
Veterano
# set/09
· votar


Jinkxs
Diferente do carro, se tocar uma peça com uma velocidade fixa vc não precisa fazer média... vc pode cortar qq segundo dela e verá q tem 21,33 notas.

nofear
É eu tava achando msm q eu ia ter q por um matemático profissional pra fazer isso. quem vc prefere? Algum kra da Nasa? C um deles falar q eu to certo vc concorda?

Eu vou parar o video e contar na mão, vou postar aki e quando v6 estiver com a cara no chão eu fecho o tpico

;)

thmenezes_RJ
Veterano
# set/09
· votar


londrer

Porra, sou engenheiro cara... até pra mim isso é chato !!!

jacksonfive
Veterano
# set/09
· votar


o tiago della vegga faz 21,33 notas por segundo ?
eu achava qui ele fazia só umas 10 por segundo !!!
ele é rapido mais não soa rapido , soa fake !!!
o batio soa rapido !!!

londrer
Veterano
# set/09 · Editado por: londrer
· votar


thmenezes_RJ
Ta, onde eu errei?
Vc é o q tem mais credito pra mim.

Vamos la.

Quantas notas cabem em 1 segundo sendo tocadas em semicolcheias a 320 bpm?
Veja c a conta esta errada:
320 bpm com 4 notas por batida são 1280 notas, certo? Certo.
1280 notas em 60 segundos são 21,33 notas por segundo, certo? Certo.
Esse 0,33, só ta ai, pq foi o resuldado exato. Notas não tem metade, então são 21 notas em 1 segundo. O q tem d errado nisso?
C o kra tocar apenas um segundo com semicolcheias a 320 ele não vai tocar 21 notas?
É isso q eu to tentando falar o topico tdo.
A diferença é q a música tem mais q um segundo só.

Jinkxs
Veterano
# set/09
· votar


londrer

Cara... se a peça (ou o compasso em questão) é tocada numa velocidade constante então o valor de 21,33 notas por segundo está correto.... blz.

Mas a conta que você usou no primeiro post (e também a conta do exemplo dos hamburgueres) se chama média simples. Isso é um conceito matemático e não cabe discussão. A única situação onde o calculo da média simples coincide com o maior valor da série é no caso de uma série constante.

Complemente seu texto com estas informações se quiser que haja entendimento por parte de seus leitores..... e tire o exemplo dos hamburgueres, que além de infantil demais está errado....

londrer
Veterano
# set/09
· votar


AHHHHH

Entendi o que ta dando tanto problema.
É q pra eu calcular qnts notas tem em só um segundo eu preciso pegar um minuto inteiro pq a BPM é bpM (MINUTO) 320 BPM é equivalente a 5,33 BPS (e pelo amor d deus, isso ta mto certo)
320 - 60 segundos
x - 1 segundo
Regrinha de três? Isso mesmo.
5,33 BPS
Na música ele !SÓ! manda semicolcheias (PEGUEM A PARTITURA ANTES DE CONTINUAR), q são 4 notas por batida.
1 segundo tem 5,33 batidas q tem 21,33 notas

Agora eu usei média?

londrer
Veterano
# set/09
· votar


Jinkxs
Nossa... achei q ninguém fosse me dar alguma critica com algo q eu possa utilizar pra concertar o q causa tanta confusão

Vlw kra... agora vc me mostrou onde eu tenho q mudar algumas coisas pra facilitar o entendimento... não sou matematico, mas sei q, como a velocidade é constante, a conta c aplica.

punknemesismetal
Veterano
# set/09
· votar


londrer
Seus dados estão corretos cara. Parabéns, é isso mesmo.
O lance é que nem todo mundo quer acreditar que nenhum guitarrista toque acima de 21 notas por segundo.

Con licença que vou voltar a escutar BBKing eaueahuehuea.

SuperGeo
Veterano
# set/09 · Editado por: SuperGeo
· votar


Se a maior velocidade que o Della Vega tocou na música foi semi-colcheias a 320 BPM, O londrer está CERTO no cálculo dele.

Aliás será que só eu entendi que a musica inteira é tocada nessa velocidade?

Headstock invertido
Veterano
# set/09
· votar


- Exemplo comum: É aniversário do João, ele chamou seus 320 amigos do Orkut. Para não faltar comida ele encomendou 4 Hambúrgueres para cada amigo que ele convidou, portanto:
1amigo x 4sanduíches = 4 sanduíches
320amigos x 4sanduíches = 1280 sanduíches
Se para cada amigo João comprou um sanduíche, para 320 amigos ele comprou 1280 sanduíoches.


precisava mesmo?

r2s2
Veterano
# set/09
· votar


SuperGeo
Aliás será que só eu entendi que a musica inteira é tocada nessa velocidade?

Não, somos vários, mas estamos em silêncio deixando o pau comer.

cortesx
Veterano
# set/09
· votar


Ah... eu entendi o calculo, se fosse uma media da musica
ele teria que pegar todas as variações e dividi-las pelo número de variações...

Parabéns pelo tópico, e dica, deixe menos extenso para que tenhamos coragem de ler até o fim!

teuabreu
Veterano
# set/09
· votar


Muito bom cara, parabens.

A maioria das criticas são absolutamnente impertinentes, alguns nunca escutaram a musica para perceber a métrica da mesma

thomasmoura
Veterano
# set/09
· votar


londrer

Nunca imaginei que uma simples conta de dividir ia ser tão dificil do pessoal entender... É matemática básica!

Seus calculos estão corretos, nunca tinha feito a conta para esta musica, so para outros guitarristas (o marty friedman por ex. toca 15 nps em sweep).

E só para complementar, 21 nps é rápido pra kct!

thanatos
Veterano
# set/09
· votar


Ainda to esperando pra ver um scan do guinness book com o nome do Della Vega...

LeandroP
Moderador
# set/09
· votar


Gostaria que vocês descem sua opinião

É pra descer a opinião?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desmistificando a Velocidade na Gutiarra (E o Recorde Mundial)