Desmistificando a Velocidade na Gutiarra (E o Recorde Mundial)

Autor Mensagem
londrer
Veterano
# set/09 · Editado por: londrer


Há muito tempo nós guitarristas somos bombardeados por solos cada dia mais rápidos, cada dia mais virtuosos e cada dia mais difíceis. A disputa de quem é mais rápido que quem é inevitável, são tantos guitarristas envolvidos com a arte de "fritar" suas guitarras e seus dedos que a própria natureza humana gera a competição.
Muitos mitos foram criados sobre quem é o guitarrista mais rápido, mas especialmente sobre quão rápido ele é. Partindo das 20 notas por segundo temos quem diga que já ouviu 21, 23, 24, 26 e até 38 notas. É isso que venho hoje discutir com vocês, trazendo dados atuais e conceitos da matemática básica para calcular quantas notas por segundo fazem o recorde mundial de velocidade na guitarra.
Primeiramente temos que saber de quem é o recorde. Hoje o detentor dessa façanha, com direito a Guinness Book e tudo mais, é o brasileiro Tiago Della Vega. Ele executou a peça clássica Flight of the Bumble Bee, do compositor russo Rinsk Korsakov quase dobrando sua velocidade. Analisaremos aqui quão veloz foi sua execução.
Flight of the Bumble Bee é um peça que, adaptada para a guitarra, é tocada originalmente a 170BPMs, porém, durante o recorde, foi executada a 320BPM. A partitura dessa peça é coberta por semicolcheias (4 notas por batida) em toda sua extensão. Por tanto, calcularemos a velocidade que se atinge tocando-na nesse andamento.
(Antes disso, levem em conta que esse é o recorde mundial reconhecido pelo Guinness Book, ou seja, ninguém até hoje provou ser mais rápido oficialmente, nem mesmo o próprio Tiago Della Vega, detentor do atual recorde)
A conta usada para chegar nas "Notas por Segundo" é simples e qualquer um de nós pode aplicá-la sem dificuldade.

1º Passo: Os Dados- Velocidade do Recorde Mundial: 320 batidas por minuto
- Velocidade das notas: Semi-colcheias (4 notas para cada batida)
- 1 minuto = 60 segundos
- A música segue em semicolcheias o tempo todo, portanto não há variação de velocidade e nem de tempo (BPMs). Mesmo que calculássemos a velocidade média, o resultado seria o mesmo, mas pegaremos apenas um segundo da música.
Obs: Vou levar em conta que Notas e Palhetadas tem o mesmo significado para efeito de contas, porque se não vamos sempre ter um chato para falar "Ele faz ligatos e isso não é a mesma coisa que palhetar" e não é, mas para efeito prático e para fazer contas eu não vou diferenciar os dois.

2º Passo: Calculando as Notas por Segundo- Em um minuto nós temos 320 batidas, logo, em um segundo:
320batidas / 60segundos = 5,33batidas
- Para cada batida são executadas 4 notas em semicolcheias, que, por definição, são lineares, contínuas e sem variação rítmica, portanto:
5,33batidas por segundo x 4semicolcheias por batida = 21,33 notas por segundo

Chegamos então à conclusão de que, atualmente, o recorde mundial é de 21 notas por segundo (21,33 para o número exato). Mas antes de finalizar, vocês devem estar se perguntando: "Mas o Malmsteen faz 22, o Petrucci faz 23, o Steve Vai faz 21, o não-sei-quem faz 25".
Pois então trago para você uma formula básica para calcular quantas notas o seu guitarrista preferido faz por segundo naquela música mais rápida do CD. Basta você pegar o fraseado que você quer saber e colocar os dados da música aqui. Lembre-se de que deve ser um fraseado (ou parte dele) que utiliza apenas uma figura rítmica (colcheia, semicolcheia, com ou sem tercinas).

Fórmula da Velocidade na Música:

Notas por Segundo = Batidas por Minuto x Notas por Batida
.......................................................60 Segundos

Exemplo do Recorde Mundial:

Notas pó Segundo = 320batidas por minuto x 4notas por batida = 21,33
.............................................................60segundo s

Lembre-se que a música que você escolhe não é tocada totalmente nessa velocidade e que há variações de ritmo, figuras e, às vezes, andamento. Mas a fórmula, se calculada com os dados da passagem mais rápida da música, te darão a velocidade máxima que seu guitarrista preferido atinge durante essa execução.
Exemplo:
Nova Era – Angra (Segundo solo do guitarrista Kiko Loureiro)
NPS = 170BPMs x 4(semicolcheias) = 11,33
....................60segundos

Assim, termino aqui esse artigo. Espero que vocês tenham gostado da análise e visto que o recorde é realmente rápido, mas agora com os números reais.
Vale lembrar que velocidade não é tudo e os grandes guitarristas não são só os virtuosos, mas também (e principalmente) aqueles que conseguem se expressar com a guitarra e passar seu sentimento pela música.

londrer
Veterano
# set/09
· votar


Ah propósito, eu estou começando a trabalhar com reportagem sobre guitarras e guitarristas, mitos, lengas e fatos.

Gostaria que vocês descem sua opinião sobre essa (que será a estreante), mas ainda não está completamente finalizada

Curly
Veterano
# set/09 · Editado por: Curly
· votar


Tua demonstração conseguiu ser mais chata que o Della Vega...

fill.zanchez
Veterano
# set/09
· votar


Como ler esse tópico:

1 - respirar fundo...
2 - ler os sub-títulos pra ver se são interessantes (caso não goste nem comece).
3 - largar um f***-se e começar a ler!!!

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# set/09
· votar


Resumo do texto:
Blu blu blu blu blu blu blu blu


e um video pra mostrar o q eu penso de fritaçao

http://www.youtube.com/watch?v=F4OXrmxDp44

=)


#round1fight

londrer
Veterano
# set/09 · Editado por: londrer
· votar


Tua demonstração conseguiu ser mais chata que o Della Vega...

Obrigado pelo feedback
É realmente chato ter explicar algumas coisas, ainda mais qnd tem q provar q não esta errado usando matemática pra rebater as superstições. Pq é fácil falar números aleatórios, e até msm chegar aos números reais... dificil é provar isso, matematicamente, para os mais fanáticos. Matemática em sí é um saco. Mas tentei ser o mais suave possivel.
Vou tentar reescrever de uma forma ainda menos chata

londrer
Veterano
# set/09
· votar


Como ler esse tópico:

1 - respirar fundo...
2 - ler os sub-títulos pra ver se são interessantes (caso não goste nem comece).
3 - largar um f***-se e começar a ler!!!


Paredes de texto são cansativas mesmo, mas na revista vai fica rmais interessante... só passei aki uma previa pra ver como os leitores gostam dos textos.

fill.zanchez
Veterano
# set/09
· votar


londrer

Gostaria que vocês descem sua opinião sobre essa (que será a estreante), mas ainda não está completamente finalizada

Tira a parte que exemplifica a conta com hambúrgueres!!! (A não ser que seu leitores tenham menos de 7 anos).

Frankie
Veterano
# set/09
· votar


londrer

Li teu texto. Foi um saco, por um motivo: Pouco me importa esse lance de quem é mais rápido.
-
Mas velho, confesso que depois que li esse post teu, percebi que até a matemática simples é foda. Pqp!
-
Parabéns. Boa sorte lá na revista :D

ronaldo da fiel
Veterano
# set/09
· votar


Muito massa cara,suspeitei desde o princípio hehe,você é formado em jornalismo ou algo do gênero?

londrer
Veterano
# set/09
· votar


ronaldo da fiel
Muito massa cara,suspeitei desde o princípio hehe,você é formado em jornalismo ou algo do gênero?

Obrigado pela resposta.
Não sou formado em jornalismo não, nas verdade eu estou no último d Comércio Exterior, nada a ver com jornalismo, mas eu sempre gostei d escrever, então to arriscando algumas matérias.

FeaR-ME
Veterano
# set/09
· votar


londrer
Isso não serve NUNCA pra você afirmar que o cara não chegou nas 38 notas por segundo!

Você fez uma média! Eu nem preciso assistir o vídeo pra saber q ele não fez toda a música tocando 21,33 notas por segundo!

Ou quando vc toca um solo ele é todo na mesma velocidade?

sendo bem básico é só vc pensar que se ele tocou metado do tempo com 10 notas por segundo e a outra metade com 30 notas por segundo a média ia dar 20, praticamente a conta que você fez foi essa.

Sinto muito cara, mas você não vai desmistificar o Guinness que é uma organização mundial com parâmetros filhodaputescos.

flman
Veterano
# set/09
· votar


Tira a parte que exemplifica a conta com hambúrgueres!!! (A não ser que seu leitores tenham menos de 7 anos).[2]


GuitarUser
Veterano
# set/09
· votar




londrer
Veterano
# set/09 · Editado por: londrer
· votar


FeaR-ME

Eu não fiz nada de média, vc viu alguma conta com isso?
Realmente eu esqueci de citar q música passa por trechos q não são em semicolcheias, mas sim em colcheias, ou seja, mais lento.
A velocidade máxima q a música chega é exatamente essa q eu falei. 320 BPMs com Semicolcheias. E não além.
As 21,33 notas por segundo é a velocidade MAXIMA q ele chega na música e a utiliza praticamente na música inteira, não estou falando em média e sim em parametros. Nessa música ele NÃO PASSA d 21,33 notas por segundo em momento NENHUM. Como eu provei ai encima.
Agora, c ele toca as 38 notas por segundo, pq não está no Guinness?
Sim, pq o guinness não especifica o NPS e sim o BPM.
E, encima dos BPMs vc calcula o q eu t passei.
Nada d suposições, nem supertições. Apenas matemática...
pergunte a qualquer professor d matemática e ele t dira c eu estou errado ou não.

A propósito, o Guinness book é EXTREMAMENTE CONFIAVEL, as informações são veridicas e fidedignas. Mas la eles falam 320 BPM e nada d NPS.
Não gosto d chegar no ponto d tocar no astro, mas "38nps" foi uma informação errada, o próprio Della Vega fala q toca a 38nps, mas não toca. C não estaria no guinness por isso. (repito, o guinness dis 320BPM e não 38nps)

londrer
Veterano
# set/09
· votar


fill.zanchez e flman
Eu tentei tirar, mas acreditem... tem mto fanático q é pior q aluno d 7 anos. Essa reportagem ja foi mais seca e direta, mas as pessoas fazia suposições sobre as contas e mostravam q eu tenho q ser extremamente delicado ao tratar d matemática... esses exemplos são pra monstrar q as contas são tão simples q não tem como contestar

FeaR-ME
Veterano
# set/09
· votar


londrer
Cara larga de ser cabeça dura, vc não fez média?

1280notas / 1minuto = 1280 notas
1280notas / 60segundos = 21,33 notas

Isso q vc fez entao foi oq????

Não precisa ser professor de matemática pra saber que essa divisão simples encontrou a média de notas por segundo!

E agora eu que te digo pra chamar qualquer professor de matemática pra confirmar oq EU to falando.

Não vou entrar nessa discussão, sinto muito que esteja passando pra frente uma informação tão ridícula, e sinto mais por quem acreditar. Você escreve muito bem, tá na profissão certa, mas raciocínio matemático seu é fraquíssimo.

fill.zanchez
Veterano
# set/09
· votar


londrer
cara eu pego minha Guitar Player ou minha Cover Guitarra e não entendo certas coisas... Mas se o cara fosse dar exemplos com hambúrgueres pra eu entender melhor eu acharia ridículo. Então dá um outro jeito de explicar isso aí, mas tira comida do meio... rs

;)

abs

FeaR-ME
Veterano
# set/09
· votar


esses exemplos são pra monstrar q as contas são tão simples q não tem como contestar

SAO SIMPLES MESMO! PQ SÃO A MÉDIA!

30 hambúrguers pra 30 pessoas. Quantos hamburgues cada 1 comeu?
Resposta: 30? Errado!

E se uma pessoa só comeu 29 hambúrgueres e as outras dividiram 1?

londrer
Veterano
# set/09
· votar


FeaR-ME

Média = Soma de X números
...........Quantos números você Somou

Ou seja, você soma (exemplo) 10 números e divide por 10, ou soma (exemplo) 20 números e divide por 20.

O q eu fiz foi pegar um parametro: 320 BPM, outro parametro 4 Notas por Batida e ver qnts notas vc faz em um segundo.
21,33

Nada d média... c vc tocar uma única batida d 320BPMs vc tocar 4 notas... c vc tocar um segundo a 320 BPM e semicolcheias vc toca 21,33...

fill.zanchez
Veterano
# set/09
· votar


FeaR-ME
zoa o cara n pow... uhauahuah

londrer
Veterano
# set/09
· votar


FeaR-ME
SAO SIMPLES MESMO! PQ SÃO A MÉDIA!

30 hambúrguers pra 30 pessoas. Quantos hamburgues cada 1 comeu?
Resposta: 30? Errado!

E se uma pessoa só comeu 29 hambúrgueres e as outras dividiram 1?


Vocâ acabou d perder toda a sua credibilidade nesse tópico...
Pode parar d postar q não preciso nem mais ler sua genialidade matemática.

Repito, pede pro seu professor da primeira série explicar isso pra vc.

Isso são exemplos hipotéticos. C vc não sabe nem ver isso, não devia nem ter comentado

londrer
Veterano
# set/09
· votar


Frankie

É vdd... pra quem não da a minima pra speed guitar, não tem mtos atrativos msm ^^
Mas obrigado msm assim

FeaR-ME
Veterano
# set/09
· votar


londrer
Cara pra isso você tá padronizando o solo do cara!

Tenho certeza absoluta que ele não toca sempre 4 notas por batida! Só ai já fura sua teoria de que ele fez 1280 notas por minuto.

E o que você fez não foi média realmente, mas foi uma divisão simples, o que só funcionaria se a amostragem fosse padrão, o que não é o caso.

Coloca na cabeça que:

1 - Ele tocou a 320bpms MAS:

2 - Não foi em velocidade constante de 4 notas por batida

3 - Não foi em velocidade constante de 21,33 notas por segundo

Então:

Você não pode usar a divisão simples pra encontrar esse resultado.

Aliás NÃO EXISTE nenhuma forma matemática de calcular qual foi a quantidade máxima de notas por segundo que ele alcançou no solo sabendo apenas a quantidade total de notas que ele executou.

Ponto final, não tem.

londrer
Veterano
# set/09
· votar


fill.zanchez

Hahaha, é vdd... acho q eu exagerei... vou procurar algo melhor
E q de menos motivos ainda para pessoas como o FeaR-Me inventarem teorias.
Alias... ele por acaso é mais um dakeles baderneiros apenas atras d uma boa discussão forçada?

FeaR-ME
Veterano
# set/09
· votar


londrer

E tem razão você não precisa mesmo da minha genialidade matemática. Você precisa de pelomenos mais 2 ou 3 pessoas enxergarem (e te garanto que vão enxergar) o tanto que seu cálculo foi ridículo, virem aqui e te zuarem até vc fechar o tópico.

No mais faltou MUITA humildade ai. Valeu.

GuitarUser
Veterano
# set/09
· votar


vendo monza 94

nofear
Veterano
# set/09 · Editado por: nofear
· votar


londrer
Bá cara, se vc não consegue perceber que seu calculo se refere a uma média entao nem tente fazer nada! Vc deu o exemplo agora:

(Soma de numeros x numeros)/ quantos numeros voce somou

Agora me diz o que é 1 minuto... São 60 segundos né? Entao BPM é uma unidade derivada de tempo! Ou seja oq vc fez é a media de notas tocadas na música! Oq vc fez foi...

Numero de Notas/tempo!

Feitoo?

GuitarUser
Veterano
# set/09
· votar


londrer
faz o seguinte usa um desalecerador de vídeo e conta as notas a dedo. flw.

londrer
Veterano
# set/09
· votar


nofear

Na vdd por c tratar d uma multiplicação encima:
BPM x Notas por Batida

E não uma soma, já descaracteriza uma média.

Rapazes... vou tentar explicar melhor. Já q causei margem para discordância.
Isso vale para o FeaR-Me tbm

Antes d tudo vejam o video dele tocando.
Depois peguem um arquivo em Guitar Pro dela.
Vocês vão ver q ela é tocada toda em semicolcheias, salvo dois trechos q um compasso cada um.

Quando eu analizo a velocidade, não estou analisando a música e sim a velocidade.
Esqueçam o Della Vega e a Flight of the Bumble Bee.

Peguem um compasso 4/4 e preencham ele com semicolcheias. isso nos dá 16 notas, certo? Certo.
Agora peguem esse compasso e coloque em 320 BPM (q é a velocidade do guinness book em questão)

Vc não está mexendo com média, vc está mexendo com o compasso direto, sem fazer nada ainda, certo? Certo.

Agora toca... essas 16 notas foram tocadas. Qnt tempo demorou? num sei... e não vou calcular.

Agora estendo mais um compasso e coloca só mais 5,33 (ou só 5, os 0,33 são qse imperceptiveis) para chegar nas 21,33 notas. C vc tocar !APENAS! elas 21,33 notas em 320 BPM da EXATAMENTE 1 segundo. Certo? Certo... a música e inteira assim, a cada 21,33 notas se passa um segundo (tirando a PORRA dos dois compassos q não estão em semicolcheias)

Não é média... media seria eu contar TODAS as notas executadas na música e dividir por qnts segundos tem a música. Aki vc não leva em consideração a velocidade das notas, as semicolcheias, seminimas, colcheias e tal. Ai sim, vc tem uma média q qnts notas em por segundo na música. O q eu fiz foi pegar um segundo da música, completo de semicolcheias. e isso dão 21,33notas. Não medi nada. Insisto,´é a mesma coisa q vc falar q c vc tocar semicolcheias a 60 BPM vc ta tocando 4 notas por segundo. PQ? num tem media nenhuma, vc tem 60 batidas em um minuto 4 notas por batida, ou seja 4 notas para cada batida. c o minuto tem 60 segundo (msm numero d batidas) vc ta fazendo 4 notas por batida = 4 notas por segundo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desmistificando a Velocidade na Gutiarra (E o Recorde Mundial)