Guitarra desafinando com bend

Autor Mensagem
michelapm0
Veterano
# ago/09


Minha guitarra desafina com bends mais fortes. Se eu trocar as tarraxas por um jogo da Gotoh ou Wilkinson, irá aguentar mais?

Ally_Slash
Veterano
# ago/09
· votar


michelapm0
Você botou cordas novas?É floyd Rose?
Que guitarra é afinal?

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Eu aposto que colocou cordas novas tem menos de 1 semana.

michelapm0
Veterano
# ago/09
· votar


Não, é uma Eagle Sts-002. Não é "A" guitarra. Ponte flutuante. As cordas tão velhas, não enferrujadas, apenas não estão novas, e ela desafina quando da uns bend mais fortes. Além disso, alavanca é só enfeite, por que desafina demais, ai queria saber se trocando as tarraxas, ajudaria a desafinar menos.

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


eu acho q sim, contanto q tenham travas.
pergunta pro Bertola no fórum dele e do Seiji, mas eu achu q ele não ta on, então pode demorar uma resposta...

fill.zanchez
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
Eu aposto que colocou cordas novas tem menos de 1 semana.

Alguém que sabe mandar bends, e tem noção que tarraxas Gotoh e Wilkinson são boas, não seria leigo o bastante pra colocar cordas novas e reclamar de afinação né? Ou não... O.o

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


michelapm0
Ajuda sim, mas seria bom trocar o nut caso seja de plástico por um de osso, latão ou fibra de carbono e as "string trees" por um modelo do tipo "roller". Outra coisa que ajuda a manter a afinação é usar cordas de maior calibre e colocar direito nas tarraxas.

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


michelapm0

Cara, mesmo cordas mais velhas podem estar frouxas nas tarraxas. O que eu faço é literalmente pegar a corda com a mão e puxar pra que elas fiquem justas nas taraxas. Se isso não rsolver, as taraxas podem estar frouxas e tem que apertá-las.

Bom não sei se já faz esse procedimento de puxar bem depois que coloca as cordas. De qualquer forma, vai a dica.

Abs

michelapm0
Veterano
# ago/09
· votar


fill.zanchez


Alguém que sabe mandar bends, e tem noção que tarraxas Gotoh e Wilkinson são boas, não seria leigo o bastante pra colocar cordas novas e reclamar de afinação né? Ou não... O.o


Tenho noção sobre várias coisa na parte de instrumentos sim, apenas preciso saber se trocando as tarraxas, irá desafinar menos. Ouvi falar da Wilkinson E-z Lock, achei por R$ 70,00, vale a pena?

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


fill.zanchez

hehhe. Foi uma aposta... eu perdi! ;-)

Abs

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


michelapm0
Dizem que são boas tarraxas. Já cogitei muitas vezes comprar um jogo dessas pra minha SX.

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


michelapm0: Tenho noção sobre várias coisa na parte de instrumentos sim

ôpa, então esquece tudo o que disse!

Boa sorte aí!

Abs

Tonanteador
Veterano
# ago/09
· votar


aew, digamos q eu compre uma outra guitar e minha primeira esteja com tarraxas blindadas. Eu posso trocar as tarraxas das guitarras?

fill.zanchez
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
=p

alele
Veterano
# ago/09
· votar


Van_Lorien
tu ja trocou as tarrachas da sx? se sim, colocou qual? só por curiosidade... tenho uma também e tô em dúvida sobre qual colocar.

comprei umas gotoh mas a furação era incompatível... podia mandar pro luthier alargar os furos mas preferi não fazer isso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


michelapm0
As tarrachas dessa guitarra são ruins. Troque-as. Porém o MauricioBahia também está certo; existe um meio correto de colocar as cordas nas tarrachas e de afinar a guitarra, mesmo com tarrachas excelentes, se as cordas não estiverem colocadas como se deve e a afinação não for do jeito certo, irá desafinar.
Abç

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


alele
Não cheguei a trocar. Eu tava pensando em trocar, mas não sei por que cargas d'água ela simplesmente parou de desafinar. Acho que é porque eu dei uma apertada nas tarraxas, botei cordas .011 e troquei o nut por um de osso. Sem falar o fato de que surgiu uma viagem do meu pai para os Estados Unidos, aí quero ver se consigo fazer ele me trazer uma Fender, aí caso isso aconteça, a SX vai bailar. Se eu não pegar a Fender, pode ser que eu mexa mais na SX.

Comprasse Gotohs do tipo "tradicional" e não aquelas estilo "Kluson" que vem com ela, certo?

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Mauricio Luiz Bertola: Porém o MauricioBahia também está certo

Então, na minha LP (e outras) eu sempre puxo as cordas, mas dei mole na Sol e outro dia tava tocando (depois de ter colocado cordas há uns 10 dias atrás) e desafinava. Então resolvi puxar novamente e "voila!" ainda não estava 100% justa. Ficou legal depois dessa "repuxada".

Abs

Van_Lorien
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia
Eu também faço isso. Ajuda bastante a estabilizar a afinação.

alele
Veterano
# ago/09
· votar


além disso que vcs fazem eu passo lápis nos slots do nut pra lubrificá-los com grafite!

Van_Lorien
isso... eu já tava ciente que ia ter que adaptar a furação, mas só desisti quando vi o preço da mão de obra do luthier pra fazer isso. daí prefiro vender essas tarrachas e comprar uma que seja "direct retrofit"

MauricioBahia
Moderador
# ago/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Van_Lorien
Aprendi isso com o guitar tech do Lenny Kravitz... hehe. Olha o animal puxando as cordas a partir dos 9 min.




Abs

edalko
Veterano
# ago/09
· votar


existe um meio correto de colocar as cordas nas tarrachas e de afinar a guitarra, mesmo com tarrachas excelentes, se as cordas não estiverem colocadas como se deve e a afinação não for do jeito certo, irá desafinar

90% dos meus problemas de afinação pós-bends resolvem-se alargando um pouco as trilhas aonde passam as cordas no nut.
COmo as vezes de fábrica elas vêm muito estreitas acabam por "segurar" a corda gerando desafinação.
Mas não é fazer uma cova, é apenas deixar do tamanho do espaço correto da corda.
Se nao souber fazer, existem luthiers!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


edalko
Também é um procedimento às vezes necessário.
Abç

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Lubrificar o nut e os saddles também ajuda, não? (com grafite)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


brunoliam
Sim, e muito.
Abç

Ant--
Veterano
# ago/09
· votar


michelapm0
Minha guitarra desafina com bends mais fortes. Se eu trocar as tarraxas por um jogo da Gotoh ou Wilkinson, irá aguentar mais?

edalko
90% dos meus problemas de afinação pós-bends resolvem-se alargando um pouco as trilhas aonde passam as cordas no nut.
COmo as vezes de fábrica elas vêm muito estreitas acabam por "segurar" a corda gerando desafinação.
Mas não é fazer uma cova, é apenas deixar do tamanho do espaço correto da corda.
Se nao souber fazer, existem luthiers!


Exato. Muita gente acusa as tarrachas, mas na grande maioria das vezes o vilão é o nut. É fácil testar isso. Após o bend, ao notar que a corda desafinou, dê uma alavancada (no sentido de soltar as cordas) e cheque a afinação novamente. Se voltou ao normal, ou pelo menos melhorou, é porque o nut estava prendendo a corda. A solução é trocar por um nut de osso e/ou lubrificar. Considere também o calibre das cordas. Uma .009 tende a dar muito mais esse tipo de problema do que uma .011, por exemplo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Ant--
Exato. Por isso é imprescindível lubrificar os sulcos da pestana, notadamente em guitarras com alavanca.
Considere também o calibre das cordas. Uma .009 tende a dar muito mais esse tipo de problema do que uma .011, por exemplo.Muito bem lembrado, exatamente pela maior tensão dessas.

Abç

michelapm0
Veterano
# ago/09
· votar


Como puxar as cordas? Afinar e ficar puxando pra amaciar?

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


Eu puxo as cordas também e ainda dou umas alavancadas com a floyd pra cima e pra baixo.
Dou também 2~3 voltas nas tarraxas de baixo pra cima.

Leblues
Veterano
# ago/09
· votar


GuitarHome
olha o forum de pedais, quem abriu um topico hahahahahaha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra desafinando com bend