Comprando: Cort X-Custom e levando Cort X-TH

    Autor Mensagem
    hleonard
    Veterano
    # ago/09


    Olá a todos,

    Gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com minha nova guitarra. Mais tarde colocarei fotos e espero que minha opinião seja útil para futuros compradores.

    Decidi ir pesquisar nas lojas do Centro do Rio de Janeiro. Apesar de ter muitas lojas na Rua da Carioca, chega a ser raro encontrar um bom vendedor que converse com você sobre o modelos disponíveis e esteja disposto a te mostrar a guitarra com paciência. Nada contra a Ibanez RG370DX, mas a maioria dos modelos que eu observei nas lojas, não eram tão bem acabadas quanto eu imaginava. As RG350EX pareciam muito melhor acabadas e com preço similar.

    Estava disposto a comprar um RG350EX, pois quase nenhuma loja possuia modelos da Cort que sempre vejo tópicos elogiando. Acabei achando a que eu queria, Cort X-Custom HT, mas era uma "facada", R$2.000 numa loja perto da Praça Tiradentes.

    Voltei ao trabalho e depois decidi dar uma pesquisada de noite. Por sorte achei um loja na Sete de Setembro. Fui super bem atendido e encontrei um guitarra linda Cort KX-Custom. Nossa, a guitarra era muito boa mesmo, graves bons, as cordas são presas dentro do corpo, possuía Coil-Tap e som era muito gostoso de escutar. O preço de R$2.200 era o maior empecilho.

    Acabou o cara encontrando um Cort X-TH no estoque que devia ter chegado naquela semana.

    Comparando as duas poderia dizer:

    Braço
    KX-Custom: Braço em "C". Mais "gordo" do que eu estou acostumado, mas muito confortável, e a parte traseira do braço é envernizado. As marcações são lindas e o braço tinha uma cor marrom muito bom.

    X-TH: Braço em "U". Mais fino e aparentemente bom para solos. Um pouco menos confortável do que o da KX, devido a parte de trás do braço não ser envernizado, e achei que agarra um pouco. As marcações são comuns, mas discretas.

    Captadores

    KX-Custom: Os captadores SD me surpreenderam, um som bem grave e gostoso. Com o Coil-Tap fica melhor ainda e muito versátil.

    X-TH: Os EMG não ficam atrás, são ativos e achei tão bons quanto os SD, mas com propostas diferentes. Pena que esse modelo não tem Coil-tap.

    Esses foram os pontos que me marcaram mais na comparação das duas. Testei as duas e senti que a X-TH parecia mais ao meu estilo. Gosto de tocar Iron, Skid Row, Pink Floyd e etc. mas ainda intermediário e sempre estudando. Peguei a X-TH, uma Rockbag 20806B e 5mts de corda pela bagatela de R$1.661. Achei um ótimo negócio e o atendimento melhor ainda. O vendedor chamado Anderson foi tão gente boa, que até me deu a opção de testar por uns dias e se eu quisesse trocaria pela KX-Custom ou outro modelo, pagando ou recebendo a diferença. Estou testando ela hoje, mas desde já parece uma ótima escolha.

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    hleonard
    Boa cara! Parabéns pela nova guitarra.
    E a ponte da X-TH? É floyd né? Gostou?

    hleonard
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    GuitarHome
    Obrigado.
    Não consegui testar ainda a ponte, pois não veio com a alavanca da ponte na caixa. Amanhã vou dar um pulo na loja.

    A minha tem o headstock diferente da foto no site da cort. Talvez seja o antigo e é igual a esse http://musikaster.com/shop/images/Cort%20xth.jpg com a diferença que tem escrito "Cort Research and Design". E as travas da micro-afinação são prateadas ao invés de pretas.

    Gostei muito do Rockbag, muito confortável de carregar. Agora só falta um amp decente, pois tenho um de 15W bem vagabundo. A pedaleira que uso é a Digitech RP-12. Essa eu adoro, já usei uma da Boss, RP2000, e outras, mas ainda prefiro a RP-12.

    Daniel_MV
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bela compra, eu tenho uma Cort Evl X4 que é nessa mesma linha, e é animal, curto pra caralho, pretendo colocar uma ponte Gotoh no futuro e uns EMGs ativos, aí vai ficar do caralho, a captação original dela é EMG HZ (passivos)

    hleonard
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Daniel_MV
    Os captadores que vieram na minha foram os EMG ativos 81/85, testei muito pouco mas gostei. Uma coisa que reparei é que a bateria para alimentar os caps já estava instalada na guitarra, mesmo ela estando na caixa e guardade no estoque. Bateria genérica em local quente dentro do equipamente não é uma boa combinação, então é bom caso alguém compre uma, que verifique se a bateria não está estourada e vazando.

    Eu vi as pontes Gotoh na loja e realmente a ponte default da Cort nem se compara.

    Fui hoje na loja para buscar a alavanca da ponte e novamente vi a KX-Custom. Tenho a opção de trocar por este modelo pagando um pouco menos de 200 reais de diferença, gostei das duas apesar de bem diferentes. To nessa dúvida cruel, geralmente toco rock estilo Skid Row, Iron Maiden, Guns e etc. Mas pretendo voltar a estudar e começar a tocar blues, bossa e etc. Alguém já teve essa dúvida ou já chegou a testar e comparar estes dois modelos?

    Daniel_MV
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Eu acho essa linha de guitarras da Cort bem roqueira, o som é grave, acho inviável para tocar Blues, Bossa, etc, para esses estilos existem modelos mais apropriados, dentro da Cort mesmo, a M600

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprando: Cort X-Custom e levando Cort X-TH