【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

Autor Mensagem
JuninhoAgnelli
Membro Novato
# set/14
· votar


Suicide eu procuro uma Strato, pretendo futuramente mandar Bullet for my Valentine, Steve Vai. Não sei se é bom eu pegar uma com ponte floyd, por ser iniciante falaram que não é bom. E sobre o orçamento vi aqui que consigo gastar até 2 mil reais agora.

Rafael Montenegro
Membro Novato
# set/14
· votar


SuicideGuy
Tem mais alguma coisa pra indicar? Fones, cabos, cordas..
E fico preocupado com os Luthier aqui da cidade mexerem na guitarra pra regular.. acha viável já vim regulada de lá?

SuicideGuy
Membro
# set/14 · Editado por: SuicideGuy
· votar


JuninhoAgnelli
Vamos considerar algumas coisas então:
*O amplificador representa cerca de 70% do timbre, logo, ele é o mais importante e de preferência precisa ter mais qualidade que a própria guitarra em si.
*Você é iniciante e provavelmente não vai precisar tocar em volumes muito elevados, então é importante que seu amplificador tenha entrada para fones de ouvidos, que seja multi efeitos e que seja transistorizado, pois valvulados exigem muita manutenção, são caros, complicados, temperamentais e só dão timbre com volumes altos
*Ponte Floyd eu só aconselho para quem já não é iniciante e tem mais de uma guitarra, o que não é o seu caso.

Tendo isso em mente eu aconselho a boa e velha SX SST 57 ou 62. É a única Stratocaster que eu conheço em alder com um preço bacana que deixa uma margem pra você comprar um amplificador TOP dentro do seu orçamento. Esse amplificador pode ser o Roland 40XL que tem tudo que um iniciante pode querer e caso você venha a tocar com alguma banda no futudo o volume dele também segura de boa. Tendo isso em vista, vou te mostrar alguns links do ML pra você ter uma ideia dos preços. Fique a vontade para comprar ou para procurar outros vendedores.

SX SST 57:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-585717401-guitarra-sx-sst57-vin tage-preto-na-studio-som-joo-loja-_JM

Roland 40XL:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583757017-cubo-amplificador-gui tarra-roland-40gx-loja-p-r-o-m-o-c-o-_JM


Rafael Montenegro
Acho que tu tá no caminho certo cara. Cordas vão vir com ela. Deixa pra comprar quando for mandar regular no luthier. Cabo, não precisa de nada extremamente sofisticado, afinal você não tem diversos pedais e aparelhagens que vão degradando aos poucos seu sinal em cada estágio. É basicamente guitarra no amp, qualquer santo angelo da vida, dessas que encontramos por 20 pratas aqui vai ser honesto com você. Headphones que eu já não entendo muito, tem algo a ver com impedâncias os mais indicados para guitarra. Melhor perguntar sobre headfones pra outro colega aqui do forum.

Rafael Montenegro
Membro Novato
# set/14
· votar


Obrigado!

felkbr
Membro
# set/14
· votar


Olá, pessoal!
Pré-post: A sondagem desse post é puro capricho: já sou paciente antigo c/ GAS, mas antes era só c/ bateria.

Hoje estudo com uma LP Shelter Nashville (~1 ano, engatinhando!). De partida digo que gosto dela. Onde faço aula toquei em algumas stratos e achei o braço delas, no geral, mais agradável.

Reação inicial foi claro, de pegar uma pra poder alternar em casa.

Vi muitas recomendações pra SX SST 57/62, que fica até uns R$ 650 (c/ frete). A outra leva de recomendações é pra linha V6 da Vintage; dessas achei uma V6M na barramusic por R$ 1500 (c/ frete, http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_126973_1526_Guitar ra-Vintage-V6-Strato-Ferragens-Wilkinson-Escala-Rosewod-Sunburst)

Dei uma fuçada nas lojas físicas daqui e achei Squier na mesma faixa da vintage. Pelo que li aqui, no CxB a Vintage ainda levaria.

Vale apena a diferença da Sx pra Vintage ? Alguma outra opção p/ fuçar e sugestão geral ?

Obrigado!

SuicideGuy
Membro
# set/14 · Editado por: SuicideGuy
· votar


felkbr
Sua Les Paul tem o braço mais gordo e desconfortável de todas as guitarras do mundo. Por isso você gostou tanto do braço da strato :P

Agora vamos ao que interessa. Pelo que notei a sua dúvida é justamente entre a SX e a Vintage certo? Bom, são níveis de guitarra diferentes. A SX é a única guitarra econômica com corpo em alder e captadores genéricos de qualidade aceitável. Talvez por isso ela seja imbatível na faixa de preço dela. Já as Vintage V6 não dá pra comparar com essa SX, é extremamente superior. Tem ferragens e captação Wilkinson com corpo em "American Alder" (não é alder chinês). Enfim, uma guitarra pra ninguém botar defeito. Considero ela superior as Fender México inclusive e no entanto infinitamente mais barato. Os instrumentos da Vintage dão um banho em custo x benefício. Se pode comprar então é realmente superior a tudo que eu já toquei na faixa de preço que eles vendem. Se não tiver grana então vai de SX que pra aprender ela é bem honesta e já quebra o maior galhão sem precisar de nenhum upgrade. Mas tenha em mente que existe ai um grande abismo de qualidade entre uma e outra.

felkbr
Membro
# set/14
· votar


Suicide: Poxa ahah, não sabia da fama do braço! Me deixou mais animado com a possibilidade da aquisição então!

Considerando a diferença de qualidade citada entre elas, acho que partirei então direto pra Vintage! Imagino não seja algo que eu consiga notar agora, mas daqui há um tempo o ouvido já deve comecar a perceber.

Valeu pela dica!

luanvvv
Veterano
# set/14
· votar


Olá!

Então, não sei se é papo de vendedor, mas o cara da Milsons da minha cidade me recomendou fortemente a Standard MiM Plus Top (que era a mais cara disponível) para as minhas necessidades.

Primeiramente, eu sou totalmente mediano. Toco há quatro anos e durante esse tempo todo aguentei minha Strinberg com um problema diferente a cada dia. Aqui em casa não estamos vivendo nas melhores condições financeiras possíveis e o resultado é que eu tenho até 3000 (no máximo do máximo) pra investir numa guita decente.

O cara então me apresentou esse modelo e disse que especialmente pra mim (blabla) faria por R$2600 à vista, e eu até me surpreendi com o preço porque oficialmente tava quase R$3500. Testei e achei bem superior aos modelos Standard mexicanos normais, não sei se foi por causa do pouco tempo que eu tive pra tocar ou se foram os equipamentos. Ele me disse que as principais diferenças eram a captação e o acabamento.

Ela é bem bonita, tem duas versões sunburst bem legais. Eu só curto Sratos, não adianta.

E então, o que vocês acham?
PS: Não gosto de coisas usadas.
PS2: As Mexicanas podem ser inferiores, mas isso realmente quer dizer que não são bons instrumentos?

SuicideGuy
Membro
# set/14
· votar


felkbr
Em termos de ouvido talvez você não note de cara, mas os outros detalhes você perceberia sem dúvida. As ferragens Wilkinson são de altíssima qualidade. Tarraxas com trava e a ponte superior iria segurar muito melhor a afinação prevenindo dores de cabeça com alavancadas e bends muitos acentuados. A captação Wilkinson também é ótima e não deixa a desejar em nada em termos de timbre. A pintura e o acabamento também são bem superiores na Vintage, sem contar que a revenda de uma Vintage é muito mais fácil que de uma SX. Não sei se você precisa de tanto mas na minha humilde opinião acima dela só se você comprar uma Fender American Standard ou superior (se tratando de stratocasters)

SuicideGuy
Membro
# set/14
· votar


luanvvv
É uma ótima guitarra cara. Mas considero no mesmo nível dela a Vintage V6 (superior a maioria das MIM). No máximo a captação da MIM Standard pode ser melhor, mas isso se resolve fácil. E o que é melhor, a Vintage é muito mais barata que a Fender. Dê uma olhada no site do fabricante e compare a ficha técnica:
http://www.habro.com.br/vintage/guitarra_V6.asp

Se fosse você testava ela também. Existe boa possibilidade de você gostar e economizar pagando metade do que o vendedor propôs na Fender. Agora, se você realmente quer uma Fender expecificamente então não adianta pedir conselhos, é essa ai e pronto.

luanvvv
Veterano
# set/14 · Editado por: luanvvv
· votar


SuicideGuy
Pô cara, valeu. Na verdade não tem que ser uma Fender, só quero alguma coisa boa mesmo (razoavelzinha não) pro preço que eu posso pagar.

O problema é que eu vejo muita gente desfazendo das MIM constantemente e eu fiquei pensando, a partir disso, se o preço não se devia apenas à marca Fender e portanto a qualidade seria questionável.

No caso, procede o que ele disse sobre a captação dessa Plus Top ser suficientemente superior à da Standard comum? E é só essa a diferença?

E sobre essa outra guita, a Vintage V6, pelo menos na Milsons aqui de Natal ela não tá disponível, e no resto das lojas praticamente não tem variedade de instrumentos musicais. Então o que você acha, seria melhor comprar a V6 online ou ficar com essa mesmo?

HortaRates
Membro
# set/14
· votar


luanvvv
Por que esse pre conceito com coisas usadas? Eu já tive 8 guitarras, todas usadas, nenhuma nunca explodiu, desmontou, quebrou.... Muito pelo contrário, todas funcionaram muito bem, é só testar bem antes de comprar. Com 3000 você pega uma Fender americana usada que vai ser um guitarra definitiva, que, se um dia a grana apertar, você pode passar pelos mesmo 3 mil que pagou, ou até mais caro se a situação não for urgente.

luanvvv
Veterano
# set/14
· votar


HortaRates
Primeiramente o mais próximo desse preço que eu encontrei por aqui foi R$3200 numa American Special com uns três anos, não creio que acharia uma Standard por menos de 3000 (que é a minha necessidade, não tem como ignorar isso).

Segundamente Vasco, terceiramente admito ter um pouco de preconceito com coisas usadas, mas quando junta isso com inconveniência torna-se algo fora de cogitação pra mim.

SuicideGuy
Membro
# set/14
· votar


luanvvv
Cara captação é algo muito pessoal. Fica dificil dizer qual é superior. Eu comprei uma Fender e a primeira coisa que eu fiz foi trocar a captação pra uma que faz mais o meu estilo. Teoricamente a captação Fender é superior a Wilkinson por ter mais tradição tendo feito parte daqueles sons que crescemos ouvindo e amando. Mas nada impede você gostar mais da captação A ou captação B. O fato das pessoas se desfazerem das Fender Mexico é simples. Geralmente nos desfazemos de uma guitarra para pegar uma melhor. Se o cara tem como pegar uma American ele se desfaz da MIM. O fato da guitarra ser Mexicana não desmerece ela em nada. É uma ótima guitarra, não dá pra por defeitos nela. Apenas existem coisas melhores no mercado como as Americanas por exemplo. Mas tenha certeza que as Mexicanas não tem qualidade questionável nem nada do tipo. Uma marca como a Fender não colocaria seu nome lá se o produto fosse ruim. Eu mesmo sempre adorei as mexicanas, mas de uns tempos pra cá, depois que conheci a Vintage achei que é muito melhor negócio, superior a maioria das mexicanas tendo nível das mexicanas mais TOP e diria até que de algumas americanas. Se é melhor comprar online? Eu diria que só se você já conhecesse a guitarra. Se não tem como testar então não compre. Gosto é uma coisa muito pessoal, você não está comprando uma guitarra de R$300,00, se amanhã você não gostar vai ser difícil trocar imediatamente pela que você testou, e o que é pior, você vai dizer que o SuicideGuy é o culpado por você ter comprado uma guitarra que você não queria :P
Então tem baratos que saem caro, se você tem grana pra comprar essa MIM que você testou pelo menos não vai ter erro nem surpresa.

HortaRates
Concordo com você. Vejo muita gente fazendo ótimos negócios. Mas particularmente eu sou um dos que tem preconceito com coisas usadas. Eu muitas vezes pego coisas "0km" que me dão dor de cabeço e surpresas desagradáveis, imagine então comprando usadas. Eu particularmente prefiro perder a possibilidade de um bom negócio do que correr a possibilidade de fazer um mal negócio. Ainda bem que você nunca teve problemas com coisas usadas, e torço para que nunca tenha. Mas talvez o cara pense mais ou menos como eu e prefira não arriscar :P

HortaRates
Membro
# set/14 · Editado por: HortaRates
· votar


SuicideGuy
Por isso é muito importante testar bem as guitarras usadas. Guitarra, pelo menos no meu entendimento, é uma coisa muito simples. Olha os trastes, possível empeno e torção do braço, enferrujamento do hardware e se os captadores estão funcionando. Não tem muito lugar onde dar problema, acho muito difícil alguém vender uma guitarra que esteja com a madeira rachada por dentro, por exemplo. Regular guitarra é fácil, e pra quem não sabe, não é um serviço tão caro assim. O maior problema que eu vejo em comprar Fender Stratocaster usada é o número absurdo de falsificações no mercado.

Edit: Isso, claro, é meu jeito de pensar, que é assim muito provavelmente porque eu sempre fui duro, e se não tivesse sempre comprado guitarra usada provavelmente não teria começado a tocar até hoje kkkk

luanvvv
Se você chegar com R$3000,00 na mão pra um cara que quer R$3200, se ele não vender é meio tapado, sinceramente.

wyldefan
Veterano
# set/14
· votar


Galera me dêem uma ajuda. Tou querendo trocar de guitarra (tenho uma washburn rx series) e me interessei por uma esp ltd m-10 e uma jackson Dinky Js11, ambas n pelo preço de 950. Qual vcs me recomendariam? Se acharem outras melhores na msm faixa ou mais barato digam tb pfv, obg!

marcio7887
Veterano
# set/14 · Editado por: marcio7887
· votar


wyldefan

Já tive a Jackson Dinky modelo JS30.
É uma ótima guitarra, pois tem um preço bom, a afinação da floyd é excelente, é uma guitarra de tamanho um pouco reduzido, como todas as Jacksons do modelo Dinky e os captadores respondem bem.
Nunca tive uma ESP, mas já toquei em algumas.
Pela faixa de preço, eu ficaria com a Jackson, porque acredito que as boas guitarras da LTD, que são muitas, custam um pouco mais, e no custo benefício, as Jacksons se sobressaem.
Lembrando que é uma guitarra com forte tendência para heavy metal.
Vendi a minha exatamente porisso, pois tenho uma banda de hard rock e não soava bem.
Enfim, na minha opinião, vai de Jackson, pelo conforto e qualidade.

wyldefan
Veterano
# set/14
· votar


marcio7887

Valeu pelas informações!
Tou com receio de comprar justamente pela questão da sonoridade, pois realmente vi que ela tem tendências pro heavy metal, e eu n tenho como tocar em uma pra saber se me agrada, pois se fosse comprar seria pela Internet, pq onde eu moro infelizmente o mercado de instrumentos musicais não tem tanta variedade. Geralmente toco mais grunge...

SkyHawk
Membro
# set/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


wyldefan
Esse negócio de guitarra para isso ou aquilo é relativo, eu mesmo falo isso o tempo todo, mas.... As guitarras para metal tem uma timbragem bem específica e apresentam algumas dificuldades para se adaptar a outros estilos. É mais fácil tocar metal de semi-acústica do que tocar blues e jazz com algumas guitarras de metal. Digo algumas pois já ouvi sons limpos muito bons de algumas Ibanez, já outras são muito agudas e com timbre muito seco.

SuperStrat
Membro Novato
# set/14
· votar


Bom dia Pessoal !

Alguém já teve alguma experiência com a LTD ST-203? Estou namorando esse modelo há um tempo, mas não encontro em nenhuma loja para fazer um test drive... o que vocês acham?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-585147780-guitarra-stratocaster -ltd-st-203-esp-vintage-imperdivel-_JM

Obrigado!

mateus12345
Membro Novato
# set/14
· votar


Estou pro curando moelos de Les Paul aqui na minha cidade para comparar preços e ver qual o melhor custo X beneficio, em uma das lojas achei uma Les Paul de uma marca chamada Clark, não perguntei o preço e tem testei, pq na loja tinha marcas mais conhecidas, quando cheiguei em casa tentei procurar do Google mas não consegui achar nada relacionada, o nome no Headstock era escrito com a mesma fonte da marca de violões australiana Cole Clark, mas no site dela não tem nada sobre guitarra eletrica. Alguem já ouviu falar e sabe se são bons instrumentos?

Stardust Dreams
Membro Novato
# set/14
· votar


mateus12345

No Mercado Livre parece que tem algumas, com braço parafusado e corpo em Basswood não parece ser uma boa Les Paul. Mas talvez você tenha visto outro modelo melhorzinho.

alansrv
Membro Novato
# set/14
· votar


Pessoal, alguém já comprou algum instrumento na loja virtual vintage express? é confiável?

SuicideGuy
Membro
# set/14
· votar


mateus12345
Testei uma em quando fui comprar minha Vintage V100. O vendedor insistiu pra que testasse essa Les Paul da Clark. Não achei ruim não cara, mas pelo preço que era e com braço colado e corpo em basswood não achei que compensava a compra.

Rafael Montenegro
Membro Novato
# set/14
· votar


SuicideGuy
Tenho novidades mas ainda não sei dizer se são boas.. Minhas irmãs tem um amigo abastado lá nos EUA que ao saber que eu queria comprar uma guitarra de 300$ questionou a qualidade dessas guitarras, mesmo sabendo que eu era iniciante. Como solução ele ofereceu de graça uma Fender que ele tem de presente para mim, pois ele tem 5 guitarras e podia se desfazer dessa.

Detalhes: não sei que modelo é essa Fender (só sei que é cinza aushauhsa) mas não deve ser das mais baratas porque senão cairia na mesma situação da que eu iria comprar. Se for muito cara, vou ter que pagar o imposto porque vai estourar a cota dos 500$ por cabeça. Vou pedir a elas para analisarem a guitarra, ver se tem algo torto, enferrujado e se conseguem descobrir o modelo para saber o valor dela.

Mais novidades nos próximos capítulos.

SuicideGuy
Membro
# set/14
· votar


Rafael Montenegro
De graça até injeção na testa né ^^

Rafael Montenegro
Membro Novato
# set/14
· votar


SuicideGuy
Vai ser de graça até eu saber o modelo dela.. porque os fiscais não querem saber se foi presente ou mesmo se é usada.. se for uma guitarra cara pago no mínimo 60% do preço dela.

Mas estou ansioso pra saber qual é.. mesmo que seja uma Fender simples, deve ter no mínimo a mesma qualidade da Squier que iria pegar
( Squier Vintage Modified Telecaster Custom )

master00
Membro Novato
# set/14 · Editado por: master00
· votar


AJUDA Ai

Fala Galera, to pensando em trocar de guitarra e tava dando uma olhada em umas ibanez, minha guitarra atual é uma fender stratocaster mexicana, ela ta nova deve ter uns 5 meses, to querendo trocar porque apesar dela ser uma boa guitarra ela não me atende muito bem na horas das distorções pesadas, fora isso ela não é ruim, eu toco de tudo desde reggae até metal, quero uma guitarra versátil , mas que não deixe a desejar nas distirçoes. Meu limite é até 5 mil pois procuro uma guitarra de qualidade pra usar por um bom tempo.
E aí ? Qual delas ?

IBANEZ KIKO10P:http://www.ibanez.co.jp/products/eg_page14.phpyear=2014&arat _id=1&series_id=13&data_id=146&color=CL01


IBANEZ RG 970: http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_121449_1526_Guitar ra-Ibanez-Premium-RG-970-QMZ-BDK-Caps-DiMarzio-Edge-Zero-II-Quilted-Ma ple-Blazing-Dusk

E aí galera ? ((Já toco a 6 anos, e já tenho um bom equipamento, meu amp é meteoro de 100w, minha pedaleira é boss me-70))

SkyHawk
Membro
# set/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Rafael Montenegro
Quer uma dica ? Relaxa, não pergunta nada, até porque seria deselegante. Se o cara questionou a qualidade da guita de US$ 300,00 e tem mais de uma guitarra e tem boa condição econômica, pode ter certeza que será um instrumento muito melhor do que vc iria poder comprar.

Quanto ao imposto vc paga 50% sobre o que ultrapassar 500,00, ou seja se for uma Fender de 1.000,00 dólares vc vai pagar 50% de 500,00 ou seja 250,00 dólares o que é uma barganha por um instrumento bom !!!

1. 60% é para compra pelo Correio, na alfândega é 50%.

2. Na alfândega vc só paga sobre o que exceder os 500,00 dólares.

3. Hoje em dia a alfândega não tá nem aí para as bugigangas que a turma fica fazendo conta de 10,00 para ver se tá dentro da quota. Se estourar 5.000,00 dólares da quota e forem coisas normais passa batido.

4. Eles passam sua mala no scanner se aparecer muito eletrônico ou mil pacotinhos iguais de qualquer coisa pedem para abrir, se for uma mala normal pode ter peças de roupa de US$ 3.000,00 cada que ninguém tá nem aí.

5. A preocupação é mercadoria para revenda e eletrônicos tipo notebooks.

6. Se forem objetos pessoais aí o céu é o limite, o que puder carregar no corpo idem.


Para de pensar nesse negócio de quota, isso é bobagem. Eu viajo muito e nunca sequer fiz conta de quota, quando acho que comprei realmente coisas tributáveis de alto valor declaro logo, ainda assim sai muito mais barato.

Guitarra mesmo nunca declarei e sempre passei batido, uma vez o fiscal me perguntou quanto tinha pago e eu menti dizendo que estava dentro da quota, me arrependi depois e nunca mais fiz isso.

Quanto a guitarra, eu jamais daria um presente estragado !!!! Com braço torto !!!! Que é isso !!!! Nem fala uma coisa dessas pois deixa de merecer o presente !!!

O sujeito que tem 5 guitarras não vai te dar um instrumento ruim !!! Queima o filme dele, desculpa a crítica mas isso é coisa que nem deveria pensar, muito menos comentar. Se tiver uma ferrugem ou um relic natural aí sim fica SENSACIONAL !!!

Faz por merecer seu presente, estuda muito e para com esse pensamento esquisito de proletariado tupiniquim !!!!

SuicideGuy
Membro
# set/14
· votar


master00
Quer versatilidade? Não aconselho a ponte floyd então. Depois que você trava o nut vai precisar manter aquela afinação. Acho que uma soloist sem ponte floyd ou uma stratocaster HSS resolveriam melhor o seu problema. A propósito, já pensou em transformar sua Fender MIM em HSS? Eu tenho uma Fender HSS e estudo tudo que é tipo de ritmo com ela. Não poderia estar mais satisfeito com a versatilidade. Essa solução sai barata e você pega as 5 pratas pra aposentar seu meteoro dando lugar a um bom valvulado (que representa cerca de 70% do seu timbre). Não estou dizendo que é a melhor opção, mas com certeza é uma opção. Pense a respeito e decida se a hipótese que eu levantei pode ser considerada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda