Dean Razorback 7 Luthier made/replica

    Autor Mensagem
    Andras
    Veterano
    # ago/09


    Ae galera,

    Estou em negociacoes com um Luthier para construir uma replica da Dean Razorkback 7. Queria compartilhar a ideia com voces, e talvez receber algumas sugestoes.

    A guitarra eh essa.

    Especificacoes originais:

    * Body: 7-string, mahogany (mogno)
    * Scale: 25-1/2"
    * Neck Joint: Set-in (braco colado)
    * Neck Wood: Mahogany
    * Fretboard: Rosewood
    * Neck Shape: V-shape
    * Frets: 24
    * Bridge: Locking tremolo
    * Pickups : EMG-707s (active)
    * Controls: Volume/Tone
    * Tuners: Grover
    * Hardware: Black
    * Pickup Selector: 3-way
    * Finish: Polyester

    A minha ideia eh fazer a guitarra o mais fiel possivel a original, pois as especificacoes originais sao exatemente o que procuro. As unicas modificacoes as quais pretendo fazer sao:

    * Substituir a ponte floyd rose por uma string-through-body, como a JS30RR Rhoads
    * A especificao nao determina, mas acredito que as tarraxas sejam sem trava, as quais vou substituir por tarraxas Grove ou Gotoh com trava.
    * Acho que nao existem roller nuts para guitarras de 7 cordas. Caso contrario, vou instalar.
    * Pretendo ver com o Luthier a disponibilidade de instalar outro potenciometro de 3 posicoes, para: (1) dar um boost de volume no captador da ponte, (2) sem boost, (2) boost no captador do braco.

    O Luthier sera o Thiago Kamming.

    Math Guitar
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sou fã das guitarras Dean, mas pqp q guitarrinha "diferente" essa, hein? Maas, como existe gosto pra tudo...

    Fique atento a qualidade da madeira, alguns luthiers costumam colocar madeira sólida, porém d má qualidade. Pergunte no tópico do Bertola se ele conheçe esse luthier, se ele é bom. Pegue referências e avalie alguns trabalhos q ele jah tenha feito.

    Gosto de floyd, mas se vc prefere essa ponte, ok, o gasto fica até menor.

    Do mais, tua guita tem tudo pra ficar top, jah q os materiais q serão utilizados nela saum excelentes.

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Andras
    Cara com esse tipo de ponte e tarraxas com trava não sei para que colocar roller nut, no meu caso eu não colocaria.

    Andras
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Math Guitar

    Sou fã das guitarras Dean, mas pqp q guitarrinha "diferente" essa, hein? Maas, como existe gosto pra tudo...

    Fique atento a qualidade da madeira, alguns luthiers costumam colocar madeira sólida, porém d má qualidade. Pergunte no tópico do Bertola se ele conheçe esse luthier, se ele é bom. Pegue referências e avalie alguns trabalhos q ele jah tenha feito.

    Gosto de floyd, mas se vc prefere essa ponte, ok, o gasto fica até menor.

    Do mais, tua guita tem tudo pra ficar top, jah q os materiais q serão utilizados nela saum excelentes.


    Poise cara, sempre gostei desses shapes agressivos. A minha ultima escolha era um shape estilo Randy Roads, mas sempre achei que faltava algum detalhe. Quando vi o dessa guita, sabia que tinha encontrado =P

    Nao vou construir ela com Floyd porque no momento nao faco tanto uso da alavanca. Alem disso, os dois principais fatores foram praticos: volta e meia gosto de tocar algumas coisas diferentes, e acabo tendo que mudar a afinicao; e, como estou trocando TODO o equipo, nao teria condicoes de comprar uma guitarra reserva para utilizar com afinacoes diferentes, nem caso alguma corda fosse pro espaco em alguma apresentacao. Entao a ideia eh comecar com a guita com ponte fixa, e apos comprar outra com floyd (talvez uma custom), para deixar a primeira com alguma afinicao diferente, ou para eventuais problemas.

    Quanto ao Luthier, ja fiz essa pergunta tanto no forum, quanto direto para o Bertola. Nao achei muitas informacoes sobre ele, mas como o cara mora a 30 km daqui, e todos os outros luthiers da regiao soh fazem guitarras custom, achei que seria uma boa opcao, ate porque posso visitar o seu atelier. O que eh uma pena, pois a guitarra nao eh muito comum, entao deve representar um projeto bem "divertido" de ser realizado.

    (Inclusive, se algum luthier ja tiver trabalhado com este modelo, pediria para que o mesmo entrasse em contato comigo, para que talvez possamos trocar informacoes)

    Andras
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    GuitarHome


    Cara com esse tipo de ponte e tarraxas com trava não sei para que colocar roller nut, no meu caso eu não colocaria.

    Na verdade a ideia dos roller nuts veio antes das tarraxas com trava. Como na pesquisa ficou quase certo que nao existem nuts para guitarras de 7 cordas, modifiquei para tarraxas com trava, mas manti o nut, por "seguranca".

    Alem disso, li alguns comentarios do LeandroPannuci sobre algumas coisas que tu pode fazer com essa peca para diminuir a quebra das duas primeiras cordas, as quais talvez justifiquem o nut. Mas isso certamente eh um ponto de discussao para ser realizado com o Luthier.

    Rod Turtle
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Andras
    Se um roller nut não tiver a manutenção certa pode até se tornar menos estável que uma pestana de osso. Se for para não quebrar cordas, a maior parte das cordas quebra nos carrinhos da ponte, mas se ainda assim você achar que é problema, veja se a graphtech tem pestanas para 7 cordas.

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Andras
    É conversa com seu Luthier. Mas eu acho a maior besteira roller nut pro seu caso, só dinheiro a mais, mas em todo o caso.

    Yamauti
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Eu colocaria Floyd Rose, Seymour Duncan e braço de maple, sei lá, faz o que você quiser.

    Messiah King
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    cara... filé de mais. só tenho isso a dizer! faz do jeito que tu e teu luthier achar melhor! aqui tem mto nego que procura as parada no google e finge que sabe de alguma coisa!

    Andras
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Recebi o orcamento das pecas do Luthier agora, e talvez tenha que fazer algumas modificacoes:

    - 2 EMG 707 = 950 reais
    - 2 jogos de tarraxa Grover com trava = 600 reais (preciso de 2 jogos pois nao existe um conjunto de 7 tarraxas)

    Como eu acho que ficou meio salgado, estou pensando em mudar para:

    - Duncan 59 (neck) e Custom (bridge) (deve dar uns 700 reais)
    - 2 jogos de tarraxas Gotoh (em torno de 350).

    A mudanca dos captadores nao me preocupa tanto, jah que seria esse o set que usaria normalmente, mas as tarraxas realmente me dao uma doh no coracao =(

    Jg Destroyer
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Jg Destroyer
    · votar


    Andras
    Edit

    Você poderia usar um jogo grover e em uma corda colocar uma tarracha de outra marca que venda por unidade.

    Tá, é loucura, mas é barato.. ehuehee

    _Dio
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Andras
    Caaara, que projeto hein, vai ser uma puta guitarra.

    quanto aos caps e tarraxas, NA MINHA OPINIÃO (como vc pediu a de todos) não vale muito a pena gastar 900 conto com EMG's, a menos que grana não seja o problema...

    Rod Turtle
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Andras
    Por que tarraxas grover? Sperzel e Gotoh são muito boas,e acredito que façam jogos de 7 cordas.

    Andras
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Rod Turtle

    Apenas por serem melhores.

    DiogoCarvalho

    Tenho motivos para usar, e nao usar os EMGs. A questao eh que esse preco esta pensando pro lado negativo, apesar da grana nao eh um problema taaaaaaaaao grande.

    Mas os captadores subiram muito de preco, antes esse set custaria uns 600~700 reais.

    Jg Destroyer

    Hehe, eh uma ideia. O problema eh que nao gostaria de manter esse setup por muito tempo, e realmente eh dificel achar tarraxas da Grover unitarias, entao teria que comprar um outro kit novo no final das contas, o que daria no mesmo.

    Rod Turtle
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Andras
    Que isso cara, altos luthieres e custom shop usam sperzel, num fica nessa não.

    Messiah King
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Andras
    Po cara, vê os blackout da Seymour... são legais, e os emgs 707 sempre foram caros =/ 400 reais em média! :(

    Andras
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Rod Turtle

    Não entendi o que tu quiz dizer com "não fica nessa não"...

    Quanto as Grover, as referencias que tenho são as melhores possíveis, de todas as boas fontes possíveis, por isso a escolha.

    Messiah King

    É verdade amigo, o preço dos EMG's está bem alto ultimamente. Mas os Blackout não fogem muito disso, e não tenho boas referências do mesmo. Enquanto do 707...

    ------

    Mas de qualquer maneira, já confirmei as peças: captadores EMG 707, tarraxas Gotoh, ponte Tune-o-matic artesanal, e o resto continua igual.

    Dentro de uns 30 dias talvez tenha algumas fotos da mesma.

    Andras
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Dando um update pro topico:

    Encontrei agora um vendedor no ML anunciando a guitarra original:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-121151044-guitarra-dean-razorba ck-255-7-cordas-_JM

    Apenas R$ 6.800, enquanto vou gastar menos de R$ 4.000, hehe

    Vou ter que mandar fazer um case especial pra guita, ja que ela eh gigantesca e nao se encaixa em nenhum case normal, ou bag. Um custo a mais, mas que compensa. Estou negociando com o pessoal da Iron Cases pra ver o orcamento.

    Previsao de entrega da guita: antes do natal.

    Andras
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Algumas fotos:
    (o projeto está atrasado, então o braço ainda está meio "rustico")

    http://www.4shared.com/file/219185577/b83d6402/razor1.html

    http://www.4shared.com/file/219186981/cd698b72/razor2.html

    kamming
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Olá!

    Sou o luthier Thiago Kamming!


    Para maiores informações sobre meu trabalho entre em

    www.kamming.wordpress.com


    Abraço!

    Andras
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Depois de um "pequeno" atraso, a guita finalmente esta pronta! ("Ela esta viva, viva, viva!" [/Frankenstein]). Vou postar as minhas primeiras impressões (recebi ela ontem).

    Quanto a guitarra:

    Perfeita. Não sei se esta é uma caracteristica da guitarra original, ou do trabalho do Luthier, mas a guitarra é extremamente leve (apesar de ser em mogno e da guita ser um monstro) e com otimas medidas.

    Achei que teria dificuldade com a questão do braço ser mais maior, mas é exatamente o contrário, dá de 10 a 0 no braço da minha CLP-II a qual gosto muito. Consigo acessar todas as casas (e são 24) em todas as cordas, enquanto na CLP após a 12 tenho acesso apenas as três primeiras. E é um dos braços mais macios que já toquei.

    O formato do corpo também ajuda muito. A guitarra é otima de se tocar sentado e em pé. O formato do corpo é perfeito pra quem toca com o punho/antebraço apoiado, pois o punho para EXATAMENTE em cima da ponte, pronto pros palms mutes.

    A captação também funciona muito bem, e deixa a guitarra com um som monstro. Achei que talvez os captadores fossem ser um ponto negativo, pois os dois são do mesmo modelo (EMG 707), mas existe uma grande diferença de timbre entre os dois. E nenhum deles é agudo ou grave demais. A definição e o som da guitarra assustam.

    A minha guitarra tem ponte fixa tune-o-matic string through body então não posso falar muito da questão do floyd.

    Não gostei muito da posição dos straps pra correia, mas a guitarra fica bem estavel. A minha CLP passa "caindo" (acho que o headstock é muito pesado e "puxa" pra baixo, ou a guitarra não está bem balanceada).

    Sobre o Luthier:

    Fora o atraso (que até se justifica pela complexidade da guitarra), o trabalho do cara foi perfeito. Sempre pude trocar idéias com o mesmo, o qual me dava muitas sugestões. Afinal, o cara tem 3 vezes mais tempo de profissão (e de músico) que eu hehe. O acabemento ficou muito bom, inclusive nas partes chatas (marcação, headstock e detalhes da pintura).

    Os unicos defeitos que achei na guitarra são de acabamento, como uma falha na pintura aqui ou ali, mas nenhum que prejudique a guitarra em si.

    Fotos:

    Minha máquina só tem 1 mega pixel, então postar fotos aqui seria um pecado. Assim que arranjar uma melhor posto as fotos. Existe uma publicada no site do Luthier, que pode ser acessada nesse link (no site tem mais fotos, recomendo dar uma olhada).

    Samples:

    Estou indo num estudio em breve pra testar a guita num ampl. descente. Se con$$$eguir gravar algo, posto depois.

    Resumindo:

    - Guitarra perfeita
    - Melhor custo beneficio
    - Excelente trabalho do Luthier
    - Eu pensando seriamente em deixar de visitar minha namorada pra passar mais tempo com a guita :-P

    Ian Anderson
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Andras

    Parabéns pela aquisição

    Por incrível que pareça um dos braços mais confortaveis que vi foi de uma guitarra de 7 cordas

    sabado vamo lá fazer uma Jam (por mais q sai torta) =P

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Andras
    Muito legal cara!!
    Parabéns!!

    Instrumentos hand mades é uma ótima pedida quando já se tem uma boa noção sobre guitarras, sons e gosto próprio. Digo isso porque nos primeiros anos, quando se começa a tocar guitarra, costumamos ouvir, tocar e gostar de músicas, bandas e sons que provavelmente você deixará de gostar quando tiver uma experiência maior (ou não, hahhahaha).
    Mas, se não for o caso, pelo menos seu ouvido não se enganará em relação ao que você realmente espera de uma guitarra.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dean Razorback 7 Luthier made/replica