Pop Rock com Base Cruncheadinha

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# ago/09 · Editado por: Bog


Yeyeye!

Continuo cantando mal!
Continuo tocando mal!

Mas fiquei bem feliz com o timbre de "amp com caixa pequena" que consegui nessa base. :)

O nome da música é Segundos:
http://palcomp3.com/caixeiro_viajante/

Opiniões são bem vindas.

Desprogramador
Veterano
# ago/09
· votar


Legal cara. Ficou um pop bom de ouvir. Tem letra grudenta como todo bom pop. A guitarra ficou bem dosada. Parabéns pela música

Minow
Veterano
# ago/09
· votar


Bog
Gostei! Suas músicas são muito legais.
Só achei a voz um pouco baixinha em relação ao resto da mix em algumas partes e o baixo muito presente.
Parabéns!

Bog
Veterano
# ago/09 · Editado por: Bog
· votar


Desprogramador

Eee, brigado!

A idéia era ser mesmo bem popzinho grudento. A parte do popzinho é fácil, mas a parte do grudento é mais difícil do que eu pensava!

Minow
Só achei a voz um pouco baixinha

Eu estava tentando esconder a falta de afinação... =P

Quanto ao baixo, não tenho desculpa pronta. Pode ser por causa dos fones que eu usei, ou eu simplesmente equalizei e coloquei ele no volume errado. =/

erico.ascencao
Veterano
# ago/09
· votar


Bog
Malandrão, escondeu a sua voz... huahuahauauua!! De fato a voz não combinou muito com o resto da música, logo me veio à cabeça que um vocal estilo mais "pesado" ficaria melhor.

Achei, digamos, inovadora a linha de bateria. Ficou bem loucona, gostei bastante.

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


erico.ascencao

Quanto à voz: infelizmente, não tenho boa afinação, e a música devia ter sido gravada em outro tom. Eu fiz os instrumentos para colocar a voz da menina que fazia as músicas comigo, mas por motivos que não vêm ao caso, ela não pode mais cantar. O resultado é que eu, que já canto meio sem peso, tive que pegar ainda mais leve, para não ter que regravar as guitarras (e eu já estava muito feliz com elas para regravar).

Quanto à bateria: cara, uma vez eu fui numa apresentação de Jazz com 2 bateristas, que tocavam em perfeita sincronia, um complementando o outro. Minha vida nunca mais foi a mesma depois de ouvir aquilo! :)

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


Puxa, ninguém comentou da guitarra, hehehe.

Eu usei um truquezinho na base, alguém adivinha o que é?

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


Bog

o drivezinho ficou bacana, combinou bem com o clima da musica!! Um humbucker? lespa, SG??

Que truque?? hehehe. Alias como vc gravou??

É verdade sobre a batera, tem nota pra dedéu, ouvi no fone aqui!!
Montar ela midi é mole né!! hehehe

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


ogner
Um humbucker? lespa, SG??

Nop. Uma Tele vitaminada!

Que truque??

Vamos ver se alguém adivinha... =P

Alias como vc gravou??

Vamos ver se algúem adivinha... (2)

Eu posso ou não ter usado os seguintes equipamentos:

- Um amplificadorzinho valvulado Fender Champion 500
- Um mini-amp Pignose
- Um Tube Screamer
- Uma Digitech GNX3000
- Plugins rodando no PC

É verdade sobre a batera, tem nota pra dedéu, ouvi no fone aqui!!

Heheh, sim, foi de propósito. Tem horas aí que tem uma caixa, um prato e um tonton tocando juntos (sério)! Montando tudo em MIDI, fico com um baterista de 3 braços e um baixista robô, para um guitarrista tosco como eu! =P

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


Po, podia dizer pelo menos oq é esse tele mutante ae, pq esse som na minha opinião não tem cara de Tele classica (tipo fender) e amp!!

Por isso chuto que vc timbrou muito bem usando essa Digitech ae ( que eu nem conhecia, vi agora na net) e ainda usou uns plugins ae!!

Mas tb acho q tem mais coisa, tipo um canal assim outro microfonado, sei lá!!!!

hehehehe

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


ogner

oq é esse tele mutante ae

É uma G&L ASAT Special, que tem single coils de alta saída (algo parecido com os captadores da Jazzmaster). Captador do braço.

Quanto ao resto, vamos ver se alguém mais palpita - se bem que acho difícil, já que não é um tópico com um solo metálico, tirando sarro do Chimbinha, idolatrando/malhando o Slash, ou perguntando qual guitarra é boa para iniciantes. =P

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


É um Champion 600 com seu par perfeito o TS.

Ea linha de guitarra tem alguma coisa a mais que não consigo identificar.

Ah, e você plugou a guitarra no Low.

Té, errei tudo. =)

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


Pô, vi a guita. É essa aqui?




Realmente ela é diferente da Fender!!
Mas chamar de mutante a menina é sacanagem. Sonzeira!! hehehe!!

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


brunoliam
É um Champion 600 com seu par perfeito o TS.

Heheh pode ser... pode não ser... :P

Ea linha de guitarra tem alguma coisa a mais que não consigo identificar.

Sim. É uma coisa a mais. ;)

ogner
É essa aqui?

Mais ou menos. A minha é da segunda linha, fabricada na Indonésia. Mas eu acho ela muito, mas MUITO legal mesmo. O som é como uma mistura de Telecaster com Jazzmaster. Não troco essa G&L por Fender nenhuma - se um dia tiver uma Fender, vai ser além da G&L, e não substituindo! =P

Zero Zen
Veterano
# ago/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Bog

Belo trabalho !

A crítica que eu faria ao vocal não é quanto à afinação, mas quanto ao timbre. Achei meio médio, uma certa dificuldade em entender o que está sendo cantado. Por insegurança, talvez, você tenha querido esconder a "performance".

Aliás. Não é só o vocal que me pareceu com pouco brilho e articulação. A bateria parece estar com as peles mais frouxas, com pouco destaque nos agudos.

As guitarras, acho que são duas ou mais, parecem ter ambiências diferentes e a que está mais na frente parece mais gorda do que a que fica mais ao fundo (com mais ambiência). Isso até pode ter explicação, pois o reverb salienta muitas freqüencias agudas, dando mais articulação ao timbre, mas deixa ele mais magro também. Me pareceu haver uma pitada de chorus numa delas ou a uma duplicação de trilha.

Com uma voz feminina, que suponho bem mais aguda, acho que você teria uma melhor distribuição dos instrumentos e da voz no resultado final. Acho que "abriria" mais a música.

Além do mais. Voz feminina é bem mais interessante ! hehe

Claro que posso estar equivocado, já que ouvi a música através de caixas de PC "melhoradas", o que pode resultar em erro de avaliação. Num equipamento mais elaborado o resultado e a opinião podem ser diferentes.

T+.

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


Zero Zen

Obrigado pelo comentário. :) É sempre bom receber críticas de gente com critéiros razoáveis.

Por insegurança, talvez, você tenha querido esconder a "performance".

Como disse acima, a música era para ser cantada por uma menina. Eu normalmente cantaria ela 2 semitons acima. Se você somar a minha falta de afinação natural com isso...

A bateria parece estar com as peles mais frouxas,

Bom, quanto a isso eu não sei. Eu só peguei o som diretamente de um plugin (EZDrummer). Como não toco bateria, não sei equalizar exatamente bem.

Me pareceu haver uma pitada de chorus numa delas ou a uma duplicação de trilha.

Hehhe, você sacou direitinho o truque.

Vou dizer o que eu fiz: eu um dia estava tocando (com o Champzinho e um Tube Screamer) e notei que estava muito feliz com o timbre. Prestanto atenção, percebi que, dependendo da minha posição com relação ao amp, o timbre mudava completamente. Ficando bem atrás dele, o som ficava sem médios e com muitos agudos, enquanto na frente e acima, aumentavam muito os médios (graves não tem, é um amp com falante de 6"). Então, eu achei uma posição onde cada ouvido pegava um pouco deste som, com o amp bem no meio da sala. Fiquei lá viajando com aquela esquisitice sonora.

O que eu fiz foi tentar reproduzir este efeito com a pedaleira, por isso eu gravei a trilha em stereo, usando simulações diferentes, e depois misturando tudo. Eu nunca tinha experimentado fazer uma música com stereo tão destacado, e gostei muito do resultado. Usarei novamente no futuro, com certeza!

Com uma voz feminina, que suponho bem mais aguda, acho que você teria uma melhor distribuição dos instrumentos e da voz no resultado final

Tenho certeza disso. Por isso mesmo que eu sempre gravava dando prioridade para a menina cantar. Mas ela não pode mais gravar, então vou ter que me contentar com minha vozinha... ou aprender a cantar!

Valeu mesmo pelos comentários! :)

Zero Zen
Veterano
# ago/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Bog

A bateria parece estar com as peles mais frouxas,

Bom, quanto a isso eu não sei. Eu só peguei o som diretamente de um plugin (EZDrummer). Como não toco bateria, não sei equalizar exatamente bem.


Bateristas também são "Tone Snobs". Eles tem sua opinião pessoal quanto à afinação da bateria. hehehe

Compare os timbres de Aynsley Dunbar e Bill Brufford. O primeiro parece estar tocando com as peles da bateria bem frouxas, com um timbre abafado, quase tribal.

Já o Brufford, além da condução característica, parece usar as peles esticadas ao máximo, com um som vivo e estalado. A caixa dele então, é absolutamente pessoal.

Quanto aos timbre de guitarra...

Ambiência é tuuuuddddoooo ! Bem quase tudo. hehe

T+.

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


Zero Zen
Ambiência é tuuuuddddoooo ! Bem quase tudo. hehe

É, acho que esta é a lição que mais ficou desta musiquinha. Ouvi já muita gente aqui dizendo que não conseguia ter nas gravações a mesma sensação de volume e espaço que tinham no amp. Aprendi com o tempo vários truques: atrasos, defasagem, voice over, e agora, sinal splitado.

Mas também sofri bastante para conseguir esse crunch de amp com caixa pequena. Acho que nunca equalizei tanto uma trilha de guitarra. O.o

Aí, eu reforcei mais uma vez duas coisas que eu já pensava:

1. Pedaleiras são ótimas para gravações, mas ao vivo, amps são... amps. Eu gastei um bom tempo para conseguir passar numa gravação a mesma sensação que tinha simplesmente ligando a guitarra e um pedal no amp. Mas simplesmente microfonar o amp não dava - e nem traria direto o mesmo resultado de estar ali, do lado do amp (do lado mesmo, é onde eu fiquei no final).

2. Aquele papo de que "o timbre vem das mãos" é balela. Parte do timbre vem das mãos, mas eu sinceramente, achei esse timbre ótimo, apesar das mãos serem uma droga, hahaha.

Zero Zen
Veterano
# ago/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Bog

Microfonar o amp sempre é uma boa saída.

Se a vizinhança é um problema...Existem aquelas caixas (quase seladas) para colocar o amp dentro. Muita gente tranca o amp no armário.

Só que esse sistema não serve para captar a verdadeira ambiência que você está ouvindo ao tocar.

Mas você pode colocar dois microfones com características distintas, em posições diferentes e manipular a gravação digitalmente no que concerne a ambiência, a posteriori.

E aí é que você vai ver o tempo gasto com a equalização da guitarra. An endless search hehehe

T+.

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


Zero Zen
Existem aquelas caixas (quase seladas) para colocar o amp dentro.

Cara, minha casa é tão pequena que eu tive que vender meu amp com falante de 10" porque era "grande" demais. =/

Antes de morar aqui, eu tentei microfonar um amp, mas achei muito complicado. Não capturava exatamente o som que eu escutava ao vivo, e depois era complicado para regravar tudo caso o timbre não ficasse bom no mix. Por isso, hoje em dia eu faço tudo na base do reamp, e nesta gravação em particular, achei que consegui chegar exatamente onde eu queria. :)

Valeu aí pelos comentários. O pessoal não comenta muito as minhas tosquices, hehehe.

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


Bog

Sabia que eram duas linhas de guitarra... era evidente a sobreposição (inclusive um a me pareceu backwards....., mas não sabia um termo decente para usar) ...mas não falei, então não adianta....

Usaste o Champion em qual volume?

Abç

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


brunoliam
Usaste o Champion em qual volume?

Hehhe, opa, a gravação não é do Champ, é uma tentativa de reproduzir o efeito esquisito que dá ouvir o amp de lado, com a cabeça pertinho dele, numa sala pequeninha e o com o volume alto o suficiente para começar a saturar. :)

Zero Zen
Veterano
# ago/09
· votar


Bog

Por isso, hoje em dia eu faço tudo na base do reamp

REAMP ? Você está usando um desses?

http://www.radialeng.com/di-xamp.htm

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


Bog

Ah, last, but not least: Você disse que o amp não te, graves.... que injustiça.... ehhehehe.

Você não o acha muito menos agudo do que outros amps que tenham um falante tão pequeno? Foi minha impressão.

Abç

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


Bog
Hehhe, opa, a gravação não é do Champ,

Capisco.

Eu sempre que posso tocar, passo um tempão a procurar uma posição decente para o amp... achava que eu sofria de delusões auditivas....

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


Zero Zen
REAMP ? Você está usando um desses?

Não não, é o da pedaleira mesmo. ;) Tudo digitalzão!

brunoliam

Heheh, ah, tem poucos graves sim, mas eu particularmente gosto muito desse timbre meio encaixotado dele, com destaque na região dos médio-graves. Mas tem que ver que a minha guitarra tem single coils, o que automaticamente faz com que o amp tenha muito menos graves para amplificar, heheh.

Eu tenho um ampzinho Pignose, com falante de 5", e o nível de graves é muito próximo ao do Champzinho.

Konrad
Veterano
# ago/09
· votar


Bog
Eu tenho um ampzinho Pignose, com falante de 5", e o nível de graves é muito próximo ao do Champzinho.


Também gosto do timbre, ou me acostumei, não sei mais..... meu pedais funcionam como equalizadores, de certa forma...

Já viste os novos Pignose Tweed? Heheheh

Quero um!

Abç

Atum Bluesman
Veterano
# ago/09
· votar


Eu achei tudo muito bom para o estilo cara! O timbre da guitarra, bateria, linha do baixo, e mesmo a voz está bem legal =D
Parabéns!

Bog
Veterano
# ago/09
· votar


brunoliam
Já viste os novos Pignose Tweed? Heheheh

Opa, custavam um pouquinho mais caros do que o original, então fiquei com o lendário mesmo. :)

Eu e a minha mania de ampzinhos...

Atum Bluesman

Puxa, obrigado mesmo! :) Sei que o meu estilo não é exatamente popular por aqui, onde o povo gosta de muita distorção e guitarrocentrismo, metal, rockão, e com algum esforço, blues, com um pouquinhozinho de jazz ou funk. Aí eu fico meio "assim" com esse meu popzinho de quem não sabe tocar guitarra direito e queria ser guitarrista base (todo mundo queria solar!). É bom saber que ALGUÉM ao menos ouviu, hahaha.

ogner
Veterano
# ago/09
· votar


Bog

Pra vc ficar mais feliz ainda, eu ouvi todas ( Já tinha ouvido)!! Achei a "Lanternas Flutuantes" MUITO boa, gosto dassas modas meio "a lá" Elomar.

"Diferente não é errado" tem uma vibe muito mutantes, até...entrar a parte rápida!! hehehe

E no geral bem bacana, muitos timbres e variedade de estilos!! No minimo muito criativo!! Tem até um sambinha torto!!hehehe

Abço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pop Rock com Base Cruncheadinha