Guitarra para uma situação especial - Dúvidassss

    Autor Mensagem
    rezendebt
    Veterano
    # jul/09


    Olá pessoal, gostaria de ajuda de vocês para um montão de dúvidas naquilo que vou explicar agora. Eu sou estudante de violão há algum tempo, já tenho um conhecimento digamos intermediário, e neste momento eu decidi que irei adquirir uma guitarra, contudo, estou com muitas dúvidas por não ter conhecimento nenhum sobre este assunto (guitarras). Tais como: quais são as melhores marcas, quais as armadilhas de marcas que parecem ser boas mas não são, quais periféricos vêm junto com o equipamento (é um tal de floyd rose prum lado e um humbucker pro outro que eu nunca vi), o que caracteriza uma guitarra original da falsa, qual a melhor origem, etc, entre dezenas de outras dúvidas. (Desculpe a ignorância, mas não domino nada do assunto mesmo).

    Ok, pelo que andei lendo queria passar algumas informações a vocês, por exemplo: o tipo de música que pretendo tocar com a guitarra são estilos do skank, paralamas, titãs etc. (rock nacional em geral), mas irei tocar bastante do rock internacional que curto também. (Na verdade eu gosto de todo tipo de música, claro que não dá para tocar música clássica com a guitarra, pelo menos eu acho que não, mas enfim...);

    Estou disposto a pagar entre 1.000,00 e 1200,00 (espero que dê para comprar uma guitarra boazinha);

    Alguns amigos meus falam muito bem da Ibanez, da tagima, da washburn e da fender. Só que fui olhar pra comprar e andei pesquisando aqui no forum e nas lojas, e é um tal de que a guitarra foi fabricada na china ou na indonésia ou sei lá onde, ou que só carrega o nome do fabricante mas não a qualidade, ou que o timbre de uma é pior que o da outra. Nussa sinhora, fiquei perdidinho.

    E ainda o que mais me preocupa é que caso eu compre uma guitarra "x", eu poderei ter de levá-la a um Luthier para ajustes. E o problema é que atualmente eu resido num lugar próximo do "cudomundistão" ou seja, sem chance de existir um luthier a menos de 700Km daqui.

    Então, em resumo, o que eu queria era o seguinte, saber qual a guitarra em específico que vocês recomendam para um estilo eclético de música, que seja a melhor e mais completa dentro da faixa de valores relatada e que de preferência não precise levar em luthier enquanto nova (não sei se isso é possível, mas se não for... fazer o que né...).

    (*Detalhe, amplificadores e pedaleiras eu já andei me informando e tá mais fácil (ou menos difícil??), então vou deixar este item pra depois)

    Ok é isso...se algum nobre e bondoso guitarrista puder ajudar este leigo aqui, fico agradecido.

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    da pra tirar sim!rs
    http://www.youtube.com/watch?v=TF-kjvWY5YU&feature=channel_page

    booom , minha indicação é:

    cort viva gold 2 ou ibanez rg350 dx :)

    abraço

    daniel_guitar
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: daniel_guitar
    · votar


    rezendebt
    squier standard fat strat (tem captação dupla na ponte dá pra tocar de um rock leve a algo mais pesado mas não tanto pq o captador não e de saída alta) mas pra o estilo q vc quer, mas não é recomendavel não levar a guitarra no luthier assim q começar pq independete da marca, preço ela precisa de uma revisão pois a gente não sabe quanto tempo tá parada nas lojas

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    E saia de perto desses amigos sabe tudo, pesquise bem no fórum, e antes de mais nada teste as guitarras, o básico é ser um instrumento de qualidade e com um preço justo...o resto você decide, pois gosto é gosto, o que é bom e confortavel para mim pode não ser para você.

    vó ja pegou meu leite
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    hambucker

    http://www.wizardpickups.co.uk/images/humbucker4_large.jpg


    single coil

    MathGuitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    indicaria tambem a Ibanez RG 350, pois ela eh versatil, voce pode tirar estes sons que voce deseja e se por acaso resolver "adicionar" algum repertorio ao teu som voce estara bem equipado!! A proposito, a floyd rose eh uma ponte dotada de micro afinacao, que ajuda o instrumento a nao desafinar, porem uma destas ruins pode ser pior que qualquer outra "normalzinha" eh isso ;D. Vai de GR 350 que nao tem erro!!

    DaniloReis
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    lol, como o cara pede uma guitarra que naum precise de luthier, eh INICIANTE e mandam logo duas guitarras com floyd como indicação?

    Compre alguma guitarra com ponte fixa, EX: Les Paul = SX Les paul, ou condor CLP II, ou SG, Sx SG. Mas mesmo assim vão precisar de pelo menos a primeira regulagem

    Slash Hammett
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    eu pegaria uma schecter omen extreme.
    eh uma guita bem construida, tem ponte fixa, acabamento excelente e ainda vem com push pull. com ele vc pode "transformar" os humbuckers dela em singles.

    GuitarHome
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Cara eu sem duvidas iria de Les Paul e ela seria uma Condor CLP II que falam muuuuitissimo bem dela.
    Les Paul cairia perfeito pro estilo que você toca sem dúvidas.

    Guynho
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Cara, hoje eu testei uma Condor CLP2-S, e fiquei surpreso positivamente...

    É uma guitarra do modelo Les Paul (Guitarristas como o Slash, Jimmy Page, Samuel Rosa, Tony Belotto, são adeptos deste modelo), com ótimo acabamento, e o preço tá bom: R$ 990,00.

    A guitarra possui dois captadores "Humbuckers", que são captadores que tem menos ruidos, e casam melhor com distorções e overdrives de alto ganho.

    Pelo que você falou, acho que a Les Paul serviria melhor...

    Abraço!

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    DaniloReis
    como o cara pede uma guitarra que naum precise de luthier, eh INICIANTE e mandam logo duas guitarras com floyd como indicação?


    Esse tópico é pra opinar sobre uma guitarra pro cara, ou pra opinar sobre a opinião dos outros?

    Minha primeira guitarra foi com floyd e nunca tive dor de cabeça com ela... Nunca levei no luthier, o antigo dono levou antes de vender e eu mesmo aprendi a regular sem quebrar muito a cabeça...
    Se eu fosse ficar ouvindo o que o pessoal inventa e força sobre floyd...O que importa é que não seja uma ponte vagabunda!

    Continuo indicando Ibanez rg350dx, opinião pessoal ;)

    rezendebt
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Ô pessoal, tá dando uma ajuda boa até agora, estou pesquisando as sugestões de vocês uma a uma aqui na net, vamos ver se haverá outras boas almas podem dar mais sugestões ou informações para me ajudar, ou mesmo aquele que já postou e se lembrou de algum detalhe e quiser postar de novo eu agradeço. Toda informação é válida. Desde já, agradeço.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    rezendebt
    Se eu fosse tu eu fugiria de guitarras com ponte do tipo Floyd Rose. Se a ponte não for de boa qualidade, é só dor de cabeça, fora a regulagem. Sem falar que tu disse que não tens como levar a guitarra em um luthier.

    Eu pegaria uma Squier Telecaster Standard, Squier Stratocaster Standard (apesar de ter ponte Tremolo, é mais fácil de regular), SX SSG Std ou a Condor CLP-II.

    Seria uma boa que alguém fizesse a regulagem da guitarra pra ti, isso é indispensável pra que ela "funcione" 100%.

    Outra coisa, prioriza um bom amplificador. Ele influi muito mais na qualidade sonora do que a guitarra.

    DaniloReis
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    jonas.hetfield

    O cara q fez o tópico não sabe nem o q eh floyd rose. E eu não digo isso porque o pessoal fala demais e "força" quanto a pontes flutuantes, e sim por experiência própria.

    Se o cara comprar essa 350DX, e der o azar dela vir desregulada, ele aparece aqui no outro dia falando = Galera, minha guitarra não afina, e as cordas tão bem altas, q q eu faço? Vão mostrar o tópico de regulagem de floyd pra ele, e vai ser beeem difícil dele se virar sozinho.

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    DaniloReis
    Então , eu disse que floyds medianas não são como o pessoal fala mal por ter tido experiencia cm floyds podres(exemplo de mediana: edge 3).
    Eu tenho uma rg370 e sei doque estou falando
    Bom, de qualquer jeito tem que levar no luthier pelo menos uma vez, mesmo que tenha ponte tune o matic ou tremolo.

    Só falo isso porque tem muita gente que fala mal de floyd por ae sem nunca ter tido uma guitarra com floyd mediana. Que pelo menos não foi seu caso.
    abraço

    Bigtransa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    algumas sugestões de modelos q acho interessantes:
    schecter omen extreme
    washburn n1
    parker p42

    essas 3 são guitarras com 2 humbuckers e push pull, pessoalmente considero este tipo de configuração o mais versátil possível. Acho que os modelos q citei te serviriam muito bem como 1° "boa" guitarra. Tenho as 3 e comprei todas online, com excessão da washburn vieram com boa regulagem da loja "dispensando" o luthier..... os preços são equivalentes (acho q a washaburn é um pouco mais barata)...... a schecter e a parker têm a vantagem de saírem de fábrica com captadores de alnico excelentes (os da washburn tb são bem razoáveis, mas são pups high gain cerâmicos, acabam embolando dependendo da situação)...... comparando a parker e a schecter a segunda tem mais ganho..... a parker soa mais definida e equilibrada enquanto a schecter puxa mais pro médio-agudo..... os captadores splitados da parker soam bem como singles..... gostei da parker pra timbres limpos e sons vintage (bem legal mesmo.... dá pra tirar bons timpres de les paul, tele e strato) enquanto a schecter soa mais legal com drive numa onda mais blues-rock...... fica aí a dica.....

    Soul Wyx
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    rezendebt
    Sem querer ser chato,
    a sua cidade é a 150km da capital.
    A minha é 400 é vivo por la.
    150k =>Duas Horas de Viagem.

    Então você pode encontrar luthier facilmente'


    Floyd Rose, desafina, não recomendado para iniciantes, eu sou iniciante e tenho, mas não recomendo. Apesar de não ter problemas com ela.

    Humbucker e Single, são tipos de captadores, o Single mais limpo e seco com mais brilho. Humbucker mais molhadado, gordo e abafado.

    Eu iria de Cort Viva Gold II e pediria para travar a Floyd Rose, assim evitando frustações com ela, e mais tarde quando você ver necessidade destravar.

    Soul Wyx
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Oliveira MG - Cidade do Interior => Votem!


    Desculpa, não resisti'

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Soul Wyx

    Acho que nem precisa travar a ponte, pois se a guitarra estiver regulada desafinara menos do que uma com ponte tremolo tambem regulada.
    Já que o cara é iniciante , creio que não fara macaquices com uma floyd.Pelo menos até aprender a regular.

    Tenho uma Ibanez Rg370,toco todos os dias praticamente, e só afino quando troco de cordas ou quando uma estoura (só aconteceu uma vez). De resto da pra afinar de boa pela micro afinação; Pelo menos comigo é assim!

    Soul Wyx
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    jonas.hetfield
    Eu nunca afino pela micro afinação, corda nova ela mantém 1 Semana ou duas perfeita.
    Corda velha dois dias ela cai do perfeito (8 na G1) e fica girando de leve, de ouvido nem percebe, e eu fodo alavancadas a Satch e Vai.

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Soul Wyx

    Só uso a micro-afinação quando desafina, o que é raro.
    Também uso a alavanca, mas nem tanto como Satch. hahaha

    Bom, troquei de encordoamento há 4 meses, e só desafinou uma vez, a mizinha, e coisa pouca que afinei pela micro afinação. :S

    Soul Wyx
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    jonas.hetfield
    Eu tenho meu encordamento a 3semanas, já ta fudido.
    Já arrebentou duas vezes, e ta toda enferrujada. Passo pano depois que toco'
    =D

    rezendebt
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Caro amigo Soul Wyx, apenas para entendimento, embora eu tenha origem em uma região próspera e desenvolvida (centro oeste mineiro, mais precisamente em Oliveira) atualmente eu trabalho e resido no Vale do Jequitinhonha de Minas Gerais, uma das regiões mais pobres e desprovidas de recursos do país, assolada por diversos contrastes que geralmente só são vistos pela televisão. Pois bem, o fato é que aquilo que só se costuma ver por reportagens, por aqui basta abrir a porta de casa. Desta forma tenho de ser realista e entender que estou meio em falta de alguns recursos até básicos em diversas áreas.

    Mas não digo que é ruim viver aqui não, muito pelo contrário, é bom, principalmente por que as pessoas daqui precisam de mim, e me sinto bem por ajudar da forma que eu posso, e contribuir com o desenvolvimento local ainda que de forma pequena. Só que, a bem da verdade, em assuntos de guitarras eu preciso de vocês, amigos, que têm o conhecimento sobre o assunto, e a quem eu peço encarecidamente que me ajudem. Desde já agradeço.

    jonas.hetfield
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Soul Wyx
    Cacetee, eu nunca passo pano haha
    Vai entender essas coisas !
    Só vou trocar de encordoamento por causa do timbre, pois nem enferrujou, só perdeu o brilho

    Soul Wyx
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    jonas.hetfield
    A minha perde brilho no segundo dia.
    rezendebt
    Como já disse, vai com floyd Travadol, ou vai sem.
    Scheter sem floyd, ou cort viva gold com floyd trava.
    Ja disse as diferençs dos humbuckers para single.
    Acho que boa coisa você acha em forum usando a busca.
    Eu aprendi tudo que sei aqui'
    =D
    Abraços

    teuabreu
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Se eu fosse tu eu fugiria de guitarras com ponte do tipo Floyd Rose.


    No começo até pra trocar as cordas ja é chato.

    Recomendo uma strato ou uma Les Paul ( modelos de guitarra).

    Verzzola
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Compre uma guitarra de vinho.
    (Mal, não resisti.)

    Soul Wyx
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Olha, vou separar as melhores opções que o fórum recomenda:

    Amplificador: Condor GX35R, sem mais.
    Pedaleira: G1/G1X, Vamp2, G2. São as melhores na faixa de preço.
    Guitarra:
    Shelter SST62/57
    Shelter Nashville
    Shelter Detroit
    SX STD LesPaul
    SX STD SG
    Cort Viva GoldII
    Ibanez RG350DX/EX
    Ibanez RG 370DX
    Condor CLPII-S
    Condor Clp Custom
    Epiphone G400

    Essas ai, pesquise sobre cada uma delas, toda nesta faixa de preço. Abraços

    rezendebt
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Caros amigos, agradeço muito a atenção de todos e acredito que já tenho uma variedade mais ou menos predefinida de opções. Vou estudar mais um pouco as possibilidades considerando todas ótimas informações aqui relatadas para decidir qual guitarra irei adquirir. Novamente obrigado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra para uma situação especial - Dúvidassss