Que tipo de timbre a Gibson Explorer tem?

Autor Mensagem
Slash de moura
Veterano
# jul/09


com qual guitarra o timbre dela mais se assemelha?

Van_Lorien
Veterano
# jul/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


Com o da Gibson Explorer.

Slash de moura
Veterano
# jul/09
· votar


olha só.. vlw

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


Slash de moura
Na boa, usa a busca, pesquisa no YouTube. É mais fácil tu ouvir do que a gente tentar te explicar.

Slash de moura
Veterano
# jul/09
· votar


tipo , é que eu sempre vejo com drive cara , queria saber o clean
mais vlw..

Van_Lorien
Veterano
# jul/09
· votar


Slash de moura
É só procurar que tu acha sons limpos de Explorer.
http://www.youtube.com/results?search_query=gibson+explorer+clean&sear ch_type=

Slash Hammett
Veterano
# jul/09
· votar


Slash de moura
eu nao tenho uma gibson explorer (um dia terei uma asuhausa) mas eu tenho um epiphone korina explorer. o clean dela eh bem encorpado, bem cheio, eh meio dificil de explicar, soh ouvindo pra saber mesmo. eh uma guita q puxa mais para medio/grave.
uma gibson tem um som ainda melhor.

flws

Slash de moura
Veterano
# jul/09
· votar


vlw

markolino
Veterano
# jul/09
· votar


Slash de moura
camarada, o The Edge(guitarrista do u2) usa as vezes uma gibson explorer lindissima e tira autos clean !

eu ACHO que ela tem o timbre que nem de les paul

ambas sao feitas em mogno e possuem o braço grosso pra caramba..

2 humbucker e etc..

acho que só muda o formato..

valeu !

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Tenho uma Explorer mas não é Gibson.

Slash de moura
Veterano
# jul/09
· votar


valeeeeu pessoal , eu tava vendo uns video aki , ela tem um timbre MUUITO pareçido com o da Gibson Les Paul msm!

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Que tipo de timbre a Gibson Explorer tem?
Cara procura na Internet Explorer que você encontra altas coisas.

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


markolino
o The Edge(guitarrista do u2) usa as vezes uma gibson explorer lindissima e tira autos clean
A dele é uma Epiphone Korina. Foi uma das primeiras guitarras que ele comprou (se não a primeira).

mmayorca
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao

é uma Gibson, e foi aprimeira guitarra que ele usou em estúdio com o U2...e teve o headstock quebrado num show, que depois foi reparado.

conandrade
Veterano
# jul/09
· votar


Hmm...

Sei la.

Uma das coisas que tiram a graça nas Gibsons na minha opinião, é justamente ter vários modelos de guitarra com timbres mega parecidos.

Tive uma SG Std, Les Paul Studio e Les Paul Deluxe ao mesmo tempo em casa. Na época, tinha trocado uma Strato 78 pela SG. Foi legal na primeira semana... depois, olhava pra parede... procurava uma guitarra pra tocar SRV, Clapton, Jimi... e não tinha. Aquilo me deu uma agonia cara e um profundo arrependimento.

Um amigo de um camarada meu, deixou uma Gibson Explorer pra eu dar uma regulada nela... e foi a MESMA coisa. MUITO parecida com a Gibson LP Studio... só que com uma gama de timbres menor.

Mas não deixa de ser EXCELENTES guitarras!

abraços

zolluca
Veterano
# jul/09
· votar


eu curto é as ESP explorer

markolino
Veterano
# jul/09
· votar


conandrade
ah sim..
acho que só as fly V devem ter um timbre mais diferente assim..

o resto soa parecido.

seila, escutando eu nao acho que eu consiga sentir a diferença entre uma SG e uma LES paul..
mas tocando sente !

Slash Hammett
Veterano
# jul/09 · Editado por: Slash Hammett
· votar


markolino

camarada, o The Edge(guitarrista do u2) usa as vezes uma gibson explorer lindissima e tira autos clean !

eu ACHO que ela tem o timbre que nem de les paul

ambas sao feitas em mogno e possuem o braço grosso pra caramba..


as gibson/epiphone explorer desse modelo igual ao q o the edge usa (korina explorer) nao sao de mogno. a madeira delas eh korina. essa madeira possui caracteristiscas sonoras mto parecidas com o mogno, entretanto apresenta um pouco mais de medios.
eu nao sei como eh o braço de uma gibson, mas o da epiphone korina nao eh grosso como vc diz.

conandrade
tb acho isso. as guitas da gibson tem um timbre especifico bem semelhante entre a maioria dos modelos, mas mesmo assim eu continuo gostando mto mais da gibson do q a fender, ibanez e etc hehe

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


mmayorca
É Epiphone:



The Floyd Rose Lord
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
como pode se uma epipoca se no headstock da guita tá escrito gibson???

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


The Floyd Rose Lord
Nossa, confundi o G com o E, e pensei que era Epiphone... retiro o que disse.

markolino
Veterano
# jul/09
· votar


Slash Hammett
legal!

eu pensei que era uma explorer "comum" da gibson

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Slash Hammett
as gibson/epiphone explorer desse modelo igual ao q o the edge usa (korina explorer) nao sao de mogno. a madeira delas eh korina. essa madeira possui caracteristiscas sonoras mto parecidas com o mogno, entretanto apresenta um pouco mais de medios.
eu nao sei como eh o braço de uma gibson, mas o da epiphone korina nao eh grosso como vc diz.


Cara, o braços das Gibson é perfil 1959, então é bem grosso se comparado com o padrão das marcas de hoje.

E como a do the Edge é um modelo 1976, é muito mais provavel que ela seja feita de Mogno do que de Korina, já que apenas as 50 primeiras Explorers dos anos 50 foram feitas de Korina.

Timbristicamente, a diferença entre as Explorer e as SG são o fato de que as Explorer tem consideravelmente mais agudos que as SG. Se for os modelos atuais da Explorer, elas também vem com captadores de alta saída, intencionados pra dar mais distorção no amp, como os 500T e 496R.

conandrade
Uma das coisas que tiram a graça nas Gibsons na minha opinião, é justamente ter vários modelos de guitarra com timbres mega parecidos.

Tive uma SG Std, Les Paul Studio e Les Paul Deluxe ao mesmo tempo em casa. Na época, tinha trocado uma Strato 78 pela SG. Foi legal na primeira semana... depois, olhava pra parede... procurava uma guitarra pra tocar SRV, Clapton, Jimi... e não tinha. Aquilo me deu uma agonia cara e um profundo arrependimento.


Cara, eu discordo totalmente, uma das coisas que mais me impressiona na Gibson é justamente o fato de que ela produz uma renca de guitarra que teoricamente tem os mesmos principios de construção, e por causa de pequenas mudanças no projeto elas soam totalmente diferentes, ao contrário das Fender, que se vc pegar uma Strato de 10 séries diferentes, só vai realmente notar a diferença em modelos que tenha realmente algo bem diferente, como os modelos com caps Texas Special ou Vintage Noiseless, mas se forem os mesmos caps, a diferença é virtualmente nenhuma até tu se acostumar com o som delas e notar como a madeira e as ferragens influênciam o som.

Nesse ponto tanto Gibson quanto Fender são escravas do seu passado, já que praticamente vivem de reedições ou modernizações de modelos que estão no mercado há pelo menos 40 anos. A Gibson pelo menos tem uma variedade muito grande de captadores e de variantes dos modelos que são intencionalmente pensados pra dar outros sons, como as Les Paul com madeiras exóticas. Ou as SG Raw Power.

Agora, quem quer som de Fender, com certeza não devia tentar Gibson, já que é o lado oposto da moeda.

E as guitarras preferidas do Hendrix eram uma FLying V e uma SG Custom 3-Pick ups

Regnum_irae
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

+1

markolino
Veterano
# jul/09 · Editado por: markolino
· votar


nichendrix
que aula
ehehehe

e teve gente que negativou..
nao entendo isso

conandrade
Veterano
# jul/09 · Editado por: conandrade
· votar


nichendrix
Já eu discordo completamente do que vc disse por conta das minha próprias experiências com essas guitarras. Não posso ir contra o que eu vi e senti na prática!

Já tive tanta Fender e já testei tantas outras, que pra eu dizer que não tem uma Fender igual a outra é tão fácil quanto estalar os dedos. Minha opinião foi toda baseada nessa minha experiência. Não posso me negar isso.

American Standard, já tive 4 desses modelos, sendo que 2 eram do mesmo ano. E nenhuma era sequer parecida com outra no que diz respeito a tocabilidade mesmo sendo visualmente idênticas. Cada uma dessas, foram testadas e comparadas em lojas com outras American Standards "iguaizinhas" que foram rejeitadas por mim, pq tiveram coisas que não gostei; ou seja, eram diferentes em algum aspecto. E não tive só Fender American Standard.

Ou o timbre era diferente; pegada; cor; acabamento. Sempre tinha alguma coisa. Até a minha atual, foi selecionada a dedo, em meio a outras American Standards, American Vintage, Lonestar e Signatures. Eu fui daqueles de encher o saco do vendedor de verdade: mala sem-alça profissional. E adolescente. Hehe

Quanto às Gibson, não posso dizer com tanta propriedade. Mas pela minha experiência, uma SG Standard é literalmente igual a outra SG Standard. O mesmo para as Les Paul que testei. Isso é um tremendo padrão de qualidade da Gibson mas eu, particularmente, gosto dessa característica "falha" na Fender. E na minha vida, toquei em poucas Gibsons de verdade. Mas essas 3 que tive simultaneamente aqui em casa soavam MUITO parecidas e isso me deixou meio "sufocado".

Se eu tocasse mais Steppenwolf, Allman Brothers, Gary Moore, GnR, Black Sabbath, etc... quem sabe? O timbre que eu gostava do Jimi Hendrix era como os da Stratocaster. Ele pode até ter dito que suas guitarras preferidas eram as Gibsons... mas graças a Deus ele usou as Stratos em praticamente TODAS as gravações e JAMs possíveis de Stratocaster que eu já escutei. Por que ele não usava Gibson nessas horas eu nunca vou entender. $$?

Posso estar errado sobre a Gibson. Mas de Stratocaster, já testei muita coisa pra poder falar sobre isso da maneira como falo. OBVIO que não me considero um expert! huahuahua nem de perto. Tenho certeza de que tenho um looooongo caminho a percorrer ainda! E quanto a Telecaster, tb nunca peguei uma parecida com outra, mesmo de modelo similar, testada lado-a-lado, na mesma hora.

E são essas coisas que me fazem falar que "cada instrumento é um instrumento diferente". Já peguei Tagima de 800 pratas que me agradou mais que Telecaster americana de 3,5mil. E já fui "maluco" o suficiente de vender uma American Vintage 62 pra ter uma Japonesa "baixo-custo". E foi a guitarra que finalmente PAROU na minha mão. Vai entender?

A American Vintage 62 eu pude comparar lado-a-lado com a Strato original de 68 do Fernando Vidal - e as outras! -, com os mesmos equipamentos. Cara... o timbre é tão alto nível quanto a Vintage dele, sem brincadeira nem exageiros. Mas aquela dele, tem uma 'áura' estranha em torno dela... que nem na eu vejo na de meu pai, que diferencia ela das demais Gibsons em que toquei. Não sei dizer o que é... mas é demais! Parece mais sêquinha, tem um peso diferente. A Telecaster da década de 50 que tb tive o privilégio de testar tambem passou essa sensação espetacular.

Enfim cara... é com minhas experiências que acho que posso contribuir na prática com esse tópico. A Gibson Explorer que tive aqui em casa soava muito parecida com a Gibson LP Studio, um pouco menos com a SG Std. E a Deluxe fazia fácil o que ela fazia.

Mas ainda quero uma SG 61... :)

abs

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


conandrade
Já eu discordo completamente do que vc disse por conta das minha próprias experiências com essas guitarras. Não posso ir contra o que eu vi e senti na prática!

Cara, eu entendo o que você fala, na pratica, eu concordo que não há duas Stratos ou Tele iguais, mas a variação entre dois modelos de Gibson pra mim, é muito mais perceptivel do que na Fender.

Como você tive diversas Stratos, entre Fender e outras marcas, como também tive diversas Gibsons, fora isso na loja eu vendi até um bocadinho de cada uma delas, já que a gente não era loja de instrumentos, mas aceitava encomendas em casos de instrumentos tops de linha (instrumentos baratos não compensava comprar fora e trazer), então pude testar bastante não só as duas marcas, mas diversas outras como Suhr e Tom Anderson.

Então mesmo tendo tido 4 Gibsons e 5 Fenders ao longo da vida, eu ainda acho que a diferença entre duas Fender é muito mais sutil que a diferença entre duas Gibsons, especialmente se vc só grava e ouve depois o resultado. Nesse ponto eu acho muito mais fácil notar a diferença entre uma SG e uma Les Paul do que notar se o cara está tocando de American Standard, American Traditional, American Vintage e por aí vai.

Ou o timbre era diferente; pegada; cor; acabamento. Sempre tinha alguma coisa. Até a minha atual, foi selecionada a dedo, em meio a outras American Standards, American Vintage, Lonestar e Signatures. Eu fui daqueles de encher o saco do vendedor de verdade: mala sem-alça profissional. E adolescente. Hehe

Cara, eu não sou muito diferente de vc, boto muita banca pra comprar instrumento, no Brasil o preço é absurdo e mesmo comprando fora o valor é bem alto pros nossos padrões e como eu não acho dinheiro em arvore, então prefiro botar muita banca e sair com a certeza que tenho o que quero do que ser bonzinho com vendedor e ter dor de cabeça em casa por anos.

Como você eu acredito que não existem duas guitarras que soem iguais, de qualquer marca que seja, sempre tem diferença, mas eu percebo isso depois de muitos anos de experiência tanto como dono, quanto como vendendo esses instrumentos, como testando sempre que encontro um a disposição.

Quanto às Gibson, não posso dizer com tanta propriedade. Mas pela minha experiência, uma SG Standard é literalmente igual a outra SG Standard. O mesmo para as Les Paul que testei. Isso é um tremendo padrão de qualidade da Gibson mas eu, particularmente, gosto dessa característica "falha" na Fender. E na minha vida, toquei em poucas Gibsons de verdade. Mas essas 3 que tive simultaneamente aqui em casa soavam MUITO parecidas e isso me deixou meio "sufocado".

Cara, como eu disse, em um primeiro momento mesmo uma Strato e uma Les Paul soam parecidos, tudo é de treino, depois que vc acostuma vai notando as diferenças, mas pra mim hoje em dia, a diferença de uma Les Paul pruma SG é tão marcante quando uma Strato e uma Tele. Eu acho elas muito mais distintas que as diferentes séries da Fender entre si.

Ele pode até ter dito que suas guitarras preferidas eram as Gibsons... mas graças a Deus ele usou as Stratos em praticamente TODAS as gravações e JAMs possíveis de Stratocaster que eu já escutei. Por que ele não usava Gibson nessas horas eu nunca vou entender. $$?

Cara, pelo contrário, ele usou muito as 3 guitarras favoritas dele pra gravar, pelo menos metados dos sons de Fender que vc ouve nos discos dele vem não das stratos mas de uma Fender Jaguar, e é muito comum ver ele tocando em Gibsons, apesar de ser mais fácil notar no Eletric Ladyland e no The First Rays of the New Rising Sun (o album que ele menos usou Fender). Algumas musicas como Angel (praticamente interamente gravada com a FLying V que ele chamava de Flying Angel) ou Dolly Dagger e Freedom, são praticamente odes à SG Custom, já que exploram os 3 caps da guitarra à exaustão.

O principal motivo de se ver tanto o Hendrix tocando com Strato é que ele não se sentia a vontade de tocar com as outras ao vivo, e as Stratos eram baratas e fáceis de achar, se ele quisesse pirar em palco, podia fazer com uma Strato, podia quebrar, tocar fogo, o que quisesse. Tanto é que a unica das stratos dele que nunca foi pro saco é uma Strato preta que vc as vezes vê ele tocando em alguns Shows.

Posso estar errado sobre a Gibson. Mas de Stratocaster, já testei muita coisa pra poder falar sobre isso da maneira como falo. OBVIO que não me considero um expert! huahuahua nem de perto. Tenho certeza de que tenho um looooongo caminho a percorrer ainda! E quanto a Telecaster, tb nunca peguei uma parecida com outra, mesmo de modelo similar, testada lado-a-lado, na mesma hora.

Cara, eu não sou nenhum expert, mas tenho bastante experiências com as guitarras tanto da Fender quanto da Gibson, quanto das Epiphone, eu nunca vi 2 exatamente iguais, mas como disse, se gravar 10 stratos american standard exatamente como saem de fabrica, eu vou ter dificuldade pra ver a diferença, embora é provavel que note algumas nuances, provavelmente da mesma forma que acharia difícil só com a gravação achar diferença entre 10 SG Standard.

Tocando é outro mundo, vc nota coisas diferentes, até pela forma como cada uma vibra contra teu corpo.


E são essas coisas que me fazem falar que "cada instrumento é um instrumento diferente". Já peguei Tagima de 800 pratas que me agradou mais que Telecaster americana de 3,5mil. E já fui "maluco" o suficiente de vender uma American Vintage 62 pra ter uma Japonesa "baixo-custo". E foi a guitarra que finalmente PAROU na minha mão. Vai entender?

Isso não é exclusividade sua não. Eu também acho que cada instrumento é totalmente diferente, mas vejo muito mais semelhanças entre as diversas séries da Fender do que entre as diversas séries da Gibson. Dado o devido tempo vc nota diferença timbristica entre os diferente tipos de Les Pauls e SGs, nas Fender, essa diferença também existe, mas acho mais sutil, uma Strato vai ser sempre soar como uma Strato, não importa se é Squier ou American Deluxe, já uma Les Paul, nunca vai soar como uma SG, axo que a comparação mais correta seria comparar uma Les Paul Supreme com uma Studio, aí realmente as diferenças ficam menos sutis, mas em alguns casos são bem gritantes também, como uma Les Paul Standard Raw Power de Imbuia e uma Studio Raw Power de Swamp Ash que pude testar e que soam muito diferentes das Les Pauls tradicionais.

Enfim cara... é com minhas experiências que acho que posso contribuir na prática com esse tópico. A Gibson Explorer que tive aqui em casa soava muito parecida com a Gibson LP Studio, um pouco menos com a SG Std. E a Deluxe fazia fácil o que ela fazia.

Cara, eu acho que é falta de habito mesmo, assim como eu e você vamos perceber a diferença entre diversas Fenders aparentemente iguais, porque temos bastante experiência com elas, eu vou perceber a diferença entre diversas Gibsons teoricamente iguais, e você vai ter mais dificuldade, porque eu tenho mais experiência com elas que você.

Eu também já troquei guitarra top por guitarras mais simples, quando a loja fechou e eu fique um tempão sem emprego, eu tive que ir me desfazendo da maioria dos meus instrumentos, e os tops foram quase todos embora porque valiam mais na hora da revenda. Mas na hora que tive que vender as Fender, não quis ficar com nenhuma Americana, eu tinha uma Strato feita pela Custom Shop da Washburn e uma Squier JV reedição da '57 do inicio dos anos 80 que me davam os sons de Stratos que eu queria (essas Squie JV hoje em dia são muito valorizadas por serem Squier made in Japan com qualidade de instrumento americano, tanto que o preço delas usadas dependendo do estado de conservação chega a ser compatível com o de uma American Standard usada), e numa revenda elas não valeriam muito. Também preferi vender minha Telecaster American Traditional (uma série que saiu de linha no inicios dos 2000, mas que eram basicamente American Standard com 21 trastes e alguns elementos vintage), e ficar com só com uma Tele que o Tagima fez pra mim do jeito que eu queria, corpo de Mogno e Braço One Piece de Grumixava e caps Texas Special.

Mas ainda quero uma SG 61... :)

Cara, eu tive uma '61 da Gibson Custom Art and Historic, uma reedição, não a com acabamento aged, na época elas ainda eram chamadas Reissue, depois as Reissues passaram a ser feitas pela Gibson USA e as Custom Shop, passaram a se chamar VOS, e também passaram a receber um acabamento compatível com o Closet Classic da Fender Custom Shop.

Enfim, basta dizer que eu chorei quando tive que vender essa guitarra, vendi pra um dos meus melhores amigos, mas quando sai da casa dele foi o caminho de volta pra casa todo chorando. Mas as vezes a gente simplesmente precisa da grana e não tem outro jeito de conseguir.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


nichendrix
Caraca! Vou até imprimir pra ler com calma! hehe ;-)
Abs

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


conandrade
nichendrix

Obrigado pela aula gratuita! ;-) Sensacionais os posts!

Abs

conandrade
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Compreendo o ponto de vista e acho que estou de acordo.
Bom papo cara, obrigado pela oportunidade. ;)

abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Que tipo de timbre a Gibson Explorer tem?