Autor |
Mensagem |
conandrade Veterano |
# jul/09
· votar
nichendrix Cara, pelo contrário, ele usou muito as 3 guitarras favoritas dele pra gravar, pelo menos metados dos sons de Fender que vc ouve nos discos dele vem não das stratos mas de uma Fender Jaguar, e é muito comum ver ele tocando em Gibsons, apesar de ser mais fácil notar no Eletric Ladyland e no The First Rays of the New Rising Sun (o album que ele menos usou Fender). Algumas musicas como Angel (praticamente interamente gravada com a FLying V que ele chamava de Flying Angel) ou Dolly Dagger e Freedom, são praticamente odes à SG Custom, já que exploram os 3 caps da guitarra à exaustão.
O principal motivo de se ver tanto o Hendrix tocando com Strato é que ele não se sentia a vontade de tocar com as outras ao vivo, e as Stratos eram baratas e fáceis de achar, se ele quisesse pirar em palco, podia fazer com uma Strato, podia quebrar, tocar fogo, o que quisesse. Tanto é que a unica das stratos dele que nunca foi pro saco é uma Strato preta que vc as vezes vê ele tocando em alguns Shows. -
Só me diga de onde vem essas informações! :) E qual guitarra ele usou no cd ao vivo Band Of Gipsies?
[]´s
|
nichendrix Veterano
|
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar
conandrade Só me diga de onde vem essas informações! :) E qual guitarra ele usou no cd ao vivo Band Of Gipsies?
Cara, boa parte vem de uma série de reportagens da GP americana na época do re-release dos cds do Hendix, que inclusive tinha entrevistas do Roger Mayer, do Eddie Kramer, dos ex membros do Experience e da Band of Gypsies entre outras pessoas que trabalharam com o Hendrix ao longo da carreira dele.
Eu nunca vi o show do Band of Gypsys inteiro, mas alí só vejo mesmo o som da Strato Preta dele, por sinal a unica que ele nunca tacou fogo, quebrou ou jogou pra plateia. Obviamente as Stratos eram as guitarras mais usadas por ele, mas ele não usava elas exclusivamente, especialmente em estudio. Outro ponto interessante é que nas gravações ele usava muito um amp Fender Dual Showman Reverb.
|
conandrade Veterano |
# jul/09
· votar
nichendrix
É... ele que prefira o que quiser, ele pode! :P
Só não entendo essa coisa de levar a Strato pra show pq é barata e boa pra 'destruir'. Sei lá, tenho o pensamento contrário: "se eu vou pra pista, vou usar minha Ferrari!", a não ser que fosse uma Ferrari rara, ou no caso, uma guitarra rara. Não gostaria que minha guitarra me deixasse na mão na hora do 'vamos ver'.
E sei lá cara... acho que o Hendrix tb não faria uma coisa dessas. Ainda mais uma pessoa tão perfeccionista com o próprio som, como ele demonstrou ser. Mas se é tão claro assim, que ele disse isso... que seja! Confesso que mantenho minhas dúvidas.
Vc me falou sobre o uso dessas guitarras no Electric Ladyland e fui direto no CD aqui pra ouvir. Bom, sem DUVIDAS, ele usa guitarras diferentes. Mas os melhores sons de guitarra pra mim (nesse album), continuam aqueles que saem do Single-Coil. Rainy Day, Dream Away (e Still Rayning, Still Dreaming); Voodoo Chile (Slight Return); Gipsy Eyes; All Along The Watchtower.
Posso estar enganado... mas se parecem MUITO com o som da Stratocaster. De repente é aquela Jaguar tb que vc mencionou...
Bem que já tinha reparado que era dificil tirar aquele timbre de Voodoo Chile (sem ser Slight Return). O som é mais aveludado realmente... sempre achei que fosse uma Strato com Tone mais fechado. Até pq fica bastante parecido. Mas depois de ter visto o que vc disse, dessa vez assimilei como outra guitarra mesmo.
Agora... mesmo assim...
O timbre que ele tira em Band Of Gipsies é insuperável pra mim. Outro é o de Woodstock. Tenho em casa um VCR do Isle of Weight em que ele varia de Strato preta pra Flying-V. E putz.. até hoje acho uma pena ele ter tocado Red House com aquela Gibson! Eu simplesmente não gostei daquele timbre nesse show. Na realidade, aquele show todo, acho meio 'embassado'. Tem uns momentos ótimos e outros nem tantos. Ele parece meio encomodado ali... não sei.
Abração!
|
Slash Hammett Veterano |
# jul/09
· votar
nichendrix parabens. aprendi bastante com os seus posts. vlw!!!.
|
nichendrix Veterano
|
# jul/09 · Editado por: nichendrix
· votar
conandrade Só não entendo essa coisa de levar a Strato pra show pq é barata e boa pra 'destruir'. Sei lá, tenho o pensamento contrário: "se eu vou pra pista, vou usar minha Ferrari!", a não ser que fosse uma Ferrari rara, ou no caso, uma guitarra rara. Não gostaria que minha guitarra me deixasse na mão na hora do 'vamos ver'.
E sei lá cara... acho que o Hendrix tb não faria uma coisa dessas. Ainda mais uma pessoa tão perfeccionista com o próprio som, como ele demonstrou ser. Mas se é tão claro assim, que ele disse isso... que seja! Confesso que mantenho minhas dúvidas.
Cara, comprei a Biografia do Hendrix da Sharon lawrence no aeroporto na vinda pra cá (estou em Ribeirão Preto, durante essa semana). Depois eu comento a respeito dela, quando terminar o livro.
Mas segundo os relatos do Billy Cox e do Buddy Miles, o Hendrix começou a tocar de strato porque vivia devendo e pra conseguir grana emprenhava as guitarras que comprava, um dia ele se cansou de comprar instrumentos mais caros e passou a comprar os mais baratos, foi assim que ele chegou tanto na Jaguar quanto na Strato.
Ele gostava muito das Stratos, tanto que era a guitarra que ele se sentia melhor de tocar em palco, apesar de que todas as biografias tamb[em citam o fato de que ele tinha uma ligação mais forte com a Strato Preta, a Jaguar, a segunda Flying V dele e a SG e não usava elas com frequência em shows por receio de danificá-las em um momento de empolgação, reservando-as principalmente pra studio.
Como eu disse os pessoal que trabalhou com ele, como o Eddie Kramer, John Maeyr, e os membros do Experience, da Band of Gypsys e do Eletric Power Trio, sempre falam que boaparte dos timbres de single dele saiam da Jaguar e não apenas das Stratos, e que segundo ele, a Jaguar era a melhor guitarra dele, seguida pela SG e pela Flying V.
Posso estar enganado... mas se parecem MUITO com o som da Stratocaster. De repente é aquela Jaguar tb que vc mencionou...
O som delas é bem próximo, eu acho a Jaguar mais suave que as Stratos, mas ao mesmo tempo é um timbre mais simples, mas é bem proximo. Enfim, só pude tocar de Jaguar 2x na vida, então não posso falar muito delas e com certeza não reconheceria uma só ouvindo.
Bem que já tinha reparado que era dificil tirar aquele timbre de Voodoo Chile (sem ser Slight Return). O som é mais aveludado realmente... sempre achei que fosse uma Strato com Tone mais fechado. Até pq fica bastante parecido. Mas depois de ter visto o que vc disse, dessa vez assimilei como outra guitarra mesmo.
Não só ela, vários timbres de estudio dele são com as outras guitarras, ele era um mestre de gravar camadas de guitarras, em Hey Joe, existem duas ou 3 linhas de base durante a musica e fica alternando durante as partes, e também é nitido onde ele usa Strato e onde não usa.
O timbre que ele tira em Band Of Gipsies é insuperável pra mim. Outro é o de Woodstock. Tenho em casa um VCR do Isle of Weight em que ele varia de Strato preta pra Flying-V. E putz.. até hoje acho uma pena ele ter tocado Red House com aquela Gibson! Eu simplesmente não gostei daquele timbre nesse show. Na realidade, aquele show todo, acho meio 'embassado'. Tem uns momentos ótimos e outros nem tantos. Ele parece meio encomodado ali... não sei.
Cara, Alí ele esta ruim, 'não por causa dos intrumentos, mas pq realmente o cara estava vivendo um inferno na vida pessoal e profissional, no final ele estava farto de ser o Jimi Hendrix que todos conheciam, tanto que ele dizia que queria experimentar com musica para filmes, para orquestra ou para desenho animados, ele queria experimentar com musicas que denotassem certas situações ou emoções ou climas, e isso dá pra ver em Ezzy Rider, Angel, Dolly Dagger, Freedom e as outras musicas da época do First Rays of the New Rising Sun.
Se fosse em dias melhores, ele teria feito aquela Flying V chorar, gritar, urrar e gemer de tanto tocar...hehhehehehehe
|
conandrade Veterano |
# jul/09
· votar
Bah, pra que comprar uma biografia se tu participa do fórum? :P
Valeu as esclarações!
Abraços!
|
axleWs Veterano |
# jul/09
· votar
nichendrix conandrade vcs estão de parabéns, :D são apostilas andantes ^^
feliz serei o dia que distinguir o som clean de uma strato pra uma LP.
abraços
|
nichendrix Veterano
|
# jul/09
· votar
conandrade Bah, pra que comprar uma biografia se tu participa do fórum?
Me chamam de rato de livros...hehehehehehe
|
Midgard Veterano |
# jul/09
· votar
A explorer mais linda é aquela feita de Korina \o/
|
conandrade Veterano |
# jul/09
· votar
Midgard A explorer mais linda é aquela feita de Korina \o/ -
Pra mim, é a que o Clapton usa no ARMS concert! =)
|