| Autor | Mensagem | 
| The_Venon Veterano
 | # jul/09 · Editado por: The_Venon 
 
 Dêem uma olhada no link
 
 http://i89.servimg.com/u/f89/12/79/60/57/untitl12.jpg
 
 Eu tava aprendendo isso, E na escala de Ré tem 2 sustenidos, no F e no C (Eu sei que é por que o E e o F estão com 1 tom de distancia e o F e  G Semi tom. E o outro é pq o B e C estão com 1 tom de distancia e o C e D Semi tom. E seria o inverso, E e F têm 1 semi tom. F e G 1 Tom. B e C semi tom e C e D 1 Tom.) Essa parte eu sei, só não sei quando devo usar o sustenido ou o bemol para "Acertar" esses lugares
 
 Deu pra entende +/- ? x)
 
 
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| ogner Veterano
 
    | # jul/09 · Editado por: ogner · votar
 
 The_Venon
 
 Não entendi direito não! O que vc quer dizer com "acertar esses lugares"??
 
 Vc usa aquele esquema da foto alí para montar escalas MAIORES
 conhecer as notas que a formam:
 
 Vc "canta" assim :
 
 TOM > TOM > SEMI-TOM > TOM > TOM > TOM > SEMI-TOM
 
 Lembrando que TOM "vale" o espaço de 2 casas
 e o SEMI-TOM 1 casa
 
 Pra montar a escala vc escolhe a Tônica, primeira nota da escala, "canta" alí o esquema e monta a esacala MAIOR!!
 
 
 edit: Valeu pela observação The Floyd Rose Lord
 
 
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| Pompermayer Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 The_Venon
 
 Cara, não entendi nada do que você disse.
 Vou tentar explicar mais ou menos o funcionamento do sustenido e do bemol.
 
 O que é o sustenido e o que é o bemol?
 
 O sustenido e o bemol nada mais são do que uma distância intermediária entre uma nota e outra.
 As notas são formadas por vibrações, você deve conhecer o lá 440 e tal, e com isso existe uma distância física entre as notas que é a diferença de vibração. Essa diferença entre notas é um espaço chamado de 1 tom. Com isso, chamou-se de bemol ou sustenido a metade dessa diferença, o que seria 1/2 tom. Dessa forma, se você arrastar o ré 1/2 tom pra frente, ele se torna um ré sustenido ou um mi bemol.
 É bom lembrar que algumas notas (si e mi) se distanciam apenas 1/2 tom das suas sucessoras (dó e fá), entre elas não existe sustenido ou bemol.
 
 A disposição dos sustenidos e bemois na escala depende da variação das notas dentro de um padrão pré-estabelecido que é o padrão da escala de dó. No tom maior o padrão é o seguinte:
 
 dó - ré - mi - fá- sol - lá - si - dó, assim tempos a disposição de tom - tom - semitom - tom - tom - tom - semi tom.
 
 Como usar isso?
 
 Escolhendo uma escala qualquer maior, por exemplo, de si faremos da seguinte forma:
 
 O padrão estabelece que a primeira distância seja de 1 tom, mas, como sabemos, a distância entre si e dó é de apenas 1/2 tom, então usaremos o sustenido. Seguindo essa idéia chegaremos a seguinte escala:
 
 sí - dó sustenido - ré sustenido - mi- fá sustenido - sol sustenido - lá sustenido - si
 
 Com o tempo você vai descobrir uma relação chamada armadura, mas isso é tema pra outra aula.
 
 
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| The_Venon Veterano
 | # jul/09 · Editado por: The_Venon · votar
 
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 Olha, faz pouco tempo que eu faço aula então eu vi isso de escalas. Eu so tenho a dúvida sobre quando usar bemol e sustenido nesses lugares...
 Pq tipo, para montar uma outra escala ( D,E,F...) eu tenho que seguir o exemplo de tons do C, se observarmos a 1ª escala ela não tem nenhum sustenido ou bemol, la o E F tem meio tom, enquanto na d baixo tem 1 tom, colocamos o sustenido certo? Eu sei que a Tônica não vem com sustenido né? Só queria saber quando usar o sustenido ou o bemol (nesses lugares diferentes da escala de C) quando for montar essas escalas. No papel mesmo.
 
 
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| Konrad Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 The_Venon
 
 Acho que entendi sua dúvida... você quer saber se na escala de ré major, por exemplo você deve escrever F# ou Gb, certo?(São enarmónicos, acho que é este o termo)....
 
 É isso?
 
 
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| The_Venon Veterano
 | # jul/09 · Editado por: The_Venon · votar
 
 é!
 Só que de um modo geral... quando eu uso???
 
 
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| Konrad Veterano
 | # jul/09 · Editado por: Konrad · votar
 
 The_Venon
 
 Reli sua dúvida e não entendi, ou acho que não entendi. Deve ser o álcool.
 
 Enfim, sustenidos e bemóis têm como função adjustar a escala ao intervalos desejados. Como se toma a escala de C como referéncia, e por conseguinte ela tem os intervalos naturais perfeitos, não há necessidade do uso de bemóis e sustenidos.
 
 Porém, acredito, não haja diferença entre se usar um bemol ou sustenido desde que se faça a alteração correspondente na nota modificada; digo que não há diferença em um sentido prático, talvez exista em um campo teórico mais avançado, o que me escapa.
 
 Praticamente pode se escrever a escala de E major assim:
 
 E F# G# A B C# D#
 
 ou assim:
 
 E Gb Ab A B Db Eb.
 
 Tudo a mesma coisa, do ponto de vista prático, reperesentativo. Contudo,  como já vi em minha leituras de pauta tortas Dó bemol e Mí sustenido, acho que do ponto de vista teórico-corretinho-que-o-professor-ensina, não estaria correcto...
 
 Deixa eu tomar água pois ressaca dá sede.
 
 Abç
 
 P.S: Há gente bem mais qualificada do que eu aqui no FCC, talvez eles possam dar-te uma luz nesse aspecto.
 
 
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| The Floyd Rose Lord Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 ogner
 Tom vale 2 casas
 1/2 tom vale 1 casa
 
 
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| The_Venon Veterano
 | # jul/09 · Editado por: The_Venon · votar
 
 Ajudo bastante ! Vlw, vo da uma estudada pra ve melhor quando eu uso...
 olhem...
 F G A Bb C D E
 G A B C D E F#
 Tem escalas que só usam um bemol e outras que só um sustenido, pq na primeira num poderia ser sustenido e na de baixo bemol?
 Mais uma coisa, Bemol e Sustenido nunca ficam numa mesma escala né?
 
 
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| marcospaullus Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 The_Venon
 Só que de um modo geral... quando eu uso???
 
 Ainda sou novato no meio musical e no fórum FCC, mas acho q sei esclarecer essa, com base em alguns métodos que já li.
 
 Conheço duas convenções a respeito:
 
 1ª)
 Normalmente, quando estamos escrevendo uma escala ou uma sequência qualquer na forma ASCENDENTE, usamos sustenidos.
 Ex.: C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B
 
 Quando fazemos o inverso, utilizamos os bemóis para demonstrarmos o sentido descendente da sequência.
 Ex.: C - B - Bb - A - Ab - G - Gb - F - E - Eb - D - Db
 
 
 2ª)
 As escalas são escritas em cima das sete notas "C - D - E - F - G - A - B" sem repetição, com seus devidos acidentes.
 
 Tomando como exemplo a escala de Fá maior, imaginamos a escala assim:
 F - G - A - B - C - D - E - F
 
 e acrescentamos os acidentes:
 F - G - A - Bb - C - D - E - F
 
 em vez de
 F - G - A - A# - C - D - E - F, onde se repete o Lá e se omite o Si.
 
 Deu pra entender a idéia?
 
 Se alguém tiver alguma correção ou complementação, será muito bem-vindo!
 
 
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| prog_jam Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 Sabe ler ingles??
 Clica ===>> http://www.jazzguitar.be/modi.html
 
 
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| yuri guitar Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 isso que ele quis dizer são acidentes musicais
 
 
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| Edington Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 Man, vc se expressa muito mal... sua duvida é: pq tem escalas que se usa sustenido e outras se usa bemol?
 Se for isso a resposta é bem simples: na teoria, uma escala precisa ter todas as notas (do, re, mi, fa....) as vezes só da pra fazer isso usando sustenidos (o mesmo pode acontecer com os bemois), como é o caso da escala de G
 
 G A B C D E F# G (usando sustenidos) ou G A B C D E Gb G (com os bemois), note que nesse exemplo existem 2 sols e nenhum la
 
 
 Eu sei que a Tônica não vem com sustenido né?
 errado, a tonica pode ter sustenido ou bemol, ou dobro sustenido ou o que vc quiser botar la, só que ai muda a escala, exemplo disso:
 
 C D E F G A B C (C é a tonica) C# D# E# F# G# A# B# C# (a tonica é o C#)
 
 
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| rafael_00 Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 mas eu acho que alguns dae tão precipitados na nomenclatura das notas, considerem o ciclo das 5ª e ciclo das 4ª em relação a # ou b.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jul/09 · votar
 
 The_Venon
 
 Vai por aqui:
 http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/
 
 Não tem erro.
 
 E você ainda perceberá que é muito comum ver as notas Cb e Fb, assim como E# e B#
 
 Boa sorte!
 
 
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| Chico Tripa Veterano
 | # jul/09 · votar
 
 http://justinguitar.com/images/TB_images/NoteCircle.gif
 
 Por aqui fica mais fácil velhinho...
 
 
 Dá uma olhada aqui tmb. No final do tópico:
 http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/118321/
 
 
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| metaltenacios Veterano
 | # jun/11 · votar
 
 ajuda ,eu tenho a escala maior de e ,e guero sua relativa menor gue e c,mais o c ta com sustenido,e pergunta a tonica pode ter sustenidos?e sigo os intervalos t,s,t,t,s,t,t........como monto essa relativa?se souberem me ajudem..................
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # jun/11 · Editado por: LeandroP · votar
 
 metaltenacios
 
 A escala de E maior tem 4 sustenidos:
 
 E - F# - G# - A - B - C# - D#
 
 A relativa menor de qualquer escala maior parte sempre do VIº grau da escala. Considerando a nota E como Iº, o VIº grau é a nota C#.
 
 a tonica pode ter sustenidos?
 
 Sim. Qualquer grau pode ter sustenido como pode ter bemol. O sustenido e o bemol é um artifício gráfico pra deslocar uma nota em semitons pra cima ou pra baixo.
 
 como monto essa relativa?
 
 Como eu disse acima, pegue a escala de E maior partindo do VIº grau e complete o restante com as notas da escala:
 
 
 Mi maior:
 .
 I   II   III  IV  V   VI   VII
 E - F# - G# - A - B - C# - D#
 .
 Partindo do VIº grau:
 .
 C# - D# - E - F#
 .
 Completando 7 notas com as outras notas da escala:
 .
 C# - D# - E - F# - G# - A - B
 .
 Temos a relativa de Mi maior --> Dó sustenido menor:
 .
 I    II  III  IV   V   VI  VII
 C# - D# - E - F# - G# - A - B
 
 
 
 A fórmula em tons para:
 
 Escala maior: T, T, st, T, T, T, st
 
 Escala menor: T, st, T, st, T, T, T
 
 Procure pelo assunto "intervalos" na busca do forum. Você precisa conhecer isso pra poder enxergar melhor sobre escalas, acordes, arpejos, solos, riffs, licks, etc...
 
 Uma dica pessoal: capriche mais pra escrever. É complicado entender as suas perguntas e fica mais difícil pra galera te ajudar. Não leve a mal.
 
 
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