Real diferença entre Sustenido e Bemol

Autor Mensagem
etnanot
Veterano
# nov/03


É o seguinte, estou estudando escala, formação de acordes, modos e tudo mais, agora vem a seguinte dúvida, aqui no curso do cifra tem a lição sobre formação de acordes e o seguinte exemplo

Terça menor 1 1/2 tons(3 trastes) C para Eb

Porque esse Eb e não D#? eu sei que o bemol é uma nota abaixada, mas posso colocar como ali no exemplo de C para D# como de C para Eb normalmente?

G_Gabriel_G
Veterano
# nov/03
· votar


D# e Eb é a mesma coisa

Vic Wolk
Veterano
# nov/03
· votar


Num sei pq naum, pq essas paradas de formacao e tal, eu num manjo e entaum naum sei c influencia.

Mas eu acho q tanto faz, vc na duvida ia por oq? Eb ou D#? Pra mim parece opicional... mas vai q eu to falando besteira, neh.

the_paranoid
Veterano
# nov/03
· votar


eh a mesma coisa, mas eu custumo falar D#, mas segundo meu colega tb depende da direção q vm...

Freiheit
Veterano
# nov/03
· votar


Eh igual mesmo.
D# = Eb

Eb = D#

C# = Db
Db = C#

e por ai vai...

MindnesS
Veterano
# nov/03
· votar


Eu tenho uma "teoria" que é apenas para colocar o nome na cifra. Se vc estã tocando uma nota no fim do braço e volta para o começo ela se torna BEMOL se você está no inicio e vai para o final em uma nota ela se torna SUSTENIDA eh a mesma nota só muda a nomenclatura dela para vc colocar na cifra, tablatura e etc...


Eu penso assim....mais vai q eu falei merda....

Freiheit
Veterano
# nov/03
· votar


tipo, é q nem a palavra viado.
Tem vários nomes, todos são a mesma coisa saca?
hehehe

Dieselboy
Veterano
# nov/03
· votar


tipo, é q nem a palavra viado.
Tem vários nomes, todos são a mesma coisa saca?
hehehe

(2)

Jimmy Hammer
Veterano
# nov/03
· votar


qd aprendi meu professor disse +- isso

C + 1tom - D + 1/2 - D# e pra nao ter 2 "D" usa o Eb q eh a mesma coisa soh q outro nome...

Matheus SSP
Veterano
# nov/03
· votar


nada em música é a toa.

Nesse exemplo do cifra club dá pra estudar bem isso.

Se você quiser um intervalo de terça menor, você vai ter que buscar a terceira nota da escala de C. Essa nota seria o E. Se você tocar o E natural vai ter uma terça maior. Então você coloca o Eb para ter a sequência certa de tons e semi-tons do intervalo de terça menor.

Até aí nenhuma novidade, certo?

Acontece que se ao invés de você pegar o E e transformar em Eb, você pegar o D e transformar em D#, você estará formando não uma terça menor, mas sim uma segunda aumentada.

Praticamente pode até ser a mesma nota que você vai tocar, mas no futuro, quando for pegar músicas com diversos campos diferentes, e acordes com várias tensões, algumas até fora do campo natural, essa separação vai fazer uma grande diferença.

Vic Wolk
Veterano
# nov/03
· votar


Viu, eu disse q nesse mato tinha cachorro.

naka
Veterano
# nov/03
· votar


temaquele baguiu de 7 menor = 6 maior aumentada?
nops na guitarra pq tem traste é mas em instrumentos fretless da pra fase.

Hider
Veterano
# nov/03
· votar


Ta o livro seu usa Eb pq ele esta demonstrando q a 3menor e so "abaixar" a 3maior
E --- Eb vc abaxa dai ele usa a notação em E!!!
Ele usaria D# se estivesse se referindo a 9ªmaior "no caso"
Um abraço!!!!!!!

LOW Fl
Veterano
# nov/03
· votar


etnanot
tem diferença de um coma, no violino tem como vc tocar C# e Db sem eles soarem iguais, o négocio da guitarra é que ela é um instrumento temperado, não tem como diferenciar os som de um pra outro, e os trantes ficam num local fixo.

Bem que eu já fui num workshop de Mozart Mello e ele tava esplicando com força que vc preciona a corda contra o traste vc pode da a nuancia de um coma, mas tem que ter muito ouvido pra fazer isso.

AgSarola
Veterano
# nov/03
· votar


Cada vez que estudo e toco, mais eu vejo que ainda num sei nada!!!! Santa ignorância batman!!!!! Pra mim era a mesma coisa, e já vi que tem muita coisa nesse meio!!!!

GuitarHouse
Veterano
# nov/03
· votar


isso eh meio "frescura"

Eh pq o D faz parte da SEGUNDA e E da TERCA. Entao aplica Eb ao inves de D#...poiis acorde normal, triade, deu pra sacar? Assim q aprendi..hehe

LOW Fl
Veterano
# nov/03 · Editado por: LOW Fl
· votar


é tipo assim:

COMA é nona parte de um tom.
A LINHA ABAIXO É UM TOM DIVIDIVO EM NOVE COMAS.

SISTEMA NAO TEMPERADO - C# diferente de Db

C.............................C#......................D
|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|
C.......................Db............................D



SISTEMA TEMPERADO C#=Db

C..........................C#.........................D
|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|
C..........................Db.........................D


FOI mal tinha botado ao contrario, mas arrumei. prontinho

caiohleal
Veterano
# nov/03
· votar


LOW Fl
mas isso é mínimo, creio q quase ninguém perceba isso

GuitarHouse
Veterano
# nov/03
· votar


LOW Fl
Nao eh ao contrario nao?
Sistema NAO TEMPERADO eh diferente, e TEMPERADO igual?

Tipo violino(nao temperado) e guitarra normal(temperado)

mas nao eh sazon hein

GuitarHouse
Veterano
# nov/03
· votar


caiohleal
nao se percebe em inst. temperados...mas em nao temperados eh mais facil(menos dificil neh)

Kirk
Veterano
# nov/03
· votar


Seguinte, falando em som o Eb e o D# é o mesmo, mas teoricamente eles nao sao a mesma coisa nao.... Ex:

Campo Harmonico de C:
C D E F G A B

percebe que nao há nenhuma nota repetida... observe

Camp Harmonico de F
F G A Bb C D E

pq ao invés do Bb nao se chamou de A#...? pq no campo harmonico nao se pode repetir nota.... pois se colocariamos o A# estaria se repetindo com o A.. sendo que no campo harmonico soh pode ter um tipo de A somente....

acho q da pra entender... qq duvida, soh falar que eu explico mais claramente....

GuitarHouse
Veterano
# nov/03
· votar


Kirk
pois eh..eh isso mesmo..isso eh o principal motivo. o q pus era dentro disso

Eduardo Coelho
Veterano
# nov/03
· votar


não li nada e as vezes alguem já disse isso acima..
vo explicar de uma forma ignorante (meus conhecimentos em teoria musical são bastante limitados)

veja bem:

C# = Db
D# = Eb
G# = Ab

etc, etc, etc.

o som é o mesmo, agora, se vc estiver na escala de fá maior (C D E F G A Bb), por exemplo, o nome da nota que está entre lá e si vai ser Bb.. de uma forma bem fácil de entender, é uma questão de escala.. outro exemplo: numa escala de sol maior (C D E F# G A B), o fá vai ser sustenido e não o sol bemol :P

GuitarHouse
Veterano
# nov/03
· votar


Eduardo Coelho
foi dito..hehe

LOW Fl
Veterano
# nov/03
· votar


GuitarHouse
Kirk
Camp Harmonico de F
F G A Bb C D E

pq ao invés do Bb nao se chamou de A#...? pq no campo harmonico nao se pode repetir nota.... pois se colocariamos o A# estaria se repetindo com o A.. sendo que no campo harmonico soh pode ter um tipo de A somente....


Mais ai que ta vc entender a existencia do coma. A distancia dos intervalos faz com que caia em Bb e nao em A#.
Nao e simplismente vc determinar que nao pode repetir e fica por isso que vc vai fica depois se perguntando o porque.

etnanot
Veterano
# nov/03
· votar


Caceta, pow pessoal, valew mesmo, eu pensei que isso pudesse ser respondido com apenas poucas palavras, mas aprendi muito com a explicação de vocês, valew mesmo!

zealot
Veterano
# nov/03
· votar


tem gente aki q manda mt bem em teoria...

the_paranoid
Veterano
# nov/03
· votar


alguem ae me esplica oq seria sistema temperado ou naum?

deathmeister
Veterano
# out/04
· votar


Up pro tópico, em tempos de guitar pro todo mundo esquece o porque do bemol...

BlaCk LaBeL
Veterano
# out/04
· votar


Do bemol? Em tempos de Guitar Pro, o coitado do bequadro então é morto e enterrado... isso sem falar do dobrado sustenido, dobrado bemol, etc.... Hehehehe!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Real diferença entre Sustenido e Bemol