Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Como decorar notas no braço da guitarra?

      Autor Mensagem
      Mikuin
      Veterano
      # dez/05


      Eu usei a busca e os tópicos q tinham lá alguns num explicavam nada e outrros os caras tavam cheios de gracinha...entaum será q alguém pode me ajudar com algum esquema pra decorar as notas?

      joao 5murf
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      eu nao sei um metodo especifico mas decorei as notas com pratica, procura varias formas de digitar um acorde no braco da guitarra pra ti familiariza

      darkwolf
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      digita as notas falando elas em voz alta
      se baseia por pontos de referencia por exemplo casa 5 da 5 corda é ré entao a casa 7 é mi, outro exemplo é q a casa 12 sempre vai ser a mesma nota que a corda q tu ta tocando e assim por diante

      Fritz_mkvl
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      pratica.

      Spitfire
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      Eh soh lembrar as notar de cada corda solta, e adicionar um meio tom pra cada casa q vc avança, ou diminuir um meio tom pra cada casa q vc volta.

      Exemplo da M, avançando a partir da corda solta:
      Mi-Fá-Fá#-Sol-Sol#-Lá-Lá#-Si-Dó-Dó#-Ré-Ré#-MI (da corda solta até a 12º casa, depois da 12º se repete até a 24º, a cada 12 casas, a ordem se repete)

      Nas outra cordas ocorre o mesmo, na lá fica:

      Lá-Lá#-Si-Dó-Dó#-Ré-Ré#-MI-Fá-Fá#-Sol-Sol#-Lá

      E assim por diante, sempre seguindo a ordem, lembra quando vc era pequeno e aprendeu as 7 notas? Na guitarra vc tem q saber 12, pois possuem meio tom, então fica:
      Dó-Dó#-Ré-Ré#-Mi-Fá-Fá#-Sol-Sol#-Lá-Lá#-Si
      ou ainda:
      Dó-Réb-Ré-Mib-Mi-Fá-Solb-Sol-Láb-Lá-Sib-Si

      Basicamente é isso. Acho mais facil vc aprender algumas escalas pq vc aprende melhor.

      Mikuin
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      vlw,já sei escalas

      bulldog
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      digita as notas falando elas em voz alta
      Achei essa dica boa.

      LeandroP
      Moderador
      # dez/05
      · votar


      Mikuin

      Estude os intervalos e os desenhos que eles formam no braço.

      be yourself
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      Eu desenvolvi um Metodo bem melhor

      Como decorar as notas no braço?

      E| G A B C#
      (3) (5) (7) (9)

      B| D E F# G#
      (3) (5) (7) (9)

      G| A# C D E
      (3) (5) (7) (9)

      D| F G A B
      (3) (5) (7) (9)

      A| C D E F#
      (3) (5) (7) (9)

      E| G A B C#
      (3) (5) (7) (9)


      ^__^ Muito melhor naum?

      pedrobrito
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      Estudo todos intervalos, todos arpejos, todas escalas e todos acordes em todos os tons.

      bgdaniel
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      decora as escalas e apliqueas, daqui um tempo, voc~e vai saber onde estão todas as notas, oitavas, mais isso apenas....prática e treino.

      squee
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      olha cara, depende, se vc gosta mais de um estilo psicodélico, mais hippie, eu sugiro flores coloridas e pintura roxa e amarela

      squee
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      vai ficar muito bem decorado =D

      bgdaniel
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      squee
      Pinta a cara então.

      squee
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      bgdaniel
      de seu endereço que eu vou aí pintar sua cara, porque o único palhaço aqui é tu

      Digao
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      Mikuin

      decore as oitavas...

      exemplo em dó...



      e------8------------------------------------------------
      B---------------13---------------------------------------
      G----5--------------------------------------------------
      D-----------10-------------------------------------------
      A--3----------------------------------------------------
      E---------8---------------------------------------------



      e faca com todas as notas naturais (sem bemol ou sustenido) pra nao confundir no comeco..

      bgdaniel
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      squee
      Eu vi. Mas não estou falando de palhaço e sobre algo mais de seu feitl.

      JB_
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      Mikuin
      faz o seguinte cara, senta a bunda na cadeira e fica decorando sem frescura e pronto, fica a semana inteira ateh decora tudo q vc nunca mais vai esquecer, to falando serio hehehe

      figurante
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      eu decorei lendo partitura e fazendo os exercicios dizendo cada nota =P
      flwz

      Fabianorenno
      Veterano
      # dez/05
      · votar


      pratica. (2)

      Quebrador de Corda Sí
      Veterano
      # out/08
      · votar


      Eiiii squee
      Sugiro um tipo de decoração aprimorada...
      Que tal algo havaiano???
      Começaremos com uma correia de flores havaianas ao redor do pescoço, com o braço cheio de picotes medindo em média 30 centimetros cada, imitando assim, as saias das lindas havaianas, e que tal, por último usar um chinelo de dedo florido para combinar, não esquecendo da bermuda de napa vermelha com flores...
      Pensa num braço decorado.
      Abraço

      john_joao
      Veterano
      # out/08
      · votar


      Tópico pré-histórico!

      Oras!

      Decorando! Praticando!

      Não existe método milagroso não!

      leolmx
      Veterano
      # out/08
      · votar


      Quebrador de Corda Sí

      AEHAIEHIAEHIAHEIAEAIAEAEIHAIAIEAEIAEAHIAH

      be yourself

      meu professor me ensinou desse jeito, mas mesmo assim, o melhor jeito é cantar a nota e tentar achá-la na braço.

      pikxu
      Veterano
      # out/08
      · votar


      Escreva o braço da guitarra no papel, e depois coloque as notas nas respectivas casas... só assim, ou tocando direto mesmo.

      In The Navy
      Veterano
      # out/08
      · votar


      Vc entendendo semi tons é o bastante, isso dai de ver o diabo a 4 de intervalos e etc é besteira

      Vai tocando e falando as notas em voz alto
      Depois o proximo passo é declamar elas em um poema com versos decassilabos

      Rennan_Guitar
      Veterano
      # out/08
      · votar


      Mikuin

      Cara um bom negócio para gravar notas no braço da guitarra é como já foi dito:
      -Aprender fazer vários desenhos de acordes

      mais alguns:
      -cara estuda modos gregos
      -formação de acordes
      -arpejos


      pratica bastante que vc grava

      Abraços

      Chico Tripa
      Veterano
      # jul/09
      · votar


      Dentre minhas TONELADAS de material vou passar aqui a melhor maneira que encontrei pra decorar as notas no Braço... em partes.

      Parte 1 (se gostarem posto a segunda e terceira partes)
      ========================================

      Imaginem que temos as seguintes notas começando pelo "A" (lá):

      A(la) - B(si) - C(do) - D(re) - E(mi) - F(fa) - G(sol)

      Colocando-se os acidentes temos:

      A - A#/Bb - B/Cb - C - C#/Db - D - D# - Eb - E/Fb - F/Gb - G - G#

      # = sustenido
      b = bemól

      Agora olhem para esse círculo:
      http://justinguitar.com/images/TB_images/NoteCircle.gif

      Imaginem isso como um relório com 12 pontos, igual ao relógio mesmo! De um ponto a outro a "distância" é de um SEMITOM (meia nota. rsrs).

      Agora façam um pequeno exercício proposta abaixo:

      1) Quantos semitons existem entre as notas seguintes:

      a) B para D:______

      b) F para G:______

      c) E para A#:_____

      d) E para G#:_____

      Isso é chato mais é só para fixar o conceitos dos intervalos, que quantos semitons há entre as notas. Use o círculo acima para resolver esse "problema".

      Agora, vamos fazer outro exercício. Sabendo-se que as cordas da guitarra são (da mais grossa para mais fina) E A D G B E, responda o seguinte: (lembre-se que, a cada CASA do braço, a diferença é de MEIO tom, use o mesmo raciocínio do círculo acima)

      2) Na corda "E", responda as notas nas posições que se pede abaixo:

      a) 3ª casa: ____

      b) 9ª casa: ____

      c) 11ª casa: ____

      Faça o mesmo exercício para as outras cordas (A, D, G, B e Ezinho).

      Agora vem o "pulo do gato"!!

      Dêem uma olhada neste "braço":
      http://www.it-all.com.br/images/neck.JPG

      As duas principais cordas para se aprender (decorar) as notas são as duas cordas mais grossas, E e A (mi e la, 6ª e 5ª cordas respectivamente). Digo isso porque são essas cordas que possuem a nota PRINCIPAL dos acordes com PESTANA, Power Chords, etc.... DECOREM essas notas... afinal são somente 6. Fácil não?

      Para ajudar no entendimento repare que de baixo pra cima dá exatamente esse solfeijo: Dó, Ré, Mí, Fá... na corda de cima: Lá, Sí, Dó... as cordas em cinza claro foram adicionadas porque é praticamente automático o aprendizado delas lembrando do círculo de intervalos acima, pois são exatamente a p´roxima nota do intervalo no próximo traste (CASA).

      Vejam só que agora, caso tenham decorado essas notas, usando-se o círculo acima agora vocês já SABEM as notas em 23 posições!!! Não?!?! Sabem sim... usando o raciocínio do círculo faça alguns exercícios. Peça pra um colega (alguem ou vocês mesmo) te perguntar as notas em qualquer posição para as cordas 5 e 6 e usando o método acima, cada vez mais rápido vocês conseguirão identificar as NOTAS.

      É isso ai pessoal, se receber pontos positivos para essa postagem eu coloca a parte 2 com mais um PULO DO GATO para vocês agora, usando um sistemas simples como esse, a aprender as notas no resto das cordas no braço inteiro!

      Abraço, espero ter ajudado!

      Chico Tripa

      Chico Tripa
      Veterano
      # jul/09 · Editado por: Chico Tripa
      · votar


      Resumindo tudo, aprendendo-se 6 notas no Braço as outras vem de lambuja! rsrs

      LeandroP
      Moderador
      # jul/09
      · votar


      olha cara, depende, se vc gosta mais de um estilo psicodélico, mais hippie, eu sugiro flores coloridas e pintura roxa e amarela

      vai ficar muito bem decorado =D

      Pinta a cara então.



      hehauehauehash ôche

      Jon guitar
      Veterano
      # jun/10 · Editado por: Jon guitar
      · votar


      eu tbm tenho o msm problema, e faço o seguinte:
      sabendo as notas básicas' da sexta corda(mizona), por ex.:

      3° ksa, sol...vc pula uma corda(la), e na corda ré com o mindinho, vc da a nota um tom acima, ou seja, na 5° ksa e esta tbm será a nota sol...(oitavada)

      Ou seja, sabendo onde fica sol, la, si.. na sexta corda, vc saberá q nota será na 4° tbm, e sabendo as notas da 4° vc saberá as notas da 2° (dando um tom e meio nessas), e da 3° corda, (dando um tom e meio tbm) vc saberá as notas da 1° (mizinha)...e assim sucessivamente..hehe mais ou menos assim..

      lembrando q a 1° e 2°(mi e si), vc terá q fazer um tom e meio para q elas oitavem com a 4° e a 3°(ré e sol).

      abraço, espero ter ajudado!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como decorar notas no braço da guitarra?

      299.632 tópicos 7.774.606 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2016 Studio Sol Comunicação Digital