Eric Clapon block tremolo

Autor Mensagem
    Will Bejar
    Veterano
    # jul/09

EC block tremolo

E aí pessoal...bom, queria saber se caso eu fizer isso a guitarra vai gerar um sustain maior devido ao contato do bloco onde ficam presas as cordas e o corpo da guitarra???

Abraço!!!

nichendrix
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Will Bejar

Cara, acho que sim e não.

Tipo creio que aumente o sustain porque trava o movimento das molas da alavanca, estabilizando a ponte e impedindo a mesma de vibrar junto com as cordas (portanto diminuindo o sustain). Mas não acho que aumente o sustain por ter mais contato entre o corpo e o bloco.

Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Will Bejar
    Dizem que aumenta o sustain sim, mas nunca testei...

nichendrix
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Marcosrcf

O sustain aumenta, mas não pq aumenta o contato com o corpo.

Tipo quando a corda vibra, cria uma forma na madeira, que cria a força inversa e permite que a corda vibre corretamente. Em ponte com tremolo, entra um terceiro fator, porque como a ponte é mantida por molas elas vibram também, ela cria uma terceira força , diminuindo a vibração tanto da madeira quanto da corda. Se vc trava este movimento, diminuindo a vibração do tremolo, o sustain almente porque há menos cancelamento entre essas vibrações.

Will Bejar
    Veterano
    # jul/09
    · votar

nichendrix
    Marcosrcf
    Ah sim, entendi...bom, eu acho que vou fazer esse teste aí, já que não uso alavanca...não gosto ou é um trauma da minha primeira guitarra (Tonante) que sempre desafinou...rs...

Eu tô pensando em no futuro comprar uma strato hardtail, mas se esse teste der bem certo, acho que vou ficar nessa mesmo...hehehe

Will Bejar
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Outra pergunta...se eu eventualmente fizer isso, eu preciso deixar as molas ou posso tira-las e colocar um fio para fazer a ligação do terra???

Obrigado!!!

Thyagw
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Will Bejar
    Voce precisa deixar as molas, senao a afinacao vai ficar muito instavel
    As molas equilibram a tensao feita pelas cordas, se voce deixar só o bloco, vai desafinar DEMAIS
    Igual quando voce coloca cordas pesadas e a ponte da strato fica em angulo

Will Bejar
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Thyagw
    Ah, é verdade...a madeira pode ceder, não havia pensado nisso. Valeu!!!

Bom, tirei as medidas e ficaram assim:

pro lado mais próximo do headstock: 0,5cm x 1,2cm x 7cm
    pro lado mais distante ao headstock: 1,5cm x 1,2cm x 7cm

Na verdade não sei se há a necessidade de colocar a madeirinha dos dois lados, mas é interessante...

Então, pelo que eu entendi, o bloco de madeira só serve pra diminuir a vibração da ponte, gerando maior sustain consequentemente...certo???

nichendrix
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Will Bejar

Cara o lance éo seguinte, mesmo com o bloco vai precisar das molas, se não desequilibra o sistema e a ponte sai de lugar, e passa a vibrar ainda mais do que vibrava antes, perdendo mais sustain e como ela não estabiliza, a afinação vai embora junto.

Will Bejar
    Veterano
    # jul/09
    · votar

nichendrix
    Ah, bele...valeu!!! Eu inicialmente tinha achado que o bloco servia pra travar a ponte, não precisando mais das molas e etc...

Já tenho até a madeira pra fazer isso, aí eu posto umas fotos. Vou colocar na minha Fender Am Trad e na Squier Deluxe.

nichendrix
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: nichendrix
    · votar

Will Bejar
    Então, pelo que eu entendi, o bloco de madeira só serve pra diminuir a vibração da ponte, gerando maior sustain consequentemente...certo???

É por aí, toda ponte vibra, toda madeira vibra, isso é bom e isso é ruim, é bom porque adiciona "cores" ao som devido a forma como cada material utilizado vibra, mas é ruim porque parte dessas vibrações vão sempre se cancelar ou amplificar, por isso materiais diferentes terminam favorecendo timbres diferentes, ou enfatizando certas frequencias, mas invariavelmente diminuirão o sustain da corda se comparado com o sistema ideal (onde não houvesse nenhuma vibração, somente a da corda).

Quando vc usa a ponte fixa, a ponte está muito bem pregada na madeira, então elas vibram de forma mais uniforme, o movimento que a madeira faz a ponte está fazendo junto. Nas pontes com tremolo isso não é 100% verdade, porque a ponte está equilibrada sobre molas e por isso a vibração dela é mais independente da madeira, e embora ela esteja fizada na madeira, haverá também um movimento gerado pela movimentação das molas em função da vibração das cordas.

Quando vc usa o bloco de madeira pra travar o movimento, vc diminui muito a capacidade de vibração da ponte por causa das molas, mas não anula isso totalmente, existe a possiblidade de uma melhor transmissão da vibração da madeira pra ponte, apesar de eu não acreditar que nesse caso seja significativa, pois existem pontes como as Dual Fulcrum que fazem isso de outra forma e o resultado é o mesmo, porque ao travar o movimento das molas, vc obriga a ponte a vibrar junto com a madeira, independente se o que trava as cordas está ou não transmitindo essa vibração pra ponte.

Luke Strat
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Nunca toquei em uma, mas conhecidos que já tocaram com Fender com esses blocos dizem ter um sustain maior mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Will Bejar
    Basta vc cortar um bloco de madeira maciça de boa qualidade e colocar atrás da parte de baixo da ponte sob pressão. Isto aumenta a sustentação e melhora o timbre, embora de forma sutil.
    Abç

Will Bejar
    Veterano
    # jul/09
    · votar

Obrigado, galera!!! Depois eu tiro umas fotos e faço um "review".

Will Bejar
    Veterano
    # jan/10
    · votar

upando um tópico meu mais que antigo...rs...

Eu não consegui colocr os blocos nas pontes...mas digamos que eu desista disso, se eu apertar bem as molas pra que elas "colem" a ponte no corpo da guitarra (não uso alavanca), teremos um resultado similar??? Os bends ficariam mais "duros"??? (como disse o "coleguinha" em outro tópico) rs
    Quais as vantagens e desvantagens em apertar as molas ao máximo???

Nelton88
    Veterano
    # jan/10
    · votar

creio que sim dai o motivo da les paul(alguns modelos) terem bastante sustain(pra quem não sabe, rsrsr)

Will Bejar
    Veterano
    # jan/10
    · votar

Ainda sobre a discussão, vejam a última página:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/223394/p0#6488934

_clodo_
    Veterano
    # set/11
    · votar

travei a ponte de minha strato e mantive as molas, o resultado é sutil mas perceptível, minha impressão é de que aumenta um pouco o sustein, dá para sentir mais a vibração das cordas no corpo da guitarra e o timbre tem uma alteração mínima, como minha guitarra é de basswood, ficou minimamente mais "gordo".
    Não é tão fácil perceber, precisei ligar num bom amplificador valvulado sem pedal algum, e só testei com canal clean.

Will Bejar
    Veterano
    # set/11
    · votar

_clodo_
    Carai, tinha até esquecido desse tópico... hehehe...

O que fiz nas minhas foi colocar 5 molas e trocar o bloco onde passam as cordas. Não coloquei a madeira por enquanto, mas não sei se vou colocar.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/245261/

_clodo_
    Veterano
    # set/11
    · votar

Will Bejar

Cara se as molas "colaram" a ponte na madeira imagino que não será necessário a madeira para travar a ponte.
    Eu não uso a alavanca então resolvi travar, porém usei uma madeira de qualidade duvidosa, vou subsituir com uma madeira mais dura para transferir melhor a vibração das cordas para o corpo.
    Belo upgrade este do vídeo.. Abraços.

Will Bejar
    Veterano
    # set/11
    · votar

_clodo_
    Cara se as molas "colaram" a ponte na madeira imagino que não será necessário a madeira para travar a ponte.
    Então, as molas fez a ponte "colar" ao corpo, mas acho que a madeira serve (como vc mesmo disse) para criar uma maior área de contato da madeira com a ponte (no caso o bloco, né?), passando melhor vibração das cordas ao corpo. Só um reforço.

Eu não uso a alavanca então resolvi travar, porém usei uma madeira de qualidade duvidosa, vou subsituir com uma madeira mais dura para transferir melhor a vibração das cordas para o corpo.
    Sempre ouvi isso, tem que ser uma madeira de boa qualidade, até tinha uma aqui em casa, mas se perdeu por algum canto no meio das bagunças!!! hehehehe

Belo upgrade este do vídeo..
    Valeu!!! Vou postar um vídeo com a guitarra nova no mesmo esquema na ponte.
    Abç

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Eric Clapon block tremolo