Basswood + Fender

Autor Mensagem
Johnny_w
Veterano
# jul/09


Pessoal, criei esse topico pq assim, eu adiquiri uma squier em troca de umas coisas que troquei na loja...
Vo dizer que o som é MUITO bom, tenho um equip bom tb, mais a guita é boa e vo colocar 2 humbuckers da Cabrera do Edy Ardanuy... mas assim... ela é feita em Basswood, muitos falam que é compensado, sei lá.

Tem que ver direito, pq no site da Fender, olhem nas guitarras SPECIAL EDITION series... muitas vem com corpo em basswood, no caso, o mesmo dessa squier, eu abri a guitarra e o corpo é bem solido e da pra ver os veios da madeira direitinho, nao ha nada de laminado como compensado...

Gostaria que um luthier comentasse tb se possivel!

Valeu!


Especial edition fender> http://www.fender.com.br/produtos/produto.php?linha=789&categoria=guit arra&geral=1

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Johnny_w
Qual modelo?
Afinal, não entendi o propósito do tópico hehe :P.

Johnny_w
Veterano
# jul/09
· votar


O modelo é Fender Squier Bullet strat.

O motivo do topico é discutir esse negocio de basswood ser ruim, pq eu pesquisei e achei varias guitarras da fender, mesmo as que custam 6000 com corpo em basswood...

=)

valeu!

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Johnny_w
Cara eu nunca vi Fender de basswood (não estou falando que não tenha).
Muitos sites das fabricantes como o caso da Epiphone Special ao invés de colocar que a guitarra é de compensado, coloca que é de basswood, pois é compensado de basswod. E por compensado no site também é foda.
Um amigo meu tem uma bullet e ACHO que o luthier falou que era de compensado sim.
Mas não sei, vamos esperar o Bertola. O importante é, se você estiver curtindo a guitarra e o som dela não precisa saber a madeira e nada mais.

Headstock invertido
Veterano
# jul/09
· votar


Johnny_w
Basswood é uma madeira como outra qualquer, bem tratada não é nem pior, nem melhor que as outras, apenas diferente. cada uma gera um timbre, o basswood puxa pro lado dos médios (me corrijam se eu estiver errado).
As aclamadas Ibanez Jem eram de basswood, a linha de guitarras do Satriani é em basswood, e eticetera.

O que ocorre é que, guitarras de compensado não são aunciadas como tal, pq não faz bem pro marketing, então eles escolhem uma madeira, geralmente basswood pra por no anuncio, ou outrora se trata de um compensado de basswood, que é diferente.

Quanto à essa guitarra, não conheço nadica de nada dela. =)

Johnny_w
Veterano
# jul/09
· votar


Entao galera, eu li que as linhas antes de 2007 da squier eram algumas feitas com compensado mesmo, tem no wikipedia isso até, agora essas de 2007 pra ca são em basswood.
Como eu disse, eu abri ela e não é compensado, é madeira solida mesmo, é bem bonita a pintura até, eu vo colocar uma foto dela agora no imageshack e vcs vejam como é, pq é bonita a pintura e é assim dentro tb, da pra ver esses veios da madeira.

Ja coloco!

Abraço!
Mas ainda quero saber de algum luthier hehehehe
valeu galera!

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Entao galera, eu li que as linhas antes de 2007 da squier eram algumas feitas com compensado mesmo, tem no wikipedia isso até, agora essas de 2007 pra ca são em basswood.
Não confie no wikipedia cara. Posta ae, ai podemos ajudar melhor.

Johnny_w
Veterano
# jul/09
· votar


Olha ai galera, eu to customizando e vo levar no luthier amanha pra instalar um escudo preto, uma ponte dourada gotoh e os caps da cabrera e deixar o single do meio funcionando, mesmo pq os humbuckers da cabrera agem separadamente como 2 singles se quiser, vai fica legal, depois vo postar pra vcs verem aqui mesmo, tipo daqui a 1 semana mais ou menos!

Enquanto isso vejam ai, da pra ver a madeira legal, e mandei uma do headstock tb.
Valeu!

http://img31.imageshack.us/img31/4627/guitarra2015.jpg

http://img505.imageshack.us/img505/3113/guitarra2013.jpg


Abraço!

Douglas_
Veterano
# jul/09
· votar


Johnny_w
Enquanto isso vejam ai, da pra ver a madeira legal, e mandei uma do headstock tb.

Amigão, não quero te assustar, mas esses "veios" são muito parecido com os da minha Strato de Corpo Laminado (nome chique pra compensado), que tbm tem a pintura Sunburst.

Pra ter certeza, tire a tampa de plástico da parte traseira e mande uma foto da cavidade.

Abraço.

Ant--
Veterano
# jul/09
· votar


1) Então, tem que desmontar e mostrar a cavidade para saber se é compensado. Por fora tá parecendo ser sim, porque tem uma bonita madeira no tampo, dando a supor que seja só mesmo uma lâmina.

2) Não estou vendo a BULLET.

3) Que acabamentozinho tosco nos trastes/escala/braço heim.

4) Apesar disso tudo, se ela tem um som bom e vc está feliz com isso (que é o que mais importa), desencana por agora, curta o que a guita tem para oferecer e guarde grana para no futuro comprar algo mais pensado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Johnny_w
Cara, em 1º lugar certifique-se de essa guitarra não tem o corpo confeccionado em compensado. E isso só abrindo mesmo ou o luthier avaliando.
Em 2º lugar, se ela for de compensado (e TODAS as Squier Bullets que conheço são), NÃO GASTE 1 CENTAVO NELA, pois não valerá à pena. Você pode até retirar o corpo, jogar fora e comprar um novo no ML ou no E-Bay.
Só depois disso é que recomendo que vc faça qualquer "up-grade" nela.
Abç

janick
Veterano
# jul/09
· votar


Johnny_w
Em primeiro lugar, cada coisa em seu lugar. Você tem uma SQUIER, não uma Fender. Agora podemos começar.

Slave of hell
Veterano
# jul/09
· votar


Em 2º lugar, se ela for de compensado (e TODAS as Squier Bullets que conheço são)

Johnny_w

a casa caiu mano

rafamoraes
Veterano
# jul/09
· votar


Hehehe, ninguém perdoa as Bullets mesmo por aki...
Bonita ela tá mesmo, embora eu não curta esses Knobs em Strato. Mas compensado é foda mesmo, me desfiz d uma SG Special usada q eu tinha aki encostada logo q soube q ela era "laminated". Quase botei 2 Seymour Duncan nela (arghhhhhhh!!!). Realmente, não compensa.
Abraço

Curly
Veterano
# jul/09 · Editado por: Curly
· votar


Pouco provável que essa bullet seja de compensado como as antigas bullets. essa era a realidade há uns 4 ou 5 anos atrás. Hoje, toda a produção mundial de madeira é direcionada para a China, já que lá está praticamente 100% da produção moveleira mundial. Já vi guitarras de R$ 300 com corpo de swamp ash sem emendas aparentes...

Não dá mais para dizer que 'a guitarra ordinária X' é assim ou assado, a cada hora são produzidas em fábricas diferentes, com especificações diferentes, assim funciona a globalização...


3) Que acabamentozinho tosco nos trastes/escala/braço heim.

não vi nada disso nas fotos, pelo contrário

Johnny_w

cara, se vc curtiu sua guitarra isso é que importa, não adianta argumentar que vc não vai conseguir convencer ninguém que ela é boa... se é de madeira ou não, só um luthier poderá dizer quando abrir ela, na minha opinião pode ser de madeira sim

gucrispim
Veterano
# jul/09
· votar


pô... vou usar wikipedia como fonte para meu TCC. haha

Slave of hell
Veterano
# jul/09
· votar


Curly


esse é o cara mais consciente daki....ja me ajudou e muito...talvez ele num lembre...mas opiniões dele me fazem pensar e muito....

Manubio
Veterano
# jul/09
· votar


Curly
Concordo totalmente, a China mudou a economia mundial de uma forma espetacular, e hj com este processo todo de fabricação, onde mal se sabe de onde vem cada parte da guitarra, pode ser que elas já não tenham corpo de compensado, e sim de madeira.
Para se ter idéia, uma Squier Bullet custa 200-300 reais na China.

Johnny_w
Está feliz com a guitarra que tem? vai, aproveite ela, tocar é o mais importante.

gucrispim
Veterano
# jul/09
· votar


cara, tava vendo no site da Squier e vi essa linha nova "Classic Vibe" e então resolvi procurar no MercadoLivre.

Na BarraMusic (a loja que eh a menina dos olhos dos cariocas do FCC) por R$2329,00 O.O

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-99332536-guitarra-fender-squier -classic-vibe-50s-stratocaster-_JM

Dá pra comprar Fender Mexicana ou até uma ótima japonesa com esse dinheiro!!!!

ROo
Veterano
# jul/09
· votar


gucrispim
Nossa R$2300,00
da pra pegar uma Japan reissue de 54' com isso.

wppereira
Veterano
# jul/09
· votar


gucrispim
É verdade, mas eu tenho uma única palavra para essa linha Classic Vibe: IMPRESSIONANTE! QUando comprei minha Tele Am Std testei ainda uma Standard mexicana e uma Squier Classic Vibe. E pra mim a Classic Vibe bateu a mexicana! Uma guitarra gostosa de tocar, bem construída, leve, e com ótimos caps (superiores aos da MIM)! Na minha opinião, essas Classic Vibes são de longe o melhor custo benefício em stratos e teles. Isso se for comprar nos EUA é claro, pq aki já deu pra perceber q foram superfaturadas!

ogner
Veterano
# jul/09
· votar


wppereira

Exato. Testei uma guita dessa tb e achei bem legal. Mas por esse preço é foda.....E querendo ou não o Squier no headstock afugenta muita gente!!!

wppereira
Veterano
# jul/09
· votar


ogner
É verdade. O Squier acima de tudo desvaloriza muito a guita numa futura revenda. O que é uma pena pois se trata de uma guita que vale muito mais do q custa!

gucrispim
Veterano
# jul/09
· votar


wppereira
O que é uma pena pois se trata de uma guita que vale muito mais do q custa!
será cara?
ainda não testei, mas acho que deve valer bem menos que muita fender mij (essas MIJ q são ditas até como melhores que as Am. da época).

e porque fabricar uma Squier pra vender pelo mesmo preço de uma Fender MIM ? O.o" isso me deixou com a pulga atrás da orelha.
Como vcs disseram, por mais q seja uma boa guitarra o Squier no headstock desvaloriza, já o Fender (por mais que seja MIM) não desvaloriza tanto.

wppereira
Veterano
# jul/09
· votar


gucrispim
Cara, quando digo que valem muito mais do q custam, não estou comparando os preços em reais, pois estes são sempre muito distorcidos, mas comparo em dólares. Essas guitas custam uns $350 nos EUA. E digo q vale muito mais por experiência própria e prática. Peguei essa guitarra e comparei lado a lado com uma mexicana e uma americana (todas teles) e posso falar com toda a segurança: É mais guitarra q as mexicanas, mas ainda fica abaixo das americanas. Ainda tive a oportunidade de tocar em mais duas outras Classic Vibes e todas me surpreenderam. Acho difícil ter tocado em 3 guitarras excepcionais (que seriam exceções) em 3 lojas diferentes...
Oq acho é q os chineses estão cada vez melhores! heheh

Quanto à desvalorização que vc citou, quando diz q a Fender não desvaloriza tanto, eu gostaria de inverter e falar que a Fender valoriza demais! Se é q vc me entende...hehehehe Essa seria outra razão para as MIM serem mais caras q essa Classic Vibe...

gucrispim
Veterano
# jul/09
· votar


wppereira
soh.
faz sentido o lance da valorização da marca mesmo.
mas cara... da até uma certa nausea pensar numa Squier por esse preço hahaha. Espero que essa Classic Vibe não seja uma Squier... heheh

conandrade
Veterano
# jul/09
· votar


ROo
gucrispim
Nossa R$2300,00
da pra pegar uma Japan reissue de 54' com isso.


certamente

e nesse caso fica dificil pesar...

conandrade
Veterano
# jul/09 · Editado por: conandrade
· votar


AH!

Inclusive, a Fender RI 54, pelo menos a minha (98), tem o corpo em Basswood. Ela pesa ligeiramente menos do que minha ex-American Vintage 62 que era em Alder. É uma madeira consistente e ela vibra bem os médios qndo toco com a guitarra desligada. Com ela ligada, tem um som que considerei melhor que o da ex. a ponto de trocar uma americana top por uma japonesa.

Depois de muita pesquisa, guardo pra mim as informações boas que encontrei em diversos sites por aí, sobre essa madeira. É certo que existem peças boas de Basswood e peças não tão boas assim. Compensado... aí é outra coisa... nem sei como 'funciona'. Acredito piamente que o corpo da minha guitarra, em Basswood, é uma ótima peça de Basswood, bem como, muito bem trabalhada lá no Japão.

:)

obs: A velha ruiva!

gucrispim
Veterano
# jul/09
· votar


conandrade
nice picture!

conandrade
Veterano
# jul/09
· votar


gucrispim
:)

thanks!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Basswood + Fender