dúvida sobre apresentações

    Autor Mensagem
    BinhOXD
    Veterano
    # jul/09


    não é necessáriamente o meu caso, mas pode ser futuramente.
    seguinte...
    qual o risco de fazer show usando só uma guitarra? ( é, eu sei que é :x ) qual os prós de se ter uma segunda guitarra? o que fazer pra não passar vergonha? quais cuidados? e a segunda guitarra pode ser uma guitarra mais barata em relação à principal ou tem que ter o mesmo nível de qualidade?

    é uma besteira, eu sei. Mas todos estamos aqui pra aprender e eu sei que tem coisa aí que eu sei e tal, mas eu quero mais informações, saber o porquê e etc. :D valeu ae, galera :*

    BinhOXD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    corta o ( é, eu sei que é :x ) daí ;z saiu num sei de onde ;z

    Smothie
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Não entendi se você quer saber de uma segunda guitarra ou segundo guitarrista. Enfim se for quanto a guitarra, acho que não precisa ser duas por show, a menos que queira alguma mudança de timbre.

    Van_Lorien
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BinhOXD
    O risco é dar merda na tua guitarra como estourar uma corda, ainda mais se for com Floyd Rose. É sempre bom ter uma guitarra reserva pra essas situações.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    q nem o Van_Lorien falou, é bom caso estoure uma corda
    tb eh bom pra tu ter uma variaçao de timbres, ou pra deixar em afinaçoes diferentes....

    se é pra ser soh um "backup" , caso a "number one" tenha algum defeito ou vc estoure corda, pode ser uma mais barata
    mas se eh pra timbres diferentes (tipo...tua titular ser uma les paul, dai tu quer akele timbre de strato em outra musica, sabe), ou pra afinaçoes diferentes....ai depende das tuas pretensoes!!
    tb se eh pra tocar UMA musica vc nao vai gastar 2 mil reais na desgraçada neh!!!


    eheheh

    thanatos
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BinhOXD
    Com uma guitarra reserva, vc não tem tanto problema caso arrebente uma corda no meio do show...ainda mais se sua guitarra tiver ponte flutuante, trocar corda não acho que vá ser algo que se resolva em 2minutos...
    A guitarra reserva pode servir tb pra músicas com afinação diferente...assim vc não perde tempo reafinando toda hora a guitarra.
    Já o nível de qualidade, acho que depende mto do bolso de cada um, mas em parte o nível da guitarra principal tb importa um pouco; seria no mínimo engraçado alguém ter uma JEM 777 de guitarra principal e uma tonante feita com estrado de cama de reserva...

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ah eh, quanto aos cuidados pra nao passar vergonha:
    vc quer dizer da tua guitar te deixar na mao no meio do show??

    ih velho, isso NGM está seguro hehe
    pode acontecer com vc num showzinho em um boteco pra tua mae e amigos, e pode acontecer com o david gilmour em um show no royal albert hall hahahahahaha
    cordas podem arrebentar a qqer momento...nao tem mto o q fazer!! (claro, as deles custam umas 5 x a mais que as nossas ,mas enfim hauhauhauh)

    guitar.thrasher
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    é sempre bom ter uma guitarra reserva, nunca se sabe quando vai dar merda.
    a segunda guitarra nao precisa ser top, mas tambem nao é recomendado que seja uma guitarra muito ruim.

    André Slash
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Smothie

    Não entendi se você quer saber de uma segunda guitarra ou segundo guitarrista. Enfim se for quanto a guitarra, acho que não precisa ser duas por show, a menos que queira alguma mudança de timbre.


    Concordo com ele! Acho que o mais importante é vc estar sempre revisando a parte eletrica, encordoamento, etc da guitarra! Assim, é mais dificil vc ter problemas!

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BinhOXD
    Já aconteceu comigo de estourar uma corda da guitarra logo no começo de uma apresentação. Ficou chato bagarai, teve que parar tudo pra trocar a corda, afinar, etc, etc. Pega mal com o público (que pagou pra ver música e tem que ficar esperando) e com o dono da casa (que está pagando pra banda tocar, e não pra trocar corda e afinar instrumento).
    Hoje em dia, quando é uma apresentação importante, eu levo minha guitarra oficial (Variax 300) e deixo uma reserva (Ibanez modelo barato) para o caso de isso acontecer de novo. Se caso acontecer um imprevisto, dá pra segurar as pontas até a hora do intervalo da banda.

    BinhOXD
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Smothie

    é sobre guitarra mesmo e não sobre guitarrista. brigado ae véi ;D

    Van_Lorien

    mas cara, atrapalha muito parar e trocar a corda no meio da apresentação? minha guitarra é ponte fixa, uma sg.

    Motoboy From Hell-SDMF


    to lgd cara, mas eu não acho que eu queria mudar de timbre não. Pelo menos não agora, e eu nem uso afinação diferente tbm.
    Toco Punk rock e hardcore californiando, aí não precisa de muita coisa não, po.
    então... como eu tenho uma g400 da epiphone, acho que a reserva seria uma les paul de baixo custo. entendeu? não ía mudar muita coisa :D talvez uma epiphone les paul special, mas eu só vejo comentários horríveis sobre ela aqui no fórum.

    Vcs sabem alguma les paul com um bom custoxbenefício que saia por uns $800,00 ?

    Hard_Guitar

    entendi, entendi :D mas cara, minha duvida é a seguinte:
    como eu posso começar a ter algumas pequenas apresentações com minha banda nesse segundo semestre e tal, vc acha que REALMENTE é muito importante uma segunda guitarra? tendo em vista de que eu não tenho equipamento próprio, uso a distorção da caixa laney lv300 twin no estúdio (que vou alugar quando tiver apresentação) e a distorção de um Meteoro Atomic Drive em casa. Qual é o melhor? comprar logo o equipamento que preciso? ou uma segunda guitarra? o preço de ambos vai sair praticamente igual. e é muito vergonhoso parar pra repor uma corda durante o show? tenho quase ctz que antes da/das apresentação/ções eu vou comprar dois jogos de corda pra guitarra, um pra colocar na guitarra e outro pra repor, caso aconteça de estourar lá. ;z
    e o equipamento que eu to planejando comprar é:
    um pedal marshall guv'nor ou um jackhammer + Boss GE-7
    e quem sabe dê pra comprar um pedal afinador ( ou o korg dt-10 ou o boss tu-2 ), mas não é uma necessidade enorme não, dá pra levar a vida com o afinadorzinho fudido que levo separado. :D

    Todos

    caramba véi, muito obrigado ae. :D

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BinhOXD
    Cara, pega MUITO mal vc estar se apresentando com sua banda, e ocorrer um problema em sua guitarra e vc ser obrigado a parar o show para trocar corda (com uma guitarra com ponto tipo "Floyd" então, não irpa afinar direiro nunca), ou outra coisa. Assim, um guitarrista que tem banda TEM QUE TER outra guitarra de reserva.
    Você tem uma boa guitarra (EPI G400), compre uma barata (Shelter Detroit, cujo corpo é de basswood) e use como reserva.
    Abç

    Marcosrcf
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Eu toco sem roupa, mas não toco com uma guitarra só!

    MALO_FLAWLESS
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BinhOXD
    tenho quase ctz que antes da/das apresentação/ções eu vou comprar dois jogos de corda pra guitarra, um pra colocar na guitarra e outro pra repor, caso aconteça de estourar lá. ;z

    Véio...NUNCA troque as cordas pouco tempo antes do show...Elas demoram um tempo até ficarem "laceadas" e estabilizar a afinação...Se REALMENTE precisar trocar pouco tempo antes do show...Dê uns belos bends de uns 2 tons e meio pra que a corda estabilize...
    Abraço!

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BinhOXD
    Se sua banda é nova, ainda está naquele nível de tocar em escola, festa de amigos e tal, então não tem terrorismo: dá prioridade para comprar um equipamento bacana e fica com uma guitarra só mesmo.
    A segunda guitarra é necessária quando você já está trabalhando pra fora, tocando por cachê, tendo uma responsabilidade de fazer uma apresentação redonda, sem paradas repentinas, tendo compromisso com o público e com donos de casas noturnas e bares. Pelo que percebi você ainda está começando, então não precisa ter essa preocupação agora.
    Investe em um equipamento bom. Com o tempo você mesmo vai perceber quando a segunda guitarra for necessária.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BinhOXD
    Tudo que o pessoal falou aí em cima. Planeje comprar uma reserva se sua banda começar a crescer.
    Eu nunca quebro corda, pq as troco em períodos regulares e sempre checo para ver se está tudo certo com a tensão, entonação ou falhas na ponte. Já tenho uma boa técnica e experiência de tocar, então dificilmente cometo uma bizarrice de exagerar na força ou me empolgar d+.
    Mesmo assim, acontecem merdas, tipo o que me aconteceu : Estava tocando na praia, de noite, com pouca iluminação. Subiu um cara para dar uma canja, e ele instantaneamente quebrou a corda. Floyd Rose, no escuro é foda trocar, quase perco uma pecinha da trava. 15 min de terror e show reduzido. Mó cagada depois. TENHA UMA RESERVA caso se profissionalize.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    BinhOXD
    Disseram aí que você tem uma Epiphone SG, certo? Acho que o melhor é você pegar uma SG baratinha pra quebrar o galho nestas situações. Ou então pegar outra guitarra pra ter um timbre diferente e usar as duas guitarras sem o conceito de guitarra titular ou reserva.

    Diino
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    musico que se preste tem 2 intrumentos.

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Diino
    Musico que se preste sabe tocar bem um instrumento.

    mlorenzo
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Ou vc fica mestre em trocar cordas sem ninguem perceber tipo o Albert Collins ^^ o cara sacava uma corda do bolso e trocava... ning percebia

    BinhOXD
    Veterano
    # set/09
    · votar


    ae galera, o que eu pensava vai acontecer KK vamo tocar dia 17 de outubro :z e eu to nervoso com essa parada ainda :/ acho que vou alugar uma sg shelter detroit do meu colega, pra caso alguma corda quebre lá o.o

    BinhOXD
    Veterano
    # set/09
    · votar


    mas eu não sei se ele vai aceitar tbm :/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dúvida sobre apresentações