Gravação Vintage - Guitarra de Compensado + Roland VS-840

    Autor Mensagem
    Douglas_
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Douglas_


    Opa,

    Recentemente adquiri uma Washburn Lyon de 1995, Made in Korea, braço e escala de Maple, gostoso de tocar.

    Fiz uma pequena demonstração, usando a distorção da minha Roland VS de 1998, pra manter tudo nos anos 90.

    http://www.4shared.com/file/114876107/1fc56eeb/Lyon_Blues.html

    Que tal? O que acharam?

    Slave of hell
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Eu achei boa a gravação.. o som não esta cristalino mas nada d+ quanto a isso..gostei sim fikou massa :)

    Konrad
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Konrad
    · votar


    Guitarra de compensado?
    Poderia fazer um teste cego aqui no fórum, para descobrir quem é capaz de diferenciar o timbre. heheheh

    Quanto à gravação, achei bem grave e densa. Legal, gosto desse timbre.

    Abç

    Douglas_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Slave of hell
    Obrigado, foi gravado direto na própria Roland VS, sem pós edição, fora o fade out no final.

    brunoliam
    Guitarra de compensado?
    Poderia fazer um teste cego aqui no fórum, para descobrir quem é capaz de diferenciar o timbre. heheheh

    Se fosse feito o teste, muita gente erraria, mas depois que revelasse qual é a de compensado os que erraram dar aquela famosa desculpa: "Bem que eu notei algo estranho."

    E olha que essa guitarra tá com os captadores HSS originais.


    Quanto à gravação, achei bem grave e densa. Legal, gosto desse timbre

    Valeu, fica muito bom esse timbre numa Strato.

    nichendrix
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    brunoliam
    Douglas_
    Guitarra de compensado?
    Poderia fazer um teste cego aqui no fórum, para descobrir quem é capaz de diferenciar o timbre. heheheh


    Cara mas até onde eu saiba o compensado dessas Lyon não era o compessado normal não, é só um 3 ply, com uma camada grossa de madeira sólida no meio (de cor escura) e 2 camadas mais finas de maple ou é ash, bem claro, tanto que são pesadas pra caralho e batem tranquilo a maioria das guitarras abaixo de uma Fender MIM que tem no mercado.

    Qual simulação de amp vc usou na VS-840?

    Douglas_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    nichendrix
    Cara, que bom que vc entende dessa guitarra. Pq tive um problema com minha ibanez e resolvi desmontá-la e vender as peças. Daí a ponte eu troquei nessa Lyon, só pra não ficar sem guitarra.

    Vou tirar uma foto da cavidade das molas pra vc ver como é a composiçao. Em breve eu posto.

    Qual simulação de amp vc usou na VS-840?
    Na VS a simulação chama Blues.

    GuitarHome
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Douglas_
    Bacana o timbre brother! Curti mesmo, bem massa!
    Parabéns.
    abraço

    Douglas_
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Douglas_
    · votar


    As fotos da cavidade e da guitarra.

    http://img294.imageshack.us/gal.php?g=lyon1.jpg

    Ela é bem pesadinha. Acho que mais que a Ibanez que é de Basswood.

    Douglas_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    GuitarHome
    Valeu!!

    É interessante ver que depois do som processado fica difícil dizer se foi gravado numa guitarra cara, ou numa barata.

    Abraço.

    nichendrix
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Douglas_
    Vou tirar uma foto da cavidade das molas pra vc ver como é a composiçao. Em breve eu posto.

    É o compensado da sua tem mais folhas, mas a afirmativa continua as Lyon eram superiores a tudo que tinha naquela épooca, no caso eu tenho uma mas é da Série Lyon USA, feita na Custom Shop da Washburn.

    Na VS a simulação chama Blues.

    Acho que é a simulação de Fender Bassman com distorção.

    Douglas_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    nichendrix
    Realmente me surpreendi com o som dessa guitarra. Mas não tenho parâmetros (um Fender MIM, por exemplo) pra saber o quão boa ela é.

    daniel_guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Douglas_
    to com duas guitarras de compensado aqui em casa uma japonesa antiga e uma coreana antiga mas ñ tanto da samick e a antiga e da kramer e é bem diferente o som, a kramer e mais encorpado e cheio, com mt graves, o da samick é magro e meio apagado (morto), pow gostei do visual dessa lyon mt bonita sunbrust e escala em maple

    Philipi
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Philipi
    · votar


    Talvez seja laminado e não compensado.

    O problema do compensado é a durabilidade, se éla é de 1995 e é de compensado já éra para éla estar se esfarelando toda.

    Ou então esse compensado já virou madeira.

    nichendrix
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Philipi
    O problema do compensado é a durabilidade, se éla é de 1995 e é de compensado já éra para éla estar se esfarelando toda.

    Laminado e Compensado são a mesma coisa, acho que você confundiu com Aglomerado de madeiraou MDF, que é o que esfarela.

    Philipi
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    nichendrix
    Pow cara é mesmo você tem razão, o Compensado Laminado até pode ser bom mas o MDF é horrivel.

    Douglas_
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Philipi
    Realmente, o Bertola confirmou que é compensado.

    Agora vem a desculpa: como é uma guitarra de pelo menos 14 anos de vida, as tiras de madeira estão mais secas e interagem melhor entre si, por isso tem um bom timbre. :P

    nichendrix
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Douglas_
    Agora vem a desculpa: como é uma guitarra de pelo menos 14 anos de vida, as tiras de madeira estão mais secas e interagem melhor entre si, por isso tem um bom timbre. :P

    Cara isso não tem muito haver não, porque ela usa verniz Poliuretano, uma das características do verniz PU é que ele não deixa a madeira respirar, então ela não sofre o "envelhecimento natural", enquanto não tirar o selador todo, então é mais fácil a madeira apodrecer do que envelhecer naturalmente.

    Agora é o tipo da coisa, como eu disse antes, as Washburn eram melhor construidas que as demais Coreanas, tinha componentes melhores, até o compensado delas é melhor, então é daí que vem o timbre.

    Sgt_Peppers2
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Sgt_Peppers2
    · votar


    nichendrix
    Laminado e Compensado são a mesma coisa, acho que você confundiu com Aglomerado de madeiraou MDF, que é o que esfarela.

    O aglomerado então tem um tempo de durabilidade curto... e o compensado? Ele costuma durar quanto tempo?
    E que evidências a gente pode ter pra saber se uma guitarra é feita de compensado ou aglomerado?

    Por exemplo, nesse som que o Douglas postou, se ele não falasse nada, eu nunca que ia dizer que o timbre da guitarra é de uma guitarra de compensado.

    nichendrix
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Sgt_Peppers2

    Cara, se for no tampo duma semi-acustica Gibson, tem compensado aí durando 60 anos pra mais... hehehehe.. sem brincadeiras quase todas as semi-acusticas Gibson desde 1948 são feitas de compensado de 3 folhas.

    Cara, o unico jeito de saber é abrindo ou raspando a pintura. Existem diferenças timbristicas entre compensado e madeira maciça, mas em laminados de alta qualidade, essa diferença é pequena (vide guitarras semi-acusticas da Gibson e da Gretsch). Não tem como um leigo ouvir e dizer, isso é compensado, axo muito pouco provavel alguém que identifique no ouvido e que não tenha trabalhado com essas madeiras por muito tempo, ou passado muito tempo tocando com instrumentos feitos com ela.

    É muito mais fácil perceber em violão, já que o laminado vibra menos e portanto dá menos projeção ao som que a madeira solida, mas na guitarra não é tão simples.

    Sem contar que isso não é necessariamente ruim, as Semi-Acusticas Gibson e diversas guitarras e baixos tops de linha são feitos de laminado, já que é possível vc combinar diversas madeiras e produzir um timbre unico. Um exemplo de como isso pode funcionar são as Les Paul. Elas tem corpo em mogno e top em maple, combinados isso gera uma caracteristica sonora unica, apesar de por ser apenas duas camadas não se considerar um laminado, a idéia da coisa funciona do mesmo jeito.

    Em baixo é mais comum ver, mas também se usa muit em algumas guitarras top, como nos baixos e guitarras Alembic, Fodera, Tobias e outros baixos e guitarras top de linha, são todos feitos a partir de madeira laminada em combinações que realcem o timbre do instrumento.

    Obvio, é uma faca de dois gumes, assim como algumas marcas Custom Top de linha usam laminados de alta qualidade pra obter novas combinações de timbre, fabricas de instrumentos baratos e vagabundos usam compensado de baixa qualidade para seus instrumentos porque é barato. Via de regra vc pode dizer que quantos menos "folhas" melhor o compensado, pois elas vibram de forma mais parecida com a madeira solida.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação Vintage - Guitarra de Compensado + Roland VS-840