Captador Cabrera Instalação Duvida

    Autor Mensagem
    sidious
    Veterano
    # jun/09


    E ai galrea..

    Adquiri um captador Cabrera E-tone, signature do edu ardanuy

    No manual de instalação vem as explicações para ligar humbucker em série e humbucker paralelo..

    Gostaria de saber qual a diferença en tre essas ligações, eu levei no luthier e ele colocou em serie. Muda alguma coisa se mudar para paralelo?

    Eu tenho uma ibanez com 2 humbucker e um single, estilo a jem

    Valeu!

    Fa810
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44550/

    acho que se vc usar a busca vc acha hein...

    daniel_guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    sidious
    paralelo usa só uma bobina se não me engano fica proximo a um single-coil

    rui luis
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    paralelo usa as duas bobines separadas em série usa as duas bobines ligadas uma à outra

    abraço

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Bom dia!!!

    sidious
    É sempre complicado comentar algo que se baseia em impressões pessoais, pois o que é "forte" pra mim não será exatamente "forte" pra vc. Além disso, caracterizar timbre com palavras como "magro", "gordo", "brilhante", etc, é difícil e nem sempre traduz exatamente o que se quer dizer.
    Mas vamos tentar:
    Humbucker ligado em série - é a forma mais comum de se ligar um humbucker e a que dá mais "saída" ao mesmo. Seu timbre é "cheio" e "gordo" se comparado ao Single.
    Humbucker ligado em paralelo - seu timbre fica mais "brilhante" e com menos volume se comparado ao Humbucker em série, mas ainda preserva as características de um Humbucker.
    Humbucker Splitado - neste caso uma das bobinas do Humbucker é desligada e a outra permanece funcionando, o que o deixa com características de Single quanto ao timbre e também quanto ao característico "Hum" dos Singles.
    Humbucker Defasado - neste caso, deve haver uma referência, pois o Cap só está defasado se estiver em relação com outro. De maneira geral, isto significa fazer com que as bobinas do captador trabalhem "Fora de Fase", seja uma em relação à outra (bobina), seja um em relação ao outro (captador). O resultado é o cancelamento de certas frequências, principalmente as graves.
    Existem neste caso algumas possibilidades, mas o importante é observar que quanto mais próxima estiver uma bobina da outra, mais efetiva é a defasagem:
    1 - Captador defasado em relação a outro captador: no caso de Single há o cancelamento do Hum. No caso de Humbucker, o timbre será mais "fino" e com menos volume. É importante observar que apenas um captador deve estar defasado, já que se vc defasar ou outro captador eles entrarão em fase novamente.
    2 - Bobina defasada em relação à outra bobina do mesmo captador. Se as bobinas estiverem em série, haverá um grande cancelamento de frequências e uma grande perda de volume; se as bobinas estiverem em paralelo, o resultado será o timbre mais "fino" e de mais baixo volume de todas as combinações possíveis, o que seria um desperdício pois será mais "fraco" que um Single.
    Alguns ainda podem encontrar um tal de Coil Tap que equivocadamente traduzem para um mesmo significado de Splitar. Acontece que dificilmente alguém consegue fazer Coil Tap em bobinas de captadores, pois isso implica em "puxar" condutores de partes diferentes do enrolamento da bobina. Isso deixa o Captador com timbres diferentes já que ao se puxar condutores dessa forma, cada um dele terá um determinado número de espiras e como sabemos, o número de espiras de um Cap influencia no seu timbre.
    É isso aí. Espero ter ajudado um pouquinho.
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Captador Cabrera Instalação Duvida