Instalação do captador Cabrera

    Autor Mensagem
    Guitar_Gomes
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Guitar_Gomes


    Recentemente adquiri o Rock Pro e estou com uma duvida para instala-lo;
    Eu tenho uma Ibanez RG 270Dx (caps H-S-H e chave de 5 posições). Os caps da da guitarra são os originais ainda e tem 2 fios mais a malha. O Rock Pro tem 4 fios mais a malha. Aí fiquei com a pulga atras da orelha. O cap novo tem 5 fios e o original tem 3, ou vai sobrar fio ou terei que ligar dois juntos para dar 3 fios. A configuração que esta na guita é aquela que a chave na posição 1, só o da ponte, na 2 ele "splita" o da ponte e aciona o do cap do meio, posição 3 só o do meio e assim por diante.
    Pelo papel que veio junto com o Rock Pro, ele fala das cores e tal, mas não está bem explicado, creio que para a config que tenho usaria o tipo de ligação SPLIT (single Coil), certo?.
    O "manual" que vem com ele etá assim;
    - Padrão de cores
    Malha - aterramento
    Preto - base parafuso
    Branco - Hot parafuso
    Verde - base do polo
    Vermelho - Hot do polo

    - Tem 3 esquemas para ligação;

    - Ligação em serie
    aterramento (malha)
    Aterrar Preto
    branco e verde juntos
    hot Vermelho

    - Split (single coil)
    aterramento (malha)
    Aterrar Preto
    branco e verde juntos e aterrar
    hot Vermelho

    - Paralelo
    aterramento (malha)
    Preto e verde juntos e aterrar
    branco e vermelho juntos para Hot

    Como podem ver o manual é "bem explicativo"....

    Procurei em outros sites da Dimarzio, Seymour Duncan, Malagoli e o da Guitar eletronics (tem tudo qto esquemas) pra ver os esquemas e as cores dos fios para ligar e são diferentes do Cabrera. Gostaria que alguem podesse me ajudar nessa duvida.

    Muito obrigado.

    Já coloquei na posição certa com relação ao outro cap. Norte e sul.

    Guitar_Gomes
    Veterano
    # out/07
    · votar


    PO, NINGUEM?????

    Penta_Blues
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    Guitar_Gomes
    PO, NINGUEM?????
    Antes de mais nada, paciência meu camarada...
    Com relação à coloração de fios, não há uma padronização entre os fabricantes.
    É possível fazer teste com o multímetro para saber se um fio da bobina é positivo ou negativo. Me lembro de ter postado isso há algum tempo. Dá uma pesquisada usando a ferramenta de BUSCA.
    Caso vc queira fazer uma comparação entre cores de fios para aproveitar os esquemas dos fabricantes e adaptar ao do seu captador, aí vai uma ajudinha para os caps DiMarzio e Seymour Duncan.
    - DiMarzio:
    Fio Vermelho - positivo da bobina 1
    Fio Preto - negativo da bobina 1
    Fio Branco - positivo da bobina 2
    Fio Verde - negativo da bobina 2
    - Seymour Duncan:
    Fio Preto - positivo da bobina 1
    Fio Branco - negativo da bobina 1
    Fio Vermelho - positivo da bobina 2
    Fio Verde - negativo da bobina 2
    Valeu!!!

    Guitar_Gomes
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Opa, vlw..... Vou tentar...

    Guitar_Gomes
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Pessoal, instalei o meu pickup Cabrera Rock Pro e é foda o minino....
    O som ficou muito loko no meu ampli e só com o drive dele e a guitarra.
    Hoje tenho uma guitarra Ibanez RG 270DX e ampli Warm Music GT 208.
    aproveitando se alguem tiver duvidas para instalar esse pickup em uma guita Ibanez com a opção que splita o pickup da ponte com o do meio o esquema é o seguinte, depois de testes de acertos e erros consegui achar que é quem nos fios, então vamos lá;
    - Vermelho é o positivo, ele será ligado sozinho, no meu caso foi ligado na primeira perna da chave seletora que liga apenas o pickup da ponte.
    - Verde e branco ligados juntos e ligados na sexta perna da chave seletora
    - Preto e malha no terra, normelmente ligado atras do potenciometro de volume.
    Antes eu tinha invertido os fios preto e verde e não splitava os pickups, apenas desligava uma bobina do pickup da ponte.
    Eu usei um multimetro para descobrir quem era o positivo e negativo e de quem é quem nas bobinas.

    Bem espero que isso ajude alguem.

    Vlw.

    marcio_smdo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Guitar_Gomes
    Parabéns pela aquisição.

    Se você tiver gravações pra mostrar o antes e o depois da troca posta aqui pra servir de referência.

    Abraço.

    mudin
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Me ajudou basntante sim cara rs

    pow eu comprei um v8 da cabrera tbm, eu queria saber como ligar ele em série mesmo, a minha guitarra é um shelter sg, com dois humbuker, só que eu não sabia onde soudar os fios,

    será que posso fazer a mesma ligação que a sua?

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    Boa noite!!!

    mudin
    Para ligar um humbucker em série, caso ele tenha 04 condutores, vc deve ligar:
    - o positivo da bobina 1 na chave de comutação
    - negativo da bobina 1 + positivo da bobina 2 ligados e isolados
    - negativo da bobina 2 + malha na carcaça de um potenciômetro.
    Valeu!!!

    mudin
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Penta_Blues

    - negativo da bobina 1 + positivo da bobina 2 ligados e isolados

    Ligados e isolados em que parte da guitarra?

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    Bom dia!!!

    mudin
    Ligados e isolados em que parte da guitarra?
    Se for apenas uma ligação tradicional, em nenhuma. Vc emenda os dois fios, isola as pontas com uma fita isolante e os deixa soltos mesmo.
    Valeu!!!

    clarkfilho
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Pessoal bom dia! Help!!! Tenho uma Squier Strato das antigas com HSS. Comprei 1 Humbucker E-tone para ponte e 2 Singles Screaming Blues para meio e braço, alguém poderia me ajudar nas ligações, o Humbucker antigo tinha apenas 2 fios e o Cabrera 4 fios + terra (malha). Grato!!!

    Matt Saints F.O.D.
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Matt Saints F.O.D.
    · votar


    desculpem ressucitar o topico mas comprei o classic 2 (cabrera)e estou instalando no braço.. tenho um shelter sg..

    blz cxonectei o verde e o branco e isolei, (pra colocar no push pull qnd cxomprar)
    juntei o preto e a malha(prateado sem conduit) pra colocar no potenciometro..
    e o vermelho é o hot.. q é pra ligar na primeira perna do potenciometro... (nao ligay ainda só separei os fios pra entender e talz..) agora tem um monte de fio vermelho e amarelo la... ranco a porra toda e ligo os pretos nas chave seletora como os semyours?

    ou ligo assim mesmo como estava planejando? primeira vez q trocxo medo da porra de queimar...

    to sem dinheiro pra luthier mas to doido pra testar esse cap...

    bem os cap xing ling q vem nela só tem um fio e talz.. ai to confuso... se puderem ajudar.. embora eu ache q minha ligação esteja certa exceto pelo fio preto e o prata junto no potenxciometro.. potenciometro é aterramento.. entao só a malha e o preto no conector da chave seletora..

    mas no papelzinho amarelo q vem no xcap ta escrito preto: aterramento entao fikei cxonfuso.. vlw desde ja!

    (Edit: eu ja pesquisei ja vi varios esquemas mas ainda estou mto xconfuso.. sei q alguem vai mandar eu levar no luthier e talz.. mas nao tenho dinheiro.. e quero aprender a mecher na minha guitarra e talz!)

    Matt Saints F.O.D.
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    pesquisei mais e mais, e bem.. acho q posso tirar aqueles fios amarelos e vermelhos q vem na shelter.. basicxamente pelo que entendi eles fazem a mesma cxoisa que os 4 fios do cabrera.. só q de uma forma mais complicada.. e instalar do mesmo eskema da SD..

    queria saber uma xcoisa só..

    no cxaso seria a xcomparação entre fios

    SeymourDuncan
    Fio Preto - positivo da bobina 1
    Fio Branco - negativo da bobina 1
    Fio Vermelho - positivo da bobina 2
    Fio Verde - negativo da bobina 2
    Cabrera
    Fio vermelho - positivo da bobina 1
    Fio Branco - negativo da bobina 1
    Fio verde - positivo da bobina 2
    Fio Preto - negativo da bobina 2

    a ligação do cabrera seria essa(?):
    verde e branco isolado, vermelho no polo 1 do potenciometro
    preto e malha aterrados juntos no potenciometro?
    e quando colocar push pull mesma ligação só q ligando o verde e o branco juntos no buraquinho la?

    bem se eu fizer isso e nao da certo eu queimo o cap? desculpem pelo up, é q tenho ensaio sabado.. to doido pra testar esse cap, to xcom a guitar aberta aki desde as 19:00 hrs.. kkk obg pra qm puder ajudar ou leu os meus post pelo menos xD

    GarrafaSK8
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Galera Ressucitando o tópico !

    Comprei um set de captadores Cabrera, Classic 1 e Rock Pro. Porem estou tendo dificuldades para instala-lo.
    Minha guita é uma Epiphone Les Paul Standard "Coreana"

    Primeiro, não sei, mas acredito que o aterramento deve estar com problemas, pois esta chiando muito.

    Segundo, o captador não esta "cabendo" no lugar do original Epiphone, porque, os parafusos da bobina do captador cabrera são maiores do que os captadores da Epiphone, e não espaço fisico na cavidade onde se aloca o captador.

    Alguém já teve esse tipo de problema ? Podem me ajudar ? please =/

    Desde já agradeço à todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Instalação do captador Cabrera