Gibson Les Paul Special X Fender Stratocaster California

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


wppereira

Mas o padrão de qualidade usado no mogno de no ash é perfeitamente comparável. Se duas madeiras diferentes não pudessem ser comparadas, não existiriam tabelas comparativas de propriedade fisicas, nem de qualidade da peça, inclusive muitas destas tabelas são organizadas de forma a agrupar madeiras com propriedades parecidas em grupos.

Então pra instrumento Mogno A, vai ser sempre representar uma madeira de padrão melhor que Ash B. Embora timbristicamente, as duas tenham propriedades diferentes, e que sob este ponto de vista, o timbristico, elas são de difícil comparação, mas não impossível, tanto é que você vai ver madeiras como Poplar, Cedro, Aghatis, Marupá, Caixeta, Basswood, Grumixava, e tantas outras que apesar de serem madeiras completamente diferentes Ash, Alder ou Maple, são considerada substitutas destas por apresentarem propriedades fisicas parecidas, e por isso usadas como substitutas naturais de tais madeiras.

Quando eu disse que não dá pra comparar Mogno com Ash, não foi no sentido de que são duas madeiras em que a comparação seja impossível ou sem pé nem cabeça, mas porque comparando-se as propriedades das duas, que são bem diferentes, você pode observar que elas tem características timbristicas distintas, quase opostas, por isso as comparações podem ser feita a partir de diversas outras propriedades, mas timbristicamente não.

Mas pra você ver, Swamp Ash é um dos substitutos mais comuns do Maple usado no tampo das Les Pauls, já que são madeiras com características timbristicas próximas, tanto que vez por outra a Gibson lança alguma série limitada com tampo de Swamp Ash, já que o resultado são instrumentos que soam bem próximo dos com tampo em Maple.

Agora se você pega uma peça de madeira e vai usar ela pra outra coisa que não seja um instrumento, aí então é que estas comparações são ainda mais extensivas, já que você passa a observar não só a qualidade, desidade, velocidade de propagação, e outras características sonoras, vc analisa muito mais características que isso.

Então, essa conversa de que não tem como comparar o padrão de qualidade das madeiras usadas pelas duas fábricas, é uma grande balela. Se não fosse, vocÊ não ia ver Strato feitas de outras madeiras com o som bem próximo das de Ash e Alder e por aí vai.

opasto
Veterano
# jun/09
· votar


Galera, obrigado pela atenção de vcs.
Apesar de opiniões diferentes ajudaram muito.

Obrigado!

opasto
Veterano
# jun/09
· votar


Fiquei com a fender.

Na verdade não era uma California Model e sim uma American Stratocaster HSS.

Tá lindona e já estreiei ela num ensaio!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Special X Fender Stratocaster California