Gibson Les Paul Special X Fender Stratocaster California

Autor Mensagem
opasto
Veterano
# jun/09


Estou pensando em comprar uma destas duas guitarras.
Alguem conhece estes modelos, pode me dizer algo?

Gibson Les Paul Special http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96608565-_JM

Fender Stratocaster California http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96740989-guitarra-fender-strato caster-americana-california-mod-2003-_JM

André Arraiano
Veterano
# jun/09
· votar


to pensando em comprar um carro:

hummer h2

x

bmw z4

---

cara, sao guitarras completamente diferentes em termos de timbres e tudo... decide primeiro se vc quer strato ou les paul, isso nao da pra gente te ajudar muito...

abraço

GuitarUser
Veterano
# jun/09
· votar


Fóruns Cifra Club / About user "opasto"

Username opasto
Registration date 8/May/03 11:04
Occupation veterinario
Interests guitarra, surf e pastor alemão

what?

opasto
Veterano
# jun/09
· votar


Deixa eu explicar melhor, quis escrever em titules e acabei confundindo a pergunta.

Eu sei que são guitarras totalmente diferentes, com excessão da Strato possuir um humbuker na ponte.
Não conheço estes modelos e surgiu uma oportunidade de adquirir especificamente um desses modelos.

Estou falando em termos de qualidade. Basicamente se algum destes modelos é superioro em termos de acabamento, material utilizado, valorização, estatus, etc.
Veja bem estou falando de informações sobre os modelos California (da Fender Strato) e do modelo Special (da Gibson Les Paul), não Gibson x Fender ou Strato x Les Paul.
Sei que não é uma pergunta fácil e que só pode ser respondida por quem conhece pelo menos um dos modelos, que alias são made in USA.
Obrigado.

daniel_guitar
Veterano
# jun/09
· votar


opasto
essa fender tá toda mechida se fosse vc procuraria uma fender strato pra mecher com o tempo ao seu gosto ou vai de gibson q tb é boa as duas são boas tão isso de melhor entre elas seria mais gosto pessoal pelo modelo já toquei numa california series da fender, a pegada e mt boa e ela original com os tex mex eu curti mt

two
Veterano
# jun/09
· votar


opasto
Fender barata e ótima para se fazer um up é a Fender Japonesa 50/60 reissue

jimmy vandrake
Veterano
# jun/09 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


Estou falando em termos de qualidade. Basicamente se algum destes modelos é superioro em termos de acabamento, material utilizado, valorização, estatus, etc.

Se isto for decisivo o preço de ambas já lhe responde a pergunta.
Contudo verifique o peço de ambas novas.
Os valores das usadas não condiz com o real.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/09
· votar


cara vou tentar ajudar
nao gosto de gibson studio ;quanto mais special .
a gibson estudio seria a linha que estaria mais ou menos para a hightway da fender. é a q ta justamente acima.

por coicidencia ,ontem mesmo toquei numa california .a guitarra tava novinha e era linda pra k7 . som muito bom ,ja que eh umaguitarra mais voltada pro rock (a california em especifico) e tem construçao e talz melhor q a gibson special . eu ia de california . da pra tirar timbres parescidos com iron maiden,jake lee ,algo que lembra van hallen e por ai vai . muito boa . na minha opiniao (embora muitos vao me cruscificar por isso) gibson só eh legal a partir da standart e fender só eh legal a partir da california . pelo preço de uma studio ou hightway .da pra pegar uma boa guitarra de luthier com o mesmo padrao de uma guitarra de 8mil que vc paga pelo headstock

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


rhoadsvsvai

a gibson estudio seria a linha que estaria mais ou menos para a hightway da fender. é a q ta justamente acima.

por coicidencia ,ontem mesmo toquei numa california .a guitarra tava novinha e era linda pra k7 . som muito bom ,ja que eh umaguitarra mais voltada pro rock (a california em especifico) e tem construçao e talz melhor q a gibson special .


Cara, as Fender California em termos de construção era uma guitarra muito fuleira, as madeiras delas eramruins, ios captadores originais eram os piores da linha da Fender, inclusive piores que as Highways, elas eram americanas com qualidade de Squier. Tanto é que na época em que foram lançadas, as California eram quase o preço de uma Highway One ou de uma Fender MIM (Aqui no Brasil uma California era 800-900 reais, uma Highway era 1600).

Ao contrário do que você disse, as Gibson Special e Studio, são guitarras muito bem construidas e com um bom acabamento. No caso das Special o acabamento é inferior às demais séries, mas muito acima do padrão das Fender California. As Studio tem o padrão bem mais alto e sob em aspectos chega muito perto das Standards. Uma outra vantagem das duas é que ambas tem acabamento Nitrocelulose e os Captadores padrão da linha da Gibson (490T e 490R), que são de alnico e infinitamente melhor que os captadores praticamente genericos de imã ceramico das Strato Califórnia.

Fallenn99
Veterano
# jun/09
· votar


a Gibson special eu não conheço, só as SG, que são MUITO boas por sinal, e tem acabamento simples, mais impecável e em nitrocelulose.

já a Studio tem um acabamento impecavel tbm, não tem oque falar dela...

a fender california nunca toquei, apenas na standard americana. que era um nivel mt bom mesmo...acabamento impecavel tbm

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


gibson só eh legal a partir da standart e fender só eh legal a partir da california

cara, se eu fosse vc eu abriria um pouco sua mente...

Na realidade, a gibson studio e a standard só se diferenciam pelo fato de o acabamento ser mais simples, fora isto são guitarras identicas...
Estava falando sobre isto com meu professor, e ele me disse que conhece vários donos de estudio que preferem mesmo a studio no lugar de muitas outras gibson, mesmo as tendo, por algum motivo inexplicavél.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

n sei se vc leu isso;
or coicidencia ,ontem mesmo toquei numa california .a guitarra tava novinha e era linda pra k7 .
novinha eu n quis dizer em perfeito estado (embora estivesse em perfeito estado) . eu quero dizer novinha de nova mesmo ,de ter semanas q saiu da loja depois de mal ter chegado na loja. eu acho q agora as california (as novas) tao melhores q as hightway (novas) eu ja peguei as duas na mao pra comparar . a unica coisa q n gostei na californias eh q tava meio mal feito o contorno das bobinas do captador do meio (tava menos arredondado que o ideal).

quanto as gib studio e standart . acredito que uma standart seja feita com bem mais cuidado que as studio .mas admito que isso eh achismo (ja toquei numa standart mas nunca numa studio). mas nao pagaraia 4 mil ou mais numa guitarra que ta na base da piramede de uma certa marca .

mas cara isso eh minha opiniao . vcs tem todo o diireito de questionar. até porque ela eh bem polemica

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Manubio
Estava falando sobre isto com meu professor, e ele me disse que conhece vários donos de estudio que preferem mesmo a studio no lugar de muitas outras gibson, mesmo as tendo, por algum motivo inexplicavél.

Cara não é inexplicável não, as Studio são mais leves que as Stadard, porque o compo dela tem uma espessura levemente menor, e uma vez que usam as mesmas ferragens, captadores e madeiras, vc tem uma guitarra com o som muito próximo das Standard sem ter que carregar o mesmo peso.

rhoadsvsvai
novinha eu n quis dizer em perfeito estado (embora estivesse em perfeito estado) . eu quero dizer novinha de nova mesmo ,de ter semanas q saiu da loja depois de mal ter chegado na loja. eu acho q agora as california (as novas) tao melhores q as hightway (novas) eu ja peguei as duas na mao pra comparar . a unica coisa q n gostei na californias eh q tava meio mal feito o contorno das bobinas do captador do meio (tava menos arredondado que o ideal).

Se te venderam uma Fender California nova, que acabou de chegar na loja, então você acabou de ser enganado, porque as Fender California foram produzidas em 1997 e 1998 logo, tem mais de 10 anos que sairam de linha, e na propria Pagina da Fender se vc procurar nas informações de séries que sairam de linha, entre outras informações técnicas da guitarra, vai ter isso bem daqui:

"Manufactured from 1997 to 1998 by Fender, the California Series Stratocaster, Telecaster and bass models were a joint effort between the company's factories in Corona (California, USA) and Ensenada (Baja California, Mexico). The body and neck parts were made in the United States while the finishing and painting was done in Mexico before their final assembly and quality control in the US."

Hoje em dia, a unica série California fabricada pela Fender são as Squier California series, essas vc encontra nova, e no caso, aí é o caso de dizer: Fala sério meu amigo, vc quer comparar Squier made in China, com Gibson USA?

quanto as gib studio e standart . acredito que uma standart seja feita com bem mais cuidado que as studio .mas admito que isso eh achismo (ja toquei numa standart mas nunca numa studio). mas nao pagaraia 4 mil ou mais numa guitarra que ta na base da piramede de uma certa marca .

Eu já tive Gibson Special, Studio, Standard e Reissue, sinceramente as diferenças entre elas não são muito significativas, em geral são só em questão de acabamento e ou ou outro detalhe que não faz tanta diferença no tocar. E sinceramente, 4000 em uma Studio, pela guitarra que ela é e em vitude do preço das Standards é um negócio muito bom, porque a diferença em termos de timbre e tocabilidade é quase nenhuma, e eu digo quase porque tive as duas pra perceber as poucas que tem, a maioria nem perceberia antes de alguns anos com as guitarras.

mas cara isso eh minha opiniao . vcs tem todo o diireito de questionar. até porque ela eh bem polemica

Rapaz, opinião é que nem c* cada um tem a sua, e tem o direito de ter, mas não vejo nada de polemico não, só vajo sua falta de informação a respeito do assunto.

GuitarHome
Veterano
# jun/09
· votar


rhoadsvsvai
Cara, você deu uma viajada no seu post :S.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/09
· votar


nich
primeiro . ela nao eh minha (quem me dera ter uma fender).

realmente agora eu tava no site da fender vi que me confundi ; na verdade eu testei essa daqui.
http://www.fender.com/products//search.php?partno=0133100306
vc tava certi
agora quanto as studio . eu ainda n mudei de opiniao . ainda acho q por 4 mil talves de pra fazer uma guitarra de luthier com nivel= ou superior a uma gibson standart (logico q depende do luthier) .

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


opasto

De qualquer forma acho que meus dois posts responderam tua pergunta.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


rhoadsvsvai
realmente agora eu tava no site da fender vi que me confundi ; na verdade eu testei essa daqui.
http://www.fender.com/products//search.php?partno=0133100306


Essas Deluxe Podem até ser melhores que uma Highway One (apesar de as specs serem praticamente as mesmas), mas nenhuma chega nem no cheiro da qualidade de uma Gibson Special, imagine de uma Studio. Da linha da Fender, pra chegar na qualidade da Studio, é de American Standard pra cima.

agora quanto as studio . eu ainda n mudei de opiniao . ainda acho q por 4 mil talves de pra fazer uma guitarra de luthier com nivel= ou superior a uma gibson standart (logico q depende do luthier) .

Rapaz, os unicos Luthiers no Brasil, bons o suficiente pra fazer uma Guitarra boa o suficiente pra se dizer que é no nível duma Les Paul Standard, além de poucos, até hoje não vi nenhum que cobrasse menos de 6 a 8 paus pela guitarras dependendo do acabamento que você escolher, é só ver o preço das Les Pauls do Zaganin, do Ronai, todas são nessa faixa de preço.

Como a Studio tem as mesmas madeiras, ferragens e captadores duma Standard, a unica diferença no preço seria por conta do acabamento, e uma vez que essas partes e madeiras são muito mais caras aqui que nos USA, o mais provavel é que uma guitarra com a qualidade duma Studio feita por um luthier que consiga ter esse padrão de qualidade (que realmente são muito poucos, eu mesmo só conheço uma meia duzia), enfim a guitarra vai sair pelos mesmos 4mil reais (apesar de que eu acho que as Studio são na casa dos 6mil), se vacilar até mais caro.

wppereira
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
mas nenhuma chega nem no cheiro da qualidade de uma Gibson Special, imagine de uma Studio. Da linha da Fender, pra chegar na qualidade da Studio, é de American Standard pra cima.

Guitarras diferentes, com madeiras diferentes, acabamentos diferentes em suma, tudo diferente, e portanto incomparáveis, na minha opinião!

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


wppereira

As guitarras não são mesmo não, mas os acabamentos, a construção, as madeiras, atenção aos detalhes, isso é comparavel sim. A unica coisa que as Fender de série pode dizer que tem melhor que as Gibsons de série similar é o fretwork, de resto o acabamento e as madeiras usadas na Gibson dão de 10 a 0 em termos de qualidade.

A.Moura
Veterano
# jun/09
· votar


Gibson Les Paul por 2.900,00?? Fica esperto!! No M.Livre Tem muitas réplicas de gibsons americanas feita na China! E cuidado também com com as Fenders, no M.Livre é fácil, fácil comprar gato por lebre! Les Paul e Strato são completamente diferentes, qual estilo você toca???

wppereira
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Eu continuo com a opinião de que não são comparáveis. Como vc compara Mogno com Alder ou Ash? São madeiras completamente diferentes...

Quanto ao acabamento, nunca vi uma Fender americana ou mesmo highway one com o acabamento deixando a desejar. Sempre estão com o acabamento perfeito, dentro daquilo que é proposto é claro...

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


wppereira
Eu continuo com a opinião de que não são comparáveis. Como vc compara Mogno com Alder ou Ash? São madeiras completamente diferentes...

Eu não falava de comparar as madeiras neste sentido, você sabe que existe uma classificação para a qualidade de uma madeira, que vai de A (para as melhores madeiras) até F, e que em cada categoria existe várias classificações, assim na madeira classe A pode ir de A até AAAAA.

Nesse sentido em geral, as Gibsons tem madeiras melhores que as Fender, já que ela só trabalha com madeiras AA para cima. Nas linhas da Fender essas madeiras só são usadas em instrumentos top de linha, como as American Artist, American Vintage e Amrican Deluxe, além obviamente da Custom Shop que só trabalha com madeiras Premium, me abstenho de falar das American Standard novas, já que ainda não tive a oportunidade de conferir, mas as dos anos 90 usavam madeira A.

Logo há sim um parametro pra comprar as madeiras utilizadas independentemente das suas propriedades timbristicas.

Quanto ao acabamento, nunca vi uma Fender americana ou mesmo highway one com o acabamento deixando a desejar. Sempre estão com o acabamento perfeito, dentro daquilo que é proposto é claro...

Em momento algum eu disse que elas tinham o acabamento ruim, eu só disse que em geral o padrão de acabamento de uma Gibson da série Studio pra cima, é bem superior à maioria das Fender, até porque elas usam acabamento Nitrocelulose (mesmo nas séries de entrada as Special), que requer um cuidado maior na hora do cabamento, sem contar o fato de usarem sempre as captações e ferragens top de linha independente da série, fator que nem sempre as Fender Americanas obedecem.

Agora como você mesmo disse, a proposta da Gibson nao é concorrer com as MIM ou as Highway ou Deluxe (não confundir com a Am. Deluxe), a proposta das Gibsons é concorrer com séries da American Standard pra cima, portanto todas elas apresentam um acabamento correspondente às séries superiores, para a maioria das séries, o concorrente natural na linha da Gibson são as Epiphone, que mesmo nos USA são mais caras que as Fender Standard MIM.

Logo dentro de cada faixa de preço, a Fender sempre entrega guitarras de excelente acabamento, mas não tem pra onde comparar a maioria delas com o acabamento dado às Gibson, já que são instrumentos que em geral concorrem em níveis diferentes de qualidade, excetuando-se as séries tops de linha da Fender, Am. Standard, Am. Artist, Am. Vintage e Am. Deluxe e obviamente as Custom Shop.

wppereira
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Bom, acho difícil comparar, por exemplo, Ash AA com Mogno AAA, pois as escalas são relativas e portanto não são simétricas. Depende de disponibilidade da madeira, densidade, range de qualidade disponível, etc... É mais difícil ainda quando se compara madeiras diferentes em instrumentos com características diferentes.

Vc pode comparar uma Les Paul em Mogno com outra tb em Mogno, mas não uma Les Paul em Mogno com uma Tele em Ash.

Quanto ao acabamento, concordo com vc, mas lembrando que uma Tele não foi feita para ter um acabamento como uma Les Paul.

A.Moura
Veterano
# jun/09
· votar


Meu irmão, guitarra você têm que pegar na mão e experimentar, pela qual o seu coração bater mais forte você decide!

Manubio
Veterano
# jun/09
· votar


A.Moura
concordo...

AugustoDamned
Veterano
# jun/09
· votar


A.Moura
Isso ae. Frescura do caramba ficar discutindo se é les paul, strato, mogno, ash, alder.. madeira aa, bb, ddd... Pega a guitarra e toca, porra! rs

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


AugustoDamned

Será que passou pela sua cabeça que se eu estou comparando, é porque já tive com eles nas mãos e toquei, portanto conheço as propriedades das duas guitaras e dos detalhes das construções e acabamento das duas marcas?


wppereira
Bom, acho difícil comparar, por exemplo, Ash AA com Mogno AAA, pois as escalas são relativas e portanto não são simétricas. Depende de disponibilidade da madeira, densidade, range de qualidade disponível, etc... É mais difícil ainda quando se compara madeiras diferentes em instrumentos com características diferentes.

Como eu disse, não dá pra comparar mogno com ash, mas discordo totalmente quando você diz que não dá pra comprar o padrão de qualidade de duas madeiras da mesma gradação, no curso de arquitetura e no de engenharia você paga várias matérias estudando as propriedades dos materiais.

Essas escalas, não foram feitas a toa, ou aleatóreamente. Elas existem pra que seja possível identificar, dentro de determinados intervalos, o nível de qualidade de uma madeira, e quais os usos apropriados para cada nível, pois da mesma forma que um instrumento de mogno grade F não seria um bom uso pra esta madeira, usar Mogno AAA pra fazer pisos de madeira ou uma mesa de jantar seria um absurdo, mas usar esse Mogno AAA pra fazer um móvel de alto valor decorativo ou um instrumento é perfeitamente plausível.

Obvio que pra classificar cada madeira separadamente, você leva em conta todas as características fisicas desta desta madeira, e outras características que venham a influir em sua qualidade, incluindo procedência, local de extração, forma de extração, forma de processamento da mesma, intervalo de qualidade disponível em determinado tempo e lugar, entre inumeras outras.

Por isso que na gradação do Rosewood, o Jacaradá da Bahia brasileiro (a espécie nativa desta madeira), via de regra, recebe uma gradação superior a um exemplar da mesma gradação proveniente de outro lugar, porque devido às condições climáticas e outras condições ambientais da Mata Atlântica brasileira, é possível que esta arvore desenvolva melhor seu potêncial do que na maioria dos outros lugares.

Então essas escalas, apesar de serem relativas e respeitarem as características de cada madeira, elas representam uma forma objetiva de de avaliar a qualidade da mesma, pois uma madeira A será sempre considerada uma madeira premium dentro de sua categoria/espécie, uma AA vai sempre ser considerada uma madeira melhor que uma A da mesma espécie.

Então embora timbristicamente Mogno e Ash sejam diferentes e tenham inumeras de suas propriedades diferentes, um mogno classe AA vai representar, dentro de sua "espécie", uma madeira de melhor qualidade que um Mogno A ou inferior, da mesma forma que um Ash AA vai ser sempre considerado melhor que um A ou inferior. E se você faz dois artefatos de madeira, seja um instrumento, umas escultura ou um objeto de movelaria decorativa, e um é de mogno A e cedro AAA, significa que durante a seleção da madeira, a peça de cedro representa um exemplar de melhor qualidade entre seus iguais do que o mogno.

Claro pode acontecer de que em função de suas características uma madeira possa ser considerada adequada pra certo uso em uma gradação inferio a outra, portanto em geral uma peça de Mogno classe B, via de regra é melhor que um uma peça Caixeta nível B, portanto se você quiser uma peça de caixeta de qualidade similar, vai precisar de uma peça de melhor classificação.

Todavia isso não muda o fato de que um Mogno tipo A é sempre considerado uma madeira premium, assim como um Ash tipo A vai ser sempre considerada uma madeira premium.

Com isso eu não estou dizendo que a madeira usada nas Fender de série seja ruim, mas que em geral, não tem o mesmo nível de seleção que as usadas nas Gibson de série. Tanto é que nas Fender Custom Shop em geral eles só fazem guitarras com madeiras de gradação AA pra cima, se for uma Masterbuild, é sempre AAA pra cima. Se essa classificação não fosse relevante, eles não usariam madeiras de melhor gradação nessas guitarras.

Vc pode comparar uma Les Paul em Mogno com outra tb em Mogno, mas não uma Les Paul em Mogno com uma Tele em Ash.

Como eu disse, em muitos aspectos essa comparação é impossível mas em outros não, é possível avaliar a qualidade dos materiais empregados, é possível avaliar a qualidade da mão de obra, do acabamento, da atenção a detalhes, da construção, e inumeros outros aspectos puramente técnicos.

A prova disso é que o Leo Fender, não entendia patavinas de tocar instrumentos, ele não sabia tocar, e morreu sem tocar nada. No entanto o conhecimento técnico dele do assunto, das técnicas de construção, das propriedades dos materiais, da dinâmica do instrumento, permitiu ele criar inumeros modelos de guitarras, amps, baixos, captadores, ferragens e outras partes dos instrumentos que são consagrados até os nossos dias.

Como eu disse é impossível comparar o produto final, a guitarra, seu timbre, sua pegada, mas a qualidade do seu processo produtivo e das materias primas utilizadas, que são fatores que influênciam muito no resultado final, isso é possível de comparar e existem diversas metodologias para isso. Já que essa classificação de A a F não é a unica que existe pra determinar a qualidade de uma madeira.

Fallenn99
Veterano
# jun/09
· votar


rhoadsvsvai

mas nao pagaraia 4 mil ou mais numa guitarra que ta na base da piramede de uma certa marca....

Pega esses 4 mil e compra uma epiphone custom black beuty ou zakk wylde.... elas tão no topo da marca -_-'


Fallenn99
Veterano
# jun/09
· votar


faz minha mãe mandou....

qualquer uma das duas vai estar bem servido ashduashdhusdusahduas

wppereira
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Como eu disse, não dá pra comparar mogno com ash, mas discordo totalmente quando você diz que não dá pra comprar o padrão de qualidade de duas madeiras da mesma gradação, no curso de arquitetura e no de engenharia você paga várias matérias estudando as propriedades dos materiais.

Exatamente oq eu disse antes. Mogno é comparável com mogno...não com ash!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson Les Paul Special X Fender Stratocaster California