Ajuda: Patterns para desenvolver velocidade

    Autor Mensagem
    Hard_Guitar
    Veterano
    # jun/09


    Fala galera!

    Alguém tem exemplos bons de Patterns para desenvolvimento de velocidade?
    De preferência, Patterns baseados em escalas, pois também estou precisando memorizar desenhos de escalas. Estou meio enferrujado nisso!

    Obs: Please, eu já sei 1-2-3-4 e todas as suas dezenas de variantes, então nada de cromatismo!

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Hard_Guitar
    O que desenvolve a velocidade é o exercício repetitivo, independente do padrão. Se vc escolher qualquer Escala ou Modo e executá-la várias e várias vezes acabará aumentando gradativamente sua velocidade à medida que se acostumar com seu "shape".
    O que não deve ser esquecido é que juntamente com a velocidade deve-se dar atenção à coordenação e a correta execução, pois de nada adianta algo ser rápido e mal feito.
    Valeu!!!

    LucasGuitarMaster
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    vai tirando musicas cada vez mais rápidas e tentando executar escalas cada vez mais rápido

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Penta_Blues
    E aí cara! Acho que eu fui muito "vago" no meu tópico... na verdade eu procuro por Patterns que forcem o uso de técnicas como palhetada alternada, salto de cordas, ligados, etc., que treinados repetidamente possam colaborar no ganho de velocidade. É como se fosse exercícios, mas não é.
    Eu procuro por "Patterns" e não por "exercícios" em si, pois posso utilizar os Patterns (ou parte deles) em improvisos, por exemplo. Se eu pedisse exercícios, ia aparecer uma car*lhada de gente mandando fazer cromatismo :-p
    Um exemplo simples seria:

    E .--------------------------------------------------5--5-8-
    B .---------------------------------------5-5-8-5-8--8-----
    G .----------------------------5-5-7-5-7--7----------------
    D .----------------5--5-7-5-7--7---------------------------
    A .----5--5-7-5-7---7--------------------------------------
    E .5-8--8---------------------------------------------------

    (A infame Penta de Am)

    Note que, ao mesmo tempo que força a palhetada alternada "organizada" devido às mudanças de corda, ainda serve como lick para um improviso qualquer.

    De qualquer forma, valeu pela resposta!

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Hard_Guitar
    Isso nao deixa de ser um exercicio....

    Vai na freenote.com.br e encomenda um livreto de escalas e outro de exercicios que acho que voce vai ter o que procura ou, se morar no DF, me procure que dou aulas de guitarra tambem.

    r2s2
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Hard_Guitar

    Cara, o que mais me ajudou nisso foi uma dica que meu professo me passou. Faça arpejos palhetando alternadamente. Ficaria tipo:


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G---------------------------7---------------------------
    D-----------5-------------9---9---------------------------
    A---------7---7------7-10-------10-7-----------------------
    E-----5-8-------8-5----------------------------------------


    Tudo alternado, sempre pra baixo e pra cima, sem nunca mudar isso. É muito legal, que tem troca de cordas sem parar, e palhetada alternada.

    r2s2
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Já pra mão esquerda aí é fazendo ligados mesmo, sem parar.

    jazz blues rock soul funk
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    prog_jam

    onde vc mora????

    To precisando de um professor...
    eu moro na samambaia...

    Davi Meira
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Prog_jam

    Qual livro voce aconselha pra estudo técnico com exercicios, indo do iniciante ao avançado, com linguagem simples?

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    jazz blues rock soul funk

    Guara 1.

    Tenho uma salinha na 308 norte tambem.


    Davi Meira

    Guitar Reference Guide - Exercises, de Joe Charupakorn. Ed. Cherry Lane.

    O livro possui mais de 150 exercicios notados em tablatura e pauta; escalas e arpejos em todas as posicoes; sequencias diatonicas lineares e etc.
    Esse livro apresenta uma gama de exercicios que foram desenvolvidos para melhorar a habilidade tecnica e a habilidade de visualizacao da escala do braco. Eh um livro bastante razoavel tanto para iniciantes que procuram um guia facil de seguir e bem organizado quanto para profissionais em busca de referencia de exercicios possiveis em diversas situacoes musicais.

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    jazz blues rock soul funk
    cara, contate-me no e-mail prog_jam arroba yahoo ponto com ponto br e conversaremos melhor.
    ateh!

    Hard_Guitar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    prog_jam
    Se você conseguir alunos através do meu tópico eu vou querer comissão! :-)


    r2s2
    É exatamente isso que eu tava falando: Patterns que servem como exercício. Obrigado pela contribuição!


    Seria interessante se houvessem mais sugestões, assim eu poderia compilar todas e montar um artigo.

    stratotele
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Aqui vc encontrará diversos exercícios para guitarra

    http://www.4shared.com/network/search.jsp?sortType=1&sortOrder=1&sortm ode=3&searchName=guitar+lesson&searchmode=3&searchName=guitar+lesson&s earchDescription=&searchExtention=&sizeCriteria=atleast&sizevalue=10&s tart=0

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Hard_Guitar
    Se rolar eu aviso. passa o numero da conta e a senha, por favor.. heheheh

    prog_jam
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    stratotele
    Aqui tambem:

    www.jazzguitar.be

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda: Patterns para desenvolver velocidade