Patterns e Pentatonicas

    Autor Mensagem
    Cid Adão
    Veterano
    # set/08


    Bom, eu estou no basico do curso de guitarra e estou vendo pentas e patterns sobre pentas..... a minha duvida eh: Quais são os tipos de patterns? E, oq acrescentam na minha aprendizagem?
    Desde já agradeço.....vlwz! XD

    qew
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cid Adão
    E, oq acrescentam na minha aprendizagem?

    cara, eh uma tecnica...
    o cara tem q ensinar cabe a vc saber se vai usar, aprender, saber so na teoria....

    Rafa-Ban
    Veterano
    # set/08
    · votar


    E, oq acrescentam na minha aprendizagem?
    kra pra mim ajudou a desenvolver força e resistencia,e com se repetm pelo brçao é legal pra desenvolver velocidade

    Fast_Hand
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Existem vários tipo de Pattern (desenhos), muito bom pra encaixar num improviso(ex), e para desenvolver velocidade e precisão como disse o Rafa-Ban.

    Cid Adão
    Veterano
    # set/08
    · votar


    qew
    Rafa-Ban
    Fast_Hand

    Vlwz...pensando por esse lado eh verdade...

    mas alguem poderia citar esses paterns, por favor?

    Fast_Hand
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Cid Adão

    Esse vídeo abaixo,mostra uma aula do PG sobre licks.A partir de 2:20 ele pega um simples lick e repete no 5º padrão de C, montande um desenho de pattern que pode ser usado em qualquer padrão da Pentatonica (por exemplo)



    Pessoal mais experiente, por favor me corrijam caso tenha falado bost.....

    Jorge Master
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Desculpe ress o tópico, mas estou com dúvida

    oque é pattern e como funciona?

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Jorge Master

    Pattern é o mesmo que padrão. Em guitarra, o pattern é um padrão de digitação diferente do modo convencional, e este padrão se repete sistematicamente.

    Exemplo:

    Digitação comum da pentatônica de Am / C

    e----------------------5-8--------------------
    B------------------5-8------------------------
    G--------------5-7----------------------------
    D----------5-7--------------------------------
    A------5-7------------------------------------
    E--5-8----------------------------------------



    Pattern sobre a pentatônica acima

    e-----------------------------------------------------
    B-----------------------------------------------------
    G---------------------------------5----5-7--etc-------
    D-------------------5----5-7--5-7----7----------------
    A------5---5-7--5-7----7------------------------------
    E--5-8---8--------------------------------------------


    Prof_Guita
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Jorge Master






    Abç

    thms555
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Alguém me corrija se eu estiver errado, mas os mais comuns e usuais em termos gerais, seria aprender o tercina e semicolcheia. Na verdade são os únicos que eu sei e uso, e de modo geral os usados no rock/blues (não com o shape inteiro, mas a ideia dentro das frases).

    rcorts
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: rcorts
    · votar


    thms555

    Sim, são padrões rítmicos muito usados, mas há vários patterns possíveis tanto em semicolcheias quanto em tercinas. E no Blues, não dá pra ficar se prendendo muito em patterns não, senão perde o feeling do estilo, pelo menos na minha opinião.

    Um padrão que gosto muito, e que infelizmente é mais difícil de lidar, são as quiálteras (quintinas, septinas), pois costumam soar muito legal e menos óbvio do que as tercinas e semicolcheias.

    Abraços.

    Um patern que gosto muito em semicolcheias é este, que acho legal fazer com hybrid pickin' e chicken pickin' pra soar mais country:

    e---15-p-12---------------12------------------------------------------ ---------------------------
    B---------------15-p--12--------15--p---12--------15-p-12------------- -12-----------------
    G-----------------------------------------------14-------------14- p-12-------14-p-12-----
    D--------------------------------------------------------------------- ----------------------------14
    A--------------------------------------------------------------------- --------------------------------
    E--------------------------------------------------------------------- --------------------------------

    E assim por diante....

    Outra variação legal é a cada duas repetições nesse patern andar ascendentemente pro desenho de penta anterior. Também fica legal dar uma quebrada no pattern pra usar a blue note ou notas de passagem e depois voltar pro pattern, fica bem legal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Patterns e Pentatonicas