Tagima, japinha muito louco, joga dinheiro no ralo?!

Autor Mensagem
gucrispim
Veterano
# mai/09


Então... segundo o site da Tagima, as guitarras da serie Special são feitas de caras madeiras importadas (alder, maple entre outras.) e custam na loja em torno de 600 reais.
Já as da série Brasil, que são vendidas a partir de 1200 na loja, são feitas de madeiras nacionais (cedro, freijó, pau marfim e marupá).

Qual é a lógica da coisa?
O maior custo de produção sendo vendido por um preço surreal e o menor custo de produção sendo superfaturado, no final do balanço compensando um ao outro?!?!

**obs. O título foi escrito intencionalmente para chamar atenção, sei que o Seiji Tagima não está mais na empresa e tals....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim
Porque lá fora existem grandes estoques de madeiras disponíveis a baixíssimo preço, principalmente as de qualidade inferior.
Abç

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas só isso faz com que os insumos lá de fora (apesar de serem de "qualidade" como maple e alder) serem mais baratos que os insumos nacionais?

erico.ascencao
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim
Pra você ver o quanto essas madeiras gringas são ruins, ou quanto as brasileiras estão superfaturadas.

guitarfusion
Veterano
# mai/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

voçe que é lutheir sabe dizer se as tagima special são feitas com essa madeiras citadas. Alder, Maple, etc...

two
Veterano
# mai/09
· votar


guitarfusion
voçe
Doeu!

voçe que é lutheir sabe dizer se as tagima special são feitas com essa madeiras citadas. Alder, Maple, etc...
Só serem feitas com estas madeiras não quer dizer muita coisa, pois além da madeira temos as ferragens, os pickups etc, fora que a madeira tem que estar bem seca, a guitarra tem que ter as medidas corretas, a construção tem que ser bem feita etc....

E elas são feitas com estas madeiras mesmo.

Jinkxs
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim

As Tagimas Special são feitas na China, com mão de obra barata e quase sem nenhum imposto. Além disso a questão cambial influi muito, uma vez que os chineses não permitem a valorização do Yuan frente ao dólar, como ocorre com o Real. O resultado são guitarras que podem ser vendidas por um preço baixo. Repare... nem estou pondo em questão a qualidade dos produtos, mas sabemos que não são lá essas coisas....

Já as Hand Made in Brazil são confeccionadas por profissionais contratados sob o regime da CLT. Ponha os custos trabalhistas (13º, férias, FGTS, INSS) e some a carga tributária brasileira (ICMS, PIS, COFINS, IPI etc...) que incide em cascata e faça as contas. Obviamente, as Hand Made tem uma qualidade superior, tanto na contrução, como no hardware e no acabamento, sendo portanto um instrumento superior.

A conclusão é que a madeira é um fator secundário na composição dos custos de um fabricante.

r2s2
Veterano
# mai/09 · Editado por: r2s2
· votar


gucrispim

Eu li em algum lugar que maple (ou alder, não lembro) tem umas de tão baixa qualidade que são usadas para fazer caixas, aquelas mesmo de maçã e tal.

Fazem até palito de dentes com elas! Se bem que no exterior palito de dente funciona mesmo, são macios e servem como fio dental semi-rígido.

powerguitar10
Veterano
# mai/09
· votar


Jinkxs

Esta correto. No final, Madeira representa MUITO pouco.


gucrispim

Amigo...a madeira é uma coisa relevante quando falamos de luthiers, que irão te entregar um produto sem NF (muitos casos), não possui funcionarios e blablabla.

Hansen
Veterano
# mai/09 · Editado por: Hansen
· votar


gucrispim

Quando fui reformar a cozinha de casa, fui ver preço de granito. Lá tinham caríssimos mármores importados. O vendedor falou que esse mármore "importado" é o pior mármore, pois tem muitas falhas, mas o país produtor exporta pra cá. Enquanto no Brasil, o melhor granito é exportado e o pior fica para o mercado nacional, numa inversão de valores.

Será que no mercado de madeiras não acontece o mesmo? importamos madeiras inferiores pq o melhor vai pros grandes e exportamos o nosso melhor, e o que sobra vai para o mercado local?

Powerslave158
Veterano
# mai/09
· votar


não troco uma tagima nacional por uma Special nem a pauu!

two
Veterano
# mai/09
· votar


Powerslave158
Se o cara me voltar uns 1500,00 dinheiros eu troco sim.

Jinkxs
Veterano
# mai/09
· votar


Powerslave158

As Hand Made tiveram sua imagem prejudicada pelos problemas com um lote de quitarras feitas com madeira verde.... mas na sua maioria são guitarras muito bem construídas. As T-735 Plus, pra mim, são apenas um pouco inferiores as Squier Standart.

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


r2s2
disso eu to ligado, vi um cara q fez uma puta les paul com um lindíssimo tampo de flamed maple de uma caixa de frutas.


Geral
e não seria mais vantajoso para uma empresa que tem acesso a essas madeiras (mesmo q ruins e tals) fazer guitarras com elas e pelo nome que as madeiras oferecem vende-las mais caro que as feitas aqui? ;-) [/modo_trambique_off]

maykow_torres
a madeira é relevante em qualquer guitarra não? seja feita em linha ou luthier. ou to errado?

guitarfusion
voçe foi triste mesmo. mas a pergunta foi boa. Sabe dizer Bertola?

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


Jinkxs
orra pra uma 735 Plus ser inferior a Standard ela tem q ser muito ruim pelo preço que é cobrado.

Já tive uma 735 (linha Brasil) e era uma ótima guitarra, alguns defeitinhos na pintura e construção não era lá aquelas coisas mas ela era boa no geral, tinha um bom som, me arrependo de ter vendido hehe.

guitarfusion
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim
guitarfusion
voçe foi triste mesmo. mas a pergunta foi boa. Sabe dizer Bertola?


não entendi o que quiz dizer com isso, eu apenas fiz um pergunta a um luthier.

porque aqui no forúm, o que mas se ve, é gente defendendo o
instrumento que tem. Simpleste isso.

ex. vc acha que o cara ae em cima que citou que Squier e melhor que a 735 tem qual guita. Uma 735 ou Squier?

por isso prefiro dirigir minha pergunta direto ao Luthier do que a um membro.

guitarfusion
Veterano
# mai/09
· votar


two
sei disso o que eu queria saber é. Se elas são feitas com essas madeiras ou não

mas já entendi que são feitas sim.

two
Veterano
# mai/09
· votar


guitarfusion
A questão não foi sua pergunta, foi sim como vc escreveu.
Vo e não VoÇe

Eu já te respondi, não tenho nem uma, nem outra, mas já tive uma Squier Standard e o outro guitarrista da minha banda tinha uma Tagima Special, eram bem similares em se tratando de som, mas o acabamento era bem diferente. E de acordo com um bom luthier de BH ela era feita em alder. Já te respondi isso antes, mas tudo bem.

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


guitarfusion
porque aqui no forúm, o que mas se ve, é gente defendendo o instrumento que tem.
isso sempre foi um problema de alguns frequentadores do fórum, desde os tempos áureos do Renato

axleWs
Veterano
# mai/09
· votar


em relação à mão-de-obra dos países, pra vocês terem uma idéia:
uma hora de trabalho:

USA: $24
Brasil: $12
Tigres Asiáticos: $7
Malásia e Indonésia: $1,50
China: $1

:D

em relação as madeiras, eu acho uma viadagem total essa de tal madeira é melhor... desde que bem tratada e armazenada, as madeiras (claro, que podem ser usadas em instrumentos) brasileiras, chilenas, venusianas, podem ser boas madeiras...

guitarfusion
Veterano
# mai/09 · Editado por: guitarfusion
· votar


two

certo, falta de atenção minha escrever Você daquele jeito, acontece. kkkkkkkkkkkkk

gucrispim

eu não tenho uma 735Special, mas era só curiosidade de saber se a madeira, era ou não a qu foi citada no primeiros posts
mas valeu ae .

por isso que eu não tiro duvidas de equipos por aqui, pq aqui tem fala bem, que não tem mete o pau.

monty
Veterano
# mai/09
· votar


guitarfusion

por isso que eu não tiro duvidas de equipos por aqui, pq aqui tem fala bem, que não tem mete o pau.

Para um veterano, você parece não ter entendido bem como funciona o fórum. Tem todo tipo de opinião e de participante por aqui, não só esse tipo que você falou. Eu mesmo não sou assim, sei muito bem que meus instrumentos têm defeitos e qualidades, que têm que ser analisados SEMPRE à luz do preço que paguei por eles. Tem um monte de membros assim, também, já aprendi bastante com as discussões por aqui.

É preciso separar o joio do trigo, como em qualquer comunidade humana, virtual ou real (todas são reais, no fim das contas).

O mesmo deve ser feito com as madeiras. Tem alder de primeira e alder que é um lixo. Provavelmente uma guitarra importada que custa 600,00 para o consumidor final e tem fretes, lucros, altos impostos e custos alfandegários embutidos, não é feita de madeira de qualidade, qq que seja o seu tipo.

Um abraço.

Will Bejar
Veterano
# mai/09
· votar


Falando em Tagimas, atualmente as que não são TOP não tem braço em rosewood???

ohm777
Veterano
# mai/09
· votar


Nossa nem sabia que o Seizi não está mais na empresa...
Quando foi isso, ele tipo vendeu a Tagima?

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


Will Bejar
diz o site que elas tem escala em rosewood (note q não diz especificamente se é jacarandá da bahia). mas braço em rosewood elas não tem.

ohm777
faz um bom tempo, sinceramente não me lembro o que rolou, mas acho que tem tópico no fórum q explica exatamente o q aconteceu.
hoje ele tem a marca de luthieria dele que é Seiji Tagima mesmo, e só.

jm17
Veterano
# mai/09 · Editado por: jm17
· votar


[i]O vendedor falou que esse mármore "importado" é o pior mármore, pois tem muitas falhas, mas o país produtor exporta pra cá. Enquanto no Brasil, o melhor granito é exportado e o pior fica para o mercado nacional, numa inversão de valores.

Será que no mercado de madeiras não acontece o mesmo? importamos madeiras inferiores pq o melhor vai pros grandes e exportamos o nosso melhor, e o que sobra vai para o mercado local?
[/i]

HANSEN
isso acontece com praticamente tudo que o brasil exporta,isso ocorre pq o mercado externo é muito mais exigente que o mercado interno

Will Bejar
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim
mas braço em rosewood elas não tem.
Caralho...que burrão!!! hahahaha...mesmo pensando na escala digitei braço...foi escala mesmo que eu quis dizer...hehehehe

Megamedes
Veterano
# mai/09
· votar


É como já foi dito, o preço de uma guitarra não se reflete na madeira que ela é usada.

E digo mais, a china tá totalmente estereotipada. As primeiras fábricas de guitarras e algumas que ainda estão em atuação são verdadeiras porcarias, mas algumas eu tiro o chapéu, até por ter guitarras chinesas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Como foi dito aqui, a madeira é o insumo mais barato na construção de uma guitarra.
Na verdade, o custo DE PRODUÇÃO de uma guitarra é muito baixo. Mas então entram os custos da amortização da compra de máquinas e equipamentos, dos outros insumos (as peças são TODAS terceirizadas) e da mão-de-obra. Some-se à isso a diferença cambial (tal qual observado pelo Jinkxs).
Porém existe um problema ainda mais grave e que poucos se dão conta: A destruição desenfreada das florestas. Daí, dificilmente se encontram madeiras de qualidade hoje em dia, até mesmo para os luthiers está difícil arrumar madeiras a preço razoável, por isso o alto preço (agregado à outras questões) dos instrumentos de luthier.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/09
· votar


Um exemplo: Se vc pegar uma Fender dos anos 70 (como o meu amigo Sandro Carvalho possui), e uma Fender Am Std nova, a qualidade da madeira (o que influi diretamente no timbre) da dos anos 70 é ENORMEMENTE superior às de hoje, mesmo de instrumentos caros.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tagima, japinha muito louco, joga dinheiro no ralo?!