por que existem harmônicos artificiais?

    Autor Mensagem
    nicida
    Veterano
    # mai/09


    alguém aí já se perguntou isso?

    acompanhem meu raciocícnio:
    um harmônico natural ocorre quando eu "relo" na corda em um certo ponto, dessa forma abafo alguns dos harmônicos de que ela é composta, deixando soar só os mais agudos.

    e um harmônico artificial é quando eu palheto e "relo" o dedão na corda logo em seguida, abafando alguns harmônicos da nota, e deixando soar só os mais agudos.

    portanto, se eu fizer um harmônico deo segundo tipo, mas na casa 12, por exemplo, seria natural ou artificial?

    essa pergunta é difícil, pois na real, todos os harmônicos são naturais, a única diferença é que naqueles que chamamos de "artificiais" tocamos a corda com a mão direita(se você for destro) e no outro tipo não!

    então, por que o nome, se é absolutamente a mesma coisa?

    hughet
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    portanto, se eu fizer um harmônico do segundo tipo

    O que seria um harmônico do segundo tipo? Seria um artificial?

    GuitarHome
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    portanto, se eu fizer um harmônico do segundo tipo

    O que seria um harmônico do segundo tipo? Seria um artificial?


    Sim.

    fill.zanchez
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    nicida
    n interessa, apenas aprenda a os usar bem, é isso o mais importante.
    ;)

    Diino
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    pra que existem harmônicos artificiais?

    para fazer zakk wylde feliz.

    marcio_zav
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Diino

    Aah, ia falar algo do tipo..

    :(

    pedrobrito
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Acho que na realidade é a mesma coisa, mas é chamado de artificial porque você precisa de algum "artifício" para fazê-lo, no caso a palheta(ou dedo mesmo).
    Harmônico natural seriam os que você toca de forma convencional na própria escala, mas ambos são simplesmente harmônico no final das contas.
    Pode ser que falei algo errado, mas pra mim parece ser isso.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/09
    · votar


    Bom dia!!!

    nicida
    Isso ocorre infelizmente por conta da disseminação indiscriminada de conceitos errôneos que acabam passando a ser equivocadamente adotados como verdades.
    Um Harmônico Natural ocorre quando uma Nota Fundamental é emitida. Esta fundamental é composta pela nota que lhe dá nome e por uma série de Harmônicos Naturais (pois são naturalmente emitidos) e que são responsáveis pelo timbre característico da fonte sonora.
    Um Harmônico Artificial é o nome dado à técnica que consiste em abafar a Fundamental de maneira que outros Harmônicos Naturais presentes no som soem mais alto que a Fundamental.
    Ou seja, "relar" na corda em um certo ponto, palhetar e "relar" o dedão na corda logo em seguida, encostar o indicador na corda e toca-la com o polegar como fazem os violonistas ou qualquer outra forma de abafar a nota e deixando soar outros Harmônicos é Harmônico Artificial.
    Por isso, ao se explicar de maneira errada, determinados conceitos acabam parecendo ser "absolutamente a mesma coisa" mas na verdade, como visto, não são.
    Parabéns por se questionar e por levantar a questão! O Assunto é bem pertinente.
    E respondendo à sua pergunta: "portanto, se eu fizer um harmônico deo segundo tipo, mas na casa 12, por exemplo, seria natural ou artificial?"
    Isto é um exemplo de Harmônico Artificial.
    Valeu!!!

    Will Bejar
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    ...mistééééééééério!!!

    Guguminator
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Não existem harmônicos artificiais, são todos naturais, só se chamam artificiais pela técnica pra tocar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a por que existem harmônicos artificiais?