Dicas para fazer Harmonicos Artificiais

Autor Mensagem
Vega
Veterano
# dez/03


eae pessoAll, tah dificil aki fazer esses benditos harmonicos! alguma dica?

ah, to tentando toca-los na musica do Nightwish Crimson Tide And Deep Blue Sea

GuitarHouse
Veterano
# dez/03
· votar


Dist com ganho elevado
cap braço
trenar!

a tecnica c sabe como eh neh? rtaspar o dedao junto à palheta

Vega
Veterano
# dez/03
· votar


GuitarHouse


Dist com ganho elevado
realmente issu ajuda

trenar!
parece q eu vou ter q treinar mto...

cap braço
pra mim parece q com o duplo na ponte fica mais fácil...naum sei pq...parece q sai mais facil..hehehe

Vlw...

mais alguem?

GuitarHouse
Veterano
# dez/03
· votar


Vega
Putz
vacilei

trokei os nomes

eh da ponte mesmo

hehe

Vega
Veterano
# dez/03
· votar


GuitarHouse
Vega
Putz
vacilei

trokei os nomes

eh da ponte mesmo

hehe


hehehehe

silva_909
Veterano
# mar/08
· votar


mas galera eu faco assim,
toco com o dedao e a palheta no mesmo tempo
apertando uma casa e nao sai nada

oq ta errado?

luis alexandre
Veterano
# mar/08
· votar


silva_909
bate mais perto do cap do braço...mas usa o da PONTE!

bate a palheta, depois encosta o dedao!

faz um vibrato/bend!

e...

Tuwuwuwuw!

Penta_Blues
Moderador
# mar/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

silva_909
toco com o dedao e a palheta no mesmo tempo
apertando uma casa e nao sai nada
oq ta errado?

Primeiro: não se toca dedo em palheta ao mesmo tempo. Primeiro se palheta e em seguida rapidamente dá uma "raspadinha" na corda com o dedo.
Segundo: não se toca em qualquer ponto da corda mas sim em pontos específicos de acordo com o harmônico que se queira obter.
Terceiro: utilizar o drive do ampli facilita a obtenção de harmônicos artificiais, mas de nada adianta se a execução da técnica estiver sendo feita de maneira errada...
Valeu!!!

Calanzares
Veterano
# mar/08
· votar


Reza a lenda que um par de EMG's pode ajudar hehe

Ch4p0L1N
Veterano
# mar/08
· votar


o negócio eh palhetar e fazer seu dedo raspar na corda logo depois da palhetada, vc temq tipo encostar de leve na vibração da corda, sem parar, só diminuir, aí sai o harmonico

com captadores bons eh bem mais facil

Slash Hammett
Veterano
# mar/08
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/183558/

Victor Santos
Veterano
# mai/08 · Editado por: Victor Santos
· votar


esquece..escrevi besteira..pensei que dava pra usar a palheta pra fazer tbm mas n da não =)

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/08 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Afinação mais grave, tipo drop Db ou Drop C, facilita MUITO.
Na minha guitarra, eu, com a mesma guitarra,mesma regulagem, tudo igual,só mudando a afinação, tiro harmônicos artificiais MUITO melhores com ela afinada em Drop C do que quando ela tá afinada em E.

(mas tô me referindo aos Harmônicos nos bordões, estilo Zakk Wylde)

axleWs
Veterano
# mai/08
· votar


digitem no you tube "pinch harmonic" ou algo do tipo, verão bons vídeos ensinando como fazer.

vitor_svp
Veterano
# mai/08 · Editado por: vitor_svp
· votar


Qual é o cap. do braço, qual é o cap da ponte e qual é o nome do outro que eu esqueci?
O q é ponte? E o que é ponte flutuante?
como eu sei q cap eu to usando?

Foi mal as perguntas diferentes do tópico.

kyo_ryo
Veterano
# mai/08
· votar


vitor_svp
Captador do braço é o que fica perto do braço, tende a gerar um som mais grave e aveludado. O outro é da ponte, e obviamente fica próximo a ela, dá um som mais agudo, quente.

Se tua guitarra for uma stratocaster você troca os captadores em uso com aquela chave seletora perto dos botões de volume. A posição da extrema esquerda colocará em uso o captador do braço. O da extrema direita o da ponte.

Ponte é... hum... aquela parte no corpo da guitarra de onde saem as cordas. Ponte flutuante é aquela que possue alavanca. Acho mais fácil ver aqui.

Phantom Of Death
Veterano
# mai/08
· votar


kyo_ryo

Ponte flutuante é aquela que possue alavanca. Acho mais fácil ver aqui.

ai ai ai...

Existem pontes fixas com alavancas tbm.

vitor_svp
Veterano
# mai/08
· votar


kyo_ryo

uhmhum... e qual é o nome do cap do meio?

Dfalmeid
Veterano
# mai/08
· votar


Vega

Talvez você esteja abafando a corda, ao invés de somente tocar o dedão o suficiente para gerar o harmônico.

Faça como os colegas disseram, use o cap da ponte, e treine em notas que estão no início do braço.

Talvez isso te ajude: http://www.youtube.com/watch?v=zFSgY8Be6Bw

Boa sorte!!

Abçs

mazellan
Veterano
# mai/08
· votar


Phantom Of Death
ai ai ai
ql ponte fixa eh com alavanca???bebeu??
se eh fixa pra q ter alavanca??fixa eh fixa....pontes com alavanca são tremolo, floyd, wilkinson,bigsby, kahler.....deve ter outras ae.....mas fixa eh fixa...

pacificpoker
Veterano
# mai/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


Penta_Blues
Segundo: não se toca em qualquer ponto da corda mas sim em pontos específicos de acordo com o harmônico que se queira obter.

fale mais por favor...

Phantom Of Death
Veterano
# mai/08
· votar


mazellan

Tava me referindo a tremolo mesmo, foi mals, pior q bebi pra caralho mesmo.

Johnny Favorite
Veterano
# mai/08
· votar


Essa é uma técnica que comigo surgiu com o tempo...nunca treinei...mas para facilitar use ganho alto e humbuckers (mas dá pra tirar até com a guita desplugada). Procure as várias regiões no braço que possibilitam o harmonico. Lembre-se que se vc toca um ré na corda sol, por exemplo, e acerta um harm, se for tirá-lo em do#, ou seja uma nota abaixo, o ponto de onde se tira o harm será milímetros mais para cima..pesquise esses lugares.

Phantom Of Death
Veterano
# mai/08 · Editado por: Phantom Of Death
· votar


Vega

Q guitarra exatamente vc tem?


**** Tópico de 2003 eh foda hein, o cara ja deve ter uma banda cover de Ozzy e fazer harmonicos artificiais tao bem quanto o Zakk Wylde.

Penta_Blues
Moderador
# mai/08 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

kyo_ryo
Ponte flutuante é aquela que possue alavanca.
Toda ponte do tipo Trêmolo possui alavanca. A flutuante é apenas uma delas, mas não a única a possuir alavanca.

Phantom Of Death
Ponto pro nosso camarada mazellan. Não existem pontes fixas com alavanca.

vitor_svp
uhmhum... e qual é o nome do cap do meio?
Uma dica: começa com "cap" e termina com "do meio"...rs

pacificpoker
Segundo: não se toca em qualquer ponto da corda mas sim em pontos específicos de acordo com o harmônico que se queira obter.
fale mais por favor...

Cara, vou partir do princípio que vc conhece a definição para Harmônico, ok?
Considerando que vc já tem em mente o conceito do que vem a ser Harmônicos, a técnica para fazer soar determinados Harmônicos consiste em dividir a corda em segmentos de comprimento específico e, portanto, tocar a corda em um ponto específico de acordo com o Harmônico Artificial que se deseja "tirar".
Um exemplo simples é o que acontece quando se encosta o dedo sobre a corda solta diretamente acima do 12o traste. Fazendo isso vc está dividindo o comprimento original da corda em dois segmentos iguais, gerando um Harmônico Artificial situado uma oitava acima da Fundamental.
O que ocorre é que o ato de encostar o dedo na corda cria um ponto nodal em que a corda não vibra. Isso altera o padrão vibratório que a corda normalmente produziria, silenciando a fundamental e os demais Harmônicos.
Pra fazer o mesmo utilizando a técnica de "Pinch Harmonic", é necessário que vc também encoste o dedo após a palhetada exatamente em cima deste ponto nodal.
Daí eu fazer referência a pontos específicos ao longo da corda, pois obviamente este ponto nodal se altera de acordo com a alteração no comprimento da corda ou do Harmônico Artificial que vc deseja que soe.

Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# mai/08
· votar


Boa noite!!!

pacificpoker
fale mais por favor...
Cara, espero que tenha sido melhor esclarecido.
Qualquer dúvida, tentamos mais um pouco.
Valeu!!!

MaxwellAguiar
Veterano
# fev/10
· votar


Aproxime as cordas para mais perto dos captadores pelo parafuso lá na parte de trás da guitarra, isso vai melhorar em várias tecnicas, mas tome ciudado pra não aproximar demais senão fica riun de tocar e as cordas começam a encostar no traste!!!!

Espero te ajudado

KillerOfNight
Veterano
# fev/10
· votar


cara o topico e de 08!

Endurance
Veterano
# fev/10
· votar


Exelente

Carregando
Veterano
# fev/10
· votar



cara o topico e de 08!


2003*

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para fazer Harmonicos Artificiais