Melhor metodologia pra aprender as escalas.

Autor Mensagem
Gianyny
Veterano
# mai/09


Pessoal, é o seguinte, to afim de aprender as escalas maiores e menores de solo na Guitarra (nada de mixolídio, jônico, modos gregos e etc), só que não sei a melhor metodologia pra decorar as notas, eu sei escrever todas as escalas no papel (com paciência é claro), só que não decoro no braço da guita, no teclado eu decorei tudo, só que na guitarra não to conseguindo.
Tipo, é melhor aprender pelas notas ou pelos pontinhos???
Eu decoro logo todas as notas ou escala por escala (1° C, depois D e assim por diante)???

Me ajudem ai galera, valeu.

Thyagw
Veterano
# mai/09
· votar


Se você quer saber as escalas é só pegar um shape
Mas ai se voce ja for querer brincar mesmo com elas, decorar as notas do braco ajuda muuito!

hughet
Veterano
# mai/09
· votar


Gianyny
Não precisa decorar cara, entenda como funciona que depois vai vir com o tempo...

Gianyny
Veterano
# mai/09
· votar


hughet

Mais eu já sei como funciona, só não sei onde estão localizadas, tipo, quando eu vou fazer um solo, eu bato na casa 5° casa por exemplo, ai sai totalmente da escala, ai eu vou passando pelas casas até chegar na nota certa.

Mais qual a melhor forma de aprender essas paradas.

Gianyny
Veterano
# mai/09
· votar


Pessoal, me ajudem ai (Up disfarçado)

hughet
Veterano
# mai/09
· votar


Gianyny
Vc tá falando de decorar as escalas?

Cada um tem um "dom" digamos para decorá-las, tem gente que aprende na digitação mesmo, e tem gente que é mais pro som.
Digamos que um músico mais teórico geralmente aprende pelo som da escala, um músico mais técnico aprende pela digitação, e um músico teórico e técnico aprende dos dois jeitos, hehe...

Vinho7
Veterano
# mai/09
· votar


a melhor forma é vc aprender os módulos gregos, não tem caminho mais facil... cara, eu tb tinha aversão a isso até q um dia sobrou uma grana e comecei a fazer umas aulas... o meu prof me fez decorar as 7 escalas e é q nem o hughet falou, é só vc saber como funciona essas escalas q o resto vc pega com o tempo... decora uma escala por dia e em 1 semana vc vai estar com elas na ponta dos dedos, aí é só partir pras pentas...
abraço

qew
Veterano
# mai/09
· votar


Melhor meteriologia a pra aprender as escalas.

Nem muito calor, nem muito frio, qdo ta mó frio é ruim, e qdo tá calor tbm, no meio termo tá legal =D

XurruS
Veterano
# mai/09
· votar


qew
Melhor meteriologia a pra aprender as escalas.

Nem muito calor, nem muito frio, qdo ta mó frio é ruim, e qdo tá calor tbm, no meio termo tá legal =D




foi ruim essa cara

Gianyny
Veterano
# mai/09
· votar


Pois é, só que eu não tenho nenhum professor, e aqui não professor de guita.
E o que é digitação????
E os modos gregos, como eu posso aprender sozinho???
Alguém não tem apostila ou site ai não ???

bpv
Veterano
# mai/09
· votar


1. Imprime e pregue (durex serve) na parede do seu quarto, a escala desejada, tipo essa.

2. Baixa uma backing track no tom (esse de cima é Mí [E]) e brinque até dizer chega!

Minha parede é cheia dessas escalas!
Abraços!

Hard_Guitar
Veterano
# mai/09
· votar


Gianyny
Pessoal, é o seguinte, to afim de aprender as escalas maiores e menores de solo na Guitarra (nada de mixolídio, jônico, modos gregos e etc)

Se você quer aprender só escalas maiores e menores e não tá afim de ficar estudando teorias, intervalos, decorando notas, etc, etc... então decora só os shapes das MAIORES. Monte os shapes por referência, tipo: Com a tônica na mizona o shape é X, com a tônica na Si o shape é Y.
Depois use as relativas menores e seja feliz!


Entendeu? Se não, fala aí que eu te explico com mais detalhes depois, é que agora eu to meio com pressa :-p

Gianyny
Veterano
# mai/09
· votar


bpv

Valeu, eu vou tentar essa tecnica.

Hard_Guitar

Man, num entendi direito não, nem sei o que é shape rsrsrs.
É que eu sou tecladista, ai aprendi violão e já do até aula de violão popular, só que agora quero aprofundar na guitarra, me explica essa parada ai. Flw.

r2s2
Veterano
# mai/09
· votar


Gianyny

Cara, treine sempre oitavando, facilita muito.

Vc tem que saber o seguinte:

Repetição de notas em oitavas diferentes


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D---------5---------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E-----3-------------------------------------------------


Essas duas são oitavas diferentes da nota sol. Sempre assim, 2 casa na rente.

Isso só muda quando tem a si no meio, aí fica 3 casas na frente:


e--------------------------5----------------------------
B-----------6-------------------------------------------
G----------------------2--------------------------------
D--------3----------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Pronto.

Agora, para facilitar, vamos pegar a escala pentatônica menor de sol:


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A---------3-5-7------------------------------------------
E---3-6-------------------------------------------------


Vc fez: G, A#, C, D, E (negrito em uma corda, sem negrito na outra)

Aí vc começa a oitavar:


e------------------------8-10-12----------------------------
B------------------8-10-----------------------------------
G----------5-7-9------------------------------------------
D-----5-8------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


Perceba que está fazendo exatamente a mesma coisa, G, A#, C, D, E.

r2s2
Veterano
# mai/09 · Editado por: r2s2
· votar


Para facilitar a memorização, faça um slide de D para E em todas as passagens.

Depois disso, vamos para a escala natural (vamos fazer uma de sol menor).

Vou colocar sem a sétima para ficar mais fácil de visualizar, mas vc pode fazer o mesmo esquema da penta, com slide da 6ª para a 7ª. Mas vamos sem a sétima primeiro:


e---------------------------------------8-10-11-------------
B-------------------------------8-10-11---------------------
G------------------------5-7-8----------------------------
D-----------------5-7-8-----------------------------------
A----------3-5-6------------------------------------------
E----3-5-6------------------------------------------------


Viu? Com um desenho só por corda vc pegou toda a escala de sol menor sem a sétima.

Claro que em outras posições isso muda, por exemplo, partindo da 2ª será sem a tônica:


e---------------------------------------9-10-12-------------
B------------------------------9-10-12----------------------
G----------------------7-8-10------------------------------
D---------------7-8-10-------------------------------------
A---------5-6-8-------------------------------------------
E---5-6-8-------------------------------------------------


Agora, pegando todas a notas, faça um slide que dá certo, da sexta para a sétima. Vejamos no 1º exemplo:


e-----------------------------------------8-10-11/13-------
B---------------------------------8-10-11-------------------
G------------------------5-7-8/10-------------------------
D------------------5-7-8----------------------------------
A----------3-5-6/8------------------------------------------
E----3-5-6------------------------------------------------


LucasGuitarMaster
Veterano
# mai/09
· votar


só decorando mesmo cara, e pra nao esquecer, treina improvisar com elas.

e sobre os modos gregos, são MUITO fáceis, o que os fazem parecer dificeis são os vários nomes (cada um corresponde a um grau diferente)

Dogs2
Veterano
# mai/09
· votar


com a prática vc vai fixando

SaldanhaPessoa
Veterano
# mai/09
· votar


rapaz.. decorar definitivamente é um bom paleativo.. mas é tende a ser temporário.. afinal não é pq vc tá tocando dentro da escala q o som vai ser coerente com a música.

Estude, tríades, tétrades, formação de acordes e campo harmônico.. tocando teclado, violão (principalmente dando aulas) e guitarra.. vc precisa saber disso pra se guiar legal dentro da harmonia.

Feito isto, monte suas escalas..ou recorra as pentatônicas (td isso é vastamente comentado e demonstrado pela internet).

Hard_Guitar
Veterano
# mai/09
· votar


Hard_Guitar

Hoje a noite, se sobrar um tempinho, eu posto um método de shapes baseado por referência na tônica e posto aqui...
Mas para já ir começando:

Shape é um "bloco" que forma uma escala em determinada região do braço da guitarra.
Por exemplo: O braço da guitarra inteiro contém as notas da escala de C maior, correto? É muito mais difícil você tentar decorar todas as notas em todo o braço de uma vez. Por isso, é comum dividir o braço em blocos e decora-los, um a um. Cada bloco desse é carinhosamente apelidado de "Shape".

Shape vem do grego "Shépiuv", que por sua vez vem do latim "Shiévpvs", que significa "Um bloco em determinada região do braço da guitarra representando uma parte da escala".

(Tá... essa parte é mentira... mas continuando...)


Dentro da escala de C, por exemplo, temos um shape (ou bloco) que parte da casa 0 (corda solta) até NO MÁXIMO a casa 3:

|---------------------------0-1-3--|
|---------------------0-1-3------ -|
|------------------0-1--------------|
|------------0-2-3----------- -----|
|------0-2-3-----------------------|
|-0-1-3------------------ ---------|

* Lembrando que a primeira linha é a mizinha, e a última é a mizona.

(Pequeno gafanhoto pergunta) - Legal! Já tenho um shape! Wonderful! Tem mais?


Sim! podemos montar outro shape agora INICIANDO da casa 3 (que era o limite do primeiro shape) até NO MÁXIMO a casa 6:

|-------------------------3-5---|
|-------------------- 3-5-6----|
|--------------2-4-5-----------|
|---------2-3-5----------------|
|----2-3-5---------------------|
|-3-5---------------------------|


(Pequeno Gafanhoto pergunta) - Nuoooooooossa! Eu quero mais! MAIS!!!

Então você pode conferir os outros possíveis shapes para C maior:

|------------------------5-7-8-|
|-------------------5-6-8--- ---|
|--------------4-5-7-----------|
|-----------5-7--------------- -|
|------5-7-8-------------------|
|-5-7-8------------------------|


------------------------------7-8-9-|
------------------------- 8-10-------|
------------------7-9-10------------|
-----------7-9-10 -------------------|
------7-8-9-------------------------|
-7-8-9--- ---------------------------|


|-------------------------------7-8- |
|--------------------------8-10-----|
|-------------------7-9-10-- --------|
|-------------7-9-10----------------|
|------7-8-10------- ----------------|
|-8-10------------------------------|


|------- ---------------------8-10-12-|
|----------------------10-12----------|
|---------------9-10-12---------------|
|----------91012---------------------|
|-----81012--------------------------|
|1012------------- -------------------|


Pronto! Você tem todas as possibilidades da escala de C maior natural no braço da guitarra! Lembrando que, a partir


E agora vem uma parte interessante: Como você toca teclado e já dá aula de violão popular, então deve saber que o Am é relativa do C maior. Sendo assim, a grosso modo, essas escalas acima podem ser aplicadas tanto em músicas no tom de C quanto de Am.

Por isso que eu disse: "Se você quer apenas aprender escalas maiores e menores (naturais), então decore apenas as maiores", pois automaticamente você terá as escalas menores também.

Agora a parte mais interessante: Se você decorar (muito bem) esses shapes, você poderá usá-los para tocar em qualquer tonalidade!

(P.G. Pergunta) - Uau! Como isso?!?

Fácil! Por exemplo: Sabemos que cada casa da guitarra equivale a meio tom. Logo, duas casas equivalem a um tom. Se você pegar o segundo shape de C (lá em cima) e "puxar" duas casas à frente, o bloco inteiro, você vai subir a escala em um tom. Ou seja, você terá um shape da escala de D.


(P.G. Pergunta) - PQP! Mais eu vou ter que decorar todas as posições, em todas as tonalidades?!? To fú!

É aí que entra o pulo do gato: você pode montar referências da tônica nos shapes. Mas isso é assunto para um próximo post...
Deixa eu voltar ao trabalho! Assim que possível eu coloco mais coisas aqui...

Gianyny
Veterano
# mai/09
· votar


Hard_Guitar

Pow, to começando a entender a parada, só uma pergunta, aquelas tablaturas que você escreveu lá em cima são todas da escala de C certo??? Então se eu aprender (decoreba) aquilo lá eu já sei a escala de C????

E tipo, eu vou saber a casa pelo número, mais e o nome da nota??? É como o SaldanhaPessoa falou, eu posso tocar dentro da escala e pode não estar coerente com a música, tipo a base tá em A, eu to na casa X que é um F# (que está na escala de A), ai vai sair fora totalmente, então, além de aprender as escalas tenho que aprender a nota (o nome) de cada casa????

Hard_Guitar
Veterano
# mai/09 · Editado por: Hard_Guitar
· votar


Gianyny

Sim, se você decorar as tablaturas de C que eu postei, você irá aprender a escala de C maior e de A menor também (pois é a relativa menor de C, portanto as notas da escala são idênticas). Porém, e talvez seja o que o SaldanhaPessoa quis dizer, algumas notas da escala soam dissonantes se usadas como repouso.

Explicando melhor: nota de repouso é aquela nota que você segura um pouco a mais durante um solo. Por exemplo, imagine que você esteja fazendo um improviso com a escala de C maior, e você toque uma frase assim:

"para pa pa para paaaaaaaaaaaaaaaa... para ra pa para..."

(hehehe... escrever som é meio fods... espero que você entenda...)

Esse "paaaaaaaaaaaaaaaa" da frase é uma nota de repouso. Você segurou mais essa nota, deixou ela soar mais tempo.
Isso depende muito da harmonia (ou base) que você está acompanhando, mas a grosso modo, se for uma música em C maior natural e você utilizar Fá ou Si nessa nota de repouso provavelmente vai soar bem estranho.

(Pequeno gafanhoto pergunta) - Por quê, ué?!?

Porque o Fá e o Si são, respectivamente, o 4º e o 7º graus da escala de C maior. Explicando melhor, você confere abaixo as notas da escala de C maior, e seu respectivo grau:

Graus: I----II----III----IV----V----VI----VII
Notas: C--- D----E------F----G----A------B


Na maioria das vezes, em músicas em tom maior natural, você pode usar a escala maior natural tranquilamente, mas tem que ficar atento para "evitar" repousar nos 4º e 7º graus, pois normalmente soam dissonantes.

Para evitar este problema, uns malucos da china há séculos atrás resolveram tirar os 4º e 7º graus das escalas. Afinal, já que não soava bem, então era só tirar que ficaria tudo lindo!
E assim nasceram as escalas Pentatônicas!

A escala pentatônica nada mais é do que a escala maior natural sem o 4º e 7º graus. No caso do C maior, seria a escala sem as notas Fá e Si. Com a pentatônica, você pode usar todas as notas à vontade sem se preocupar com as notas de repouso. Porém, a escala fica um pouco mais "pobre", pois os 4º e 7º graus, se bem empregados, cria uma linha melódica muito mais rica.

Esse assunto de escala vai longe, viu...

Hard_Guitar
Veterano
# mai/09 · Editado por: Hard_Guitar
· votar


Gianyny

Off: Tu não sabe escala maior e dá aula?!? Tu é um picareta, hein? Huhauhauhauha!!!

Tô brincando... tenho certeza que você deve ter outros conhecimentos para passar...


Se tiver mais dúvidas sobre o que eu postei pode perguntar!
Prometo que assim que tiver tempo eu coloco um materialzinho sobre shapes baseado em referência da tônica. Vai facilitar na "decoreba" das escalas!

Mas já aviso: Não adianta tentar fugir da teoria! Pra vc conseguir ser completo na guitarra, vai ter que estudar harmonização, intervalos, etc.

LeandroP
Moderador
# mai/09
· votar


I N T E R V A L O S ! ! !

Hard_Guitar
Veterano
# mai/09 · Editado por: Hard_Guitar
· votar


LeandroPanucci

Hei Panucci! Você já foi meu professor de guita na Vila Industrial, num foi não? Lembra do Fernando, dono do estúdio?

Gianyny
Veterano
# mai/09
· votar


Hard_Guitar

Tu não sabe escala maior e dá aula?!? Tu é um picareta, hein? Huhauhauhauha!!!

As escalas que eu sei:

C= C D E F G A B
D= D E F# G A B C#
E= E F# G# A B C# D#
F= F G A A# C D E
G= G A B C D E F
A= A B C# D E F# G#
B= B C# D# E F# G# A#

Está certo????

Então agora é só eu imprimir aquela tablatura que tu fez e aprender, ai eu ando uma casa pra frente e aprendo a de C#, mais uma a de D e assim sucessivamente???

Guynho
Veterano
# mai/09
· votar


Poucas vezes eu vi posts tão esclarecedores quanto esses dois posts do Hard_Guitar. Incrivel...


Gianyny

As escalas que eu sei:

C= C D E F G A B
D= D E F# G A B C#
E= E F# G# A B C# D#
F= F G A A# C D E
G= G A B C D E F
A= A B C# D E F# G#
B= B C# D# E F# G# A#


Bom, tu sabe o nome das cordas da guitarra né: Mi, Si, Sol, Ré, Lá e Mi (ou: E, B, G, D, A, E), ok? Então, se tu pegar um daqueles shapes da escala de C, tu vai ver que as notas no braço são exatamente as notas da escala de C (D, E, F, G, A, B).

Ex:

|---------------------------0-1-3--|
|---------------------0-1-3------ -|
|------------------0-1--------------|
|------------0-2-3----------- -----|
|------0-2-3-----------------------|
|-0-1-3------------------ ---------|

Se substituirmos os numeros das casas, pelas notas que elas representam, teremos o seguinte:

|---------------------------E-F-G--|
|---------------------B-C-D------ -|
|------------------G-1--------------|
|------------D-E-F----------- -----|
|------A-B-C-----------------------|
|-E-F-G------------------ ---------|

Viu? As notas não saíram nunca da escala de C. OU seja: Um Shape, é a relação das notas de uma escala, em determinado pedaço do braço. Nesse caso, entre a primeira e a terceira casa (contando a corda solta), marcando as notas da escala.

Espero ter ajudado...=D

PS: Ali na terceira corda, eu não botei a nota, porque eu acho que o amigo Hard_Guitar se equivocou na casa da escala. Mas como eu não tenho certeza, preferi não fazer correção nenhuma =D

Hard_Guitar
Veterano
# mai/09
· votar


Guynho
De fato, meu shape estava errado! Falha nossa, hehehe! Valeu pelo toque!


Gianyny

Só corrige o primeiro shape, conforme o camarada Guynho falou, beleza? Agora ele fica assim:


|---------------------------0-1-3--|
|---------------------0-1-3------ -|
|------------------0-2--------------|
|------------0-2-3----------- -----|
|------0-2-3-----------------------|
|-0-1-3------------------ ---------|


A correção foi na corda G (terceira corda de cima pra baixo)

E quando eu falei da picaretagem era brincadeira, hein cara! Eu imagino que você tenha um bom conhecimento teórico (a maioria dos tecladistas tem). Acredito que sua dificuldade seja realmente o instrumento em si, a localização das notas, etc. E realmente no caso de localização e referência das notas a guitarra é mais complicada do que o teclado.

Hard_Guitar
Veterano
# mai/09
· votar


Gianyny

Então agora é só eu imprimir aquela tablatura que tu fez e aprender, ai eu ando uma casa pra frente e aprendo a de C#, mais uma a de D e assim sucessivamente???


Sim! E não se esqueça que você também terá as escalas menores fazendo isso, através das relativas menores.
Cada acorde tem sua relativa menor no 6º grau da escala. Por exemplo: O 6º grau de C é A, portanto Am é relativa menor de C.

Outro exemplo: O sexto grau de D é B, portanto o Bm é relativa menor do D. Isso significa que a escala de D e de Bm são iguais. Se você sabe uma, você sabe as duas.

Você pode até montar uma tabelinha de referência:

Tom --> Relativa Menor
C --> Am
D --> Bm
E --> C#m
F --> Dm
G --> Em
A --> F#m
B --> G#m


Obviamente, esse método de "decoreba" é bom até certo ponto: você não vai conseguir evoluir muito nisso. Mas se você estudar intervalos, você vai conseguir montar as escalas (em vez de decorá-las) maiores, menores, diminutas, etc, etc... além de formação de acordes, e muito mais.
Mas a decoreba até ajuda bastante no começo (eu comecei assim!). Porém, procure evoluir depois disso.

megadeth2612
Veterano
# mai/09
· votar


Shape vem do grego "Shépiuv", que por sua vez vem do latim "Shiévpvs", que significa "Um bloco em determinada região do braço da guitarra representando uma parte da escala".

(Tá... essa parte é mentira... mas continuando...)


Hahahhahaaha essa foi boa!

darkwolf
Veterano
# mai/09
· votar


Poucas vezes eu vi posts tão esclarecedores quanto esses dois posts do Hard_Guitar. Incrivel... (2)

Hard_Guitar
perfeito

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhor metodologia pra aprender as escalas.