.:Killing Lessons - Som Próprio - By Broderick:.

Autor Mensagem
ronaldo da fiel
Veterano
# mai/09
· votar


rcagliari
''Posso não concordar com nada que tu dizes,mas defenderei até a morte o seu direito de dize-las''

Quanto a música,muito boa,os ligados em partes me lembraram Kiko Loureiro

Insomniac_
Veterano
# mai/09
· votar


rcagliari
E, ah... Não é pra causar intriga... Mas se isso fosse verdade, alguns de nossos guitarristas não seriam eleitos várias vezes como os melhores do mundo, não seriam mundialmente conhecidos e não fariam tanto sucesso assim. O fato de eu nascer no "país do futebol" não vai me dar aptidão pra jogar bola (eu não jogo nem sequer uma pelada...). Então, o fato do cara nascer no país onde surgiu o Rock não vai dar a ele aptidão pra tocar Rock. E o Joe Satriani é bom, mas existem N guitarristas que são fodas também, então ele não serve como semi-Deus nessa história.
Lembre-se também que Malmsteen não é americano... E o que o diminui quando comparado ao Satriani? Não vejo nada além da diferença de estilos. Isso aí é quase um preconceito com os guitarristas do Brasil, que você acabou por diminuí-los perante ao Joe Satriani.

FRISO BEM: não estou dizendo que o rock brasileiro e os guitarristas brasileiros e rock são ruins.
consequentamente, os guitarristas de rock brasileiros (ou de qualquer outra nacionalidade que não seja USA ou inglês) , nunca vão prestar de verdade <== Isso aí quer dizer o que, então?

Cara, numa boa... A música é UNIVERSAL. Não tem essa de país X ou Y. Qualquer um pode tocá-la tão bem quanto o outro, ou mudá-la de forma inovadora e que soe melhor do que de onde se originou. Pense nisso...

rcagliari
Veterano
# mai/09
· votar


Insomniac_
E, ah... Não é pra causar intriga... Mas se isso fosse verdade, alguns de nossos guitarristas não seriam eleitos várias vezes como os melhores do mundo, não seriam mundialmente conhecidos e não fariam tanto sucesso assim. O fato de eu nascer no "país do futebol" não vai me dar aptidão pra jogar bola (eu não jogo nem sequer uma pelada...).

Ai, cacete... não leu na minha mensagem que eu escrevi que "há exceções"? De qualquer forma, você não acha curioso que taaaantos guitarristas americanos e ingleses tenham recebido essa premiação, enquanto só meia dúzia (bem menos que isso, aliás) de gatos pingados brasileiros receberam? E outra, não falei que TODOS os americanos podem ser bom guitarristas e que TODOS os brasileiros podem ser bons jogadores de futebol. Só disse que lá é o ambiente propício pra se desenvolver um notável talento da guitarra, como aqui é o ambiente propício para aparecer prodígios do futebol. Se você tivesse lido com atenção o que escrevi, teria visto isso.

E o Joe Satriani é bom, mas existem N guitarristas que são fodas também, então ele não serve como semi-Deus nessa história.

Concordo plenamente. Sou capaz de te dar o nome de pelo menos uns cinco guitarristas americanos e ingleses que, na minha opinião, põem ele no bolso. Você é capaz de me dar o nome de um brasileiro, um argentino, um russo ou um europeu não inglês que, em matéria de guitarra rock (já que é sobre guitarra rock que estamos discutindo), seja superior a ele?


Lembre-se também que Malmsteen não é americano...

Malmsteen não é mais sueco nem na nacionalidade - naturalizou-se americano. Ele vive nos EUA desde adolescente e aculturou-se completamente ao american way of life num piscar de olhos. Passou mais da metade da vida enfurnado na cultura pop americana. Mesma coisa o Van Halen. Ambos se tornaram, a rigor, "americanos que nasceram em outros países". Se você botasse um brasileiro talentoso lá nessas mesmas condições, ele provavelmente teria o mesmo destaque de todos esses caras. Daí a essência da minha mensagem: é a cultura do país que favorece o aparecimento dos talentos.


<== Isso aí quer dizer o que, então?

Se você tivesse prestado só um pouco de atenção na minha mensagem, teria visto que eu escrevi que eles não prestam de verdade QUANDO COMPARADOS AOS GRANDES GUITARRISTAS AMERICANOS E INGLESES. Tá lá, é só conferir.

Cara, numa boa... A música é UNIVERSAL. Não tem essa de país X ou Y. Qualquer um pode tocá-la tão bem quanto o outro, ou mudá-la de forma inovadora e que soe melhor do que de onde se originou. Pense nisso...

A frase "a música é universal" é um chavão para se designar que ela pode ser entendida independente da língua que se fala, é um meio de comunicação que rompe qualquer barreira geográfica ou linguística. Mas não significa que ela pode ser desenvolvida exatamente na mesma medida em qualquer lugar do universo. Tudo, absolutamente tudo, nesse particular, depende da cultura. Eu mencionei Paco de Lucia NA ESPANHA e Ravi Shankar NA ÍNDIA. Por qual razão você acha que os melhores no estilo musical típico de determinado país são provenientes exatamente desse país? Pense nisso você!

Resumo da ópera: NÃO É QUE O GUITARRISTA DE ROCK BRASILEIRO SEJA RUIM; ELE SÓ NASCEU NO LUGAR ERRADO. SE A GUITARRA E O ROCK FOSSEM DA ESSÊNCIA DA CULTURA BRASILEIRA, OS GUITARRISTAS BRASILEIROS DOMINARIAM O MUNDO. Será que agora ficou mais claro?

ogner
Veterano
# mai/09
· votar


Eu ia dizer relamente que o caro colega Insomniac_ teve uma visão muito restrita, enquanto nos falavamos generalizando vendo a coisa de mais alto. Mas essa conclusão aqui não sei de onde ele tirou

Isso aí é quase um preconceito com os guitarristas do Brasil, que você acabou por diminuí-los perante ao Joe Satriani.

Enfim, acho que não captou a alma dos textos

rcagliari
Veterano
# mai/09
· votar


Faço questão, agora, de mencionar quais são as exceções que, na minha opinião (FAVOR RESPEITAR), estão no topo (ou quase isso) da nata mundial dos guitarristas de rock (já que é só sobre esses que estamos discutindo): E. Ardanuy e Kiko Loureiro. Adoro a música feita pelo primeiro, mas acho uma porcaria a música feita pelo segundo - questão de gosto apenas. De qualquer forma, ambos tocam divinamente bem, têm personalidade. ENTRETANTO, apesar de terem personalidade, de terem "assinatura", nenhum deles inovou a forma de tocar o instrumento como fizeram os ingleses e os americanos (ou americanizados). MUITOS outros guitarristas brasileiros tocam muitissimo bem, mas nenhum, na minha opinião (FAVOR RESPEITAR) bate os dois.

Insomniac_
Veterano
# mai/09
· votar


rcagliari
Tudo bem. Concordo que houve uma falta de entendimento da minha parte - desculpe. E esse lance de citar os guitarristas é restritamente opnião. Não acho que o Joe tenha inovado absolutamente nada, e prefiro o Juninho Afram a ele, MUITO mais.
E, cara... Continuo achando que você viajou no aspecto cultural. Eu escuto rock, praticamente só rock, blues, jazz e clássico. Nunca parei pra ouvir João Bosco, nem sei se Milton Nascimento morreu ou está vivo, muito menos quantos álbuns o Djavan tem. Então, como raios eu vou sofrer influência deles? De jeito nenhum, hehehe. Então, continuo achando que você falou grandes blasfêmias. Tudo bem se discordamos, respeito a opnião, mas continuo achando que só falou besteira.

Broderick
Veterano
# mai/09 · Editado por: Broderick
· votar


Edit: Double Post

Broderick
Veterano
# mai/09
· votar


A discussão está sendo interessante, mas alguém mais gostaria de comentar o som?

rcagliari
Veterano
# mai/09
· votar


Insomniac_

Meu caro, VOCÊ escuta rock e nada sabe sobre MPB. Eu, idem. Mas já parou pra pensar quantos por cento da população brasileira representamos? Te garanto que nem 1%!! Nos EUA, seríamos a maioria. Aqui, a gigantesca maioria da população é engajada no samba, na bossa, no frevo, no choro. Por isso que em nenhum lugar do mundo se produz esses estilos de música com a excelência com que são feitos no Brasil. Jamais haverá um americano sambista do nível de um bom brasileiro, assim como jamais haverá um brasileiro roqueiro do nível de um bom americano. É esse o ponto de partida do meu raciocínio.

Quanto ao Satriani, só falei dele porque o ogner o mencionou. Tambem não é o meu predileto nem de longe, mas daí a dizer que esse tal Juninho Afram é "melhor", viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixi...

Óbvio que, quando digo "melhor", refiro-me à qualidade da música em geral produzida pelo artista, não falo de técnica simplesmente. Concordo plenamente com você que esse Afram aí é TECNICAMENTE superior ao Satriani, assim como também o são o Ardanuy, o Loureiro, e tantos outros brasileiros. Mas música não se faz só de técnica - aliás, a técnica é só um meio de produzí-la. NENHUM guitarrista brasileiro NUNCA conseguirá fazer rock com o mesmo impacto que o Joe Satriani, o J. Hendrix, o Eddie Van Halen, o S. Vai, o Jimmy Page (só pra citar alguns medalhões) fizeram e fazem.

Ô, velho, não tem de que se desculpar! Tu pôs teu ponto de vista, eu pus o meu e boa! Idéias são feitas pra serem discutidas.

Insomniac_
Veterano
# mai/09
· votar


rcagliari
Por isso. Em técnica ele é melhor que o Juninho, mas eu não consigo ouvir um CD inteiro dele. E música, como o próprio diz, é pra soar bem, se não soa bem, não adianta.
Agora eu entendi a parte cultural! auhauhuAHA
Mas, that's alright. É bom ter pessoas no fórum que discutam com seriedade!

Broderick
Veterano
# mai/09
· votar


Up! Se alguem quizer comentar o som!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a .:Killing Lessons - Som Próprio - By Broderick:.