~~~ Jam Big Blues ~~~ Até que enfim saiu Vamos comentar! o/

Autor Mensagem
mlorenzo
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix
Cara, você tem bons argumentos. Mas não muda o fato dos Stones não serem referência de Blues. Blues é Blues, Blues Rock é outra coisa.

E o fato de grandes icones do blues terem regravado músicas do Stones não quer dizer que eles tenham se tornado referência. Eles simplesmente tentaram adaptar o seu estilo pra algo mais moderno.

Enfim, essa linha entre blues e rock é bem subjetiva. Mas deixo novamente meu argumento. Querendo aprender a tocar blues vou procurar os Stones? Querendo slide guitar vou procurar Mick Jagger? Ou vou procurar Elmore James? Hound Dog? Tampa Red?

São os caras que começaram tudo, são as raízes, são as referências? Sacou meu ponto velho jovem?

nyurig3
Veterano
# jun/09
· votar


E acredite, eu faço musica há bem mais tempo que você.

nunca tive tempo pra aprender a usar um programa como o Nuendo ou o Sonar

alguns tem mais técnica do que eu vou ter daki há 50 anos

cada coisa que agente lê aqui no forum, uma completa combinação de arrogancia com complexo de inferioridade

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


mlorenzo
Quando vc se interessar por blues, vai entender que o blues veio para o mundo através dos britanicos... é muito simples.

Antes de Muddy Waters, B.B.King, Robert Johnson e cia aparecerem pro mund; foram John Mayall, Yardbirds, BEATLES, ROLLING STONES, Cream e cia, que apresentaram o gênero pros brancos.

No meu modo de ver - posso estar errado -, e pelo peso/apelo que "Stones" e "Beatles" têm comercialmente - e tiveram na época -, vc pode ter ctz de que vc HOJE quer aprender slide com Elmore James, Hound Dog e Tampa Red, pq esses britanicos brancos, apresentaram eles pro mundo antes de vc (provavelmente) e eu nascermos. ^^

É por isso que nichendrix diz que eles gravaram várias músicas com diversos blueseiros americanos. Foram eles que foram buscar nas origens, as influencias principais de suas músicas!

é o que acho...

MALO_FLAWLESS
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Em relação ao Malmsteen tocando blues cara...Eu tbm pensei que seria um monte de notas sem sentido...mas depois que eu vi esse video, mudei minha opinião...
Não sou nenhum fã dele...Mas esse video é MTU foda!

Abraço!

prog_jam
Veterano
# jun/09
· votar


Bom, depois dessas aulas aih acima nem tenho mais o que comentar, ateh porque muito do que eu falaria jah foi muito bem dito, exceto uma coisa:

MauricioBahia

Cara, vi sim. ficou muito melhor mesmo. Outro mundo! Parabens!
Nada com nada, mas antes de me mudar aqui pro DF eu morava aih em copa, pertinho das putas tambem, na Viveiros de Castro com a Belfort Roxo... sei bem do que voce falou, hehehehe valeu!

prog_jam
Veterano
# jun/09
· votar


MALO_FLAWLESS

Eh bom sim, eh verdade, mas na minha opiniao continuam sendo um monte de notas. Eh nessas horas que me lembro de Buddy Guy com aquela unica breve pontuada e ligada a outra varando dois compassos de puro sustain, vibrato e feeling com um pouquinho de microfonia, pois pra isso que servem single coils, dizendo MUUUUUUUUUUUUUUUIIIITO mais que qualquer trecho tocado aih em cima....

prog_jam
Veterano
# jun/09
· votar


E sem esquecer da retomada do motivo, que ocorre no meio do compasso no quarto de tempo final entre os cliques 2 e 3....

mlorenzo
Veterano
# jun/09
· votar


conandrade
Meu deus velho, e onde eu disse que os brits não tiveram sua importancia pro blues? Claro que tiveram, obvio!

Os pretinhos do blues puro tavam todos esquecidos na merda. Nos EUA o que tava bombando era o funk, rockabilly. A galera da Englaterra é que desenterrou os caras. Muitos deles serão eternamente gratos pelo tanto de grana que ganharam devido as branquelos.

Agora, a referência do blues são eles. Como disse Willie Dixon: "O blues é a raíz, todo resto são os frutos"

:D

conandrade
Veterano
# jun/09 · Editado por: conandrade
· votar


MALO_FLAWLESS

Pra mim... "é um monte de notas sem sentido".

Hehe

Ele mesmo fica fazendo cara de quem ta esnobando que aquilo "pra ele" é fácil! Ele esquece o que ele quer dizer com aquilo - usa a cabeça e não o coração, saca? - e sai firulando cara... na minha opinião é isso que eu vejo nesse vídeo.

Eu vejo um puta feeling no Malmsteen quando ouço as versões dele de Mistreaded e Manic Deppression. Nesse Red House, pra mim, ele ta "fazendo um show".

mlorenzo
Agora, a referência do blues são eles. Como disse Willie Dixon: "O blues é a raíz, todo resto são os frutos"


Quando Willie Dixon diz isso, ele fala do seu maior sentimento de todos: sua alma. A raíz é a alma de tudo. Já ouviu falar de "mojo"?

Eu não disse que vc dissera que os brits não tiveram sua importância. Eu enfatizei que vc não deu a devida importância para eles, como os próprios negões americanos, dão. E o ponto disso tudo é que, o fato de eu ter falado dos britanicos, foi pra remeter a situação dos Rollings Stones nesse desfecho. Beatles e Rolling Stones tem suas raízes no Blues americano e foram, sem dúvida alguma, os maiores sucessos da música POPularmente conhecida no mundo até hoje, tamanho o impacto dessas duas bandas .

Virou "Pop" por causa disso. Depois virou "Pop/Rock"... "British Rock"... "Blues Rock"... "Blues"... "Rock"... etc, pq essas duas bandas especificamente, englobaram TODOS esses estilos. Ele são tidos como referência no Blues tambem. E essas nomenclaturas não passam de nomenclaturas. Vc diz que Blues é uma coisa, Blues/Rock é outra. Eu diria que não é bem assim...

Cara... não me leve a mal, é só minha humilde opinião.

Abraços

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


mlorenzo
vou procurar os Stones? Querendo slide guitar vou procurar Mick Jagger? Ou vou procurar Elmore James? Hound Dog? Tampa Red?

MIck Jagger eu não sei, mas sinceramente nos ultimos 40 anos teve muito mais gente começando a tocar Slide por causa do Mick Taylor e do Duane Allman, ou mesmo do George Harrison do que por causa do Elmore James.

Chegar nas raizes é inevitável, mas Elmore James, Hound Dog, Tampa Reed, Bil Bill Broozy, Blind Willie McTell, Lightning Hopkins, Blind Lemon Jefferson, Little Walter, Bukka White. Toda essa galera que tocava Country Blues, como o prog_jam falou, hoje só é conhecida por causa de Rolling Stones, Eric Clapton e toda a geração do Blues-Rock inglês dos anos 60.

Como eu disse antes, todo livro contando a história do estilo considera o Blues-Rock um sub-estilo do Blues tanto quanto o Country-Blues que você adora mencionar, isso é fato, você pode dizer que Blues-Rock não é Blues, mas pro resto do mundo, é um dos inumeros sub-estilos do Blues. Como eu disse antes, nos ultimos 40 anos a maioria das pessoas que escutam blues, chegaram às raizes depois de passar por esses caras.

Agora respondendo sua pergunta, de 60 anos pra cá, a proporção de pessoas que começaram a tocar blues por influência das bandas de Blues-Rock e depois foram fazendo o caminho contrário até chegar às raizes, é infintamente superior aos que começaram pelas raizes e foram avançando.

Porque mesmo o Eric Clapton, disse que chegou no Country Blues depois de ouvir Buddy Holly, Bill Halley, Chuck Berry, Fats Domino e afins, tentando traçar as origens da musica que esses caras faziam.

E como eu disse, tanto eu duvido que você tenha começado no estilo direto pelo Elmore James, é praticamente certo que você começou por algum guitarrista de Blues-Rock como o SRV, Clapton, Jon Bonamassa e afins. Outra é que você não tem que me convencer de que os Rolling Stones e todas as bandas de Blues-Rock, não fazem blues, vc tem que convencer os negões que você diz que ouve, já que a maioria deles, já foi gravar com os caras e consideram eles uma referência, tanto que muitos terminaram sendo influênciados por eles.

É só olhar o nível de distorção do Buddy Guy, do Albert King, do Freddie King e do B.B. King antes e depois desse pessoal do Blues Rock-Inglês, o Buddy Guy é categórico que depois de tocar com o Clapton e os Stones, e ficar maravilhado com o quanto eles usavam distorção, começou a tocar com o amp no talo, e os outros sempre dão respostas parecidas.

Enfim, você pode acreditar no que quiser, mas uma vez que eu não vou lhe convencer que os livros de história estão certos e nem vc vai me convencer de que seu absurdo é verdade. Então acho que isso devia acabar por aqui.

nyurig3
cada coisa que agente lê aqui no forum, uma completa combinação de arrogancia com complexo de inferioridade

Rapaz, a julgar que é impossível alguém com complexo de inferioridade também ser arrogante ao mesmo tempo... vou partir pra dois ponto. Você tem 25 anos, eu tenhp 28 efaço 29 daqui uns meses, eu comecei a tocar com 7 pra 8 anos, logo fazem 21 anos que toco, então eu comecei a tocar e fazer toda essa brincadeira de fazer musica quando vc tinha 4 anos. Logo toco e faço musica há muito mais tempo que você, a menos que vc tenha começado a tocar aos 3 anos.

Eu realmente não sei usar direito programas de gravar no comp, nunca precisei deles, logo nunca me preocupei muito em aprender algo além do básico do sound forge pra editar alguns MP3. Outro motivo pra eu nunca ter aprendido é que raramente tenho tempo pra ficar destrinchando esses programas, problema esse que espero resolver até o fim do ano.

E mermão, a maioria das pessoas daqui é do tipo projeto de Steve Vai, Satriani, Malmsteen e afins, é o que dá pra concluir pelo resultado da maioria das Jams e pelos tópicos e pelo conteudo da maioria dos tópicos. Pra tocar rápido exige muito treino de técnica, de pattern, exercícios mecânicos. Eu nunca quis tocar dessa forma, minhas influências em geral não tocam dessa forma, logo é o tipo de exercício que eu não faço, gasto muito mais tempo ouvindo musica e analisando harmonia e melodia do que fazendo masturbação guitarristica, até porque não todo por profissão, logo posso me dar ao luxo de aprender só o que eu quero tocar.

Portanto, uma vez que a maioria aqui, pratica técnica muito mais do que eu, a maioria tem muito mais técnica do que eu vou ter daqui a 50 anos.

E tenho dito.

mlorenzo
Veterano
# jun/09 · Editado por: mlorenzo
· votar


conandrade
Resumindo a diferença entre um e outro, o "blues rock" tem toda a rebeldia, energia e avoamento que o jovem tem. O Blues tem toda a calma, bom timing e experiência que um cara de meia idade tem.

E nossa, floreou bastante a frase do Willie. E sim, já ouvi falar de mojo.

(Aqui falava sobre o que era mojo mas eu editei =D )

nyurig3
Veterano
# jun/09
· votar


MALO_FLAWLESS

realmente esse video aí o malmesteen esta detonando

prog_jam
Buddy Guy
esse é fera mesmo, ja ouvi ele e toca muito, mas o malmsteen provou que manda um blues muito bem nesse video acima, quem dera nós pobres mortais conseguir fazer esse "monte de notas" do sueco...

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


mlorenzo

Isso me lembra duma musica que tenho que tirar até a semana que vem, You Got My Mojo Working.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/09
· votar


Vou ser sincero: não gosto de Blues.
Mas pelo menos não detesto.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


nyurig3
quem dera nós pobres mortais conseguir fazer esse "monte de notas" do sueco...

Pra alguns isso é objetivo de vida, pra mim ainda acho mais complicado fazer que nem o Ronnie Earl e fazer um solo só com 3 notas e dizer tudo que tinha que dizer, sem faltar e nem sobrar.

The Root Of All Evil

Tanto é uma opção válida quanto quando um direito, eu comecei no Blues cedo muito por influência do meus velhos que sempre ouviram muito Blues e Blues Rock, mas até os 12 pra 13 anos eu não gostava muito também não, só quando fiz a transição do Sax pra guitarra que passei a dar valor, até os 12 anos pra mim o Blues era o primo pobre do Jazz e o primo comportado do Rock and Roll, mas depois que comecei a tocar mais o estilo, foi que percebi que muitas vezes é muito mais difícil tocar de forma simples, lenta e cadenciada do que ficar brincando em harmonias complicadas ou frases na velocidade da luz.

mlorenzo
Veterano
# jun/09 · Editado por: mlorenzo
· votar


nichendrix
"Got My Mojo Workin'"

? Tirar? Nossa mãe...

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


mlorenzo

Sim tirar, meu primo de 14 anos gostou dela e quer que eu ensine a ele, então tem que tirar ela inteira pra passar pra ele, pq ele agora que está começando a solar.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


The Root Of All Evil
tô te esperando lá na Jam Weeps hein!
Abs

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Got My Mojo Workin
Seria Got my Miojo workink??? :-)
nichendrix
Sério agora. O que quer dizer Mojo? Eu sei mas não vou falar :-P
Abs

mlorenzo
Veterano
# jun/09 · Editado por: mlorenzo
· votar


nichendrix
Ah, não tinha lido umas partes interessantes:
Elmore James, Hound Dog, Tampa Reed, Bil Bill Broozy, Blind Willie McTell, Lightning Hopkins, Blind Lemon Jefferson, Little Walter, Bukka White. Toda essa galera que tocava Country Blues

Elmore e Hound Dog não são country blues não. Já são bem 'moderninhos'.

Quanto a distorção, ouve o hound dog que você vai ver pq o hendrix, que era tão fã dele, começou a usar o fuzz :D



Enfim, não comecei ouvindo blues pela raíz, e agradeço aos brits por terem me ajudado nisso sim.

mlorenzo
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Sério agora. O que quer dizer Mojo?

Já tem cola ali em cima... devo editar pra gente ver? eSAHUEas

fill.zanchez
Veterano
# jun/09
· votar


MALO_FLAWLESS
q vídeo é aquele cara... mto bom!

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


mlorenzo
Já tem cola ali em cima... devo editar pra gente ver
Onde? Edita aí pô!
Abs

mlorenzo
Veterano
# jun/09 · Editado por: mlorenzo
· votar


Quanto ao mojo sinto te informar mas mojo é...

Editado! :D

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


mojo
mlorenzo
Sabe nada! Mojo é sinônimo de feitiçaria Vodoo! Mizinfi! ;-)
Abs

mlorenzo
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
naooooooo eh naaaaao hohoho, é um saquinho mesmo que a galera carregava, com ingredientes tipo ossos, pedras e ervas. A galera carregava isso pra atrair determinada coisa. Tinha mojo de grana, mojo de mulher....

Pra quem quiser um desses: http://pentaclepress.com/Merchant2/merchant.mv?Screen=PROD&Product_Cod e=0-7387-0275-7

eASHUEASEASEAS

Mas nada de vender a alma ae vlw? :D

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


mlorenzo
é Macumba! Né não?
Mizinfi! :-)
[edit] mojo de mulher Isso é baum!

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
O que quer dizer Mojo?

Além do saquinho de mandinga, Mojo também é o sex appeal do cara, mas também se usa pra designar alguma caracteristica de alguém que atraia atenção pra pessoa de maneira positiva, tipo, ser bonito, tocar bem, etc etc etc.

mlorenzo
Veterano
# jun/09
· votar


macumbão do braboooooooooooooo ehASUESHUESHUEAHSUEsa

sai de reeeeeto!

MauricioBahia
Moderador
# jun/09
· votar


Mojo também é o sex appeal do cara, mas também se usa pra designar alguma caracteristica de alguém que atraia atenção pra pessoa de maneira positiva, tipo, ser bonito, tocar bem, etc etc etc.
nichendrix
Tradução: Borogodó! heheh

macumbão do braboooooooooooooo ehASUESHUESHUEAHSUEsa
mlorenzo
Dia 1o. de Janeiro é o dia mundial do Mojo!!! Mojo Day!
:-)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ~~~ Jam Big Blues ~~~ Até que enfim saiu Vamos comentar! o/