[VÍDEO] <- Blues, improviso, e etc (até que enfim o nivekk mostrou a cara \o/)

Autor Mensagem
nivekk
Membro Novato
# jun/14


Bom, as férias escolares (ou universitárias) chegaram por aqui tbm, na tentativa de aproveitar de maneira produtiva o tempo ocioso, fui gravar alguma coisa, em meio a erros e ideias repetitivas saiu isso ai:




Vcs já sabem o que fazer, comentem, critiquem, ou ignorem, qualquer coisa tamo ae =)


*Me preparei psicologica e emocionalmente pra chegar "naquela" nota, ai a bt acabou :(

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14
· votar


nivekk
gostei muito.... no começo vc deixou a musica respirar demais.... acho que foram algums momentos de sindrome do REC ahuahua....mas em pouco tempo se recuperou e gostei mutio do resultado.alias muito bem timbrado.

Filippo14
Veterano
# jun/14
· votar


nivekk
Eu dou uma nota 5,5 vai, não foi ruim, mas não achei bom também.

Você está em um ponto muito bom e bem complicado, claro, pelo que você mostrou nesse solo. Algumas notas engasgadas surgiram, o que não detona o solo, mas acaba tirando aquela perfeição necessária para ser um solo espetacular.

O que eu não gostei é que você acabou ficando muito preso em uns 3 shapes. Você precisa conseguir tocar de forma horizontal pelo braço todo, achei que faltou muito isso, e esse detalhe é super importante. Outro detalhe que eu não gostei foi que você ficou extremamente preso a licks clássicos de blues, você precisa por a sua cara no solo também! O fato de você ficar preso a alguns shapes acabaram com a sua dinâmica, toma cuidado com isso.

Cara, de jeito nenhum eu quero detonar seu solo nem nada, deu para sacar que você é um cara que tem futuro, está naquele ponto que melhorar é super complicado e precisa de uma análise super detalhada do solo. Para te ajudar, vou colocar alguns videos de caras que tocam super bem blues e tem caras muito próprias que para mim deram um up fudido no estilo.

Abração





Repara como eles usam muita aproximação para as notas boas, eles pensam bem horizontal, acabam dando uma sonoridade meio fusion em alguns pontos. Outro ponto super legal é a dinamica deles, nada de compressão, a palhetada ou o uso dos dedos são fundamentais para colocar o quanto de "estalo" e volume eles querem colocar na nota. Vale a pena ver esses videos

Arimoxinga
Veterano
# jun/14
· votar


nivekk

É isso ai cara quanto mais vc "jamear" melhor, eu deveria fazer mais isso por que acredito que nos deixa muito mais fluente!

quanto ao som achei que vc acabou se prendendo um pouco, acredito que seria uma boa você ampliar mais o seu repertorio de licks e frases pois dai fica mais fácil pra você por pra fora o que está rolando na tua cabeça!! =D

Jesus tocando guitarra.... LEGAL!!


kkk

ALF is back
Veterano
# jun/14
· votar


nivekk
e aí cara! achei legal!
o fraseado ficou totalmente blueseiro! para uma BT de 3 minutos, solar sem ficar repetitivo é coisa para poucos! então sim, achei um pouco repetitivo...na metade do video vc ja tinha queimado toda a lenha no que se refere a ideias, o que é absolutamente normal! aqui no forum mesmo, nao consigo pensar em mais de 3 pessoas que se dariam bem em 3 minutos de improviso de blues!
No entanto, vc mostrou boas ideias, com boa pegada e fluencia, tudo isso em um bom timbre!
ouço a guitarra desplugada junto...vc microfonou o amp ou mesclou o audio da camera?
parabens cara!
abç

nivekk
Membro Novato
# jun/14
· votar


rhoadsvsvai
Valeu velho, eu tenho muito essa tal síndrome, vou tentar me gravar mais regularmente pra ver se perco um pouco isso hehe.

Filippo14
Não foram 3 shapes cara... foram 2, eu mudava a oitava as vzs kkkkk.
5.5?? agradeço, mas não concordo, digamos q vc considere o Robben Ford nota 10, vc esta dizendo que eu estou na metade do nível dele, e não estou.
Talvez 0.055 seja mais justo, obrigado pelas observações cara, preciso dar um jeito no meu fraseado msm, construir alguns licks próprios e tals.

Arimoxinga
Obrigado cara, to tentando me enfiar no máximo que posso de jams haha, ta sendo uma escola pra mim isso.
Jesus tocando guitarra.... LEGAL!!
hueuheuheue ouço bastante isso huahsuahsuahsa.

ALF is back
Valeu mano, realmente não é fácil solar 3 minutos, mas tbm não quero me esconder atraz disso hehe, preciso melhorar em todos os aspectos ainda :)
Não tenho amp q valha a pena microfonar na vdd, ate consigo uns timbres legais com ele, mas no amplitube acaba saindo mais convincente, aquilo ali q tu ouviu é da câmera msm.


Valeu a todos, quem tiver mais observações a fazer, por favor faça, mesmo que seja aquelas coisas que vc acha q só vc não gosta, por favor me apontem cada detalhe que posso melhorar (se for possível, é claro hehe).

clebergf
Veterano
# jun/14 · Editado por: clebergf
· votar


nivekk

Achei mto bacana cara, além do que já falaram, senti falta de explorar os turnarounds com mais ênfase...é uma parte que a música sempre cresce.

Com relação as notas e shapes, um esquema legal é aprender os arpejos dos acordes, assim você mescla ele com a escala e dá um colorido diferente...

Na penta blues de E vc tem:
E - G - A - Bb - B - D

No arpejos
E7: E - G - B - D
A7: A - C# -E -G
B7: B - D# - F# - A

Explorar essas notas que estão fora da escala blues quando estiver passando por esse acordes dá uma cor mto bacana.

Mesclar a penta blues do 6º grau (que seria a "escala maior" de E), também é algo muito usado.
Só que pensando no 6º grau facilita a visualização no começo.
Nesse caso é Db - E - Gb - G - Ab - B.

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


clebergf
Valeu os toques mano, não manjo muito de turnaround msm,
mas cara, isso q vc falou de mesclar a escala maior e menor de E, eu ate usei bastante ali, só não fui capaz de criar uma historinha interessante...

Mas obrigado pelas dicas cara :)

clebergf
Veterano
# jul/14 · Editado por: clebergf
· votar


nivekk

Até ouvi de novo para sacar a parada das pentas..rs..ouvi duas vezes antes e não tinha percebido isso...
Algo que mostra bem isso é usar as duas terças(maior e menor), pois elas mostra bem essa diferença...

Tem um monte de teoria, mas esqueci de te dar o que eu acho a melhor forma para tocar blues que é ouvir, ouvir, ouvir, ouvir e continuar ouvindo os mestres...

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


nivekk

Gostei, achei bem legal... deu o recado "bluesy" bem dado, que é o que mais importa.

O timbre, na sorte ou na competência, lembrou muito os timbres de Clapton e turma no final dos 60... muito bem colocado, parabéns pela escolha, tudo a ver com a BT.

De resto, esquece toda a parte técnica que a galera falou aí acima....kkkk e senta a mão. Senti mais falta de coragem de arriscar do que de técnica para fazer.

Gostei, parabéns!

nivekk
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: nivekk
· votar


Lelo Mig
Hehehe valeu mano, ma pra arriscar mais tem que ter técnica, não tem choro, preciso estudar mais (sempre).
O timbre, na sorte ou na competência, lembrou muito os timbres de Clapton e turma no final dos 60...
Com certeza foi sorte!
Se bem que usei bem pouca coisa pra ter onde errar, amplitube, bassman veio, e tube screamer, nem pus reverb a ambiência foi só mexendo nas simulações de microfones e etc...

clebergf
Ouvir...
Ta ae uma coisa que não cansa, mas é tão difícil achar tempo pra isso quanto achar tempo pra estudar hehe.

Alguém mais tem observações?? tamo ae pra aprender \o/ hehe

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


nivekk

"Com certeza foi sorte!"

Não é sorte não camarada, é memória auditiva.

Ouça este timbre, E.C anos 60, principalmente os agudos, (não deixe o sax que encorpa a linha te influenciar na escuta), dada as devidas proporções (gravação, equalização, amplis, instrumentos, efeitos e etc) têm um "tempero" bastante similar ao teu, com a mesma intenção.

Timbrar, muito além de girar knobs, é ouvir!



ogner
Veterano
# jul/14
· votar


nivekk
Po, achei mó timbrão tb..Lespa com crunchzinho "retro" é matador!! :)

ó, nas passagens rápidas muitas notas saem mastigadas, olha isso. No blues ou contrario que muitos pensam, nao pode desperdiçar lick, nao despeje nota sem que seja pensada. Fica com o andamento I, IV e V SEMPRE na cabeça!! De resto blues!! E seu improviso ficou bemmmmm legal....Fico sem saco de comentar nego que pega bt blues enche de drive comprimido de VST e fica fritando, que NÂO foi seu caso!! hehehehe!!

Mandou bem!! Como disseram, se quiser dar uma apimentada com umas notinhas malandras, ouve mais gente, recomendo Robben Ford. Mas de resto seu improviso foi bem bacana!!

o/

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


Lelo Mig
É, talvez tenha alguma semelhança hahah, mas na verdade não me baseei em nada na hora de timbrar, fui mexendo, mexendo, e parei quando o som me agradava, que bom que gostou do timbre :) (pelomenos do timbre né hehe).

ogner
Pô crunch é vida cara kk.
Essa questão de mastigar notas é algo que tenho que me concertar mesmo, é sempre assim na verdade, um monte de vezes tenho que dar uma segunda palhetada pra nota sair (pior que isso acontece nas jams que participo tbm, ai fico cm preguiça de refazer e acabo mandando tudo errado) :/, acho que é pela minha mania de treinar com a guitarra desplugada, ai essas coisas acabam passando batidas, e quando vê viram mania.

.Fico sem saco de comentar nego que pega bt blues enche de drive comprimido de VST e fica fritando, que NÂO foi seu caso!! hehehehe!!
Pô valeu hehe.

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


Alias, como vc gravou? Usou amp?

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


ogner
Amplitoba, usei o bassman lá, e o tube screamer, uso a pedaleira como interface, no vídeo da pra ouvir o audio da câmera tbm como o ALF is back observou, na verdade isso deve ter dado uma encorpada no som, pq eu monitorei com meu amp (tava com preguiça de usar fone hehe), ai captou so som tanto da guitarra quanto da bt. q eu lembro de mais relevante foi isso.

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


Pô será que o Brasil consegue sem o carinha lá??



(isso não foi um up)
kkkkkk

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


nivekk
Ta na hora de gravar mais um!?

:)

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


ogner
Tenha paciência meu caro, talvez eu volte com novidades (valvuladas) essa semana ainda ;) huaahahahahahahaha <=(rizada maligna kkk)

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


nivekk
talvez eu volte com novidades (valvuladas) essa semana ainda
Ai sim, rapazinho!! hehehe!!

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


Se eu não voltar ate semana que vem é pq eu morri (eletrocutado) no processo...
Ae algum moderador tenha a bondade de excluir meu perfil.


aushuahssuahsuas brincadeira, se Deus quiser vai dar tudo certo :)

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


nivekk
Ixa, prevejo um valvulado tranqueira cheio de solda fria e fio pra todo lado!!!

aheuhauheuhauhuha!!!

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


ogner
prevejo um valvulado tranqueira cheio de solda fria e fio pra todo lado!!!
Tinhas alguma dúvida a respeito disso?? huahsuahsuhaushaushaus

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


ogner
Na sua previsão o amp tava funcionando?? kkkkkkkkk
Minha preocupação é essa, se o som da guitarra for mais alto q o hum do amp já ta valendo hasuhaushuahsuahsuhaushuashuas

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


Tenha paciência meu caro, talvez eu volte com novidades (valvuladas) essa semana ainda ;) huaahahahahahahaha <=(rizada maligna kkk)
Bom, demorou mais de uma semana, mas saiu!!! , to upando isso aqui só pra... ah nem sei pq, mas enfim, não morri, e o amp ta funcionando perfeitamente viu ogner :)

Rachmaninoff
Veterano
# jul/14
· votar


nivekk

E quando for gravar, não esqueça de fechar a gaveta das cuecas do guarda-roupa.
Melhora o timbre.

nivekk
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: nivekk
· votar


Rachmaninoff
No meu caso as gavetas abertas só melhoram man, fiz altos testes, hoje em dia sempre q toco no meu quarto mantenho todas as gavetas abertas :D

Voidness
Membro Novato
# jul/14
· votar


nivekk
Legal.... esta em um nivel melhor q o meu esse seu blues, então não tenho oq criticar... cara, que backtrack vc usou?

nivekk
Membro Novato
# jul/14
· votar


Voidness
Valeu man...
Velho, não sei rsrsr, peguei uma bt no youtube, não lembro o nome kk

Voidness
Membro Novato
# jul/14
· votar


nivekk
Eu queria dar um jeito de ligar a bt no amp... (ele tem 1 canal pra isso mesmo).... mas vou ter q comprar um cabo pra isso, hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [VÍDEO] <- Blues, improviso, e etc (até que enfim o nivekk mostrou a cara \o/)