Blues acustico podem comentar?

    Autor Mensagem
    lmartini
    Membro Novato
    # fev/21




    BrotherCrow
    Membro Novato
    # fev/21
    · votar


    Cara, você tá no caminho certo e tá acertando o básico. Isso já é muita coisa. Eu toco bastante blues com slide, tô longe de ser expert mas acho que posso dar uns conselhos.

    Primeiro: você tá usando uma afinação aberta, né? O maior propósito da afinação aberta é te dar um som cheio enquanto você toca melodia. Por volta de 1:40 você começa uma melodia lenta sem harmonia nenhuma por baixo. Se você estivesse tocando com banda isso podia ser ok, mas pra tocar sozinho acho que você devia usar uma palhetada híbrida ou mesmo deixar umas cordas soando pra não ficar tão vazio. Presta atenção na mão direita, é essencial!

    Segundo: tente integrar mais licks no meio dos riffs. O que você fez foi tocar 12 bars de riff, aí na segunda passada você fez os riffs misturados com um pouco de solo e ficou legal (esse é o caminho!), mas na terceira passada você fez só o solo sem base como eu mencionei acima, e na última você fez mais 12 bars de um riff diferente que não tirou vantagem da afinação nem do slide (é um shuffle que você consegue fazer tranquilo na afinação tradicional).

    Por último: se você vai tocar slide você tem a opção de manter a altura das cordas normal pra poder usar licks com os dedos que sobram, ou botar a altura das cordas lá em cima pra conseguir um som de slide mais limpo, mas sacrificando a digitação tradicional. Você tá tocando com a altura normal, então tire vantagem disso! Alterne os licks de slide com licks normais pra ter variação e até pra "ancorar" o tom, porque os licks de slide sempre vão soar um pouco desafinados por mais que você pratique e isso é parte do charme.

    Não leve a mal nenhuma dessas observações, você tá indo bem! Eu vi outros vídeos de você tocando blues e você tem um ótimo fraseado. Slide parece um universo à parte no começo, mas quanto mais você conseguir integrar o que você sabe de guitarra convencional enquanto toca slide, mais legal vai ficar!

    Vou botar uns exemplos de eu tocando slide e afinação aberta. Tu vai ver que eu não sou nenhum virtuoso (tem várias coisas que você tá fazendo bem melhor que eu), mas esses exemplos ilustram os pontos que eu levantei.

    Aqui eu tô tocando em open D com as cordas baixas, alternando o digitado normal com o slide. Acho que mostra bem o que eu falei de manter o som cheio: entre os licks eu bato bastante corda solta e uso palhetada híbrida pra criar uma harmonia em cima das frases:



    Aqui estou em open G com as cordas bem levantadas então não tenho como usar os trastes. Lá pelos 50 segundos eu começo a tocar uma melodia, similar ao que tu fez, mas sempre bato umas cordas meio ao acaso mesmo, pra encher o som:



    E essa aqui é uma parada totalmente diferente: eu usei open D e slide pra fazer uma música meio "indiana":



    Velho, tô 100% a disposição pra te ajudar se vc precisar de uma força. Desculpa o texto gigante e o excesso de vídeos. Abraço!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: BrotherCrow
    · votar


    duplo.

    lmartini
    Membro Novato
    # fev/21 · Editado por: lmartini
    · votar


    Muito obrigado pelo comentário e pelas dicas amigo ! Pelo trabalho de ouvir.
    Gostei do teu estilo !

    O video do meio foi o que eu mais gostei....

    fontes_rio
    Veterano
    # mar/21
    · votar


    Que som legal. Acho muito bonito um som bem tirado com slide. É uma técnica que preciso me familiarizar. Eu tenho um de vidro, mas quase não uso.

    lmartini
    Membro Novato
    # mar/21 · Editado por: lmartini
    · votar


    Oba! Blz meu amigo =] pensei em fazer uns tutoriais.... se vc se interessar me add no face luciano a martini

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blues acustico podem comentar?