Técnicas diversas e teoria para compor Metal

Autor Mensagem
KAEL METAL
Veterano
# abr/09


Olá a todos,

neste fim de semana estava em uma missão de compor músicas no estilo metal e tive uma idéia, que tal, quem conhece postar técnicas diversas, teoria sendo harmonia, escalas, dicas, clichês, ou seja, quais as tendências para se compor um bom metal, pode ser heavy metal, power metal, trash metal, black metal, death metal, white metal, ou seja Metal e também hard rock

Assim que eu terminar minhas anotações eu posto alguma coisa que venho pesquisando.

Valeu

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# abr/09 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
· votar


*modo slash on* hard rock usa mto pentatonicas *modo slash off*

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


E- 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
PM----------------------------------------

alexdiffer
Veterano
# abr/09
· votar


KAEL METAL


Regra nº1 Ajuste o metronomo a no minimo 180 Bpm
Regra nº2 Só existe a regra bº1 o resto é obra de Satãn kkkk

Diino
Veterano
# abr/09 · Editado por: Diino
· votar


GuitarUser
E- 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
PM----------------------------------------

??

-

A- 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
PM----------------------------------------

!!!
aoieuhaoeiuhaeoiuahe

dark evil
Veterano
# abr/09
· votar


KAEL METAL

cavalgada na palhetada!!!

KAEL METAL
Veterano
# abr/09
· votar


Escala muito utilizada pelo Iron Maiden é D Eólio

D E F G A Bb C D

Principalmente o álbum fear of the dark

Doggy
Veterano
# abr/09 · Editado por: Doggy
· votar


GuitarUser
E- 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
PM----------------------------------------

-

Sem esquecer da palhetada "baixo - cima - baixo, baixo - cima - baixo".

=)
-
PS: Escalas... Escalas... Quem precisa delas? Power Chords, Palm Muttings e as forças de satã são o suficientes.

KAEL METAL
Veterano
# abr/09
· votar


Todos precisam de escalas, elas facilitam, não é regra fechada mas facilita muito, quase todos usam escalas até o Andreas Kisser que não sabe quase nada de teoria usa escalas que passaram pra ele.

KAEL METAL
Veterano
# abr/09
· votar


Os "monstros" da guitarra quase que unâmine usam escalas, por que nós "mortais" não usaríamos ?

Não digo que é o caso aqui
mas já vi muitos falarem que escalas e teoria não tem serventia mas era papo de preguiçoso e de quem ainda não entende de teoria. Outros é por escolha mesmo

Doggy
Veterano
# abr/09
· votar


Eu estava brincando, mas já que você quis levar a sério...

mzloko
Veterano
# abr/09
· votar


cara naum conheço muito de escalas de metal
mas a menor harmonica eh muitoooooo fodooona pra metal!!
procura q vc axa
hard rock pode enfiar a mão na pentatonica
ahh e as bases use palm muting pra dar um peso

procura isso q eu te falei
abs

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


Escala muito utilizada pelo Iron Maiden é D Eólio

que seria Fá menor?

Esse da palhetada na mizona com Palm Mute é dose hein... :D

Uma dica aí, pra quem curte afinar alguns tons abaixo para ficar mais pesado. Fica mais trash dar essas palhetadas de metal na mizona pq a corda fica mais mole...

De resto, pensou em hard rock, blues, etc, pensou pentatônica. Dependendo do tipo de metal que vc for tocar, vale a pena pensar em modos...

É legal ir viajando nos modos, tipo, se a base estiver num Ré menor, vc pode usar os 3 modos menores (Dório, Frígio, Eólio). Daí, é só pensar, nessa ordem, nas escalas de Dó, Si bemol e Fá.

Alguns caras de metal tbm gostam da escala menor harmônica, mas como o nome já diz, a harmonia tem que casar. Se a base estiver fazendo um Cm7 e vc mandar escala de Dó menor Harmônica, vai ficar feio pra caramba, pq na harmonia tem o B bemol (sétima menor de Dó), e na escala menor harmônica, esse B é natural. Aí, o efeito desse semitom é feio pra caramba, a não ser q vc queira criar um efeito de tensão mesmo, de dissonância.

Por favor, me corrijam se eu estiver falando besteira. É sério, não manjo muito de metal, então, se alguém que manja de verdade puder me corrigir eu agradeço.

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


menor harmonica

É muito fácil achar essa escala. A regra é simples, primeiro vc acha a escala menor. Se estivermos falando de Dó menor, por exemplo, vamos achar a escala relativa maior, que é a de Mi Bemol (fácil, qual a terça menor de Dó? Pronto. Achou!). Daí vc desloca ela, pra começar do Dó:

C D Eb F G Ab Bb C

Essa é a escala menor natural ou primitiva. Agora vamos encontrar a menor harmônica. É só subir o sétimo grau em meio tom:

C D Eb F G Ab B(bequadro) C

Esse efeito de 1 tom e meio entre o Ab e o B e o semitom entre o B e o C é que dá o "colorido" dessa escala.

Se alguém quiser saber pra que ela serve, eu posso explicar tbm...

KAEL METAL
Veterano
# abr/09
· votar


Doggy

Eu estava brincando, mas já que você quis levar a sério

Esquenta não, eu entendi que não era sério...as forças de satã são o suficientes. hehehehehe

Mas como tocou no assunto eu achei melhor falar porque sempre tem alguém que vem falar que escala e teoria não prestam. Por isso disse Não digo que é o caso aqui , não me referia a você, só me expressei mal. Desculpa.

KAEL METAL
Veterano
# abr/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar


Outra técnica bastante utilizada é palhetada alternada, diferente do exemplo de lá de cima, e muito rápida

555555555555555533333333333333331111111111111111111
PM-------------------------------------------------------------------- ---------

SENTIDO decrescente e crescente (agudo p/ grave e grave p/ agudo)

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


KAEL METAL

Se não me engano, o termo palhetada alternada é usado para uma outra técnica. Uma técnica alternativa ao sweep, onde, ao fazer um arpeggio, o guitarrista não "desce de uma vez todas as cortas", e sim, palheta alternadamente cada uma, para baixo e para cima.

Alguém de corrija se eu estiver errado, por favor!

brenoteixeira
Veterano
# abr/09
· votar


Olá!

Tenho aulas sobre este tema no meu site!

www.brenoteixeira.com.br

Grande abraço a todos!

adriano_exia
Veterano
# abr/09
· votar


regra numero um... abaixar a afinação da sua guitarra pra meio tom abaixo

regra numero 2... todas as musicas com andamento rapido e com bumbo duplo (minimo 140 bpm)

regra numero 3... tonalidades a serem usadas... Bm, Em, Dm, Gm (pega as musicas do stratovarius... é só isso meu)

regra numero 4... letras sobre contos de fadas, senhor dos anéis, eras medievais e coisas relacionadas a rpg (sim... eu ja fiz muito isso)

regra numero 5... ter um vocalista que imite o michael kiste (sim eu tb ja cacei muito um desses)

apartir da regra 5... o que vier é lucro

ViniMGS
Veterano
# abr/09
· votar


adriano_exia
Isso pe pra power metal... Ele disse pra qualquer estilo de metal, não só power.

adriano_exia
Veterano
# abr/09
· votar


ViniMGS
ops malz ai... mas essa receita se aplica tb

Headstock invertido
Veterano
# abr/09
· votar


KAEL METAL
Faça um pacto com o deus metal e pegue umas 3 aulinhas com o Manowar.

kairi
Veterano
# abr/09 · Editado por: kairi
· votar


KAEL METAL
Tem que tocar deicide cara cannibal corpse fica paletando nas cordas grossas e nos riffs pesados desce o tom com power acorde de dó ré e mi e no solo se fica paletando rapido na mizinha.

trash metal rapido

nyurig3
Veterano
# abr/09
· votar


KAEL METAL
vc tem que definir mais ou menos qual estilo vc vai tocar, api entao ouvir bastante musica do genero escolhido e enfim começar a montar ideias

GuitarUser
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
você está errado.

kairi
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
Se não me engano, o termo palhetada alternada é usado para uma outra técnica. Uma técnica alternativa ao sweep, onde, ao fazer um arpeggio, o guitarrista não "desce de uma vez todas as cortas", e sim, palheta alternadamente cada uma, para baixo e para cima.

Alguém de corrija se eu estiver errado, por favor!


você está errado. [2]

Isso quer dizer que ele aplica a palhetada alternada (que se alterna a direção da palhetada) no sweep. Mas a palhetada alterada pode ser feita simples mesmo, 0-0-0-0-0-0-0

KAEL METAL
Veterano
# abr/09
· votar


No caso eu conheço bastante metal, só estou meio sem tempo para postar dicas mas vou postar, a idéia é quem sabe também postar, mas não necessariamente pra mim mas pra todos

VALEU

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


kairi

Entendi... Então o termo palhetada alternada serve tanto pro arpeggio, quanto para palhetar a mesma corda, mas indo para baixo e para cima?

Blz! Valeu!

Lex Vox
Veterano
# abr/09
· votar


adriano_exia

Mostra essa receita pro Zakk Wylde, ele quebra o JCM na sua cabeça rsrsrsrs

adriano_exia
Veterano
# abr/09
· votar


Lex Vox
pow... disperdicio quebrar um jcm na minha cabeça... da ele pra mim e quebra uma lespaul dele hauauhuahu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Técnicas diversas e teoria para compor Metal