| Autor | Mensagem | 
| rafagg Veterano
 | # abr/09 
 
 E aí galera?To estudando tétrades na verdade e tav tentando harmônizar umas escalas menores (melódica e harmônica) e senti dificuldade pois queria escreve-las na ordem em que aparecem os aidentes (usandos os ciclos de quartas e quintas) mas acabei me embolando todo. Descobri que nessas escalas tem tons que tem sustenido e bemol juntos, não existe um tom sem acidentes, dentre outros probleminhas hehehe queria saber se é isso mesmo?
 
 Tentei organizar em todos os tons as escalas menor melódica e menor harmônica partindo de "Lá" e segunido o ciclo de quintas até voltar a "Lá" e depois fiz o mesmo seguindo o ciclo de quartas, isso tá certo?
 
 
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| rafagg Veterano
 | # abr/09 · votar
 
 Pow galera, ninguem aqui nunca tentou aplicar ciclo de quintas e de quartas nessas escalas?
 
 
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| thomasmoura Veterano
 | # abr/09 · Editado por: thomasmoura · votar
 
 Cara, não entendi a sua duvida...
 
 Pegue a formula das escalas melodica e harmonica. Monte os acordes do 1o. tom (C). Pule uma quarta (na escala natural), monte os acordes, e assim sucessivamente.
 
 Se precisar eu tenho as tabelas prontas, para conferir.
 
 Quanto a isso de ter notas bemol e sustenido na mesma escala, eu não sei não...
 
 
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| rafagg Veterano
 | # abr/09 · votar
 
 thomasmoura
 eh acho que expliquei mal mesmo...tipo é que nas escalas maiores a gente, a partir de dó e usando o ciclo de quintas, gera todas as outras escalas e a cada esclaa que formamos acrescentamos um sustenido. Na escala menor natural a partir de Lá a gente usa o ciclo de quintas e a cada escala formada o número de sustenidos também aumenta...e nas escalas menor harmônica e menor melódica?O número de acidentes também deveria aumentar de um em um??E por qual nota devemos começar aplicando o ciclo de quintas nessas escalas?(também seria pelo Lá?)
 
 
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| XSIDX Veterano
 | # abr/09 · Editado por: XSIDX · votar
 
 Os ciclos de quintas e quartas ....
 
 A quinta geralmente é bem chato velho é aquela espectativa de chegar sexta pra engatar o final de semana pra ficar de folga do trampo.
 Já o ciclo de quarta é bem maneiro porque é meio de semana e a galera quer curtir um poco, então sempre rola uma happy hour com uma boa breja e um salgado acompanhando ...
 
 [/muito trampo]
 
 
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| rafagg Veterano
 | # abr/09 · votar
 
 XSIDX
 rsrsrs haja paciência pra atura novato hehehe
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # abr/09 · votar
 
 rafagg
 
 Descobri que nessas escalas tem tons que tem sustenido e bemol juntos, não existe um tom sem acidentes, dentre outros probleminhas hehehe queria saber se é isso mesmo?
 
 É isso mesmo. Por exemplo, a escala Ré menor harmônica possui as notas Bb e C#. Na melódica é um pouco mais fácil porque só tem a nota C# (A nota B é natural)
 
 Eu nunca montei escalas menores por 4as e 5as, porque penso na relação dos acordes menores com os maiores (tipo Am/C, ou Dm/F).
 
 O legal é escolher um tom e harmonizar ele. Depois observar os graus (intervalos). Vai ser a mesma coisa nos outros tons.
 
 Uma vez que você harmonizou as escalas maiores (por 4as e 5as) e fixou na mente os acordes, não vejo a necessidade de aplicar "o mesmo processo" pra outras escalas... Se bem que pode ser divertido e faz o cérebro trabalhar.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # abr/09 · votar
 
 XSIDX
 
 Rola feijoada no ciclo das 4as, por isso que você gosta, né?!
 Fanfarrão!
 
 
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| rafagg Veterano
 | # abr/09 · Editado por: rafagg · votar
 
 LeandroPanucci
 não vejo a necessidade de aplicar "o mesmo processo" pra outras escalas
 pow eu apliquei hehehe, já tinha feito antes de você responder...será q tem como eu te mandar pra tu dar uma olhada? só não sei se ainda tenho o teu e-mail aqui...
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # abr/09 · votar
 
 rafagg
 
 meu nick no gmail ;)
 
 
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