Tirar músicas usando guitar pro. Demérito?

Autor Mensagem
Rizzo
Veterano
# mar/09


Certa vez tive uma banda, e o outro guitarrista usava guitar pro para tirar as músicas, eu sempre tirava de ouvido, mas tinha determinadas coisas que ele tinha que me passar por que eu não conseguia pegar.
Porém, ele tinha vergonha de flar que tirava as músicas usando o programa, daí uma vez fui na casa dle e vi uma pasta la com todo o repertório da banda em arquivos GP.

Eu particularmente acho que o programa AJUDA MUITO[uso ele hoje em dia] porém, se tornar dependente dele acho que é exagero.

Alguém aí tbm acha isso?


abraços

two
Veterano
# mar/09
· votar


tornar dependente dele acho que é exagero.
Com certeza.
Treinar o ouvido nunca é pouco.

Headstock invertido
Veterano
# mar/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Rizzo
Cara...antigamente, tocar com palheta era uma coisa de noob, "musico que é musico, toca com os dedos..."
Usar de artificios que nos ajudam em algo é sempre válido. Como dizia Rusty Cooley, "Tocar guitarra já é dificil, pra que tornar mais dificil ainda?", quando o perguntaram se a setima corda na guitarra servia para facilitar a tocabilidade. Mas, é claro, depende das suas metas quanto a musica, depender EXCLUSIVAMENTE de Guitar Pro é um tanto quanto, descuidado quanto à musicalidade.
Abraço

Turok
Veterano
# mar/09
· votar


Pra mim é uma ferramenta muito importante hoje em dia, pois é de fácil acesso para muitos, mas temos que tomar cuidado pois tem muita coisa errada em guitar pró, ou seja, algumas músicas estão longe de serem fiéis às originais.

erico.ascencao
Veterano
# mar/09
· votar


Rizzo
Eu não acho vergonha. Éu também sempre tiro músicas com tablatura ou cifra, porém sempre estou de ouvidos atentos para uma coisa que eu discorde (ou descorde??) da tablatura/cifra.

edukotzen
Veterano
# mar/09
· votar


Olha eu não tenho nada contra ao guitar pro ele até me ajuda as vezes para tirar musicas e repertórios mais rapidamente já que toco em banda pop rock!!

mais eu sempre tentei tirar de ouvido, nem que seja um riff ou acordes etc. isso também é um estudo!!

depender dele totalmente não é nada legal, já vi guitarristas que compõem os arranjos de guitarra no guitar pro, eu acho isso muito estranho!!

Penta_Blues
Moderador
# mar/09
· votar


Boa noite!!!

Rizzo
Na minha opinião não chega a ser um demérito. A Tecnologia e o Progresso estão aí e devem ser usados, mas com critério.
Para mim qualquer subsídio que facilite o aprendizado é válido desde que seja usado como ferramenta e não como muleta.
Só acho importante destacar que é fundamental o exercício da Transcrição, pois ainda não inventaram nada que possa substituir um bom ouvido...
Escalas são importantes, Licks são importantes, mas ouvir é fundamental.
Valeu!!!

Endurance
Veterano
# mar/09
· votar


Acho que se o cara toca guitarra só por diversão, pra brincar com a banda, etc, acho que ele pode muito bem tirar todas as músicas com tablaturas, guitar pro, etc...
Agora, se o cara quiser uma parada séria, quiser levar pra frente mesmo, ele precisa saber pelo menos achar o tom da música, a partir dai, facilita.

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09
· votar


havia uma epoca em que eu fazia hora extra e não tinha tempo pra nada, a salvação era o guitar pro de depois ouvia a musica e consertava alguma coisa, o baterista implicou achava q eu não era musico suficiente...
A real e q tenho q suar pra ganhar a vida e o que vier pra facilitar ta otimo...

Alan_Domingues
Veterano
# mar/09
· votar


Eu não gosto. Maioria vem tudo errado. Nego tira "nas coxas" e tudo "nada haver".

Eu gostava do Power Tab. A galerinha caprichava nas transcrições !

Hoje tiro no ouvidão que é mais rápido que ficar lendo !

E minha opinião é que sempre é valido para estudar e economizar tempo as tabs !

Mário Bass
Veterano
# mar/09 · Editado por: Mário Bass
· votar


Não uso, mas não vejo problema algum em usar. Porém, acho q saber tirar música de ouvido é absolutamente FUNDAMENTAL pra qm quiser ser um bom músico. Fora que até hj não me lembro de ver um guitarpro que estivesse certinho...

Duvido q qlqer guitarrista importante que já existiu na música não conseguisse tirar música de ouvido...

AugustoDamned
Veterano
# mar/09
· votar


A galera já disse tudo. Depender do tal é sim prejudicial.. tirar umas duvidas qto "aquela" passagem, ou só pra ter uma ideia de como faz aquele arpejo, EU não vejo problema. É isso ae.. ;)

Theus..
Veterano
# mar/09
· votar


Eu uso se tiver dúvidas na leitura da tablatura do CC e não conseguir solucionar de ouvido.

daniel_guitar
Veterano
# mar/09
· votar


assim é um modo de facilitar mais mas ñ dá pra depender só dele pelo menos saber diferenciar oq tá certo e errado tem mt tab errada tb tem q saber pelo menos diferenciar se vc tá tocando o certo ou errado

Guardião Washburn
Veterano
# mar/09
· votar


Alan_Domingues

Eu não gosto. Maioria vem tudo errado. Nego tira "nas coxas" e tudo "nada haver".

isso e verdade, tinha dia q ralava mais por ter aprendido errado e na hora de acertar ja tava viciado naquele movimento... mas no geral pelo menos da uma noção.

Soulface
Veterano
# mar/09
· votar


Po...
Mas tirar música pelo Guitar Pro e tocar sem perceber q está errado já é burrice.
Por mais que se copie do programa, tem q conferir com a música original. E está aí mais uma necessidade para se treinar os ouvidos.

Na minha opinião, o programa é uma ótima ferramenta.
Demérito é não saber tocar e ainda ficar com frescura.
Agora, confiar de olhos (e ouvidos) fechados é ignorância tb.

Tiaguh
Veterano
# mar/09
· votar


o bom foi que eu conheci o guitar pro depois de um bom tempo tirando músicas de ouvido.

mas tem gente q ja usa o programa logo no começo quando ta começando.. o kara se acomoda.. e desenvoler o ouvido q é bom.. nada

offline
Veterano
# mar/09 · Editado por: offline
· votar


o bom foi que eu conheci o guitar pro depois de um bom tempo tirando músicas de ouvido.

Tbm sou um desses... Sempre tirei alguns solos de ouvido, sem saber nada de escalas tecnicas nada nada (e ainda nao sei)... so acordes pois tocava na igreja.

Mais pra mim sempre foi dificil tirar alguns solos mais rapidos, talvez por desconhecer as escalas.

Aproveitando gostaria de saber.

É possivel conseguir tirar qualquer solo de ouvido, sem precisar de tab ou guitar pro sabendo as escalas certim, ter toda uma teoria e pratica? Mesmo aqueles que aceleram muito que nao da pra vc identificar nota por nota.

Caso seja, ate me da um animo pra aprender as teorias necessarias, pq so uso o guitar pro pra tirar solos mais rapidos.

E isso... flw

Tripa Bass
Veterano
# mar/09
· votar


quer uma dica?

escute de tudo... e trabalhe o ouvido... pq o ouvido é algo que vc tem dentro de si e não dentro de uma máquina. Eu digo a você isso.. pq geralmente os bons musicos (independente do estilo) alguns escutam uma música 1 vez e já sabe tocar ela no mesmo momento

mzloko
Veterano
# mar/09
· votar


cara eu tiro tudo de ouvid
mas ainda uso o guitar pro para corrigir uma coisinha ou outra q naum consigui de ouvido ou para ver uma outra digitação de uma frase
programa muito bom
mas deve ser usado com inteligecia e moderação
abs

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Se precisar eu pego no GP, em cifra, colo de um amigo. Isso não tira o mérito de ninguém. Embora eu prefiro ouvir um solo improvisado do que um robô decorador de notas.

Endurance
Veterano
# mar/09
· votar


LeandroPanucci
Embora eu prefiro ouvir um solo improvisado do que um robô decorador de notas.
Eu acho que solo é uma coisa muito de momento...a energia de cada dia é diferente...

Creamy Mule
Veterano
# mar/09 · Editado por: Creamy Mule
· votar


não tenho nada contra - é uma ferramenta como qualquer outra que pode ser bem usada, mas muitos (a maioria, por sinal) que conheço que usam guitar pro com muita frequência não me parecem guitarristas e sim pessoas que sabem tocar algumas músicas.
entendem? o problema não é o guitar pro, o problema é o usuário.

Blackus
Veterano
# mar/09
· votar


Discussão estranha... Se você pegasse a essência do guitar pro (a partitura ou notação musical de qualquer tipo) e fizesse um tópico nesse estilo no fórum de música erudita, provavelmente a discussão seria bem o contrário, e o demérito seria tirar músicas de ouvido... Só uma observação =)

Marcosrcf
Veterano
# abr/09
· votar


Eu baixo o GP e ouço, se estiver aceitável eu corrijo ou mudo as partes que quero, faço isso porque gosto de ter o repertório da minha banda registrado (escrito).

Mas tem umas GPs que são broxantes, o povo tira de qualquer jeito e escreve de qualquer jeito, aí é SHIFT + DEL !

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


O GP pra mim funciona de uma forma esquisita.

Eu tiro o arranjo e não lembro... Então eu escrevo pra lembrar depois... Só que depois eu não preciso ler porque não esqueço mais o que escrevi... Doidera!

Marcosrcf
Veterano
# abr/09
· votar


LeandroPanucci
Exato, comigo acontece a mesma coisa, quando eu escrevo algo eu dificilmente volto pra ler a tab!
huahuahuahuahuauhahuauha

Soulface
Veterano
# abr/09
· votar


LeandroPanucci
Isso aí já é culpa da cannabis. Não do Guitar Pro.

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


Soulface

Baseado em quê você está me dizendo isso?

Marcosrcf

Tanto trabalho pra... ops.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Eu tiro músicas no Guitar Pro da seguinte maneira:

Ouço a música e vou escrevendo nele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tirar músicas usando guitar pro. Demérito?