Pular de .09/.42 para .10/.52 prejudica o braço?

    Autor Mensagem
    mmayorca
    Veterano
    # fev/09


    é o seguinte comprei uma telecaster há uns dois meses ela veio com .09, agora estou querendo colocar um encordoamento .010 com Bordões de .12 igual ao da minha outra guitarra(Cort)...

    essa troca grande de calibre prejudicaria o braço ou seria melhor trocar para .010 padrão e na próxima troca colocar o encordoamento .010/.052?

    Valeu!!

    Insomniac_
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Pode ser que sim, pode ser que não.
    Coloque o encordoamento. Se ver alguma diferença, regule-o.

    marcioguita
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Não, apenar irá requerer ajustes pra compensar diferença de tensão. abçs

    Aero
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Se tiver algum problema de empenamento, é só ajustar o tensor, ué.

    Se der algum problema muito grave leve num luthier.

    Mas eu acho que não dá problema maior do que ajustar o tensor, não! ;D

    KAEL METAL
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Desde que regule o braço com o tensor (se tiver) e de preferência no luthier, além de regular a ponte e as molas se caso tiver também. As cordas exercem considerada pressão e tensão no braço da guitarra, com as devidas regulagens o braço fica estabilizado para certas tensões, quando muda esta tensão no caso aumentando, o braço irá sofre muito mais tensão do qual está preparado podendo empenar ou somente trastejar.

    R.RHOADS
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    mmayorca

    nada que uma boa regulagem não resolva.
    não esqueça de fazer alongamentos p/ aquecer antes de começar tocar.
    abç

    mmayorca
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    vouv er isso com meu professor, pois como vou trocar o captador da pente da minha Tele aproveito e mando ele regular para .010

    Luke Strat
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cara, provavelmente tenha que ajustar o tensor. Leve em um luthier para sua segurança, pois isso pode te dar grandes dores de cabeça mais pra frente.
    abs

    Aero
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cara, provavelmente tenha que ajustar o tensor. Leve em um luthier para sua segurança, pois isso pode te dar grandes dores de cabeça mais pra frente.

    Regular o tensor não tem nada de complexo... '-'

    Luke Strat
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Aero
    Regular o tensor não tem nada de complexo...

    Sim, concordo, mas talvez para quem não tem muito conhecimento pode ocorrer danos, eu mesmo já regulei guitarras com braço empenamentos bem acentuados por mau uso do tensor por muito tempo, isso pode dar um certo prejuizo, pois no ponto de curvatura do braço a corda tem mais atrito com os trastes o que lógicamente gasta os mais podendo gerar futuros trastejamentos (isso se apertar o tensor demasiadamente a ponto de deixar o braço convexo).
    abs

    carnicinha
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    cara, eu tenho essas cordas...
    quando eu comprei minha guitarra ela veio com cordas 0.009 depois de um certo tempo mudei para 0.010/0.052 e não senti diferença....

    Aero
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    com cordas 0.009 depois de um certo tempo mudei para 0.010/0.052 e não senti diferença....

    Não sentiu diferença? O__o
    Você tem dedos ou patas?

    É só eu tocar 5 min em uma 009 e depois pegar numa 010 que eu já sinto a diferença!

    mmayorca
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    acho que vou colocar a .010/.052 mesmo, alguem sabe me dizer se as cordas Rotosound são melhores que os encordoamentos Ernie Ball, no quesito de duração da corda...

    Headstock invertido
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    mmayorca
    O braço da guitarra não é de isopor. Claro que não vai prejudicar, basta uma pequenina regulada no tensor e pronto, e em muitos casos nem precisa regular.
    A minha veio com 0.009, passei pra 0.010 sem regular e tudo ok, ha um tempo estou usando 0.011 sem regular, sem problemas...mas cada caso é um caso.

    Diino
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    o ideal são as primas:

    .009
    .012
    .018

    e os bordoes:

    .032
    .044
    .056

    ai fica padrão, tu tem o timbre bom pra base e as cordas soltas prontas para bends de 3 tons em baixo.

    Powerslave158
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    vai prejudicar teus dedos no começo uhauhauhauhauhauh
    zuera

    rickymaster
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    faço minhas as palavras da galera aqui...não vai prejudicar não...como disse o Headstock Invertido...o braço da guita não é de isopor...só vai precisar fazer uma boa regulagem...se não souber fazer manda pra um luthier...eu acabei de fazer essa troca na minha LP e tive qe regular...daí jah aproveitei e dei uma geral nela... ;)

    faça isso tbm...mas aquilo...se nao souber manda no luth...

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    mmayorca
    Vc não tá mais na idade de pular corda né cara... hehe
    [tentativa de ser engraçado]
    :-)

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    o ideal são as primas:

    .009
    .012
    .018



    Porra, coisa de louco.

    A E ai tá a mais leve possível, mas a B tá de um jogo 010 do Zakk Wylde GHS e a G tá do jogo 011 !!!

    Tu só faz bend na corda E?

    rickymaster
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    MauricioBahia

    foi boa cara...eu ri por dentro...com meu cerebro =P hehe

    Diino
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    The Root Of All Evil

    essa ai são o padrao pra mim.

    as 2 de baixo tem que serem bem finas pra solo e beds, vibratos, e as de cima duronas pra sustain.
    :P

    Headstock invertido
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Diino
    as 2 de baixo tem que serem bem finas pra solo e beds
    Cara...não me leva a mal, mas só conseguir dar bend e vibrato em cordinha fina (0.009) é falta de treino...a não ser que tenha algum tipo de deficiencia, aí tá explicado.

    octavio_guns
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    revivendo o tópico,

    o galera, eu queria saber, se precisa de fazer alguma regulagem e tals, pq eu só usei corda 010 e 009 na minha guitarra, e vou colocar 011, preciso regular alguma coisa nela?

    MMJr
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    galera, eu queria saber, se precisa de fazer alguma regulagem e tals, pq eu só usei corda 010 e 009 na minha guitarra, e vou colocar 011, preciso regular alguma coisa nela?


    Teoricamente: Sim, vai precisar de um ajuste leve...

    Na pratica: Nem sempre. Voce primeiro tem que trocar as cordas para depois ver se vai ser preciso ou nao de algum ajuste....


    Valeu...

    octavio_guns
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    MMJr

    mt obrigado, troquei as cordas, se precisar de algum ajuste entao, ajustarei
    kkk
    valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pular de .09/.42 para .10/.52 prejudica o braço?