Pular de encordoamento 0.10 para 0.12

    Autor Mensagem
    JoãoMaia
    Membro Novato
    # nov/19


    Boa noite. Tenho uma strato, toda regulada certinha e essas coisas, mas ultimamente, eu estou sentindo as cordas 0.10 muito leves, tipo até demais, sem contar que a mizinha está quebrando muito, (tanto que eu usei 3 mizinhas em 3 semanas, e as três quebraram com uma semana, todos os encordoamentos Daddario) seria bom eu trocar de 0.10 para uma 0.12? Obviamente regulando a guitarra novamente para suportar tão tensão.
    Desde já obrigado pela ajuda. (Nunca toquei em 0.12)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    JoãoMaia
    Leve sua guitarra a seu luthier para esse procedimento, que incluirá, regulagem de ação e entonação e de tensor.
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # nov/19
    · votar


    JoãoMaia

    Seria bom verificar se o que está causando a quebra das cordas não é a ponte com canto vivo ou algo do tipo. E seguir a orientação do mano Mauricio Luiz Bertola.

    makumbator
    Moderador
    # nov/19
    · votar


    JoãoMaia

    Acho que vale a pena investigar se não tem alguma micro rebarba na ponte rompendo a corda mi (como o leandro comentou acima). Uma ideia intermediária é você experimentar 0.11 primeiro pra ver o que acha. Talvez a mudança de 0.10 pra 0.12 seja um tanto brusca (uma vez que você disse nunca ter tocado em 0.12 antes). Mas é claro que nada impede de ser feito.

    JoãoMaia
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Acho que vale a pena investigar se não tem alguma micro rebarba na ponte rompendo a corda mi (como o leandro comentou acima)
    Obrigado aos três por me ajudarem. Então, em questão da quebra da corda, ela está quebrando na região do nut, sendo que duas quebraram naquela região em que passa a corda por baixo (desculpe, esqueci do nome), o que me leva a crer que seja algo com problema ali, seja lá falta de lubrificação, rebarba, ou coisas do tipo.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/19
    · votar


    JoãoMaia

    Pode ser. O nome da peça é abaixador de cordas ou rebaixador de cordas. O modelo mais comum é do tipo gaivota. Esta peça também pode ser do tipo roletada, com menos atrito que a gaivota.

    JoãoMaia
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    LeandroP
    Então, vou levar ao luthier assim que eu comprar as cordas, e caso se interessem pra saber o que eu vou achar das cordas, vou colocar aqui minha opinião depois de uma semana de uso. É mais por não ficar precisando comprar encordoamentos direto porque tá bem carinho, e eu só uso D'addario, então ficar comprando corda de 2 em duas semanas não dá. Enfim, muito obrigado pela ajuda de todos ;)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/19
    · votar


    JoãoMaia
    Compre isso também:
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-683124270-string-guide-abaixad or-cordas-encordamento-violao-guitarra-_JM?quantity=1#position=29&type =item&tracking_id=988aea4a-b9d7-4f6f-a80f-532af3835e99

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # nov/19 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    0.10 muito leves

    Sério isso aí?
    Tem a mão de elefante?
    Eu sempre usei 0.11 na minha vida, porém fiquei muitos anos sem tocar de verdade. Ontem resolvi colocar encordoamento em uma das minhas guitarras e pus 0.11, mas estou um pouco arrependido. Parece que meus dedos não aguentam nem fazer bend.

    Para outra guitarra coloquei 0.10 e gostei bastante.

    De qualquer modo, esse negócio de estourar a mizinha (a meu ver) não tem relação nenhuma com o calibre da corda utilizada. Para estar estourando em uma semana, das duas uma: ou você tem patas de elefante mesmo ou está fazendo alguma coisa errada.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/19
    · votar


    Beto Guitar Player
    De qualquer modo, esse negócio de estourar a mizinha (a meu ver) não tem relação nenhuma com o calibre da corda utilizada.

    Concordo. Mesmo com encordoamento 0,008" as cordas suportam bastante tempo. No mínimo 45 dias, dependendo do uso e do cuidado com a limpeza.

    JoãoMaia
    Membro Novato
    # nov/19
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Certo, irei comprar juntos com as cordas. Obrigado.

    Beto Guitar Player

    De qualquer modo, esse negócio de estourar a mizinha (a meu ver) não tem relação nenhuma com o calibre da corda utilizada.

    Realmente eu geralmente toco bem forte, só que sempre tive receio de aumentar o calibre das cordas por ter que regular ela inteira novamente, sem contar que os preços de calibre mais altos são mais caros.


    LeandroP
    Eu limpava toda vez que terminava de tocar com uma flanela :c

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pular de encordoamento 0.10 para 0.12